13/11/2013

Resenha - Easy


Nome: Easy
No Original: Easy
Autor (a): Tammara Webber
Tradutor (a): Ivar Panazzolo Junior
Páginas: 305
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

Sempre ouvi falar maravilhas da escrita de Tammara Webber e mesmo não tendo muita curiosidade sobre a história quando a editora Verus anunciou seu lançamento fiquei tentada a ler. Por isso quando o exemplar chegou da editora aqui em casa fiquei feliz com a chance de conhecer Easy. E para minha imensa felicidade Tammara Webber mais do que constrói um romance new adult. Pela primeira vez li uma história no gênero marcada por temas bem desenvolvidos e um tom que valoriza as coisas que realmente importam em uma pessoa e em uma relação.

Jacqueline está arrasada. Depois de seguir o namorado do colégio para a faculdade que ele queria o relacionamento chegou ao fim. Como musicista está frustrada e arrependida de sua decisão. Poderia estar cursando o melhor curso nas mais conceituadas faculdades de música, mas está presa em um lugar que detesta e a uma aula extra que não precisava estar cursando. Escolhera economia por causa do namorado e agora depois de matar várias semanas de aula está enrolada, correndo o risco de repetir o semestre. Para piorar a situação Jacqueline ainda não acredita que quase foi estuprada pelo melhor amigo do ex-namorado. Se o estranho Lucas não tivesse surgido no estacionamento Jacqueline não sabe o que poderia ter acontecido. Ainda em pânico com tudo o que aconteceu ela precisa enfrentar as aulas de tutoria de economia se quiser passar. Organizando trabalhos e estudando sem frequentar as aulas Jacqueline recupera suas notas e desenvolve uma estranha relação com o tutor da matéria ao mesmo tempo em que concorda em sair com Lucas. Jacqueline começa a cursar o curso de defesa pessoal do campos e quando um segundo incidente envolvendo o amigo do ex-namorado Jacqueline está decidida a mudar as coisas, mas quando sua relação com Lucas é ameaçada por segredos do presente e do passado, ela precisa lutar pelo que quer e enfrentar seus medos.

A premissa básica é essa, a história começa com a tentativa de estupro e desenvolve a partir daí uma história sensível, realista, marcada por uma narrativa forte e fluida, que apresenta uma trama rica e interessante, que chama atenção acima de tudo pela forma com que se desenvolve. Tammara Webber conseguiu desenvolver temas sérios de maneira realista. A relutância das vítimas de abuso sexual em relutar, o longo caminho até a coragem de enfrentar o agressor e fazer a denúncia. A possibilidade aterrorizante de um ataque frustrado acontecer novamente e os horrores da sociedade moderna que ainda protege os agressores nos mais variados círculos sociais. Webber possuiu uma prosa harmoniosa e perspicaz que consegue cativar e instigar o leitor ao mesmo tempo em que desenrola um romance diferente, crível e realista.

Os personagens são outro fator que chama atenção para o traço da autora. Jacqueline e Lucas formam um casal diferente, com uma química mais real e palpável, e a maneira que o romance deles aconteceu foi perfeita. A ambientação também foi cuidadosa e a autora consegue aliar um cenário preciso a história, sem voltas ou detalhes irreais. A história entre para a lista dos new adults mais realistas, com uma evolução ao longo dos capítulos e uma trama que descreve com destreza o processo que uma pessoa vive quando algo assim acontece. Vi pessoas irritadas por Jacqueline não correr na polícia e não entendo, a vida real é assim. Vítimas de estupro ou tentativa geralmente não denunciam, tem dificuldades de expor a situação e Tammara Webber conseguiu dar voz a situação muito bem, até a inevitável proteção que as universidades americanas dão aos agressores.

Leitura rápida, instigante e deliciosa, que flui de forma natural, desenvolve temas sérios de maneira adequada, fugindo de clichês e amarrando uma trama quase perfeita. O único ponto que merecia mais destaque é a personalidade de Lucas. Ele é um personagem muito interessante, e que poderia ter aparecido mais. A edição da Verus está ótima, desde a fonte até a capa mantida. A história ficaria perfeita adaptada para o cinema, um filme jovem com uma ótima trama. Recomendado a todos que procuram algo dentro do new adult para começar a conhecer o gênero. Romance, trama interessante e bem desenvolvida, um casal realista e um romance lindo. Leiam e se surpreendam! Até mais!

