02/12/2013

Resenha - A Caçada


Nome: A Caçada
No Original: The Hunt
Autor (a): Andrew Fukuda
Tradutor (a): Regiane Winarski
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Gene é diferente dos outros. Ele não tem a força e agilidade de seus colegas da escola, é imune à luz do sol e não sente uma sede insaciável por sangue. Gene é um “eper”, um dos últimos humanos do planeta, e vive disfarçado no meio das pessoas normais. Ele usa presas falsas, raspa todos os pelos do corpo, faz o possível para esconder seu cheiro e jamais abandona sua máscara. Sabe que não deve chamar a atenção em um mundo em que um pequeno deslize pode ser fatal. Mesmo vivendo sozinho há anos, Gene ainda escuta as palavras de advertência de seu pai: Não faça amigos; não pegue no sono durante a aula; não pigarreie; não gabarite as provas, embora sejam um insulto à sua inteligência. Não durma na casa de colegas; não cantarole nem assobie. E ainda: Nunca esqueça quem você é. Ele leva sua vida de acordo com essas regras, determinado a sobreviver. Mas a frágil segurança de Gene é ameaçada por uma terrível surpresa: a Caçada Eper.

Desde que conheci o livro no Goodreads fiquei bastante em dúvida sobre a premissa. Afinal como conseguiram a faceta de eliminar todos os seres humanos da face da Terra, e por isso mesmo quando soube que a Intrínseca lançaria fiquei contando os dias para ver o livro na lista de lançamentos. A premissa de Andrew Fukuda é notável e a forma como ele desenvolve uma mitologia toda nova em torno do que conhecemos como vampiros é fascinante. Conheçam A Caçada.

A história começa nos apresentando o protagonista, de sua preparação exaustiva até suas suposições sobre ser ou não o último, eper, ser humano existente. Ele não se lembra do nome que recebeu. Seu pai, que lhe ensinou tudo, e martelou até tudo se tornar um hábito. Não sorria, não encha os olhos d'água, não faça qualquer coisa que provoque o suor, não deixe nenhum pelo crescer, não durma em sala de aula, não se destaque, sente na frente para não espremer os olhos tentando enxergar, corte as unhas todos os dias, passe manteiga na pele para disfarçar o odor, polir as presas falsas todos os dias e assim por diante. É assim que ele vem sobrevivendo sozinho desde que o pai sumiu. É uma rotina exaustiva e algumas vezes ele quase foi descoberto. Tenta ficar longe dos cavalos porque eles denunciam seu cheiro. Pratica natação porque é o único esporte que não denuncia o suor excessivo. Senta na primeira carteira para enxergar na luz cinzenta, quase negra da sala de aula. Durante os dias, às vezes ele se permite sair, enquanto os outros dormem. Os outros não são vampiros, eles são as pessoas normais e os humanos são os epers, a raça inferior em extinção. O pai disse para ele nunca se esquecer, ele não é eper, ele é humano. Quando a notícia de uma nova caçada eper chega ao colégio todos ficam alvoroçados, coçando os pulsos feitos loucos e babando descontrolados. Ele faz seu melhor para soar igual, mas em seu íntimo fica desesperado. Quando seus números são sorteados, ele não tem tempo de buscar seus equipamentos. Sabe que começará a cheirar mal e se a caçada acontecer será descoberto no mesmo instante. Mas no centro de pesquisas eper, ele descobrirá mais do que o próprio nome e pela primeira vez as coisas sairão do controle. Ele se chama Gene e não está sozinho.

É a partir dessa premissa que o autor construiu sua história. Recriando uma das mitologias que mais fez sucesso nos últimos. Vampiros como nunca vistos antes. Eles são a raça dominante, não se chamam de vampiros, e são sanguinolentos. Mesmo a menção sobre um ser humano causa alvoroço e descontrole. Rasgam suas vítimas vivas e comem tudo. Saem à noite, e como acreditam que os humanos, chamados de epers estão em extinção comem carne crua.

A narrativa em primeira pessoa é tensa e cativa o leitor desde o começo, através da voz de Gene vivemos suas tensões e medo. As descrições são precisas e bem colocadas, a ambientação é viva e funciona de forma fantástica em favor da trama. Fukuda faz mais do que apresentar seu universo, ele constrói uma trama cheia de nuances e camadas. A sensação de nunca saber o que virá é um dos pontos marcantes da história. A história se passa toda antes a caçada em si, e esse é outro ponto que o autor acertou. O desenrolar é em um ritmo fluido, mas que transpassa com riqueza os sentimentos do protagonista, e o clima do ambiente. E ao marcar isso na trama a história ganha e muito.

