27/09/2013

Resenha - Viajar no Tempo


Nome: Viajar no Tempo
No Original: Physik
Autor (a): Angie Sage
Tradutor (a): Waldéa Barcellos
Páginas: 528
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A história de um aprendiz de feiticeiro predestinado a cumprir uma antiga e poderosa profecia e de uma menina destinada a se tornar princesa. Ele é Septimus Heap, um garoto criado como soldado do Exército Jovem e que, até pouco tempo atrás, era conhecido tão somente como Menino 412; ela é Jenna Heap, garota que fora encontrada ainda bebê pelo Mago Silas Heap e tornada sua filha – um alento para uma família cujo sétimo filho houvera misteriosamente sido declarado morto no dia do parto. Ambientada numa Inglaterra de seres encantados e muito divertidos, feitiços, poções mágicas, segredos e desafios, a jornada de autodescoberta dos dois segue adiante em Viajar no tempo. Na trama, o Aprendiz de Mago intensifica seus estudos e faz uma perigosa viagem ao passado quando Silas Heap, sem querer, liberta o fantasma de uma perversa rainha que viveu há 500 anos e continua disposta a continuar fazendo o mal. Para ter a vida eterna que deseja, a Rainha Etheldredda bola um plano diabólico que envolve o consentimento de Jenna, o desaparecimento de Septimus e os talentos de Marcellus Pye, famoso Alquimista e Médico. Em mais um passo mágyco de sua trajetória de aventura, em Viajar no tempo Septimus Heap vai aprender valiosas lições que renderão ainda mais emoção.

Conheci a série quando revirava o catálogo da Rocco em busca de novas séries e livros com mais de quinhentas páginas. Quando resenhei o primeiro e o segundo livro aqui no blog poucas pessoas conheciam ou só encontravam o livro caro, porém quando o Submarino fez uma promoção de dez reais cada a série estourou. Diversos leitores comentaram que compraram porque conhecia a série daqui. Não só fiquei feliz como resolvi que quando a Rocco lançasse o sexto livro faria uma semana com as resenhas do 3º ao 6º. No terceiro livro da série Angie Sage segue expandindo o mundo de Septimus Heap, entrelaçando personagens e surpreendendo o leitor.

Tudo começa quando Silas Heap encontra no sótão a sala perfeita para guardar as peças de seu mais novo jogo favorito. Márcia, a Maga Extraordinária avisou que se a sala estava lacrada era porque precisava, que ele não devia mexer com salas lacradas magicamente. Quando Sila entrou na sala sentiu apenas um frio e sombrio desconforto atribuído a outras coisas e nem perceber quando o fantasma de Etheldredda passando zunindo por ele. Após séculos aprisionada ela pretende finalmente colocar seus planos em ação. Desde quando reinou planejava morrer e governar para sempre. Usando a afeição de Jenna por Septimus a antiga rainha que exige ser chamada de vó planeja enviar Septimus através do tempo para se tornar aprendiz de Marcellus Pye. Há muito tempo espera a chegada de um sétimo filho de um sétimo filho. Alheio a tudo Septimus pesquisa sem parar atrás de livros antigos do alquimista. O castelo e toda a cidade estão sendo varridos por uma doença misteriosa, que todos atribuem erroneamente a mordidas de ratos. Por isso quando Etheldredda aparece oferecendo a chance de Septimus encontrar o fantasma de Marcellus ele não resiste. Jenna ao ver que Septimus caiu na armadilha de Etheldredda não tem outra escolha a não ser fazer o que ela manda, porém acaba piorando tudo. Em minuto Septimus está frente a frente com Marcellus Pye, preso no passado e o sonho de conhecer o Alquimista se torna um pesadelo. Desesperada Jenna percorre o castelo atrás de Septimus, com a ajuda de Snorri, uma jovem mercadora do norte, de Nico Heap, do fantasma Alther Mella e do dragão Cospe Fogo ela fará tudo o que puder para salvar seu irmão de criação e amigo. E se puder no caminho impedirá Etheldredda de roubar-lhe o trono.

A partir dessa premissa a história se desenvolve em um ritmo fluido e instigante expandindo o universo da série com novos elementos ricos e interessantes. Angie Sage mais uma vez encanta o leitor com um cenário vívido e bem descrito, onde novos e velhos personagens passeiam com facilidade em uma trama com mistérios e manipulações que evoluí de forma criativa e inovadora, sendo a imprevisibilidade da trama um dos pontos que mais chama atenção, mantendo o leitor preso até o fim. A forma como a autora desenvolveu a trama deste livro mostra seu amadurecimento como ótima escritora e contadora de histórias, cuidadosamente aliando a história de Septimus e da rainha com pequenas pistas que apontam para o futuro da série.

Septimus continua um protagonista ótimo, sua personalidade ganhou ótimas nuances e cada vez mais se torna um dos melhores personagens que já conheci. O jeito que ele reagiu ao ser arrancado de seu tempo e se tornar aprendiz de Marcellus foi um dos pontos marcantes desse volume. Dividido pela tristeza e pela curiosidade de aprender a arte da alquimia que Márcia sempre desprezou Septimus consegue ótimos momentos no desenrolar da história. O narrador onisciente mais uma vez se divide entre os personagens principais, sempre com comentários bem-humorados e pontuais que deixam a história ainda mais gostosa de ler. É claro que o rato Stanley está de volta marcando ótimos diálogos. O fim amarra todas as pontas, surpreende o leitor com uma reviravolta triste e deixa uma ponta que promete render. Qual será o papel de Nico e Snorri na próxima história? E Simon?

