15/10/2013

Resenha - Está No Meu Sangue


Nome: Está No Meu Sangue
No Original: Because It Is My Blood
Autor (a): Gabrielle Zevin
Tradutor (a): Maria Clara Mattos
Páginas: 384
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Continuação do elogiado Todas As Coisas Que Eu Já Fiz, eleito melhor livro juvenil em 2011 pelo site BookPage, Está no meu sangue traz de volta a jovem Anya Balanchine frente a situações que vão testar sua coragem e seu coração, na Nova York do futuro, empobrecida e perigosa, criada pela autora Gabielle Zevin. Filha de um dos grandes chefões do crime organizado, responsável pela venda ilegal de chocolate e outros itens proibidos, Anya queria apenas levar uma vida normal. Mas o destino parece ter outros planos para ela, nesta trama de distopia repleta de ação que traz profundas reflexões sobre amor, família, ética e amizade.

Desde o ano passado quando a Rocco lançou o primeiro livro que tive certeza que adoraria a trilogia, por isso não esperei muito para comprar e resenhar o primeiro. Quando vi o segundo na lista de lançamentos mal acreditei que ele já estava saindo. Com capa descasada, mas ainda assim belíssima em mãos o livro chegou e o li de uma só vez. Gabrielle Zevin amadurece seu mundo, com uma trama marcada por bons personagens e ritmo forte.

O verão está acabando e Anya está acabando de cumprir a pena acordada entre ela e o promotor Charles Delacroix. Ela não sabe o que vai fazer quando sair do Liberty, mas sabe que sua vida está um caos. Não tem colégio que a aceite depois de tudo o que aconteceu. Seu namorado Win agora desfila com outra desde que Anya terminou com ele. E para ficar fora de problemas com o promotor, pai de Win, ela precisa ficar longe dele. E para piorar a Balanchine Chocolates está em péssimas mãos e as pressões começam a aumentar para que ela tome um lado dentro do negócio. Depois de semanas sem saber o que fazer e uma doação anônima Anya consegue voltar ao colégio, mas graças a uma foto em que ela está próxima a Win acaba sendo presa por Charles Delacroix por quebrar o acordo que fez com ele de ficar longe do filho dele em troca da liberdade. Anya sabe que precisa fugir. Não quer passar o ano presa esperando as eleições da promotoria terminar. Por isso com a ajuda de seu advogado e da esposa do primo Anya foge para o México e lá conhece Theo. O herdeiro de uma família do chocolate, mas a grande diferença é que no México o chocolate ainda é legal. Lá Anya vai descobrir a paixão pelo qual o pai sempre lutou. O amor em cada pé de cacau e cada nova receita. Porém quando sua estadia é interrompida por uma tentativa de assassinato, Anya sabe que está na hora de voltar, enfrentar seus problemas e lutar por uma vida longe das sombras. Ela quer resgatar o chocolate da marginalização e a Balanchine Chocolates, não só por ela, mas pelo pai.

É a partir dessa premissa que a história de Anya se desenvolve, enfrentando adversários improváveis e desconhecidos Anya cresce e amadurece nesse segundo livro, tornando a trama da trilogia mais rica e interessante. A autora opta por desenvolver o ano da protagonista em uma cadeia de acontecimentos que acordará a verdadeira Anya, e através de uma voz narrativa cada vez mais marcante a história se desenvolve. Com um ritmo forte e descrições pontuais a autora investe nos personagens, mostrando novas faces, construindo uma história os têm como forte base e à medida que eles revelam novos lados a história ganha complexidade e riqueza.

O futuro apresentado pela autora ganha mais detalhes nesse volume, se tornando ainda mais crível ao percebemos que os argumentos que ela usou para construir o cenário são muito críveis e assustadoramente plausíveis. Apresentando um quadro maior Zevin situa não só o leitor como a própria Anya em toda a questão da proibição do chocolate e o despertar de Anya para o amor ao chocolate foi muito acertado, acontecendo gradualmente, atrelado a trama central até ganhar destaques nos últimos capítulos. O fim, aliás, foi a coroa da história. A aposta de Anya no futuro é empolgante e seu novo aliado uma incógnita. No que isso tudo vai dar eu não sei, mas estou muito curiosa. Anya cresceu tanto, é uma das melhores protagonistas que já conheci e passou por tanto por causa de terceiros que merece um fim monumental.

Leitura rápida e instigante, que cativa o leitor logo nas primeiras páginas e nos leva junto com Anya a descobrir um novo lado do chocolate. A escrita de Gabrielle Zevin tem uma entonação deliciosa e a voz narrativa de Anya idem. É impossível não se deixar levar pela prosa da autora e os comentários sagazes de Anya só deixam a leitura ainda melhor. A edição da Rocco está ótima, tradução leve e fonte agradável. É uma pena que eles não lançaram o livro um seguindo este modelo de capa, porque ela é linda. É impossível ficar com raiva da capa diferente quando vemos o livro ao vivo. Ele é tão lindo quanto o primeiro. Os livros não casam, mas pelo menos as lombadas sim. Adoraria ver a trilogia virar filme, renderia um filme fascinante. Recomendado a todos que procuram uma distopia fora do comum. Muito criativa e plausível, com belos personagens e um universo riquíssimo. Escrita sensível e objetiva, uma história sobre assumirmos quem nós somos e nossas heranças, e sobre aprender a mudar o mundo em que vivemos. Leiam e se surpreendam!

