12/10/2013

Resenha - Pecados da Casa dos Borgia


Nome: Pecados da Casa dos Borgia
No Original: Sins Of The House Of Borgia
Autor (a): Sarah Bower
Tradutor (a): Mariluce Pessoa
Páginas: 616
Editora: Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Toledo, Espanha, final do século XV. A pequena Esther e sua mãe são obrigadas a fugir para Roma a fim de escapar da perseguição empreendida contra os judeus pelos Reis Católicos. Seu pai, Haim Sarfati, havia migrado para a Itália meses antes, com o objetivo de encontrar fortuna e estabilidade ajudando o cardeal Rodrigo Borgia em sua trajetória rumo ao papado. Anos depois, com a eleição de Rodrigo ao Trono de São Pedro, sir Sarfati se torna um dos banqueiros mais proeminentes da cidade, e as mesmas intrigas políticas que conduziram o novo papa, coroado como Alexandre VI, ao Vaticano lançam Esther em um profuso cenário de paixão, luxúria e ambição. Em nome dos interesses do pai, que quer garantir à filha um casamento próspero e um futuro seguro, Esther se converte ao cristianismo para servir como dama de companhia de Lucrezia Borgia, filha ilegítima do papa. Considerada uma mulher sem qualquer escrúpulo, Lucrezia está prestes a se casar pela terceira vez, agora com Alfonso d’Este, herdeiro do Ducado de Ferrara. Em uma das maiores cortes do Renascimento italiano, Esther é batizada e se transforma em Violante, apelido pelo qual se torna conhecida. Ela logo sucumbe ao esplendor e à corrupção que cercam os Borgia e os Este, e, ao mesmo tempo que passa a ser confidente de uma Lucrezia pouco familiar à maioria dos cortesãos, sente-se cada vez mais atraída pelo irmão de sua senhora, o cruel Cesare. Os rumores sobre o famoso duque Valentino não são suficientes para revelar a Violante o espírito do homem que a seduz. Determinada a conquistá-lo a qualquer custo, ela se torna um fantoche, manipulada por aqueles em quem confia. O amor não degrada apenas sua alma, mas também seu corpo, acometido pelo mal-francês. Quando uma terrível revelação vem à tona, ela finalmente percebe que aqueles que entram para a Casa dos Borgia seguem por um caminho sem volta. Seu coração será colocado à prova, e ela se tornará guardiã de um segredo que deverá levar para o túmulo.

Quando vi o livro entre os lançamentos da Record fiquei tentada pela ideia de finalmente ler um histórico que saísse da Inglaterra e por isso solicitei o livro, porém com a Bienal e tudo o mais acabou passando bastante tempo até o livro chegar. Por isso já não estava tão animada, mas a história apresenta por Sarah Bower cumpre bem a missão de entregar ao leitor um pequeno vislumbre do que era a Itália da ascensão a queda dos Borgia.

A sinopse acima já fala bastante da história e da trama portanto não vou falar muito da história, mas vale notar alguns pontos. A história começa com Esther e sua mãe partindo da Espanha em uma viagem arriscada e sofrida. A mãe dela perece no caminho e ao chegar a Roma Esther cresce tentando manter os mesmos costumes e hábitos. Seu pai prosperou como banqueiro e quando Esther começa a ter idade para casar ele planeja enviá-la para a corte de Lucrezia Borgia. Como dama de companhia ela teria chance de conseguir um grande casamento. Porém é um choque a vida que os católicos levam. Esther não estava preparada para lidar com tanto pecado e tantas intrigas. Converte-se ao catolicismo no princípio foi algo doloroso e absurdo, mas ela não queria contrariar o pai. E é assim que pouco a pouco ela se submete aos caprichos de Lucrezia. Contando apenas com si mesmo e querendo confiar em Ângela é que Esther se verá no meio de traições inimagináveis, romances proibidos e intrigas mortais. Esther confia sua vida a pessoas erradas, vê seu mundo despedaçar e precisará de toda astúcia para sobreviver aos Borgia e Itália que eles fizeram.

