31/12/2013

Resenha - Esconda-se


Nome: Esconda-se
No Original: Hide
Autor (a): Lisa Gardner
Tradutor (a): Camila Werner
Páginas: 440
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!

Desde que a editora começou a lançar os livros da Lisa Gardner que me apaixonei pelo estilo da autora. O gênero policial estava bastante estagnado e a autora traz mais do que inovação, traz uma pesquisa realista e uma trama que se desenrola com naturalidade, porém o único problema foi a editora começar pelo quarto livro, depois lançar o cinco e só agora o dois. Os livros dela são tão bons que não fez diferença, mas sinceramente espero que a editora lance o primeiro em breve. Agora conheçam mais essa brilhante história de Lisa Gardner.

Annabelle Granger passou a vida inteira mudando de cidade para cidade desde que tinha sete anos de idade. Um dia chegou em casa e seu pai disse para escolher apenas duas coisas em seu quarto que eles iriam partir. Na época ela era apenas criança, mas à medida que os anos iam passando e a família se mudava para uma nova cidade ela começou a ter raiva do pai. Raiva das mudanças sem explicação, raivas dos incessantes treinos contra ameaças invisíveis e raiva por tanta mudança ter matado sua mãe. Mas agora Annabelle está de volta a Boston, como Tanya Nelson, a cidade onde viveu na infância e que viu seu tão paranoico pai morrer atropelado por um táxi. Os anos de treino transformaram-na em uma pessoa solitária, com três trancas na porta, um sistema de segurança extra e que trabalha em casa quando pode. Annabelle estava começando a confirmar que o pai foi neurótico atoa quando viu a matéria no jornal, uma cova coletiva com o corpo de seis garotas foi encontrada no subterrâneo do Hospital Psiquiátrico de Boston, e a polícia já identificou um corpo como Annabelle Granger. Quando D.D. e Bobby recebem Annabelle na delegacia duvidam de sua história. Uma vida de fugas sem registros é quase impossível. Com ainda mais perguntas do que antes dos dois precisarão descobrir onde Annabelle se encaixa nessa história antes que seja tarde demais. Afinal seu pai estava certo ao fugir? Existe mesmo alguém atrás dela após tantos anos?

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve uma trama brilhante, com os melhores elementos do gênero, marcado por excelentes personagens e um tom realista que coroa tudo de forma perfeita. Gardner mais uma vez mostra como se faz um bom investigativo, com ambientação rica e crível, desde os procedimentos da polícia até os menores trejeitos dos personagens. Uma ótima autora, com uma trama intrincada e instigante nas mãos, desenvolve pistas e reviravoltas de forma harmoniosa e perspicaz conduzindo o leitor por uma história fluida, impossível de largar antes do final e ainda sem um gostinho de quero mais.

Nesse segundo volume da série o foco entre os três personagens principais, D.D., Bobby e Annabelle é bastante equilibrado, sobrando uma pontinha até para o romance. Eu sabia que já tinha ouvido falar no nome de Annabelle e foi perfeito saber de onde ela veio depois de ter lido os livros quatro e cinco. A trama trouxe um criminoso inteligente, audaz e sem escrúpulos no centro das investigações, mas Gardner de maneira inteligente joga com os acontecimentos, cria pistas e muda a trama de forma a deixar o leitor na dúvida até o final, o que sem dúvida rendeu um dos melhores fins entre os três livros da autora que já. Uma história que sem dúvida vai ficar marcada tanto pela trama inteligente como pela riqueza de elementos realistas e interessantes. Gardner se supera ao transportar a polícia de Boston para as páginas de sua história.

Leitura rápida, agradável, instigante por si e não apenas pela trama eletrizante. Lisa Gardner se firma como uma das melhores autoras do gênero e também como uma das que mais é fiel a realidade. D.D. é uma detetive fantástica, longe de ser canastrona e brilhante em sua forma de agir. Esperando ansiosa pelos outros livros da série. A edição da Novo Conceito está ótima, desde a fonte até a capa escolhida. Se as capas não combinam entre si pelo menos as lombadas remetem a uma série única. E isso a Novo Conceito está de parabéns. Podem fazer capas diferentes, mas lombadas iguais por favor. Aprendam com eles editoras. Recomendado a todos! Desde amantes do gênero investigativo policial até os que ainda não começaram no gênero. Dentre minhas autoras favoritas Gardner vai surpreender o leitor. Tramas inteligentes, personagens ótimos e narrativa sensacional. Leiam! Até mais!

