07/11/2013

Resenha - A Casa de Hades


Nome: A Casa de Hades
No Original: The House Of Hades
Autor (a): Rick Riordan
Tradutor (a): Edmundo Barreiros, Alexandre Rapos
Páginas: 496
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades , nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar. No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Não há como descobrir onde ficam as Portas da Morte. E mesmo que soubessem sua localização, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate. Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo.

Quando li os três primeiros livros em meados de maio não esperava ter a continuação em mãos menos de seis meses após ter lido. Adiei a leitura da série justamente pela necessidade de ler um atrás do outro e felizmente pouco depois de ter lido a Intrínseca anunciou o lançamento simultâneo da continuação. Nesse quarto volume o que parecia impossível aconteceu, Riordan se supera, conseguindo elevar ainda mais o crescimento da história.

A história começa pouco após os acontecimentos finais do livro anterior e encontramos a tripulação do Argo II abatida diante da perda de dois de seus membros. Frank, Leo, Hazel, Piper e Jason estão tentando ser fortes, cada um a seu modo se culpam pelo que aconteceu em Roma e se acham menos importante que os demais por isso. Fazem dias que estão tentando cruzar as montanhas para seguir rumo a Grécia, mas estão presos diante dos ataques ordenados por Gaia. Quando Hazel cansada de perder tempo pede um sinal recebe de volta seu cavalo Arion, que deixa Hazel diante da deusa Hécate, deusa das encruzilhadas e que controla a névoa. Os caminhos que Hazel têm diante de si são terríveis, um pior que os outros, mas ela precisa escolher aquele que lhe dará mais tempo. Segundo Hécate se Hazel não conseguir controlar a névoa até eles chegarem na casa de Hades a missão falhará. Cortando caminho pelo sul o grupo corre contra o tempo. No caminho precisarão enfrentar mais do que inimigos. Sem Percy viajar pelo mar é perigoso, e para vencer os exércitos que começarão atravessar as portas da morte precisarão de encontrar o cetro que convoca uma legião romana dos mortos. Nico di Angelo que lidera a missão a fim de cumprir a promessa feita a Percy precisará enfrentar seus medos e segredos. E ele não é o único. Cada um deles precisa começar a acreditar em suas forças se quiserem salvar Percy e Annabeth, que enfrentam um tortuoso caminho pelo tártaro a fim de encontrar as portas da morte a tempo. Contando com um aliado inesperado Percy e Annabeth enxergarão pela primeira vez o outro lado de tudo o que fizeram. Uma jornada que mudará o grupo de semideuses e encaminhará a guerra contra Gaia para a batalha final.

A premissa básica da história é essa e a principal característica dessa nova história não é a viagem em si e os perigos que eles enfrentam, mas o crescimento de cada um. Riordan faz um trabalho excepcional ao amadurecer cada um dos semideuses, expondo camadas desconhecidas dos personagens e indo além em diversas partes. A narrativa que já era rica, ganhou mais densidade ao aliar a construção do universo a desconstrução dos personagens. Riordan expande os elementos da mitologia, acrescentando partes muito interessantes e que deixam o leitor maravilhado. A forma como ele intrincou o amadurecimento dos personagens, com o desenrolar da profecia e da trama foi perfeito.

A travessia de Percy e Annabeth através do Tártaro foi duplamente rica, tanto pela ambientação fantástica, com descrições e elementos riquíssimos, quanto pelo lado psicológico. Percy pela primeira vez vê o lado de todos os seres que enfrentou em batalha, o lado de todas as pessoas que lhe ajudaram e que ele deixou pelo caminho, mesmo que involuntariamente. Ao inserir esses questionamentos o autor transforma de maneira irrevogável o personagem. Percy já não é mais o garoto de antes. As situações que eles enfrentam nesse volume são um marco e ao ver o lado contrário da situação Percy muda. E o quanto essa mudança vai refletir na história é algo que estou muito curiosa para saber. Segundo as informações o próximo livro é o último. Os personagens estão mudados, existe muita coisa para ser dita, mais do que o final da guerra o próximo livro promete um ajuste de contas entre todos.

Leitura que flui com naturalidade, agradável e instigante. Riordan a cada nova história enriquece sua escrita, desenvolvendo de forma mais profunda seus personagens, arriscando em suas decisões e crescendo sua história junto com seus leitores. Este quarto volume é o retrato das mudanças, rico, interessante e vertiginoso. A edição da Intrínseca está ótima, muito cuidadosa desde a tradução até a diagramação. Não há muitas chances da série ir para o cinema por causa da idade dos atores escolhidos. O que é uma grande perda porque a história ficaria ótima se adaptada fielmente. Mais rico e mais denso. Recomendado a todos! Ação, romance, um universo interessantíssimo e histórias mais desenvolvidas. Mesmo que não tenha lido a série anterior, leiam! Até mais!