A premissa básica é essa apresentada na sinopse e acima, e a partir dos encontros e desencontros de Esther que a história evolui. A narrativa é cadenciada, pontuada por descrições históricas, que envolvem a história de Esther com o desenrolar político da corte. A autora através da história de Esther tenta passar ao leitor a conturbada história de Lucrezia e Cesare incluindo entre a história pequenos trechos onde desenvolve o lado político, as intrigas e armações que se desenrolavam enquanto Esther vivia sua vida. A ambientação é rica e as descrições chamam atenção do leitor para as diferentes culturas da época, sendo o cenário ricamente descrito, com uma beleza que cativa o leitor.

Os personagens são interessantes, gostei da visão da autora de alguns personagens históricos, mas por outro lado é notável a forma, que mesmo com uma pesquisa excelente, a autora focou na relação de Lucrezia e Cesare. O amor incestuoso de ambos e o desenrolar trágico que isso causa na vida de Esther. A intenção dela com Esther e o modo como tudo aconteceu foi muito bom. Não vou falar muito para não estragar a surpresa, mas a autora foi bastante perspicaz. Outro ponto que vale notar é que Bower tinha material para investir mais no lado histórico político dos Borgia e com certeza material para uma trilogia, mas não o fez. Uma pena porque sua escrita é fluida e harmoniosa, e o final foi muito bom, apesar de triste.

Leitura rápida, com detalhes históricos interessantes, uma ambientação rica e vívida. Através do olhar secundário de Esther Sarah Bower dá vida as intrigas dos Borgias e constrói uma história que cativa e instiga o leitor. A edição da Record está ótima, fonte muito boa e tradução com um ótimo ritmo. A história sem dúvida renderia uma bela adaptação, tanto pelo ponto de vista quanto pela riqueza do cenário. Recomendado a todos que gostam de um bom romance histórico, com passagens e personagens históricos marcantes, reimaginados com respeito e uma ótima pesquisa de base, mas que ao mesmo tempo investe em romance. Leiam e se surpreendam! Até mais!

10 comentários:

  1. Apesar de ser um romance histórico esse livro não conseguiu me chamar muito a atenção. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muito interesse em ler esse tipo de romance mesclado com história. Gostei da resenha e pretendo ler o livro tão logo possa.

    ResponderExcluir
  3. Começando a gostar bastante de romances históricos e nunca tinha visto nada além de Inglaterra por aqui. Sua resenha me lembrou a série de TV que comecei a assistir ano passado sobre os Borgias! Se for parecido vou amar e pelo que disse é, e ainda tem romance, coisa que adoro. Fiquei curiosa, mas será que é caro? Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Não leio muito histórico, mas adoro um bom romance e o cenário, mais os personagens pareceu interessante, sem falar que ele é enorme e adoro isso. Ótima resenha, beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Yas. Adoro romances históricos, mas nesse caso, só a capa me atraiu (é realmente linda, a Record caprichou na edição). Não me interessei pela sinopse... não encontrei nenhum ponto que me fizesse realmente desejar essa leitura. Uma pena. Beijocas.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro O.o e confesso que essa capa não me atraiu não :S mas a resenha me deixou bem interessada :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Não sabia desse livro ainda. Como falei,a Record tem tantos lançamentos que sempre me perco.
    Mas enfim, gosto dessa pegada histórica, é bem bacana. Sempre me atrai.
    Porém não sei, o livro não me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, e a primeira resenha que eu leio e já gostei do livro, pois eu curto livro com romance antigos, e livros que se passam na idade media. Eu já vi um seriado bastante parecido com esse livro, eu não sei se tem alguma ligação, mas se tiver o livro vai ser muito bom, pois o seriado é excelente. Tenho ótimas expectativas para lê-lo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu não tinha ouvido falar sobre o livro, mas achei interessante, através da sua resenha, por causa da riqueza dos detalhes.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro históricos e nunca li nada dos Borgias, a história me ganhou ai, histórico com fundo diferente é sempre perfeito de encontrar, quem sabe eu leio, mas é caro e ando meio falida. Adorei tudo o que disse da história. Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.