19/09/2013

Resenha - Tipo Destino


Nome: Tipo Destino
No Original: Something Like Fate
Autor (a): Susane Colasanti
Tradutor (a): Ana Lúcia Rodrigues
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…

Desde que conheci as histórias de Susane Colasanti ando dividida sobre o quanto eu realmente gosto das mesmas. Sempre leves, com romance e muitos assuntos desenvolvidos à margem. Desta vez a história traz como pano de fundo a astrologia e questões sem resposta como o destino, se ele é real, se nós o fazemos ou se ele nos leva. Colasanti usa o tema como fio condutor da história de Lani e Jason, e o resultado é um misto de sensações. Certo? Errado? Ou apenas a inevitabilidade da vida?

A narradora da história é Lani e a partir dela conhecemos Erin, sua melhor amiga, por qual Lani se sente em dívida desde que um terrível acontecimento quando elas ainda eram crianças mudou suas vidas. O outro melhor amigo de Lani é Blake, um rapaz que ainda não assumiu sua homossexualidade por medo da reação do pai. Era mais um dia comum de colégio quando Lani notou que Erin estava com a mesma cara que sempre fica quando se interessa por alguém e desde sempre tudo o que Erin quis ela teve. A novidade é Jason, um garoto que dá aulas de monitoria com Erin, e segundo ela está muito interessado nela. Dando o primeiro, o segundo e o terceiro passo Erin começa a sair com Jason. Quando Erin resolve apresentar Jason para Lani e Blake na sorveteria é que as coisas começam a acontecer para Lani. Ela que lê horóscopo, e estuda astrologia desde sempre não consegue acreditar na afinidade instantânea que tem com Jason e fica incomodada ao ver a falta de harmonia de Erin e Jason. Já em sua casa Lani tenta esquecer o assunto, mas Blake insiste que Jason não fez outra coisa senão observá-la. Para piorar Erin insiste que Lani tem que ser amiga de Jason e quando os dois começam a almoçar juntos Lani não pode negar a ligação, é desconcertantes as afinidades e a sintonia dos dois. Mas Jason está fora de cogitação, ele é namorado de Erin. Quando Erin viaja e Jason faz revelações inacreditáveis Lani só pode pensar que o destino está brincando com ela...

A partir daí a história se desenvolve, entre encontros e desencontros conhecemos Lani e acompanhamos a evolução da ligação entre ela e Jason. A narrativa de Colasanti segue leve e fluida casando o desenvolvimento do pano de fundo com a trama central levantando através da história de Lani perguntas que todos nós gostaríamos de saber a resposta. Em diversos momentos por mais que quisesse discordar das conclusões que a protagonista chegava não pude negar que aquilo era o que a maioria das pessoas, se não todas, fariam. A ambientação é perfeita para a trama, sendo o cenário um aditivo que coroa a trama com o clima perfeito, sendo um dos pontos que mais gostei no livro, bom não só para a história como para enriquecer a personalidade dos personagens centrais.

A autora desenvolve uma trama crível, aproveitando a reação dos personagens secundários em favor da história e criando uma situação que qualquer pessoa poderia viver. Lani é uma boa personagem, consegue cativar o leitor, mesmo que na segunda metade da história perca o brilho ao enfrentar a situação de maneira pouco ideal. Por mais crível que seja a reação no colégio e o desenrolar das ações de Erin, esperava um pouco mais de força de vontade em Lani. Jason é ótimo, como a maioria dos protagonistas homens de Colasanti. O fim foi bom, mas gostaria de um pouco mais de detalhes na resolução, mais cenas.

Leitura rápida e fluida, ótima para quem procura um romance leve, um pouco diferente e que faz passar o tempo. Susane Colasanti mais uma vez entrega uma história com personagens realistas e um desenrolar que nos faz pensar no que faríamos se tivéssemos na mesma situação. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte agradável, diagramação idem e capa mantida. A história vai ser adaptada para o cinema em breve, já estando, segundo a autora em processo de pré-produção. Vamos ver, a história tem potencial para um bom filme juvenil. Recomendado a todos que procuram um romance um pouco diferente, com bons personagens, um tema de fundo bem desenvolvido, ritmo fluido e desenrolar crível. Leiam! Até mais!