Os Heróis do Olimpo - Rick Riordan
1- O Herói Perdido
2- O Filho de Netuno
3- A Marca de Atena
4- A Casa de Hades
5- The Blood Of Olympians

16 comentários:

  1. Oi! Estava super ansiosa com a sua resenha, e amei, pelo que disse é melhor ainda do que os demais. Eu adoro cada vez mais os livros do autor e tudo o que a resenha diz me deixou curiosa! Como assim os personagens mudam? Como assim eles crescem? Curiosíssima para saber o que o Nico tem de enfrentar e para saber tudo na verdade! Amei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei resenha! Estou super curiosa para ler essa série, mas agora que já está no quatro acho que vou esperar. O que você falou do Percy me deixou muito curiosa, coitado dele e da Annabeth, no tártaro, se lembro bem é o pior lugar de todos, outra coisa gostei do que falou da guerra, parece melhor também. Adorei mesmo, abs!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler essa série, pois já li a outra série do Rick e amei. Já li muitas resenhas sobre esse livro e até agora não encontrei nenhuma que fosse desfavorável, pois creio eu, os livros do Rick são demais. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro, sei que toda a série é boa por ouvir comentários mil afora. Com a sua resenha só deu mais vontade em ler. Mas, estou esperando lançar todos.

    ResponderExcluir
  5. Yasmin, parabéns, uma resenha a altura da série, tio Rick se supera cada vez mais. Estou adiando está serie para ler nas ferias, e parece que terei leituras muito produtivas e regadas de ótimas aventuras. (; bjs

    ResponderExcluir
  6. Uauuuuuuuuu..pela sua resenha deu pra perceber que Rick arrasou nesse livro. Mas, também talento e imaginação ele tem de sobra... Adoro Percy e turminha...Estou louca pra ler esse livro, além de tê-lo é claro...já sei que vai me prender do inicio ao fim.
    parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ainda não comecei a ler esta série,mas tenho a maior curiosidade e sempre vejo tantas resenhas positivas que claro que a curiosidade de saber mais sobre a historia sempre é grande!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhuma obra do Rick, quero mt ler Percy Jackson antes de começar essa série.

    ResponderExcluir
  9. Ai eu não devia ter lido a resenha desse livro. Li os três primeiros em uma tacada só quando soube que esse ia sair, mas ainda soube que a série seria cinco livros e estou guardando este pare ler depois, junto com o próximo e último. Parece ainda melhor do que o anterior e isso é difícil porque o outro foi brilhante. Percy mais adulto? Tramas mais complicadas, é perfeito ver seus personagens favoritos crescerem assim e o autor ser ainda melhor a cada livro. Ótima resenha como sempre, ainda mais que você amou o livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha e amo Rick Riordan, é sempre perfeito. Falou tudo com a resenha. Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, você é sempre super empolgada quando fala do tio Rick e adoro os livros dele. Ainda não li o terceiro e nem esse, ganhei o terceiro, mas andei sem tempo. Não resisti em não ler a resenha, estou muito curiosa para saber como a história chega ai, lista de desejados só crescendo e pelo que disse nesse livro os personagens tão melhores ainda. Eu adoro a Hazel e mal posso esperar para ver ela no centro da história. Adorei sua resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu quero ler logo essa série, gosto muito da narrativa do autor e fico feliz que há um amadurecimento nos personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pelo Percy. Ele marcou minha pré-adolescência e agora a adolescência. Ver sua resenha me deu muito interesse, porque eu estava já meio cansada do que vinha vendo nos livros anteriores de HDO: eles têm que encontrar algo, encontram, e pronto. Mas parece que "A Casa de Hades" vai ser diferente, focando bastante nos personagens. Tomara que o próximo também seja lançado simultaneamente no Brasil e nos EUA :) Ótima resenha!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa, ainda não li esse, tenho ele aqui que coomprei da Bienal, mas ainda nem toquei eheueheu' Amo Percy Jackson <33

    ResponderExcluir
  15. Oi adorei sua resenha....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você. Pra mim este foi um dos melhores livros e sim o autor se supera! Pra mim percy sempre foi o melhor personagem, mas depois de ler este livro minha opinião se voltou para o nico... Estou ansiosa pela continuação em outubro provavelmente :P

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.