23/12/2013

Balanço do Ano - As Surpresas Positivas de 2013

Olá! Como vai o dia? O final do ano chegou e já estamos na contagem regressiva. Faltam 8 dias para o ano acabar e a partir de hoje você confere o Balanço do Ano. Serão quatro ou cinco posts especiais com "Os Melhores do Ano", "As Surpresas Positivas de 2013", "As Melhores Estreias de Série/Trilogia de 2013" e por último "As Expectativas Para 2014". Talvez faça mais um, talvez, não. Hoje começamos com as surpresas. O ano foi longo e o mercado editorial começou a mudar a forma de trabalhar. É nítido que muitas editoras reformularam a forma de fazer livro. A principal prova disso é o mês que estamos. Se voltarmos, mesmo que apenas os anos que o blog está no ar já vemos uma diferença gritante entre o fim do ano, dezembro de 2011, fim do ano, dezembro de 2012 e este 2013. O que é muito bom. Estamos crescendo, nós os leitores estamos aumentando e isso muda as editoras. Muito bom não é? Vamos as surpresas deste ano:

7º. Em Busca de WondLa, de Tonny DiTerlizzi
WondLa começou a ser lançada ano passado e quando soube que a continuação sairia não resisti em passá-lo na frente de minha lista. Ao contrário do que eu esperava WondLa é uma distopia fantasia onde o planeta terra já nem se chama Terra. Muitos anos em um futuro distante cresce Eva Nove, em um santuário debaixo da terra, educada por uma mãe robô a menina não pode sair para o exterior enquanto não tiver 16 anos. Porém por causa de um ataque Eva se vê no lado de fora e descobre que tudo o que aprendeu não serve para nada. As plantas são diferentes, assim como os animais e o clima é severo. Eva encontrará um amigo que lhe mostrará não só como viver nesse lugar diferente e assustador, como o valor de todas as coisas. É uma história brilhante, com uma mensagem linda e ótimos personagens (...)

6º. Departamento 19, de Will Hill
Quando a Rocco lançou o livro logo comprei porque queria muito dar uma chance a vampiros, mas não em romances. Era a chance perfeita. Não esperava muito além do tom normal de infantojuvenis, porém logo nas primeiras páginas fiquei surpresa com a história de Jamie. Com um mundo ricamente construído o autor recria a mitologia dos vampiros, trazendo uma trama intrincada, bastante criativa que se desenrola de um jeito diferente do visto nos livros do gênero. Inovador é pouco. Jamie tinha acabado de perder o pai quando a mãe foi sequestrada por criaturas que jamais sonhou existir. Arrastado para um mundo sombrio, de segredos e traições Jamie descobrirá a herança que seu pai escondeu. Um segredo de gerações que coloca toda sua vida em rota de uma guerra mortal. Inovador é pouco (...)

5º. Seraphina, de Rachel Hartman
Conheci o livro bem antes dele ser lançado por aqui, e sempre fiquei curiosa a seu respeito porque gosto muito de dragões, mas quando vi a capa escolhida pela editora desanimei, preferia a outra. Sei que isso é bem bobo, mas é verdade além disso o tipo de dragão me deixava tão desconfiada quanto curiosa. Por isso foi uma surpresa quando me vi terminando o livro poucas horas depois de ter começado. A história de Seraphina é fascinante do princípio ao fim. Meio humana meio dragão ela tenta se manter a margem da sociedade. Seus pais cometeram um crime, seres como ela são abominados, mas os acontecimentos que marcam a chegada do aniversário do acordo entre dragões e humanos levam Seraphina para o centro das intrigas da corte e para manter seu segredo a salvo ela precisará se envolver (...)

4º. A Síndrome E, de Franck Thilliez
O lançamento da Intrínseca foi de surpresa, era um dos que não estava esperando ler e como blog que hospedou a semana de thrillers da editora acabei lendo o livro e logo nos primeiros capítulos é nítida a diferença das histórias do autor francês. Gosto muito de livros policias investigativos, mas é visível que hoje em dia há muita formula batida no gênero. Thilliez é ousado e cria uma trama intrincada, com frentes interessantes e um caso que vai além do comum. Além disso a história é fonte de conhecimento, a medida que a trama envolvendo um misterioso filme antigo e a cegueira repentina de quem o assiste, se desenrola. aprendemos muito sobre os temas interligados com a trama. Com ótimos protagonistas e um ritmo ágil o autor consegue uma história brilhante (...)

