24/09/2013

Resenha - Luz das Runas


Nome: Luz das Runas
No Original: Runelight
Autor (a): Joanne Harris
Tradutor (a): Chico Lopes
Páginas: 560
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Com bom humor e o talento literário que cativou o público em romances como Chocolat, adaptado para o cinema, Joanne Harris conduz os leitores numa deliciosa viagem pelo universo das antigas lendas nórdicas na série juvenil Runas. Em Luz da runas, o segundo volume da série, a cidade de Asgard está em ruínas e o poder dos deuses há muito foi destruído. Mas nesta trama cheia de surpresas, o caminho da jovem Maddy – que carrega na pele uma marca de runa, símbolo dos Velhos Tempos – está prestes a se cruzar com o de uma nova e audaciosa heroína, e mudar o rumo dos acontecimentos.

Desde que conheci o primeiro livro dessa que deve ser uma trilogia no catálogo da Rocco no ano passado que sabia que seria uma leitura única. Por isso não demorei a comprar e devorar Runas. Joanne Harris é famosa por seus romances, mas ao enveredar na fantasia reimaginar a mitologia nórdica com fidelidade e muita criatividade a autora excede as expectativas de quem espera algo juvenil. Nessa continuação a autora evolui a trama e expande o mergulho dentro da mitologia nórdica, o resultado é uma história complexa, que fascina e surpreende ao juntar peças de uma trama riquíssima.

Voltamos com todos os personagens do livro anterior e ainda novos personagens importantes para o desenvolvimento da trama. A história começa nos apresentando Maggie Rede, uma garota que perdeu toda a família três anos atrás quando o que ela chama de Glória aconteceu. Vivendo em Fim do Mundo ela procura manter os costumes de antes, sempre rezando, se mantendo afastada de tudo que é relacionado ao Povo-Vidente. Mas a curiosidade de Maggie é mais forte e as perguntas que acompanharam toda sua vida continuam. Trabalhando em uma taverna para sobreviver todas as noites ela se esgueira para o prédio destruído da antiga biblioteca e no subterrâneo começa a esconder livros, antigos e repletos de história. Sem conseguir lutar todas as noites sonha, com tudo o que leu e mais, pessoas e mundos desconhecidos. Nesse meio tempo voltamos ao vilarejo de Malbry onde os antigos deuses nórdicos tentam se acostumar com seus aspectos novos. A vida no pacato vilarejo por três anos entediou o grupo. Thor quer de volta seu martelo, Sif não se conforma pelo único corpo disponível quando tudo aconteceu, Heimdall tenta manter o grupo unido e Loki se mantém afastado, o tanto quanto consegue. Quando Loki é atacado por uma cobra vinda dos sonhos e Frigg faz uma profecia a vida do grupo está prestes a mudar. Segundo a profecia Asgard seria reconstruída, como eles não sabem, sem Odin para guiá-los o grupo não sabe como desvendar a profecia. Quando Hugin e Munin, os corvos de Odin aparecem com uma mensagem para Maddy o grande mover das peças começa.

Enquanto isso em Fim do Mundo Maggie recebe a visita de Adam, um velho conhecido de Maddy que agora abriga o Oráculo. O Oráculo pretende através de Maggie descobrir onde está Odin, destrui-lo e tomar a nova Asgard para si, contando mentiras e manipulando as crenças de Maggie usará o poder da garota e a surpreendente ligação, que ela desconhece a existência, com Maddy.

Esse é o ponto de partida de uma das tramas mais ricas e bem elaboradas que li nos últimos meses. Joanne Harris mais uma vez surpreende o leitor apresentando uma história que supera sua antecessora em vários sentidos. A narrativa segue o ritmo fluido que entrelaça trama, novas informações e surpresas de uma forma natural e instigante. A pesquisa por trás da trama é algo notável e maravilhoso. A autora mergulha nas nuances, nos segredos da mitologia nórdica para construir uma trama intrincada, que desenrola unindo diversos elementos da mitologia culminando em um final surpreendente. Harris criou algo único, com descrições pontuais formou um ambiente vivo e sombrio, que uniu as riquezas escondidas ou esquecidas da mitologia nórdica e vai encantar ao leitor.

Gosto muito de mitologia nórdica e fiquei surpresa com tudo que a autora conseguiu reinventar na trama. Por exemplo, a forma como introduzira a recriação de Asgard após o Ragnarok e a constante repetição que os deuses eram obrigados a viver, o mover da roda do tempo depois dos acontecimentos do primeiro livro foi inteligente e sutil, levando o leitor por uma teia de tramas à primeira vista repleta de acasos, que nas entrelinhas surpreende pela pessoa por trás de tudo. Quando os corvos Hugin e Munin surgiram na história tive certeza que havia algo mais por trás de tudo. A autora acertou na escolha, e ao usar Maddy e Loki nesse mesmo desenrolar foi possível conhecê-los melhor. No meio de tantos deuses raivosos, dividido entre Aesir e Vanir, fugindo de Hel e tendo de lidar com o passado de retorna para atormentá-lo, Loki foi um dos melhores personagens e espero sinceramente que ele tenha mais espaço no próximo livro. O fim foi excepcional, amarrando as pontas importantes e deixando abertura para uma nova história sem prejudicar a riqueza do fim.

