18/11/2013

Resenha - Sombras Vivas


Nome: Sombras Vivas
No Original: Lebendige Schatten
Autor (a): Cornelia Funke
Tradutor (a): Sônia Bertuoli
Páginas: 304
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.

Todos os leitores mais antigos do blog devem saber que sou extremamente apaixonada por tudo o que Cornelia Funke escreve, sendo assim essa era a continuação mais esperada do ano por mim. Eu amei o primeiro mesmo a construção do mundo tendo ficado em segundo plano diante da trama do irmão de Jacob, e agora muitas páginas depois posso dizer que Funke equilibrou a construção do mundo com a história dessa continuação de forma magistral. Imperdível para dizer no mínimo.

Jacob Reckless salvou seu irmão do terrível destino de se tornar um goyl de pedra jade, mas só ele sabe o preço alto que pagou. A imensa mariposa que traz impressa no peito é a prova disso. Jacob já viajou aos quatro cantos do mundo do espelho em busca de algo que possa curar a marca da Fada Escura, e seu desespero é tanto que voltou para casa no mundo normal em busca de algo para salvá-lo. Todas as tentativas foram em vão. A cada dia que passa Jacob está mais próximo da morte. É a Fada Escura tomando seu nome de volta, a vingança final da Fada Vermelha. Jacob ainda não contou a Fux o que está acontecendo, mas a garota raposa sabe que tem algo errado com Jacob. Passando mais tempo como garota do que como raposa Fux consegue sentir a dor no rosto de Jacob e o medo que o come dia após dia. A última e desesperada tentativa de Jacob para se salvar surge quando ele ouve sobre a lendária balestra do antigo rei bruxo Guismund. Cobrando todos os favores que pode imaginar e correndo contra o tempo Jacob após visitar a tumba do antigo rei descobre que se quiser conseguir a balestra precisará reunir a mão, o coração e a cabeça que Guismund deixou com seus filhos. Viajando pelo mundo com Fux, os dois precisam ser mais rápido que seu antigo adversário se quiser se salvar. Mas Jacob está enfraquecendo e qualquer erro pode custar caro demais...

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, dessa vez aliando a construção do mundo com a trama Cornelia Funke mostra ao leitor porque é uma das maiores escritoras de fantasia dos últimos anos. Através de uma narrativa rica, fluida e belamente desenvolvida a autora apresenta ao leitor uma trama que cativa e fascina o leitor. O mundo do espelho dessa vez se torna parte central e intrínseca da trama e à medida que Jacob avança em sua busca conhecemos esse mundo fascinante, onde a magia está perdendo espaço para as máquinas a vapor e a modernidade chega a passos largos. As descrições são precisas e ricas, a ambientação é de encher os olhos e a forma como Funke alia contos de fadas antigos, com seu próprio mundo, lendas perdidas e diversos outros elementos em um único e ambicioso universo é brilhante.

Se no primeiro livro a trama focou em apresentar os irmãos Reckless e suas personalidades, aqui a história ganha o mundo, com suas infinitas histórias e detalhes. O desfile de personagens também é outro fator que surpreende o leitor. Contando não apenas com o ponto de vista de Jacob a história ganhou em riqueza, mostrando um outro lado bastante peculiar, que ao final levantou questões tão interessantes quanto as outras. Nerron foi uma ótima adição a história. Fux também cresceu bastante, e sua participação na história a tornou mais do que interessante. Permeando a histórias com segredos e sugestões a autora ainda consegue deixar o leitor cheio de expectativa para o próximo volume. Onde estará o pai de Jacob? Será ele o responsável por todas as invenções que andam surgindo no Mundo do Espelho? Quem será o misterioso Earlking que tanto o ajudou e tanto colocou medo na antiga e poderosa Fada?

Leitura rápida, instigante e fascinante. Um dos traços mais marcantes da prosa de Cornelia Funke é a construção ousada e intrincada de seus mundos. Indo além da união de contos de fadas e fantasia a autora apresenta ao leitor um mundo brilhante, que corre paralelo ao nosso e suscita tanta imaginação e tantas perguntas ao leitor que fica impossível não querer mais e mais detalhes. Equilibrando o tom da narração Funke excede as expectativas, indica o prumo da história e mostra mais uma vez porque é uma excelente contadora de histórias.