3º. Liberta-me, de Tahereh Mafi
Quando li o primeiro gostei bastante, mas não foi algo surpreendente, foi uma história que gostei por causa do mundo, da protagonista e de todo o resto. Por isso quando comecei este segundo foi uma surpresa a reviravolta que a autora dá, ao desconstruir um personagem que julgamos como mau no primeiro volume. Tahereh chacoalhou tudo, e tornou tudo tão demasiadamente humano que dói acompanhar a história de Juliette e Warner. A autora é doida, e muito boa. É impossível não sofrer e torcer por Warner. Assim como pelo amor dele por Juliette. O que mais me deixou surpresa foi o tom da história, e a forma como alguns diálogos se desenvolveram. É impossível não se envolver e mais ainda perder o fôlego com o final da história. Seria maravilhoso se toda série fizesse isso (...)

2º. Amber House, de Kelly Moore, Tucker Reed & Larkin Reed
Quando conheci o livro no Goodreads podia jurar que demoraria a sair e não demorou. Foi um susto ótimo vê-lo nos lançamentos da editora. A segunda surpresa foi receber o livro e a melhor de todas foi logo nas primeiras páginas me deparar com um mundo rico e uma trama intrigante. A história por trás da antiga casa é fascinante, os elementos que foram séculos de histórias são críveis e as autoras fizeram um trabalho fantástico ao misturar isso com uma mitologia única. Os ecos do passado começam a atingir Sarah quando ela, seu irmão e a mãe precisam passar uns dias na casa após o funeral da avó. Segredos e traições do passado emergem quando Sarah e Jackson resolve buscar pelos diamantes perdidos de um de seus antepassados. O que ela descobre mudará não apenas seu mundo como todo o resto (...)

1º. Bruxaria, de Nancy Holder & Debbie Viguié
Todos sabem que adoro as séries da Rocco e quando o livro saiu fiquei curiosa por vários motivos. Primeiro pela capa diferente, trabalhada para edição nacional, segundo por trazer unicamente magia e bruxas no centro de tudo. Hoje em dia histórias só com bruxas é raro e completando isso a premissa parecia ótima. Comprei rápido e passado alguns meses me vi diante de uma história completamente diferente do que havia imaginado. Muito mais sombrio e menos juvenil do que pensei a história de Holly apresenta um mundo de conflitos seculares e sede pelo poder. Depois de perder os pais e a melhor amiga em um acidente de rafting Holly se vê obrigada a mudar para Seatle para viver com a tia e duas primas. Lá estranhos acontecimentos colocam sua vida em risco e uma verdade surpreendente virá a tona (...)

E ai? Gostaram de algum? São sete livros que me surpreenderam em diferentes graus e não, não estão na ordem de surpresa. Não sei porque coloquei nessa ordem, mas de todos eles se tivesse de escolher um para colocar em primeiro lugar levaria horas escolhendo e ainda assim ficaria na dúvida sobre a justiça da escolha. Por isso pensem nesse sete como um todo, sem ordem. WondLa é maravilhoso, assim como Departamento 19, A Síndrome E e Seraphina. Colocaria os quatro em primeiro lugar e os outros três em segundo, ok? Por enquanto é isso. Amanhã você confere outra postagem do balanço e assim por diante até o fim da semana. Comentem ai minhas escolhas e me contem a de vocês, Qual a maior surpresa na sua lista de leituras deste ano? Até mais!

7 comentários:

  1. Wondla minha irmã está lendo e amando, cada vez mais maravilhada com o livro. Vou ler depois que ela terminar. Agora, todos esses livros estão em minha lista. Agora é ler.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, tenho que fazer uma espécie de retrospectiva. Deve ter sido difícil escolher, já que você lê muito por ano! Bem, feliz Natal :D

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Deus, to muito desatualizada pq, dessa lista, só conheço Bruxaria e Liberta-me (O_o)

    ResponderExcluir
  4. Esse ano não tive muitas leituras que amei, mas dentre as que amei acho difícil definir qual gostei mais! rsrsrs
    Da sua lista, o que mais me deixa interessada é 'A Síndrome E'! Super elogiado. ;)

    ResponderExcluir
  5. nao li nenhum desses livros kkkkkkk mas ja li resenhas sobre Amber House e estou louca pra ler!! achei muito intrigante toda a historia e quero muito saber mais sobre o livro!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Do que voce citou e eu nao conhecia e agora eu quero é Departamento 19, capa linda e a sinopse aprece ser interessante.


    xx

    ResponderExcluir
  7. 2013 realemente foi um ano muito bom, recheado de novidades, e muitas vão ter continuação, o que faz nós esperarmos de 2014 ainda mais coisas boas.
    Meu top 7 seria bem diferente, deses eu li Liberta-me, realmente muito bom, estou ansiosa para ler Amber House... os outros parecem ser boas leituras também. Bjs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.