Trilogia Birthright - Gabrielle Zevin
1- Todas As Coisas Que Eu Já Fiz
2- Está No Meu Sangue
3- In The Age Of Love And Chocolate

22 comentários:

  1. Primeiro eu amei a capa! E agora eu amei a resenha! Mais uma das suas indicações que eu amei! Comprei o primeiro tem pouco tempo e adorei, eu adoro distopia, mas essa é diferente ela é muito boa, ainda o lance do chocolate, e agora você disse que esse tá melhor ainda, adorei! Preciso dele logo, adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, e estou curiosíssima para saber mais sobre a história, pois pela sua indicação, o livro é muito interessante. Gostei da capa também.

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, mas fiquei confusa porque ainda não li o primeiro livro, mas agora tenho que comprá-lo de qualquer jeito, hehe

    Bjs!

    http://pensamentosdapoetisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Quero muito ler a trilogia, parece o meu tipo exato, e adoro a autora desde que li o avulso dela. Amei tudo o que você disse na resenha da personagem, adoro personagem forte e o mundo desse negócio de chocolate deve ser bem interessante. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser interessante, ou melhor, a série. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha e da história, criativo parece misturar chocolate e distopia, a personagem parece muito boa, e a capa é linda. Resenha ótima. Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, não conhecia a trilogia, mas gostei tanto da capa e quando vi que tinha resenha aqui morri! Estou muito curiosa, eu amo chocolate e não consigo nem imaginar um mundo assim, parece muito bom, mesmo as capas sendo diferentes quero muito ler. Beijo para ti!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca tinha ouvido falar da série em si (apesar de ultimamente estar vendo muito essa capa...), mas adorei a resenha, e com certeza fiquei bem interessada :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olha, foram poucas vezes que ouvi falar dessa série, mas não é todo livro que ganha nota máxima né? Acabei ficando curiosa e a capa é linda por demais. A sinopse também me agradou bastante.
    Irei pesquisar mais sobre depois... quem sabe não se torna um favorito meu? =)

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não tinha ouvido falar do livro e estou curiosa para saber que mundo é esse que é proibido chocolate?? Eu não iria aguentar, café tudo bem, mas chocolate não. Será que demora para sair o terceiro? Então leria tudo de uma vez, só espero que o livro surpreenda ainda mais nesse terceiro e espero que ela não seja presa novamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Yas! Não é de hoje que tenho curiosidade em ler o primeiro título dessa trilogia "Todas as coisas que eu já fiz". Acho a temática super interessante, e a história aparenta ser bem envolvente. Não li esta resenha, por medo de pegar spoilers. Aliás, preciso dizer: me desagradou bastante o fato de o segundo volume não seguir o padrão do primeiro, em relação a capa. Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Super curiosa para ler essa trilogia e agora que os dois primeiros saiu posso pensar em comprar. Amei a primeira resenha e fiquei morrendo de curiosidade, e agora com essa capa linda o segundo é claro que quero ler. Quando você comenta que a história expande mais a história do cacau me ganhou de vez, ainda bem que não é romance no centro de tudo. A protagonista parece fantástica. Adorei a resenha mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Está sem dúvidas entre minha lista de "Vou Ler" no skoob. Amo distopias. Essa aparentemente tem uma história incrível. Sem mencionar o fato de que é uma trilogia, o que já me traz bastante coisa pra ler. :p

    ResponderExcluir
  14. Ótima indicação! :) Quero lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia esta série e estou curiosíssima para saber mais sobre ela, pois pela sua resenha, o livro é muito interessante. Gostei da capa também.
    Beiju!!

    ResponderExcluir
  16. A continuação de Todas as coisas que Eu já fiz está recheado de mais traições, mais segredos e mistérios. Parece que neste volume Anya perde a inocência que ainda restava dentro dela e os outros personagens seguem no mesmo ritmo. Fiquei curiosa pelo outro livro!
    Ótima resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Que bom que esse segundo livro não sofreu da Síndrome do Segundo Volume, e conseguiu manter o nível do primeiro. É muito legal ver o amadurecimento, tanto da autora, quanto de suas tramas e personagens. A única pena é essa questão do padrão das capas. Essa não é feia, mas ficou completamente fora do padrão da trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Já conhecia esta série e estou curiosíssima para saber mais sobre ela, pois pela sua resenha, o livro é muito interessante. Gostei da capa.

    ResponderExcluir
  19. Amei a capa e adorei a resenha!
    Depois dessa resenha resenha, fiquei mais interessada na trilogia. Espero ter a oportunidade de lê-la!!

    ResponderExcluir
  20. poxa, na leitura da primeira resenha já gostei, agora fiquei apaixonada! pelo que senti, talvez o livro nao tenha perdido o ritmo no segundo, e a historia é realmente interessante. parece diferente de outras distopias cansativas que li, onde os autores se perdem no meio da própria imaginação. Estou gostando, possivelmente lerei esta serie em breve!

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler essa série, amo distopias!!

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esses livros! Depois que conheci o Cultivando a Leitura, nuca mais errei nas escolhas de livros!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.