13 comentários:

  1. Bom dia, Yas!! Nossa, logo cedo venho aqui e me deparo com uma resenha linda de um livro que pelo que vejo é ótimo, pois está a bom tempo nas listas dos mais vendidos. Não me agradou muito o casal da capa, mas parece que na história eles são lindos. Acho importante quando em livros comentam assuntos que devem ser discutidos, as agressões é um tema complicado, mas é uma forma de divulgar de como se defender. O livro parece ser um romance muito gosto de ler, com aquela parte de encontro toda formosa do herói e a mocinha. Está na minha listinha de desejados (: Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou louca para ler esse livro..
    Já faz algum tempo que venho acompanhando resenhas sobre ele e que o elogiam bastante,quero muito tê-lo e conhecer essa história tão fofa!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Quero mt ler esse livro! Ele está na minha lista de desejados há mt tempo, realmente espero adquiri-lo em breve, adorei a sua resenha, ela só me deixou mais ansiosa...

    ResponderExcluir
  4. Eu já tenho o livro, mas ainda não li. Gostei muito da forma como você expôs a história e pelo que você disse, o enredo tem um toque mais próximo da realidade e ao que tudo indica, os personagens forma muito bem construídos e desenvolvidos, o que deixa a trama com mias veracidade e mais agradável de se ler. Está na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Fica difícil falar sobre esse livro. Antes de lê-lo li muitas resenhas, e a maioria dizia mil elogios para o livro. E sinceramente é bem elaborado sim, e amei! Amei a forma que tudo se desenvolveu, amei como a autora foi amadurecendo os personagens, e tudo mais. O casal é lindo juntos. Não sei se aconteceu com todos, mas desvendei o mistério dela antes de ser revelado no livro e isso me decepcionou. Mas, não é nada que estragou o livro para mim, para mim isso só ficou as vistas demais. É um lindo romance, muito bonito!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor
    A história gira em torno da personagem devastada pelo término de um namoro e ela precisa se reencontrar, superar esse relacionamento e lutar por tudo que deixou de lado por ele. E é nesse momento, de fragilidade e confusão, que ela sofre uma tentativa de abuso sexual e encontra o homem que vai mudar sua vida de cabeça para baixo. Entre os conflitos internos vivenciados pela personagem principal surge um romance de tirar o fôlego. Como não se apaixonar por um homem assim? Intenso, preocupado, centrado, vulnerável… Acredito que no livro os personagens são envolventes e existe uma abordagem intensa sobre temas polêmicos, fortes laços de amizade,sobre o crescimento pessoal que o término de um relacionamento pode acarretar, sem mencionar os problemas familiares. A narrativa da autora se apresenta envolvente. Acredito que Easy é mara!!!! Bjus

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso desse livro! Sua resenha me deixou morrendo de curiosidade, gente o que você falou ali de ser um dos new adult mais realista, amei! O casal parece super fofo e a premissa é de deixar qualquer um torcendo. Será que a editora vai lançar o ponto de vista do Lucas também? Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nem me fala desse livro! Parece que todo mundo já leu menos eu, o casal eu já achava fofo de ver os outros comentarem, mas lendo sua resenha morri de curiosidade, os temas abordados são ótimos e o jeito que você fala do livro fica claro que ele é mesmo um new adult bem diferente e melhor. Ótima resenha em me convencer de novo! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Nossa,adorei sua resenha,diz muito do que eu pensei sobre o livro. Particularmente,apaixonei-me pelo Lucas,de verdade. E a história em si me conquistou por ser seria, sem ser chata. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Sempre li maravilhas desse livro, mas eu ainda não consegui fluir com a leitura - estou bem no começo. Contudo, estou curiosa sobre o tutor e com quem ela fica no final.
    bjs
    Obs: Viu que sairá um livro com a visão do Lucas?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não imaginei que esse fazia parte dos new adults bons, mais suaves ou mais interessantes, sua resenha me deixou bem curiosa ainda mais porque não estava esperando gostar dele e nem ler, parece muito bom! Ótima sua resenha, e ele parece um dos melhores new adult, fiquei curiosa já que leio só os mais suaves e interessantes do gênero. abraços!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha.Estou interessada pelo livro,apesar de não ler romances a algum tempo. Acho que abordagens mais profundas e com um tema mais dificil de ser tratado são fatores positivos do livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho esse livro e amei! Concordo quando disse que poderíamos ter um pouco mais do Lucas... Eles realmente formam um casal real e a história é tão boa que quando vc percebe, o livro acabou.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.