Leitura rápida, que instiga o leitor página a página tanto em busca de respostas quanto pelos detalhes e curiosidades da mitologia nórdica intrincadas na história. Joanne Harris é uma contadora de história habilidosa que construiu uma história única, com uma narrativa bela e um clima envolvente. Uma história que merecia ser mais conhecida e apreciada, pelo seu valor ao reviver a mitologia nórdica e pela perspicácia de sua trama. A edição da Rocco está ótima, capa bonita, condizente com a do primeiro livro, uma tradução fluida e bela diagramação. O guia de runas no começo do livro e os mapas são ótimos complementos à história. Adoraria ver a história no cinema, o tema é pouco conhecido e renderia um filme épico surpreendente. Recomendado a todos que procuram uma fantasia diferente, que destrincha com riqueza a fascinante mitologia nórdica, resgatando personagens ótimos, um cenário marcante e uma trama cheia de ação, segredos, intrigas e traições. Leiam e se encantem! Até mais!

Runemarks - Joanne Harris
1- Runas
2- Luz das Runas
3- Sem Título Ainda

14 comentários:

  1. Estou com esse livro na minha infinita lista, mas por ser trilogia não estou colocando como prioridade por questão de tempo. Adorei a resenha, fiquei mais curiosa ainda!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito boa essa continuação e continua prendendo bem o leitor. O tipo de livros já chama atenção, se for bem feito é melhor ainda. Gostaria de conferir se pudesse.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Eu conheci os livros aqui no seu blog e pelo que fala parecem ótimos. Adoro conhecer mitologias e a nórdica é a que menos conheço, adoro o filme da Marvel com mitologia apesar de ser bem diferente. O que você falou ali da autora e do que ela usou da mitologia me deixou muito curiosa. Ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  4. Também conheci a trilogia aqui no seu blog e fiquei muito curiosa porque adoro mitologia nórdica, principalmente envolvendo Loki e Thor, por isso acho que vou comprar os dois juntos ainda mais agora que disse que os deuses estão todos presentes nesse novo livro. A autora é mesmo uma das minhas favoritas desde Chocolate e adorei saber que ela escreveu algo de fantasia assim. Dá para ver pela resenha que amou e que é muito bom. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Quero ler essa série! Não li nada com elementos da mitologia nórdica. Que bom que continua boa a série e eu gostaria de saber se demora a lançar o terceiro.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Essa seria uma série que leria, amei, ainda mais que é mitologia nórdica, amo! Não conhecia essa série, obrigada por mostrá-la. Amei cada palavra da resenha!

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci essa série aqui no blog, e quando eu li a resenha de Runas já tinha me interessado bastante pela série, mas ainda não li o livro. Que bom que nesse segundo livro a série continua boa e que você gostou até mais que o primeiro. Espero que essa trilogia continue assim até o último livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia essa série. E mesmo não lendo o primeiro livro ainda, eu li a resenha. E adorei *-*
    Eu gosto de mitologia nórdica, e só por isso já me ganhou. Mas vou esperar alguma promoção pra comprar Runas :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a série..mas sua resenha ficou tão bacana que fiquei bem interessada. Vou pesquisar sobre o primeiro livro ;)

    ResponderExcluir
  10. Gente é uma série e eu não sabia eu tinha visto esse livro e fiquei super curiosa, mas é uma trilogia né, que legal eu já estou super curiosa para ler e a capa me lembra Thor não sei porque.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Até hoje lembro da sua resenha porque fiquei doida com a história, mas ainda não consegui ler. Adorei ver que ele foi lançado, quero muito ler ainda mais agora que você falou que tem mais Loki e Maddy, achei que ia ser só personagem novo, e amei saber que não. Ótima resenha como sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Gosto de conhecer mitologias e a nórdica é um das que menos conhece, adorei sua resenha e amo a capa do livro e agora sabendo que tem mitologia nórdica fiquei muito curiosa! Adorei a resenha, beijo para ti!

    ResponderExcluir
  13. Já li algumas resenhas sobre esse livro e tenho lido comentários bem diferentes. Uns gostaram, outros não. Você por exemplo, gostou da série e outros a bandonaram. Quando encontro algo tão contraditório, me permito buscar os livros e ler, para ver quem está com a razão. é exatamente o que vou fazer com essa série.

    ResponderExcluir
  14. É uma ótima série, você sempre fica querendo saber o que vem depois...Li esse livro recentemente e adorei, é maravilhoso de ler! Super recomendado.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.