25/11/2013

Resenha - Entre O Agora e O Nunca


Nome: Entre O Agora e O Nunca
No Original: The Edge Of Never
Autor (a): J.A. Redmerski
Tradutor (a): Micheli Vartuli
Páginas: 368
Editora: Suma de Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na luta entre a mente e o coração, o importante é não duvidar do destino. Ela mora com a mãe e trabalha numa loja, e seu sonho de viajar pelo mundo de mochila nas costas parece cada vez mais distante. Ian, seu namorado, morreu num acidente de carro há um ano. O pai abandonou a família e o irmão mais velho, Cole, está na prisão. A gota d’água é o cancelamento do plano de morar com a melhor amiga, Natalie, quando o namorado de Nat revela que está apaixonado por Camryn. Perdida, sem saber o que fazer, Camryn vai para rodoviária e pega o primeiro ônibus interestadual, sem se importar com o destino. Com uma carteira, um celular e uma pequena bolsa com alguns itens indispensáveis, Camryn embarca para Idaho. Mas o que ela não esperava era conhecer Andrew Parrish, um jovem sedutor e misterioso, a caminho para visitar o pai, que está morrendo de câncer. Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois. Camryn tenta lutar contra o sentimento, já que jurou nunca mais se apaixonar desde a morte de Ian. Andrew também tenta resistir, motivado pelos próprios segredos.

Faz pouco mais de um ano que conheci o gênero new adult e desde então a cada novo lançamento do gênero por aqui fico na mesma indecisão, vale a pena ler ou não vale. E quando a Suma de Letras anunciou o lançamento do livro da autora J. A. Redmerski fiquei muito na dúvida, mas mesmo assim adquiri o livro e foi em uma segunda-feira meses depois que comecei a lê-lo após abrir a estante para pegar alguns marcadores. Foi um rompante, era só uma olhadinha e menos de quatro horas depois o livro estava terminado. Redmerski consegue uma história deliciosa e bastante romântica.

Camryn está passando por um tempo difícil. Depois de perder o namorado em um trágico acidente de carro, ver o pai abandonar a família e o irmão mais velho ser preso, tudo o que Camryn quer é formar e morar com sua melhor amiga enquanto pensa em um escapatória para sua vida. Porém quando o namorado da sua amiga se declara para ela e mente para a amiga dela causando uma briga cheia de palavras duras Camryn não pensa. Simplesmente junta um pouco de roupa, suas economias e seu celular em uma mochila e parte para rodoviária onde embarca para Idaho, um destino escolhido aleatoriamente. Camryn não pensa nos perigos que pode enfrentar viajando sozinha em um ônibus interestadual. Ela tem 19 anos, mas parece mais jovem do que é e é isso que chama atenção de Andrew. O que aquela garota estava fazendo em um ônibus daquele? Será que não percebeu o estranho quarentão olhando-a de forma indiscreta e nojenta? Andrew se aproxima de Camryn para protegê-la, e sabe que precisa lutar contra o estranho sentimento que ela desperta nele. Já Camryn tenta entender porque Andrew se aproximou dela. Com suas músicas estranhas e olhar penetrante Andrew tem algo que a atrai. E as coisas que acontecem a seguir unem ambos em uma viagem através do país que os mudara e unirá para sempre.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua história. Através de dois pontos de vista Redmerski constrói uma relação que começa de maneira inusitada, mas que consegue ser crível. A história flui em um ritmo leve e a autora se utiliza dos diálogos para desenvolver não só a trama como a personalidade dos protagonistas. Outro ponto que serve de diferencial para sua história é o romance, que ao contrário de alguns new adults é menos sexual e mais cadenciado, evoluindo de forma gradual, o que torna o tom mais realista. Uma história off-road com uma ótima trilha sonora e dois personagens que cativam o leitor à medida que a história avança.

Em uma história sobre cair na estrada é preciso uma boa ambientação e a ótima percepção da autora fica nítida nas descrições, refletindo em uma ambientação bem construída que aliada a trama enriquece a história, funcionando a seu favor. Adicionando isso ao fato de Redmerski apresentar dois protagonistas com ótimas personalidades e histórias pessoais interessantes o resultado é um new adult diferente, que aborda um cenário novo no gênero e que conquista ao leitor. Andrew é um dos protagonistas homens de new adult que mais gostei e Camryn é a protagonista mulher mais real que vi do gênero. Ela não é chata em momento nenhum ao contrário do que vemos em quase todos os casos. Uma narrativa harmoniosa e um romance que até o final foi bem construído. A autora trouxe algo no fim que julguei desnecessário, mas que pouco importou na qualidade da história em si.