Assim como Gene o leitor fica na dúvida, será que existem outros humanos em volta de Gene? Apenas se passando por "pessoas" comuns? É um tanto sombrio os sentimentos que passam por Gene e o encontro dele com outros epers, outros humanos foi no tom perfeito. Foi estranho e assustador ver Gene admirado com uma expressão facial ou um sorriso. O autor foi perspicaz e inteligente em suas escolhas, não esquecendo de nenhum detalhe. Desde o menor hábito humano até a coisa mais comum de nossas vidas, tudo foi usado em favor da trama e de forma brilhante. O fim é o ápice de tensão, com um ritmo frenético a história se encerra com uma mudança e evolução, deixando no ar perguntas interessantes, e principalmente dúvidas curiosas.

Leitura rápida, com um ritmo instigante e um universo brilhante. Partindo de uma mitologia conhecida Andrew Fukuda construiu uma história inovadora e fascinante. Uma história pulsante, repleta de tensão com um tom diferente e um protagonista sozinho em um ambiente hostil. A edição da Intrínseca está ótima, com uma fonte boa e capa muito bem adaptada. A tradução é fluida e cuidadosa. A história sem dúvida renderia um filme interessante, não só pela estranheza da mitologia, que é ao mesmo tempo rica e inovadora, mas também pelo tom da trama e pelo protagonista. Recomendado a todos que procuram uma história diferente, com uma mitologia brilhantemente reconstruída. Sombrio, tenso e emocionante na medida certa. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia Hunt - Andrew Fukuda
1- A Caçada
2- The Prey
3- The Trap

28 comentários:

  1. Adorei a resenha! Parece um livro muito criativo e bem diferente, gente um mundo onde todo mundo é vampiro e a gente está extinto? E que não dá para viver perto deles igual nas histórias comuns? O autor ou é doido ou é brilhante e pelo que a resenha diz é o segundo, fiquei bem curiosa apesar de tá preocupada com a capa do segundo já que a tradução não vai casar as letras, Adorei a resenha! Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  2. Bem, a sinopse me confundiu... a resenha me abriu os olhos, um pouco. hahahha, mas ok. Parece uma trama muito rica, bem diferente, muito na real. Parece uma história que nunca se viu igual, parece ser uma boa pedida. (;
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Segunda resenha que leio deste livro, e mesmo estando interessada nele, continuo achando que a ideia de um ser humano passar desapercebido entre os vampiros é meio forçada para mim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve descarregar uma alta dose de adrenalina no corpo do individuo que o lê. Porque ser um humano em meio de carnívoros sanguinários, uau! Vou acompanhar por resenhas, por ser série, mas vou ler quando lançarem todos.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro do Clive, mas sempre vejo nas livrarias. Me interessei pela sinopse e gostei bastante da resenha. Vou ir atrás de um pra ver se gosto.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, e a sinopse me pareceu curiosa, mas sei lá... Não é um livro que eu tenha vontade de ler. Mas mesmo assim gostei da sua resenha :)

    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que "A Caçada" era sobre vampiros. Bom saber que o autor soube, então, inovar o conceito e trazer algo diferente e inusitado.
    Antes de lançado em português, assim como você, também fiquei no aguardo do lançamento quando me deparei com The Hunt no Goodreads. Confesso que me senti atraído pela capa - a que estampa o hardcover da primeira edição norte-americana - e me perguntava o porquê da demora na tradução.
    Espero poder conferir essa distopia em breve o/

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já me cansei de livros vampirescos mas sua resenha fez parecer que esse é um daqueles livros totalmente diferente de tudo já visto, ou melhor, lido,rs. Gostei da sua resenha, mas acho que só vou ler quando estiver pra sair o segundo volume, daí se eu gostar desse eu já terei o próximo em vista,rs. Detesto ficar esperando, sei lá, um ano pra continuar lendo uma série que eu gostei tanto, por isso, não crio tanta expectativa em cima de livros que sei que não são únicos, senão minha ansiedade não vai me deixar sossegada,rs.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar no livro, mas a história não me atraiu muito não. Sou meio crítica no quesito ficção e essa coisa de vampiros... sei lá, não me convenceu muito não.