Detective D.D. Warren - Lisa Gardner
1- Alone
2- Esconda-Se
3- The Neighbor
4- Viva Para Contar
5- Sangue Na Neve
6- Catch Me
7- Fear Nothing

18 comentários:

  1. Yasmin, feliz 2014!

    De início, quando vi que era um lançamento da NC, não havia despertado muuuito o meu interesse. Mas, gostei da sua resenha e do enredo. O que me deixou receosa foi o fato de ser uma série - e longa, pelo visto! -, pois estou tentando fugir delas rs


    Beijão,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  2. Oii. Eu fiquei sabendo que é série depois de me interessar muito pelo quinto volume, Sangue na neve, mas como são histórias distintas não há problema. Adoro romances policiais, e essa sinopse deu uma premissa brilhante da trama que parece ser muito instigante. Parece que é um mistério pro leitor mesmo. Sendo uma história com tema familiar, homicídios, psicológico, parece ser uma leitura realmente muito boa. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série, pena que lançaram fora de sequencia, e assim que lançarem o primeiro começo a leitura, pois já terá até o livro dois já lançado.

    ResponderExcluir
  4. Tõ com vontade de ler este livro depois de tua resenha. Eu acho que esse livro iria me prender, pois me paraceu muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da Lisa Gardner, mas já li uma resenha de Sangue na Neve e me animei muito para conhecer a escrita dela. Romances policiais são os meus preferidos, ainda mais quando abordam assuntos densos e que envolve você até a última página. A premissa do livro é muito boa e já fiquei curiosa em relação ao desfecho. Livros que exigem que você monte um quebra-cabeça a partir de informações são os melhores e os que mais me chamam atenção! Vai para a minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me pareceu muito interessante,com certeza entrará para minha lista,sem falar que adoro s Lisa Gardner! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Terceira resenha que vejo tu falar super bem da autora e estou ficando cada vez mais curiosa para ler e quase nunca leio policial, não gosto não sei porque, mas as suas resenhas me deixaram curiosa para os dela. Esse ai então, a trama parece perfeita, dá até para visualizar tipo um filme, fiquei curiosa para saber o desfecho msm. Quem sabe leio um dia. Ótima resenha, beijo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Li "Viva para Contar" de uma vez, virei a noite! Lisa consegue te prender do início ao fim. Em "Sangue na Neve" foi a mesma coisa e assim Lisa entrou pra minha lista de autoras favoritas. Tenho muitas expectativas em relação a "Esconda-se"... to em cólicas pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum dos livros da autora mas estou vendo muitas recomendações positivas a respeito do trabalho dela, que assim como você, dizem que ela tem um estilo consistente e que envolve o leitor. Só não entendo o porquê de lançarem os títulos assim fora de ordem. Por mais que não faça tanta diferença assim para o leitor, acho que a ordem cronológica ajuda a compreender melhor os personagens.

    ResponderExcluir
  10. ainda não li nenhum livro da autora, mas estou curiosa para ler esse livro. Falam que dá para ler sem seguir a ordem, isso é verdade? Adorei essa capa

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de alguns policiais apesar de não quase nenhum. Harlan é um, e a Lisa é outro, amo os dois autores e a Lisa me surpreende a cada livro, preciso ler esse logo, e já! Ótima resenha me mostrou pontos que não esperava e me deixou ansiosa para ler. beijos!

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo fala bem dessa série.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da Lisa Gardner, mas já li uma resenha de Sangue na Neve e me animei muito para conhecer a escrita dela. Romances policiais são um dos meus preferidos, ainda mais quando abordam assuntos densos e que envolve você até a última página.Vai para a minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  14. Li o livro Viva para Contar da Lisa Gardner e amei, adorei mesmo!
    O bom dessa série é que a gente não precisa ler os livros na ordem, senão não ia dar muito certo, não sei o que acontece que eles não lançam esses livros em ordem :(
    E, apesar deles serem bem grandinhos, a leitura fui rápido demais!
    Quero lê-lo em breve, o mais rápido que eu puder.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa que resenha, já vi muita gente comentando dos livros dessa autora, gosto de livros assim que nos prendam e surpreendam, quero ler com certeza!

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ser uma série em que os volumes são independentes, também não gostei da ideia que a Novo Conceito teve de lançar os livros fora de ordem aqui no Brasil. Mas em se tratando da Lisa Gardner, independente da sequência, lerei todos, pois arrisco a dizer que ela é uma das melhores autoras do gênero na atualidade.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Que história demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Só de ler a resenha fiquei com arrepios, to indo agora na livraria.
    Eu já tinha ouvido falar muito dessa autora, mas nunca me dei ao trabalho de ler resenhas dos livros dela, a capa simplesmente não ajudava a criar curiosidade (exceto Sangue na Neve).

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.