17/11/2013

Resenha - O Dom


Nome: O Dom
No Original: The Gift
Autor (a): James Patterson, Ned Rust
Tradutor (a): Ana Paula Corradin
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os irmãos Allgood nunca desistem de lutar contra os poderes autoritários e desumanos d’O Único Que É O Único, mas, agora, eles estão sem Margô — a jovem e atrevida revolucionária; sem Célia — o grande amor de Whit; e sem seus pais — que provavelmente estão mortos... Então, em uma tentativa de esquecer suas tristes lembranças e, ao mesmo tempo, continuar seu trabalho revolucionário, os irmãos vão parar em um concerto de rock organizado pela Resistência onde os caminhos de Wisty e de um jovem roqueiro vão se cruzar. Afinal, Wisty poderá encontrar algo que lhe ofereça alguma alegria em meio a tanta aflição, quem sabe o seu verdadeiro amor... Mas, quando se trata destes irmãos, nada costuma ser muito simples e tudo pode sofrer uma reviravolta grave, do tipo que pode comprometer suas vidas. Enquanto passam por perdas e ganhos, O Único Que É O Único continua fazendo uso de todos os seus poderes, inclusive do poder do gelo e da neve, para conquistar o dom de Wisty... Ou para, finalmente, matá-la.

Quando vi a série entre os lançamentos da Novo Conceito fiquei surpresa e animada. Não gosto do estilo do autor nos livros adultos, principalmente de uns anos para cá, e fiquei tentada com a chance de a série ser uma boa renovada, mas após ler o primeiro livro fiquei na dúvida. O primeiro foi estranho, corrido e sem muito de desenvolvimento, mas bom, e nesse segundo a situação se repete, o que não era o ideal.

A história segue logo após os acontecimentos finais do primeiro livro e claro que descobrimos que não foi Wisty que morreu. Com ajuda de uma estranha que parece saber mais do que diz Wisty e Whit conseguem escapar. A vida continua e os dois precisam superar a morte de Margo e continuar lutando, e a próxima missão consiste em salvar um grupo de crianças pequenas que se encontram sobre o poder da Nova Ordem. Sem vida e sem vontade o grupo de crianças parece mais uma matilha de cachorros treinados e no meio da operação eles são interceptados pelo Único Que É O Único. Apesar de conseguirem escapar o Único descobre que eles estão se movendo através de portais, colocando assim espiões atrás de Wisty e Whit. Pegos em uma armadilha, os irmãos são transportados junto com Byron e com os outros para um centro, onde a Nova Ordem treina e molda adolescentes, mas o plano do Único para os irmãos é bem pior. Ele descobriu que Wisty tem o Dom, e assim como vinha fazendo com o pai das crianças e com diversos outros jovens, o Único quer absorver o Dom de Wisty. Mas ela não sabe como acessar seu poder constantemente e mesmo que soubesse não daria uma gota ao Único. A medida que o tempo passa o Único se torna mais poderoso, absorvendo o poder de diversos coitados e a paciência dele com os gêmeos acaba. Lançando-os em um caminho sem volta. Wisty e Whit precisam e descobrir seu verdadeiro papel na derrubada da Nova Ordem. Traições, segredos e mentiras.

A premissa básica da história é essa, a continuação da fuga e da luta dos gêmeos contra a Nova Ordem e contra o Único. Sendo o maior problema a falta de definição da trama. A trama nos apresenta o Dom de Wisty, mas em momento nenhum o autor deixa claro o que é esse Dom, e porque é tão importante, mais importante ainda do que o poder de Whit. Tudo o que temos na narrativa é a busca desenfreada do Único atrás do Dom. O ritmo continua ágil, e marcado por ação e pouco desenvolvimento do pano de fundo da história. É através dos personagens, tanto os centrais como os secundários que a trama se desenrola, apenas em primeiro plano, deixando espaço para diversas explicações.

Quando terminei a leitura do primeiro esperava um pouco mais de construção do universo nesse segundo. A história possui traços interessantes e poderia render uma trama não apenas ágil e repleta de segredos como é, mas também rica, com um mundo bastante intrincado. A ideia de Patterson é muito boa, mas até o momento o desenvolvimento ficou baseado em diálogos, encontros e desencontros, fugas e traições. O que a longo prazo vai atrapalhar um desenvolvimento mais completo da trama, deixando elementos que poderiam ser muito interessantes de fora da história. Por exemplo, o Dom de Wisty é uma das coisas que precisavam ser mais expostas. Assim como a funcionalidade da magia, como surgiu e tudo mais. O fim deixa em aberto uma ponta interessante, e que finalmente promete um pouco de respostas. No momento é esperar e torcer para que o universo seja enfim mais desenvolvido, construído com mais atenção.

