04/12/2013

Resenha - As Crianças Trocadas


Nome: As Crianças Trocadas
No Original: The Changelings
Autor (a): Elle Casey
Tradutor (a): Claudio Dornelles
Páginas: 288
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jayne é uma adolescente rebelde e desbocada. Não se encaixa em lugar algum. Sem dinheiro e sem rumo, ela e seu colega de escola Tony fogem de casa e encontram outros jovens em situação semelhante. Uma misteriosa organização oferece-lhes dinheiro para participarem de um estranho e suspeito experimento envolvendo uma competição. Sequestrados e lançados numa sinistra floresta repleta de seres sobrenaturais assustadores, os garotos precisam enfrentar perigos inimagináveis e vencer a prova, quando Jayne descobre-se possuidora de dons especiais de que nunca suspeitou, poderes de que precisará desesperadamente, para sobreviver num mundo paralelo ao mundo real... o mundo dos Fae.

Conhece a série quando conheci a autora, isso pouco antes de saber que a Geração havia adquirido a série da autora. Elle Casey faz parte da geração de autores que não se preocupa em correr atrás de editoras. A geração digital e sua série, A Guerra dos FAE é uma daquelas que fizeram um tremendo barulho nas lojas de e-books e no mundo virtual. Porém o que mais chama atenção é que mesmo com todo o sucesso a autora ainda não se rendeu a publicação física. Convites é que não devem faltar. Nesse primeiro volume conhecemos um universo inovador e fascinante, com uma premissa audaciosa Elle Casey surpreenderá até o mais cético dos leitores.

A história começa nos apresentando Jayne, uma adolescente que vive no sul da Flórida com sua mãe e o mais novo namorado da mãe. E seu amigo Tony. Jayne não gosta nem de pensar no que aconteceu em casa, e quando Tony aparece com uma arma na mochila ela sabe que tem algo de errado. Como Tony saberia do aconteceu? Tony quer fugir e levar Jayne com ele. Assim ela ficaria longe do perigo. Com poucos suprimentos e sem um plano os dois vagam pelas ruas até encontrar um eclético grupo de jovens na mesma situação que eles. Ninguém comenta sobre o passado, Jayne e Tony são aceitos, passam a noite por lá. A falta de planos da dupla é resolvida quando Jared, o mais velho e aparente líder do grupo, aparece com um anúncio que achou na lavanderia. Uma empresa está recrutando pessoas para uma pesquisa sobre o físico e paga bem para quem terminar o teste. O grupo desconfia, mas nenhum deles está em condições de negar dinheiro. No hotel depois de preencher uns papéis e passar por uma entrevista quase todos são chamados e logo em seguida se veem embarcando para um local desconhecido. Jayne fica desconfiada desde o princípio e mais ainda depois de um incidente no jatinho que os transportara. Quando despertam o grupo se vê no meio de uma floresta impossível. Sem saber onde estão e como sair dali tudo o que resta é completar o teste. Mas os obstáculos que Jayne, Tony, Chase, Spike, Becky, Finn e Jared enfrentarão não são nada normais e o grupo se verá diante de situações limites, impossíveis de acreditar. E Jayne começa a desconfiar que Jared não é quem diz ser...

É a partir dessa premissa que Elle Casey desenvolve a trama, partindo da mitologia dos seres encantados criou algo inteiramente novo, com uma abordagem diferente e que apresenta o mundo de forma inovadora. A narrativa em primeira pessoa é marcada pelo tom ácido da personagem e flui com facilidade, instigando o leitor em busca de respostas e cativando desde o formato diferente até os personagens. A ambientação é um dos pontos fortes da história, com descrições fortes e vívidas a floresta é parte integrante da trama, e a autora consegue passar ao leitor todo seu clima, ora sufocante, ora sombrio e até mesmo renovador. Casey investe em bons personagens, com personalidades diversas e marcantes para introduzir os elementos de seu mundo. A medida que a trama avança cada personagem revela novas facetas, que por consequência revelam ao leitor detalhes e nuances da própria trama.

Jayne é uma ótima personagem e a forma que ela descobre seu dom com as árvores foi bem interessante, deixando no ar a curiosidade para saber a que raça ela pertence. Fiquei curiosa para conhecer mais detalhes dos personagens secundários, mas a narração em primeira pessoa é bastante fechada nesse quesito. Tudo o que temos são as impressões de Jayne, e ainda sim é nítido o entrosamento do grupo, a naturalidade e variedade de características. Casey consegue deixar o leitor curioso e cheio de dúvidas, quem será quem, e qual o verdadeiro objetivo da prova na floresta. O fim é um novo começo, além de encerrar bem a trama deixa o leitor perplexo por um lado e muito curioso por outro.

