03/11/2013

Resenha - Mago: Aprendiz


Nome: Mago: Aprendiz
No Original: Magician: Apprentice
Autor (a): Raymond E. Feist
Tradutor (a): Cristina Corrêa
Páginas: 432
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.

Faz uns dois anos que vi a série do autor Raymond E. Feist no Goodreads. Na época estava começando o blog e estava pensando na quantidade de séries de fantasia que jamais veria no Brasil. A lista era grande e a saga de Riftwar, também conhecida como Saga do Mago estava nela, porém no final do ano passado quando soube que a Saída de Emergência viria para o Brasil soube que as chances eram boas de a série enfim chegar por aqui e foi com enorme surpresa que descobri que a saga era a escolha da editora para estreia nacional. Logo na apresentação percebemos que estamos diante não só de uma grande obra, mas também de uma edição cuidadosa e bem elaborada. Conheçam Mago: Aprendiz, a primeira parte da história de Pug.

A sinopse dá o corpo básico da trama, mas vou falar um pouco assim mesmo da história que começa com o jovem Pug ficando perdido em meio a uma grande tempestade. Longe do castelo o garoto é chamado para se abrigar na estranha cabana que ele nunca soube que existia no meio da floresta. Lá ele conhece Kulgan e apesar da longa conversa que tiveram as semanas que se sucedem passam sem nenhum grande acontecimento. Quando a semana da Escolha chega Pug já sem nem lembranças do encontro está ansioso. A Escolha é o dia que todo garoto vira homem. Um marco onde os mestres em seus ofícios escolhem os jovens aprendizes. Pug quer entrar para o exército do Duque, assim como seu amigo Tomas. Mas à medida que o pátio vai ficando vazio o coração de Pug aperta. Quando todos os mestres escolhem Pug tem certeza que sobrou, por isso mal acredita quando Kulgan pede por ele. Pug nunca sonhou em ser aprendiz de mago, mas fica grato por não ter sobrado. Ser órfão já é ruim, se tivesse ficado sem ofício seria seu fim. Pug muda-se para a torre do mago, e entre os estudos e as roupas novas Pug nunca esteve melhor, mesmo com a frustração na hora de estudar. Kulgan acredita que sua magia é diferente e Pug tenta se apegar a essa ideia. Pug só acredita nisso após salvar a princesa de um ataque de dois trolls. Transformado em escudeiro na corte do Duque a vida de Pug vai bem até o dia em que um misterioso navio naufragado chega a praia. Diferente de tudo já visto o navio é um presságio de guerra. Pessoas estranhas e uma magia desconhecida, o pequeno ducado de Crydee e todo o reino estão prestes a enfrentar dias sombrios e Pug estará no olho desse furacão...

A premissa básica é o crescimento de Pug. De um jovem órfão vivendo na torre da cozinha, a aprendiz de mago e escudeiro da corte do duque até as páginas finais, que não posso revelar. Através de uma narrativa rica e fluida o autor nos leva em um ritmo cadenciado que ao mesmo tempo que constrói uma personagem fascinante apresenta uma trama repleta de mistérios e intrigas. O universo é fascinante, a ambientação vívida, marcada por descrições pontuadas, marcantes sem serem longas. Midkemia é um mundo interessante, com os melhores elementos da fantasia em uma organização intrincada, com um histórico de guerras e conflitos no passado e um cenário atual que mostra a calmaria que antecede a guerra. Com elfos, anões, elfos das trevas, trolls, goblins, reinos de diferentes culturas, organização de magia diferentes e uma política que liga todos no conflito vindouro.

Se você pensa que todos esses elementos soam clichê é porque não conhece a organização que Feist dá para todo o cenário. A ideia do autor para a guerra é simplesmente brilhante. Não só engenhoso como criativo e as diferenças entre os povos são outro fator que enriquece a história. Feist não criou um mundo, mas dois mundos, ligados de forma perspicaz em um conflito com motivos plausíveis a frente de motivos misteriosos. Estou curiosíssima para ler a segunda parte, o livro foi dividido em dois em diversos países, e descobrir logo quais são as intenções dos tsuranis e claro da Assembleia. O desenrolar expande a trama em vários caminhos, apresentando mais detalhes do mundo e abrindo novos frentes na trama, deixando muitas perguntas no ar e a expectativa de muitos conflitos.