A leitura flui rápido e a falta de respostas instiga o leitor em busca de qualquer detalhe que possa dar forma ao fundo da história. Wisty melhora bastante como protagonista e na contramão Whit comete alguns erros bobos. É como eu disse, James Patterson tem um excelente mundo em mãos e muitas possibilidades, mas erra ao se arriscar pouco ou quase nada na construção do mundo, detalhes e descrições. A edição da Novo Conceito está ótima, desde a fonte até a bela adaptação da capa original. Ficou bonito, sóbrio e atrativo ao mesmo tempo. Recomendado aos que procuram uma história ágil, que vai agradar aos que procuram algo rápido, baseado em personagens e que vai frustrar o que querem um mundo bem intrincado, afinal a premissa é promissora, mas a narrativa fica devendo no desenvolvimento dos detalhes. Leia se procura ação, segredos e mistérios, que tenham resposta apenas no final derradeiro. Até mais!

Witch & Wizards - James Patterson
1- Bruxos e Bruxas
2- O Dom
3- The Fire
4- The Kiss

14 comentários:

  1. Eu ainda não li Bruxos e Bruxas, até porque li algumas resenhas negativas e acabei desanimando. Acho que é como você falou, faltam detalhes, um maior aprofundamento da história. E pelo visto, O Dom melhorou em alguns aspectos e caiu em outros, então ainda não estou decidida se vou ler ou não.

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Eu não tenho vontade de ler essa série pois sei que irei me decepcionar assim como quase todos que estão lendo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li Bruxos e Bruxas estou esperando meu livro chegar, por isso não posso opinar muito quanto a O Dom, mas eu tenho lido algumas resenhas sobre o livro, claro que apenas para ver a opinião dos blogueiros quanto ao enredo e não para ver detalhes sobre o enredo, pois quero desvendar por mim mesma ele. Enfim, muitos tem reclamado da mudança de co-autor, pois tornar a escrita do livro diferente, alguns não tem gostado outros tem então ainda estou meio em duvida quanto a se eu vou gostar, mas eu só saberei se ler né?

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Yas!
    Ainda não li o primeiro volume #pena, então não conheço a fundo a série, mas ouvi muitas criticas, muitas de cada lados, mas muitas são negativas :/ usando como exemplo que o autor é muito bom, mas o primeiro livro deixa a desejar, e parece que o segunda também :/
    Bem ):
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yas!
    Ainda não li o primeiro volume, então não tenho muito a dizer sobre a série, mas vi muitas criticas, dos dois lados, bons e ruins, mas muitíssimas foram ruins, no caso que se trata de um ótimo escritor, mas que o livro deixou a desejar, e parece que o segundo também :/
    Bem ):
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Yasmin!! Tudo bem??
    Tenho o primeiro livro em casa, mas ainda não comecei a ler. Estou curiosa, porque as opiniões são muito diferentes sobre esta série. Mas pretende ler em breve!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Ainda não li o primeiro, mas quero muito ler justamente porque a ideia é boa, mesmo com os comentários que o mundo não é nada desenvolvido, sei lá talvez seja uma decisão errada, mas quero conferir, achei a ideia do autor ótima e pelo que disse não é duzentos por centro ruim. Adorei a resenha e o jeito que abordou o assunto! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não tenho interesse em ler essa série, duas pessoas que eu conheço e que gostam do gênero leram e se decepcionaram, se antes eu não tinha vontade de lê-lo, depois dessa informação realmente não estou afim de arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Ganhei o primeiro, mas ainda não li e estava doida com os kits que a editora montou, como ganhei o primeiro é bem provável que leia a série toda mesmo não gostando. Não sei, suas resenhas como sempre procuram ver o lado bons dos livros, mesmo aqueles mais difíceis e te parabenizo por isso porque as pessoas são tão diferentes e podem gostar, ótima resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Nunca me interessei por um livro do Petterson,sei lá...as premissas não me enchem os olhos...quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    eu ainda não li o primeiro e li em algumas resenhas que nesse segundo não melhora e meio que me decepcionei. O terceiro muda novamente o co-autor e espero que assim melhore.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Já li o primeiro e gostei bastante da premissa apesar de o jeito que tudo foi colocado não ser o melhor, não é ótimo, mas é bom e basta, como não gosto de largar série pela metade estou curiosa para ler esse e vê como fica. A ideia é muito boa e espero ler o terceiro logo para encerrar. Ótima sua resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  13. Pelo que percebi essa falta de resposta simplesmente fez com que o livro não ficasse tão bom quanto deveria. Estou seguindo por resenhas para ver como vai ser o encerramento dessa série, de inicio queria tanto ler, mas depois desanimei, e agora nesse livro dois pensei em ler. Estou assim com essa série ainda.

    ResponderExcluir
  14. Nunca me interessei por essas séries,a sinopsenão me agradam e o tema principal do livro n me agrada!
    Beijoos

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.