Leitura rápida, com um bom ritmo e que desenrola um romance criativo, com bons personagens e uma ótima narrativa. Redmerski conseguiu uma história atual e crível, que expande as bases do gênero new adult. A edição da Suma está ótima, desde a fonte até a adaptação da capa. A história ficaria perfeita no cinema se adaptada fielmente. Além do cenário ser instigante e o clima de viagem ótimo, os personagens e os temas que marcam a história são muito bons. Recomendado a todos que gostam do gênero e também aos que querem começar nele. Música, viagem, romance, crescimento, perdão e recomeço. Redmerski une temas que marcam a passagem para a vida adulta em um romance delicioso. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Entre o Agora e O Nunca - J.A. Redmerski
1- Entre O Agora e O Nunca
2- The Edge Of Always

18 comentários:

  1. Realmente o gênero New Adult tem livros ótimos. Ainda não li esse, mas já vi vários elogios... Adorei a resenha, parabéns!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Já esse livro e amei!
    Amei a leitura do começo ao fim (também achei um tanto desnecessário o fim, mas a história toda é maravilhosa!).

    ResponderExcluir
  3. Esse livro foi um dos melhores que li esse ano, gostei muito, cheio de sensualidade, estou amando esses New Adult.
    A capa é linda e tem a ver com o livro, não gosto quando não tem nada a ver .
    Eu gostei do final gosto de saber o que vem depois só achei meio fraquinho

    ResponderExcluir
  4. Logo quando esse livro saiu achei a capa bem interessante e fiquei curiosa para ler e saber mais sobre a trama :) E fiquei feliz de ler sua resenha e perceber que a historia é realmente interessante.
    Vou colocar ele na minha lista de desejados =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estava super curiosa quando lançou por causa do lance das músicas que a editora divulgou, mas acabou ficando, e agora que vi sua resenha morri de susto, tinha esquecido que tinha sido lançado e amei cada trecho da resenha, eu acho que esse é um dos que mais vou gostar, curiosa sobre o fim, já é a terceira pessoa que comenta sobre. Amei a resenha, beijo para ti!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ele não me chamou a atenção, mas depois de sua resenha penso em comprar. Sabe que tem horas que eu também quero pegar a mochila, o cel e sair pra viajar - o que dificulta é ter as economias.
    Estou curiosa para saber o desenrolar da viagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas sobre esse livro com pontos negativos e pontos positivos, o que tinha me deixado com o pé atrás . Agora lendo sua resenha e vendo que você o elogia, decidi que vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse gênero está dando o que falar né, mas não é de menos, pois sempre são livros muito bem escritos com tramas muito românticas. E esse não parece ser diferente, a capa já revela um ar meio deprimente, que nos revela o inicio da história, e como em um bom romance, o amor vence o mal, a tristeza nesse caso, e o casal parece que vai me soltar muitos "owns" durante a trama, um livro que com certeza será uma boa pedida. Quero conhecer a história por trás dos personagens, os segredos do protagonista, e como eles irão se unir e se apaixonar. Então muito bem colocado na minha lista (: Bjs

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser ótimo, e vai ter continuação não é? Estou louca para lê-lo e assim que der vou fazer isso.

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro em julho e ainda não o li, estou super ansiosa e tenho vontade de passa-lo na frente de todos os livro da minha ordem de leitura, e ler resenhas dele só me deixa mais ansiosa, rs

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos do gênero new adult que tenho vontade de ler, parece que fica mais tempo no romance do que no sexo e eu prefiro assim, algum desenvolvimento é sempre melhor do que tudo direto e reto, sua resenha me deixou com mais vontade ainda agora que sei que tem mesmo música e não foi só divulgação da editora, ótima sua resenha! abraços!

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro sempre me chamou atenção mais do que qualquer outra coisa, é muito bonita. O enredo não me atraiu tanto quanto a capa, mas parece sim ser uma boa história. A personagem principal faz algo que muitas pessoas, inclusive eu, sente vontade de fazer em algum momento da vida: viajar sem rumo.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ótimo, gosto muito de New Adult, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada de New Adult, mas essa estória parece fugir do normal e ser bem interessante. A impressão que eu tenho de NY é que eles vão colocar dois jovens desesperados e que não conseguem controlar seus hormônios, mas como disse, esse parece ser diferente. Faz um tempo que vejo sua capa por aí, mas sua resenha me deu vontade de conhecê-lo.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro em muitos momentos me deixou extremamente arrepiada, ele é tocante, o envolvimento entre esses dois é apaixonante, te faz desejar querer pegar um ônibus e esperar para que um cara como Andrew entre pela porta e te conquiste. Eu recomendo muito esse livro para pessoas que amam romance como eu.

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha! amo esse livro! to louca para ver o próximo! Recomendo muito esse livro

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro e amei, seu único defeito é que eu achei que o amor entre Camryn e Andrew foi rápido demais, tirando isso o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Eu li e reli esse livro, até a continuação chegar... Eu tô amando esse gênero new adult...
    Andrew e Cam me deixaram apaixonada e eu leria mais 400 páginas do mesmo livro. Eu li "Entre o agora e o sempre" e gostei tb, mas não tanto quanto o primeiro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.