18 comentários:

  1. Pelo jeito é um livro sem sal que serve só pra "passar o tempo" mesmo. Eu até fico interessada no romance, mas o romance só pelo romance acho q nao vale a pena =(

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante dos livros da autora e gostei da sua resenha, foi sincera ao dizer que o livro é muito bom, mas sem grandes exceções. Gostei de saber que tem tema de destino, essas coisas. Achei que fosse só título, e adorei a parte que fala de Lani e Jason, fiquei curiosa e só não curti a capa das mãos, nada a ver pelo visto. Ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu quero ler mas ao mesmo tempo que não, estou com muito medo de me decepcionar mesmo você falando que ele é bom e que lê rapidinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Gente, nada melhor que um romance leve e bem escrito para aproveitar o fim de semana e relaxar! Pelo que parece a história é ótima...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho os dois livros da autora, só falta esse e estou louca para ter hahahaha adorei sua resenha e o livro parece ser ótimo. Amei a capa e o título ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Eu tenho em mente desde o lançamento desse livro de que ele é apenas aquele livro para se ler relaxar e nada mais, por isso estou bastante curioso para descobrir se ele vai cumprir com o seu papel, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fico com essa coisa de não saber se gosto ou não quando leio livros dela. Gosto quando acaba e entendo tudo, mas lendo fica tão...mais ou menos =/
    É só pra passar um tempo mesmo, livros dela não me deixam muito animada, infelizmente...

    ResponderExcluir
  8. Li um livro da autora, não foi o melhor livro que li, mas que passava algo de bom para quem lesse. Gostei da construção dos personagens, mas de quem mais gostei ela não desenvolveu tanto. Mas, leria outro livro da autora, é uma leitura fácil e calma.

    ResponderExcluir
  9. Olá!Já li um outro livro da Susane,e não me apaixonei..Fi um livro leve,que acho é como esse!
    Gostei muito da sua resenha e tenho vontade de ler esse livro..Gosto de triângulos amorosos e gostei bastante da resenha e espero que qualquer dia desses possa ler Tipo Destino..
    Bjs'

    ResponderExcluir
  10. Pois é... Eu tô com esse livro aqui. E parece que ele mexe mesmo com astrologia, né? Que pena. Eu ainda vou lê-lo e ver o que acho. Nunca li nada da autora, mas não me parece ser muito forte.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Queria muito ler esse livro! Assim que der mato minha curiosidade! Já vi várias resenhas dele, e todos falam muito bem! E como eu nunca li nada da autora então espero me surpreender!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Gosto de romances leves e bem escrito e esse parece-me ser bem assim. Gostei muito da sua resenha e logicamente pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. É um livro bacana..mas não é um livro que eu queira ler agora. Li algumas resenhas sobre ele, mas nenhuma super positiva..e como tenho livros muito bons e super bem falados na minha lista..Tipo Destino não é um livro que eu queira para agora..mais quem sabe um dia.
    Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você sobre a personagem principal ser agradável e tal, mas eu não consegui ir em frente com o livro, apesar que a leitura fluiu muito bem, e eu até gostei do livro, mas no momento em que lia o livro não estava com cabeça para um romance leve, ou por esse tipo de trama. Mas com certeza vou querer terminar a leitura, porque o livro merece uma segunda chance

    ResponderExcluir
  15. Tipo Destino é um dos lançamentos da NC que estou com mais vontade de ler. A história parece bem interessante, e o livro parece muito bom.
    Eu ainda não li nenhum livro da Susane, mas já ouvi falar bastante dela e tenho muita vontade de ler algo dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. To super ansiosa para ler esse livro desde que o vi como lançamento, a estoria dele é muito interessante, e eu to louca para conhecer melhor, e o amor é tipo assim né acontece quando a gente menos espera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao li nada da Susane Colasanti, mas estou super interessada nesse livro, era basicamente pela capa, ainda nao tinha parado para ler a sinopse e depois da sinopse e da resenha minha vontade apenas aumentou.

    Beijos!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro me parece muito com The Unwritten Rule da Elizabeth Scott, ele fala sobre duas melhores amigas (Sarah e Brianna) e o namorado da melhor amiga (Brianna) está gostando da guria e talz, elas estão na escola também... Eu não gostei muito desse livro por que tenho nojo de pessoas invejosas como era a Brianna, estava na cara que ela só ficou com o Ryan porque Sarah gostava dele primeiro. Espero que eu goste mais deste livro, espero realmente que não tenha uma amiga nojentinha como a Brianna

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.