Leitura rápida, instigante e muito agradável. A escrita de Elle Casey flui com naturalidade, em um ritmo alternando e bem ajustado ao clima da trama. Uma história que recria os seres encantados de forma criativa e promete uma trama cheia de voltas e entrelinhas. Mistérios interessantes e uma trama de camadas, diversas raças em guerra e perguntas interessantes no ar. Ansiosa para o segundo livro. A edição da Geração está ótima, fonte boa, introdução de capítulos bonita e uma capa criativa. A história renderia um filme ótimo, cheio de ação e mistério. A floresta é um cenário fascinante e seria bem interessante um filme com essa premissa. Recomendado a todos que procuram uma fantasia jovem adulto diferente. Ótimos personagens, trama interessante e mais complexa, romance, ação e bom humor. Leiam e se surpreendam! Até mais!

A Guerra dos FAE - Elle Casey
1- As Crianças Trocadas
2- Call To Arms
3- Darkness & Light
4- New World Order

18 comentários:

  1. Mais uma resenha positiva para esse romance.
    Muito bom saber que, por meio dessas publicações independentes, pode-se descobrir grandes talentos. Elle Casey é um exemplo perfeito.
    Quero muito ler esse livro. Gosto do gênero e gosto da mitologia de fadas, e é ótimo saber que ela desenvolve muito bem o que propôs desde o início.
    A edição parece ser mesmo excelente. A capa é muito bonita - um milhão de vezes melhor que a original - e pude visualizar, em vídeos por aí, um pouco da edição interior :)

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa para ver uma resenha desse livro, adoro quando autores conseguem quebrar essas barreiras e fazer sucesso. Achei o livro lindo assim que vi e a premissa parecia ótima, a Geração mandou bem investindo na série, pela resenha parece muito bom e mais interessante do que muitos jovens adultos por ai. Adoro elfos, e seres encantados, fiquei curiosa. Ótima sua resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Recebi esse livro de surpresa da Editora e também adorei. A história é bem envolvente e já estou super curiosa pelo segundo volume. Na minha opinião a personagem principal fala palavrão demais, mas nada que prejudique o livro ou a escrita!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Há previsão de ser quantos livros? Você sabe?
    A história parece ser muito instigante, e com gosto de quero mais. Amo seres de floresta, os Fae, e tudo mais. Acredito que seria um livro que vou amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oliveira, tudo bom? A série já está completa, já foi toda lançada e os títulos são aqueles que estão no fim da resenha. Na verdade é um ciclo, quatro livros. Como a autora lança de forma independente a série foi publicada toda no mesmo ano. A Geração a princípio está com intenção de lançar um livro por semestre, mas vai depender das vendas. Acredito que no fim das contas vai sair um por ano mesmo. É esperar e torcer. Abraços! Obrigada por comentar!

      Excluir
    2. Obrigada! Então mais uma série a esperar.

      Excluir
  5. Nao conhecia esse livro, o autor me pareceu ser muito genial adorei o enredo e as personagens, espero poder ler em breve o livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi Yas. Vi o livro como laçamento e logo me interessei, e tua resenha me instigou ainda mais a querer ler. A capa é bem linda, e parece que casa perfeitamente com a história. Várias pitadas de mistério e um enredo bem marcante parece ser uma ótima pedida. Tu já fica em querer descobrir as coisas logo de inicio, o porquê da arma, o porquê de fugirem, o porquê do teste, que floresta que é essa? Realmente me interessei bastante. Só fiquem em duvida, o livro e só e-book, ou é em papel?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a série, e me parece ser bem legal. Adorei a resenha!
    Bjs,
    Laila.

    ResponderExcluir
  8. OI flor! a capa é linda não é?? Gostei de sua resenha, amo fantasia, mas li umas mais infantis e queria algo mais jovem adulto pra acompanhar. Sua dica está mais do que anotada! Espero consegui-lo em breve ♥
    Um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  9. Fantasia também não é meu gênero favorito, mas esse ano me aventurei com "A Crônicas de Aedyn" (que por sinal eu recomendo) e acho que "A Guerra dos Fae" merece uma chance também depois dessa resenha. A premissa é um pouco clichê, tenho que admitir, mas acho que uma boa escrita pode mudar o rumo de qualquer história por mais batida que ela seja.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo fantasia, e parece que esse livro é muito interessante. Esse negócio de prova física me lembra The Maze Runner. Ahhh, é tanto livro pra ler! Cadê dinheiro?

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. que capa linda!! adoro esse estilo de misterio, acho muito interessante!! achei q pela capa me lembrou bastante games de RPG q eu gosto muito... so isso ja me deixou com vontade de ler kkkk
    ja li resenhas dizendo q o livro era cliche, mas eu nao me importo!! amei sua resenha e vou ler sim ;)
    eu pensava q ainda so tinha sido lançado o primeiro aqui no brasil!

    ResponderExcluir
  12. O livro me pareceu ser bom, tem um desenvolvimento otimo. Mas me desanimei pelo fato de ser um serie.


    xx

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, fiquei muito curiosa sobre o livro, provavelmente vou ler ele

    ResponderExcluir
  14. ótima resenha, fiquei curiosa sobre o livro, provavelmente vou ler ele

    ResponderExcluir
  15. Super curiosa para ler esse livro,entro para minha listinha de desejos! Ótima resenha,parabéns..Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda! Vc é a 3a pessoa que fala bem do livro, já que ele não é de autor super famoso. Mas tenho um pé atrás com a Geração pelos erros grotescos de revisão.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.