27/11/2013

Resenha - O Chamado do Cuco


Nome: O Chamado do Cuco
No Original: The Cuckoo's Calling
Autor (a): Robert Galbraith
Tradutor (a): Ryta Vinagre
Páginas: 448
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando uma perturbada modelo despenca para a morte de uma varanda coberta de neve, fica assumido que ela cometera suicídio. Entretanto, seu irmão tem suas dúvidas e telefona um detetive particular, Cormoran Strike, para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra – ferido física e psicologicamente – e sua vida está uma bagunça. O caso lhe fornece uma salvação financeira, porém com um custo pessoal: quanto mais ele se aprofunda no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias as coisas vão se tornando – e mais perto ele fica do terrível perigo… Um elegante e dominante mistério mergulhado na atmosfera de Londres – desde as silenciosas ruas de Mayfair aos bares clandestinos de East End até a agitação de Soho. Apresentando Cormoran Strike, este é o aclamado primeiro romance criminal de J.K. Rowling, escrevendo sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Conheci o livro no Goodreads antes de saber que se tratava de um livro escrito sob pseudônimo e desde que conheci fiquei curiosa, tanto pela sinopse quanto pelas críticas positivas. Por isso quando saiu a notícia que se tratava de uma história de J.K. Rowling não fez muita diferença. Com uma trama instigante e um ritmo que resgata características perdidas no gênero crime investigativo O Chamado do Cuco é uma história que surpreenderá o leitor.

A história começa nos apresentando o desastre da morte da famosa modelo Lula Landry, que segundo a breve investigação da polícia foi um trágico suicídio. A teoria era corroborada pela vida irregular da modelo exposta na mídia. Três meses depois o caso estava caindo no esquecimento. E é ai que somos apresentados a Robin, uma jovem que vem trabalhando como temporária e acabou de ficar noiva se dirigindo até o escritório onde deve trabalhar por uma semana. Robin não tem tempo nem de se apresentar, é atropelada na entrada por uma mulher misteriosa e é assim que conhece Cormoran Strike, o detetive particular. Robin logo percebe a vida caótica que Strike vive. Porém é a chegada de John Bristow que dá rumo à história. Ele é o irmão mais velho de Lula Landry e três meses depois ainda está convencido de que foi assassinato e não suicídio. Strike não vê futuro no caso, mas diante do ataque efusivo de Bristow, a pilha de documentos obsessivamente organizados que o homem o apresenta e ao bom preço que está disposto a pagar, Strike aceita fazer um exame preliminar no caso. Entrevistando amigos, seguranças, e diversas pessoas que estavam no prédio na fatídica noite Strike começa a desconstruir a vida de Lula e as perguntas vão pouco a pouco surgindo. Contando com a ajuda de Robin e bons contatos Strike verá que tem mais do que uma vida de futilidades por trás do que as câmeras enxergavam em Lula Landry. Se foi mesmo assassinato, qual seria o motivo? Entre traições, mentiras e armações Strike descobrirá que a verdade está longe de ser simples.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola e uma das principais características que marca a história como única é a construção de um mistério investigativo sob personagens. Desvelando uma rede intrincada de personagens Galbraith construiu um mistério à moda antiga, um investigativo com traços que me lembrou o estilo de Agatha Christie. A narrativa é fluida e o ritmo cadenciado, casando muito bem com o aspecto intrincado da trama e aliado a uma ambientação vívida a história é um mistério que revela-se imprevisível, com reviravoltas e pistas sutis, além de um protagonista com uma visão única do mundo, sempre com comentários afiados sobre tudo.

A cada nova pessoa que o detetive conversa o quadro se formava, sempre marcado por uma ambientação vívida e bem comentada. A Londres apresentada pelo autor é parte viva da história assim como a obsessão das pessoas por celebridades e pessoas famosas. Strike é um protagonista fantástico, com um olhar satírico e que age de forma instintiva. Tudo, desde sua história pessoal ao seu método investigativo molda um detetive ao estilo antigo, com mais trabalho cerebral do que científico, com mais sutileza do que ação, ricamente baseada em personagens, mergulhando em um lado abastado e privilegiado da sociedade e no lado sombrio da mente humana. O fim foi inteligente e perspicaz. Robin é uma personagem curiosa e forma uma dupla perfeita com Strike. Aguardarei ansiosa pelo próximo livro.

Leitura rápida, que instiga e cativa o leitor logo nas primeiras páginas. A visão de Strike do mundo de fama e luxo é outro ponto alto da história, que reflete muito da realidade e deixando o leitor com impressões e questões que poucos enxergam. Galbraith aka Rowling construiu um mistério investigativo elegante e meticuloso, com um herói incomum e cativante. A edição da Rocco está perfeita, boa fonte, boa opção de capa e tradução cuidadosa. A história renderia um filme ao estilo noir fabuloso e acredito que em breve teremos a história adaptada já que a autora recebeu diversas propostas. Recomendado a todos que gostam de um bom livro investigativo. Esse é um livro adulto, perfeito para quem gosta de policiais, thrillers, suspenses e crime. Narrado por um veterano de guerra, com um linguajar ácido e uma vida conturbada. Não leia só porque é J.K. leia porque ficou curioso, porque gosta do gênero. Uma trama inteligente, inovadora e bem amarrada. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Cormoran Strike - Robert Galbraith<
1- O Chamado do Cuco
2- Sem Título Ainda
3- Sem Título Ainda
4- Sem Título Ainda

21 comentários:

  1. Eu já tinha visto a sinopse dele livro e tinha me interessado, mas agora sua resenha me convenceu de vez. Eu nem tinha visto que era da J.K., mas não ia fazer diferença pra mim. Com certeza vou conferir. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro antes de saber que era da J.K., então não posso dizer que esse fato nao me influenciou, mas estou sempre lendo resenhas positivas dele - ao contraio de morte súbita, e isso me deixou mais feliz ainda e me animou que eu pudesse lê-lo.
    Eu sou nova nesse ramo de trillers e policiais, mas tenho certeza que meu pai vai adora!
    Quem sabe dou para ele tiro uma casquinha hahaha
    A edição está lindíssima também, vi o de capa dura na livraria e me encantei!
    Ótima resenha =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Estava muito na dúvida porque não gosto muito de livros com muita ação e mesmo sendo da Rowling não sabia se lia, mas sua resenha me deixou morta de curiosidade! Eu amo livros com muitos personagens na trama, é sempre ótimo ver histórias que precisam de todos e não fica ninguém solto sem função, amei o que disse também sobre os comentários do personagem. Muito curiosa, amei a edição capa dura, preciso dele logo. Amei a resenha, bjo para ti!

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu adoro a JK por HP, e lí Morte Súbita (não gostei tanto quanto espera, deixou um gostinho de quero mais) não por ter sido ela quem escreveu, sim porquê gostei do gênero, só soube de O Chamado do Cuco quando divulgaram que RG era um pseudônimo da JK e me interessei novamente, livros policias, dramáticos e de suspenses estão entre os gêneros que mais gosto, principalmente os do James P. (acho ele incrível).
    A capa ficou muito linda, melhor que a original na minha opinião!
    Quero muito ler, e agora subiu alguns espaços na minha lista de "prioridades"!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu gosto de livros investigativos e saudades de Poirot... o que gostei é que o livro tem uma versão de capa dura. Que bom que esse livro é bom e não só fogo do momento.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olha, só de saber que é da J. K. eu ja me aventuraria. Sem saber quem é o autor eu já leria, pois adoro essa temática. Já li várias criticas positivas sobre ele e com certeza está na minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito ansiosa, mas tenho que admitir que a maior parte dessa ansiedade é pelo fato do livro ter sido escrito pela rainha J.K. A história parece ser bem interessante!
    Estou seguindo o seu blog, poderia seguir o meu?
    respiramoslivros.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro thrillers, policiais, cheios de suspense e com muita adrenalina. Só o que li na resenha, foi o suficiente para despertar meu desejo de ter o livro para ler, principalmente sendo de J.K.Rowling, usando pseudônimode Robert Galbraith.

    ResponderExcluir
  9. Adoooro livros com esse ar de mistérios! Quero muito ler. ;)

    ResponderExcluir
  10. Olha, só de saber que é da J. K. eu ja me aventuraria. Sem saber quem é o autor eu já leria, pois adoro essa temática. Já li várias criticas positivas sobre ele e com certeza está na minha lista.
    Adorei a resenha =)

    ResponderExcluir
  11. Oiii, fiquei feliz com essa resenha desse belo livro, que parece ser um super livro, com uma suprer trama, muito bem intricada, bem escrita, também sendo da rainha né. Amo romances policiais, detetives *-* E esse parece ser um livro ótimo, muito bem colocado, bem indicado... então é obvio que vai pra minha listinha. bjs

    ResponderExcluir
  12. Tenho que confessar que a curiosidade maior sobre esse livro é por ele ter sido escrito pela J. K. Rowling ... mas além disso, o enredo me parece bem interessante e toda essa história com mistério e investigação policial me chama muito a atenção.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de já ter lido outras resenhas positivas sobre esse livro não consigo me interessar o suficiente para lê-lo. Ainda mais sendo uma série, vou acompanhar por resenhas e ver como vai desenvolver.

    ResponderExcluir
  14. Não curto muito romanc policial, mas fiquei curiosa com O chamado do cuco, pois foi um livro que antes mesmo de ser descoberto que a J.K o tinha escrito, ele já estava recebendo muitos elogios. E devo confessar que ainda não li nenhum livro da J.K. Rowling, espero mudar isso o mais rápido.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler, além de ser de um gênero que gosto muito é de uma das minhas autoras favoritas e agora ainda por cima estou vendo resenhas super positivas, adorei sua resenha e tudo o que falou, sei que lê muitos policiais então deve ser bem acurada, o personagem parece bem interessando e a capa é a versão perfeita, sem falar que amo Londres. Ótima sua resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  16. Acho que "O Chamado do Cuco" assim como "Morte Súbita" me pareceu, a primeira vista, aquele livro que no começo tem um desenvolvimento mais lento devido a introdução da história e dos personagens. Mas quando pega ritmo... saí de baixo! Fora do mundo de Harry Potter, a J.K. me surpreendeu muito provando uma coisa que todos já sabiam: ela sabe escrever para adultos. Estou muito ansiosa para ler esse livro e a sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  17. Doida pra ler esse livro.Já estou com ele no meu kindle e acho que vou aproveitar esse restinho de ano para ler, já que gosto do gênero, acho que vou ler bem rapidinho e sua resenha atiçou um pouco mais a minha vontade de ler,rs.

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler esse livro agora, amo a escrita da J.K., mas me decepcionei um pouco com "Morte Súbita", espero que esse seja melhor.

    ResponderExcluir
  19. Adoro thrillers policiais, apesar de nunca acertar que é o assassino ou seus motivos pelos crimes... mas eu sou aquela que nunca leu/assistiu Harry Potter e não conhece nada sobre a escrita da J. K. ¬¬

    ResponderExcluir
  20. Comecei o livro ontem confesso que fiquei muito bem impressionada com inicio, a principio fiquei em duvida se deveria ler este livro por se tratar de uma escritora voltada para o publico infanto juvenil mas sua resenha veio á confirmar minha primeira impressão

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.