Leitura rápida, marcada por uma prosa rica e harmoniosa, que surpreende pela complexa organização e desenrolar da trama, que envolve diversos universos criativos e inovadores. Os personagens são cativantes e com personalidades interessantes. Desde Pug e Kulgan, aos príncipes, passando por Thomas e os poucos tsuranis que aparecem já nesse volume. Raymond E. Feist é um exímio contador de histórias, com uma escrita marcada pelo entrelaçar de tramas.

A edição da Saída de Emergência Brasil está espetacular. Com uma fonte ótima, uma diagramação marcada e uma bela capa. Sem dúvida o livro renderia um ótimo filme. Não apenas criativo, mas complexo e interessante. Recomendado a todos que procuram uma fantasia com todos os melhores elementos da fantasia. Tramas políticas, guerra, intrigas e muita ação marcada por cenas muito bem descritas. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Saga do Mago - Raymond E. Feist
1- Aprendiz
2- Mestre
3- Espinho de Prata
4- As Trevas de Sethanon

30 comentários:

  1. Aprendi a gostar de fantasia lendo suas resenhas, são sempre tão empolgadas que fica impossível não ficar curiosa, mesmo nas que você não gosta muito. Mago Aprendiz é um que quero muito ler, primeiro para ver a edição da SdE e depois porque a história parece bem legal, mais leve e tal, apesar que lendo a resenha e agora sabendo que tem guerra. Não deve ser tão leve, mas parece muito bom o livro. Curiosa. Adorei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin.
    Recebi esse livro da editora, e pretendo começar a ler hoje.
    Ele tem um trabalho gráfico lindo, fiquei encantada.
    Espero também me encantar com a narrativa do autor.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Pelos deuses! Como quero ler este livro. Fiquei apaixonada pelos lançamentos da Saída de Emergência, que já conhecia de Portugal. Mas infelizmente até agora só li a Revista Bang! Deles que por sinal é muito boa e me deixou com água na boca. Tive até que comprar The Court of the air e Tigana em inglês, mas com certeza vou comprar em português também pra prestigiar a editora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Yasmim!!
    Adorei sua resenha..eu sou apaixonada por fantasia e adoro histórias que envolvem magos *--*
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, apesar de só pelo titulo e capa ja ter colocado ele na lista de desejados..hehehe..mas agora lendo sua resenha só fiquei com mais e mais vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Estou muito curiosa para ler essa série justamente pelo que você disse, que começa com ele jovem até ele adulto, acho incrível quando livros de fantasia fazem isso, enriquece mais e prende mais o leitor, pelo menos eu adoro encontrar um livro que acompanha toda a trajetória e não só um trecho, após tanta coisa que também importa. Acho que de tudo o que me disse na resenha isso é o que mais me deixou curiosa, além do fato da guerra. Conta ai qual é o segredo, haha. Amei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Amo livros de magia, sei que vou apaixonar por esse.
    Ainda mais tendo diversidades: "Com elfos, anões, elfos das trevas, trolls, goblins, reinos de diferentes culturas, organização de magia diferentes e uma política que liga todos no conflito vindouro." Deve ser ótimo, e parece ser bem construído! Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a paquerar esse livro logo pela capa, dps eu me apaixonei por ele pela sinopse e agr sua resenha .. eu quero ter filhos com ele KKKKK' ! Que história perfeita , e amém .. O NATAL ESTÁ CHEGANDO !!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha. Já tenho esse livro anotado na minha lista de desejados desde o seu lançamento. Agora lendo a sua resenha, meu desejo de ler o livro só aumentou.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha, não fazia ideia se ia gostar ou não, mas amei tudo o que disse. Estou gostando cada vez de fantasia e adorei ver uma editora voltada para o gênero e ainda por cima para as melhores séries do gênero. Curiosa sobre a guerra, gosto muito de livros com tramas de guerras, quanto mais complicado melhor. Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de histórias de Magos, fantasia. Me lembra jogos hahahahaha , é um livro que eu adoraria ler e meu namorado adoraria ter! kkkkk , achei muito interessante, e é o estilo de livro que curto *_* Gostei da resenha :D

    ResponderExcluir
  11. Tudo que li sobre este livro só está me provando que é magnifico, muito criativo e rico de detalhes. Parece uma trama completa, com mistério e aventura. A capa é muito linda, digna de cartaz de filme (:

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela resenha,estou de olho neste livro desde seu lançamento e estou morrendo de curiosidade para ler, amo fantasia e um livro deste gênero ainda não li um livro sobre magos!!