A edição da Seguinte está ótima, capa belíssima, casando perfeitamente com a primeira, edição com mapa e ilustrações mantidas. Ainda queria que a fonte fosse maior em ambos os livros só para eles serem um pouco mais grossos, mas isso é detalhe. A autora anunciou que Reckless será uma série de cinco livros e não uma trilogia. Espero que seja adaptada para o cinema ou para a TV, mas dessa vez com extrema fidelidade. O mundo é fascinante e os personagens ótimos. Merece uma adaptação épica. Recomendado a todos que procuram uma fantasia que é algo mais. Uma mistura de elementos riquíssimos, com descrições belíssimas e uma trama fascinante. Mistérios, romance e magia. Um conto belo e uma trama audaz. Leiam e se encantem! Até mais!

Reckless - Cornelia Funke
1- A Maldição da Pedra
2- Sombras Vivas
3- Sem Título Ainda
4- Sem Título Ainda
5- Sem Título Ainda

14 comentários:

  1. Oi, lembro que quando li o primeiro livro, muito tempo atrás, não gostei, mas lendo sua resenha deu até vontade de tentar ler de novo! rs
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler algo da escritora, quero começar pela trilogia Tinta, mas lendo a sua resenha senti vontade de furar a fila, rsrs...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Amei a resenha! Quando li o primeiro não gostei muito justamente porque falava mais dos personagens e da relação de irmão deles do que tudo e pelo que disse a autora mudou isso no segundo. Sou fascinada pelos mundos que a autora cria e claro que vou dar uma chance a essa continuação agora que você disse tudo isso. Conheci a autora aqui no seu blog e adorei ler alguns dela. Espero ler esse em breve. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Yas! Bela resenha, eu não conhecia a série, e parece ser bem boa, com uma trama bem de aventura. Não está em primeiro plano nas minhas leituras, mas igual pode ser uma boa pedida na listinha. E me apaixonei pela capa *-* Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum livro da autora, e confesso que não conhecia esta série ,mas sua resenha sobre esta continuação me deixou bastante curiosa, e este livro é realmente lindo!!
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei da capa deste como não gostei do outro, mas o que importa é o enredo e ele me parece seguir tão bom quanto o primeiro. Me apaixonei ainda mais pelo livro depois que li uma resenha a qual falava o seguinte sobre o livro: "Doce quando vemos o nascer de um grande amor, acre por isso acontecer frente a morte iminente. É bem assim, sem esperanças." me passou que o livro é bem dramático e eu gosto disso.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  7. Essa série parece ser bem criativa, mas não tenho interesse de ler... quem sabe, talvez, daqui uns meses. Minha lista de livros para ler só cresce, preciso para de add/desejar tantos livros.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e me deixou muito curiosa, sou louca para conhecer a autora e essa série parece ótima, confesso que desanimei depois de ler a resenha de uma menina outro dia do primeiro, mas vendo essa resenha fica impossível não querer ler e conferir tudo o que disse. Parece brilhante a ideia, vou ler a outra resenha e essa eu amei! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei há pouco tempo A Maldição da Pedra, porque sempre ouvia falar da Cornelia Funke mas ainda não tinha lido nenhum livro dela. Será uma das minhas próximas leituras e estou bem ansiosa, principalmente sabendo que Sombras Vivas eleva em muito o nível da série. Com essa resenha tão empolgada, não tem como não querer devorar essa série urgente, ainda mais para quem gosta de fantasia como eu.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom, com personagens e o mundo bem construídos. Tenho lido muito sobre ele e as resenhas tem sido só elogios. Espero que lancem todos logo, quero começar a leitura!

    ResponderExcluir
  11. Yasmim e seu amor pela Cornelia...hehe Um dia eu leio.

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Como eu quero ler algo dessa autora e essa história me deixou curiosa para saber o que acontecerá.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci Cornelia Funke aqui no seu blog nas suas super empolgadas resenhas de Coração de Tinta e comprei faz pouco tempo a trilogia, ainda não li, mas li dela O Cavaleiro Dragão amei, e também amei A Maldição da Pedra, comprei a trilogia no black Friday e quero muito ler, agora a resenha está brilhante, eu quero muito ler essa continuação e espero gostar tanto quanto você, eu estou começando a gostar muito da autora e agradeço por ter me apresentado. Ela é mesmo ótima. Espero gostar desse e de Mundo de Tinta, as capas dos livros dela são lindos. Ótima sua resenha dela como sempre, abraços!

    ResponderExcluir
  14. CORNELIA, A CONTADORA DE HISTÓRIAS. Preciso da continuação de A Maldição da Pedra! Faz tanto tempo que o li, que mal me recordo da estória, mas quero muito comprar Sombras Vivas. Vi um dia desses na Livraria Cultura e quase tive um treco. Amo isso da Cornelia de criar mundos maravilhosos.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.