Leitura rápida, fluida e com uma trama instigante com ritmo ótimo. A escrita de Angie Sage é tão cadenciada e harmonioso que li de uma vez só. Os personagens são ótimos, o mundo está cada vez mais rico, repleto de tramas e elementos fascinantes. A evolução da história é nítida e fica impossível dizer qual livro é o melhor. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, tradução que mantém o ritmo e belas ilustrações. Adoraria ver o mundo, a história e os personagens nos cinemas. Septimus é um protagonista único, inteligente e diferente. Todos, desde os fantasmas, aos ratos e aos novos personagens são bem construídos e cativantes. Recomendado a todos que procuram uma série juvenil que cresce a cada história, rica e inovadora. Ação, aventura, mistérios, intrigas e personagens marcantes. Leiam e se encantem com a história de Septimus Heap! Até mais!

Septimus Heap - Angie Sage
1- Magya
2- Voar
3- Viajar no Tempo
4- A Pedra da Demanda
5- Syrena
6- Trevas
7- Fyre

14 comentários:

  1. Oi.
    Nossa eu to com os 3 primeiros livros dessa série na minha estante, e ainda não consegui ler. É uma série pouco falada entre os leitores, mas me chamou minha atenção desde que vi.
    As capas são lindas, e a premissa me atrai, mas cade o tempo? Só não gostei muito do tamanho dos livros.
    Está na minha meta desse ano ler pelo menos Magya, vou tentar. Quem sabe eu me empolgo o suficiente até chegar em Viajar no Tempo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Menina, não conhecia essa série... Adorei! *-* É bem o estilo que eu gosto. Vou já adicionar no meu Skoob. Não sei quando poderei ler, mas com certeza irei. Obrigada pela indicação. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh dá vontade de ler, mas fui uma que perdeu essas promoções e nem sei se vai dar. Parece ser tão bom, tão gostoso de ler. Queria conferir, vale mesmo a pena pelo que estou vendo.

    ResponderExcluir
  4. Você adora série não é mesmo? sempre esta nos mostrando séries maravilhosas, como acho que já deu para perceber eu ainda não conhecia a série, e curti muito conhece-la, pois eu adoro séries não sei porque tem muita gente que não gosta, e adoro viagens no tempo, tenho certeza de que eu iria gostar muito dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para ler essa série, só estou esperando lançar todos no Brasil, ela é bem grande, vários livros. Então, para não perder na história é melhor esperar um pouco, e conter a ansiedade.

    ResponderExcluir
  6. Oi! eu não conheço a série e estou curiosa para lê-la, bem que a submarino poderia colocá-los na promo novamente. Estou curiosa para saber o que acontecerá e quero saber que parte triste aconteceu, ninguém morre né, eu sei que vc não pode contar.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci a série aqui no blog e realmente comprei os dois primeiros na promo, haha e agora vendo a resenha me pergunto porque ainda não li, amei tudo o que disse na resenha, e gente a história parece ótima e criativa, é tão difícil achar séries juvenis gostosas, desde que vi a primeira resenha fiquei curiosa, os livros são lindos, quero muito comprar os outros. Ótima resenha! Bjo, vou esperar pelas outras ansiosa!

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia essa série, mas gostei da história, parece ser bem interessante.
    Queria ter comprado eles nessa promoção do submarino, mas nem vi :(
    E agora a série já está cara de novo, então acho que vai demorar pra mim começar a ler essa série :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu nem vi esse livro na promoção, e se eu vi, nem reparei porque não conhecia a série.
    A história é interessante e me deixou curiosa pra saber se os primeiros também são assim.
    Se algum dia eles estiverem na promoção de novo, vou comprar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Esse livro me parece muito bom. Diferente, claro, mas não deixou de chamar minha atenção. gostei muito da sua resenha. confesso que não leio muito esse gênero literário, mas abrirei uma ecessão para esse livro.

    ResponderExcluir
  11. Como disse na resenha de outro livro da série, gosto de livros de magia e essa série parece-me ser muito boa. Anotado para leitura futura. Outra coisa que me chamou a atenção, foram as capas da série. São lindas.

    ResponderExcluir
  12. Esse eu consegui na promo, mas ainda estou guardando e só li o primeiro porque não quero chegar nele sem ter os outros, acho os livros lindos e amei o primeiro, espero comprar em breve porque não vou aguentar guardar, sabia que ele tinha viagem no tempo, mas não imaginei que fosse do jeito que falou, to curiosa demais agora, ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adoro viagem no tempo, e a cada resenha estou com mais vontade ainda de ler a série, que droga pena que perdi a promoção quando teve se não tinha comprado todos. Pelo jeito que fala o livro é ótimo e fica até difícil dizer qual é o melhor, amei conhecer a série e mais ainda ver as resenhas juntas! Adorei a resenha abs!

    ResponderExcluir
  14. Lendo as resenhas da série essa semana e finalmente achei uma série juvenil boa mesmo, amei as resenhas em sequência! Deu para conhecer bem e me deixou muitooooooo curiosa. Capas lindas e o jeito que tu falou dos personagens e das histórias me fez ficar curiosa demais. Amei as resenhas e poste mais séries assim! Beijo para ti!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.