    ResponderExcluir
  10. Bom, bem diferente não é? Eu achava que era só uma distopia, mas pelo jeito é mais do que isso e confesso que fiquei muito curiosa, a capa é bem legal e tudo o que disse me deixou curiosa, eu gosto muito de vampiros e tudo que muda a mitologia deles me interessa. Ótima resenha a sua, esclareceu tudo e ainda me deixou curiosa, que bom que não julguei e pronto. abraços!

    ResponderExcluir
  11. Vi você comentar antes de lançar e também quando você cadastrou no Skoob, e já tinha ficado bem curiosa, agora com a resenha tenho certeza que vou amar! Eu adoro o ar que o livro tem e é tão criativo essa premissa que nem sei por onde começar, já gosto de vampiro e distopia, e esse estilo meio louco de fuga e um monte de mortes, parece muito bom! Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Bem diferente o livro. Mas não me convenceu. Não sou fã de sobrenatural e essa mitologia também não me convenceu. Sem dúvidas, é um livro original e não tenho dúvidas de que se trata de uma ótima história para quem gosta. Adorei a resenha, achei bem rica em informações essenciais para esclarecer sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante. Essa ideia de inverter os papéis entre humanos e essa raça dominante foi sensacional. Acho que a tensão deve dominar todo o livro, pois esse protagonista deve viver com a "faca no pescoço" durante toda a trama.
    Espero conseguir ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Já li diverrrrrsas resenhas sobre esse livro, mas essa foi a que mais me encantou e a que mais me fez ficar curiosa para lê-lo.E também pelo fato da capa ser bem legal. Espero ler em breve (:

    ResponderExcluir
  15. Eu recomendo muito esse livro, uma amiga minha me emprestou para ler e eu me surpreendi muito com o universo que o autor conseguiu criar. Sendo totalmente diferente dos livros sobre vampiros que estamos acostumados a ver por ai. A única coisa que me deixou a desejar um pouco foi o final, que eu acho que poderia ter sido um pouco melhor, mas mesmo assim continuo aconselhando que todos leiam "A Caçada".

    ResponderExcluir
  16. Ainda não sabia da existência desse livro, mas depois dessa resenha fiquei super curiosa pra ler.
    Vai entrar pra minha lista de desejos!!!

    ResponderExcluir
  17. Resenha muito boa, abordando de forma simples e inteligente pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, estou com muita curiosidade mesmo de ler o livro!!
    A resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  20. Acho que preciso urgentemente de uma conta no Goodreads ...
    É a primeira resenha que leio sobre a historia o livro me pareceu ser diferente, mas o enredo me pareceu ser bom. Espero poder ler algum dia quem sabe.


    xx

    ResponderExcluir
  21. Me pareceu interessante a história. Lendo a resenha, fiquei curiosa em relação ao livro.

    ResponderExcluir
  22. lembra um pouco o Eu sou a Lenda, I am legend, adolescente

    ResponderExcluir
  23. Fiquei em dúvida se quero ou não ler esse livro. Ele parece ser bem diferente dos que eu leio, mas parece ser bom. Talvez eu leia!

    ResponderExcluir
  24. hahahaha adorei o fato de ser tudo "trocado" e ele ser o humano entre vampiros. não conhecia este livro, gostei.

    ResponderExcluir
  25. Já tinha escutado falar sobre esse livro,mas não imaginava se tratar de vampiros! O livro me pareceu ser interessante,e livros sobre vampiros nunca me cansam! ;D beijos

    ResponderExcluir
  26. Confesso: amo livros com histórias sobre vampiros, mas tenho um pé atrás com quem tenta inovar e acaba fazendo meleca, tipo criando um vampiro que brilha... aquele mesmo hahahahahaha parei!.

    ResponderExcluir
  27. Achei a premissa do livro bem interessante, e foi o que me fez ficar curiosa apesar do receio da história não ser fácil de ser aceita. São muitas dúvidas a serem esclarecidas: Como os humanos foram "extintos"? Por que "Gene" se dá ao trabalho de se disfarçar? Enfim, acredito que só lendo pra entender... e é o que mais quero! :)

    ResponderExcluir
  28. Esse livro parece ser ótimo, também amo histórias com vampiros e outros seres parecidos. Logo que li a sinopse e a resenha já surgiram várias perguntas na minha mente rsrs tô curiosa pra saber como ele consegue se misturar com os vampiros sem ser notado, por mais que na resenha diga o que ele faz pra conseguir não consigo imaginar como ele consegue tal façanha. Bom o livro com certeza me encanta bastante e com certeza quero ler, quero ver como o autor vai se sair tendo inovado em um tema já tão batido.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.