    ResponderExcluir
  13. Mais uma série entrando para minha lista...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Uma história um pouco diferente das que eu leio. Quero muito esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Toda essa ambientação com cara de Idade Média já me deixa curiosa e com vontade de ler a história. A temática é muito interessante e tendo magia envolvida, acho que pra mim já é um bom começo.

    ResponderExcluir
  16. Também me lembro que adicionava muitos livros a minha lista de ler no goodreads sem esperanças de que muitos deles fossem um dia publicados no Brasil e felizmente eu estava errada, hoje tem tantos livros que eu queria ler que já foram publicados q eu tenho que pensar com calma qual será a minha próxima leitura. Mas não me interessei pelo livro :/

    ResponderExcluir
  17. Oi! Amei a resenha para começar e também sou uma das que fica adicionando os livros no GR sem esperança, para você que ama fantasia a coisa anda boa, mas para mim que amo distopia na frente de tudo anda duro, nunca sai nada do que quero ler por aqui... Esqueceram das distopias... Falar do livro, fiquei curiosa quando lançou porque é de editora nova e tudo, agora lendo a resenha me lembrou as fantasias mais tradicionais e me deixou bem curiosa. O personagem parece ótimo e o lance da guerra que você comentou me deixou curiosa, porque não falou mais? Haha, ótima resenha como sempre, as capas da série são lindas. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Não faz muito meu estilo, não tenho lido quase nada de fantasia, fantasia, mas adorei sua resenha, me deixou bem curiosa e também queria ter algo da editora para conhecer, o outro que eles vão lançar estou bem mais curiosa porque gosto de steampunk, esse Mago pelo que disse é fantasia mais tradicional e por isso talvez eu leia. Você escreveu uma resenha ótima, ainda mais quando você gosta do gênero mais. Ótima resenha e bjo!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pela resenha, muito bem esplanada e com muita qualidade, Eu comprei o Mago -Aprendiz, no segundo dia do seu lançamento, terminei o livro em dois dias, realmente é muito bom! Aguardando o segundo.

    ResponderExcluir
  20. Só tive conhecimento dessa saga quando soube do lançamento dela aqui no Brasil. Me amarro em histórias com essa pegada de magia, guerras, mistérios, fantasia, etc. O legal é que o autor conseguiu ser bastante criativo na criação do seu mundo. Estou com muita curiosidade pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu gostei muito da resenha e estou com vontade de ler o livro, fico imaginando o que se espera de Pug e se ele é especial. Penso que esse livro na capa dura seria lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Esse tipo de livro prende o leitor, adoro livros assim!

    ResponderExcluir
  23. Agora com a saída de emergência a fantasia no Brasil vai crescer bastante. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  24. Impossivel não se animar com esta historia ao ler sua resenha, confesso que nunca li nada sobre magos e isto desperta uma curiosidade enorme sobre este livro, e esta capa é linda...

    ResponderExcluir
  25. Eu já quero esse livro faz algum tempo e depois da sua resenha, preciso dele agora.

    ResponderExcluir
  26. eu também não esperava que um dia fosse lançada no BRASIL, assim como penso que as de spin-off de A Song Of Ice And Fire nunca serão :/ mas tá aí, né? e viva a literatura fantástica õ/

    ResponderExcluir
  27. eu também não esperava que um dia fosse lançada no BRASIL, assim como penso que as de spin-off de A Song Of Ice And Fire nunca serão :/ mas tá aí, né? e viva a literatura fantástica õ

    ResponderExcluir
  28. Faz tempo que estou de olho tanto nesse livro, quanto em O Poder da Espada. Tô amando a Saída de Emergência, que é uma editora que parece ter muitos livros de fantasia! ♥ Devo dizer que não gosto tanto dessa capa, porque gosto daquela fantasia brilhante, de pixie dust, fadinhas e etc, mas essa também pode ser bem interessante... Parece ser mais sombria.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.