03/09/2013

Resenha - Dividir e Conquistar


Nome: Dividir e Conquistar
No Original: Divide and Conquer
Autor (a): Carrie Ryan
Tradutor (a): Flávia Souto Maior
Páginas: 216
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de garantirem que Colombo descobrisse a América e que a Revolução Francesa fosse um sucesso, Dak, Riq e Sera viajam com o Anel do Infinito para tentar corrigir mais uma falha histórica e salvar a humanidade. O cenário agora é a Paris medieval, e centenas de navios tripulados por guerreiros vikings estão cercando a região, prontos para exigir que a população se renda. Sem saber ao certo que caminho tomar, os três jovens acabam causando uma guerra entre os parisienses e os nórdicos invasores, e se preparam para defender a cidade. Mas a situação se complica quando Dak é capturado e forçado a lutar junto ao exército adversário. Em meio a chuvas de flechas, jatos de óleo quente e ataques de catapultas, os três viajantes só conseguirão sair vivos - e continuar sua missão de restituir a ordem do mundo - se encontrarem um aliado entre os soldados inimigos mais ferozes da história.

Na resenha passada já havia comentado o quanto acho a premissa da série fascinante e também comentei que a ideia de cada livro ser escrito por autor era perigosa, afinal por mais que a história siga o mesmo rumo, mudanças na história mundial que precisam ser consertadas através das viagens no tempo, a escrita, o estilo de cada autor influencia e muito na história. Não sei o quanto de independência cada autor têm na hora de escrever uma série assim, mas é notável a diferença entre o primeiro volume e o segundo.

Dak, Riq e Sera acabam de chegar em Paris e mal se dão conta que estão no meio de um dos momentos mais críticos da cidade. O ano é 885 e o rio envolta da pequena ilha que é Paris está coberto por embarcações vikings. Siegfried, o mais sanguinário dos vikings negocia na ponte a rendição pacífica da cidade. Porém Dak sabe que é só um artifício, segundo a história Paris é invadida na manhã seguinte com brutalidade. Sem conseguir decifrar o código da fratura os três acabam deduzindo a partir do fato que Siegfried é claramente um agente da SQ que Paris não deve se render. Os francos precisam lutar e defender sua cidade. Quando o ataque começa e os três estão em busca do Guardião da História que iria os auxiliar em tudo que pudesse para corrigir a fratura, mas enquanto Sera conhece Billfrith Dak desaparece. A curiosidade fala mais alto e ele sai para ver mais de perto as embarcações e o acampamento viking do outro lado da muralha e claro que isso não dá certo. Dak é capturado por Rollo e sua monstruosa cadela. Intrigado com o garoto apenas o prende na barraca, mas Dak foge e acaba das mãos de Siegfried. Enquanto isso Riq, Sera e Bill não sabem o que precisam fazer. Paris está sendo conquistada com violência e Riq quer ir embora. Já que não podem fazer nada partir é o melhor, mas Sera não vai largar Dak para trás. Quando finalmente o caminho dos três se cruza novamente Sera consegue decifrar o código e percebe que eles fizeram tudo errado. O que fazer para corrigir o erro deles e a fratura? E os pais de Dak, passaram por ali há pouco tempo mesmo? O que acontecerá se Siegfried se estabelecer na Normandia como a SQ quer?

Esse é o ponto de partida da história deste segundo volume de uma das séries com premissa mais criativas que li nos últimos tempos. Dessa vez a encarregada por nos apresentar a história é a autora Carrie Ryan, que não só muda o tom dos personagens como acrescenta reviravoltas e complicações interessantes na trama. Se por um lado a interação entre os personagens se perde um pouco nessa nova história por outro a trama ganha em imprevisibilidade. Não conhecia bem a história do cerco à Paris e achei bem interessante a forma como a autora colocou a situação, desde a inevitável conquista dos vikings ao assentamento na Normandia da qual descendem todos os nobres ingleses.

As descrições foram outro que merece destaque, a autora conseguiu um ambiente crível e imersivo mesmo narrando uma época tão longínqua. O que mais me incomodou no livro foi mesmo apenas as atitudes dos personagens e a interação entre eles. A hostilidade entre os três aumenta sem motivos algum e ver Sera no meio do egoísmo de Riq e Dak foi diversas vezes irritante. Não concordo com esse comportamento, é desnecessário os autores investirem nesse rumo. Existe outras formas melhor de tratar a amizade entre três jovens, mesmo com ciúmes e tudo o mais. Todo o desenrolar foi em um ritmo diferente, com as reviravoltas na história o fim acabou sendo simples, satisfatório e criativo já deixando no ar a ponta para o próximo volume.

Outro ponto que preciso comentar é o intervalo que existe entre o livro um e o dois. Na primeira história tivemos Sera, Dak e Riq consertando o descobrimento da América por Colombo, mas nesse segundo eles continuam depois de ter consertado a Revolução Francesa, que na versão deles jamais tinha acontecido por causa da SQ. O problema é que quem não acessou o jogo online que acompanha a série não tem a menor ideia do porque eles estão vindo de Paris e da Revolução Francesa. Para muitos isso não vai fazer diferença, afinal é apenas uma citação e não há nada que interfira na história do livro, mas os mais enjoados ou os mais fãs da série podem ficar chateados pela versão do jogo no Brasil ser muito diferente, digamos bem mais curta do que o jogo complementar original. Recomendo que deem uma olhada no jogo mesmo sendo mais curto e ainda se tiverem disposição olhem o original, mesmo que apenas uma parte já que não temos o código para acessar o completo.

Leitura rápida, agradável e bem interessante. Uma forma leve de conhecer com mais detalhes certos eventos históricos, que na série são o ponto de partida para as diversas viagens. Corrigindo eventos históricos para tudo ficar como na História que conhecemos. Carrie Ryan é uma autora que fiquei curiosa para conhecer mais, mas ainda prefiro o estilo de James Dashner. A próxima parada, tanto no jogo quanto no terceiro livro é Washington por volta de 1819. Ansiosa pelos próximos livros afinal a mistura viagem no tempo e História está rendendo ótimos livros. A edição da Seguinte está ótima, desde a fonte até a tradução. Recomendado a todos que procuram uma série leve, diferente e com tramas mais densas, interessantes, com curiosidades, ação e momentos históricos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Infinity Ring - Vários Autores
1- Um Motim No Tempo
2- Dividir e Conquistar
3- O Alçapão
4- Curse Of The Ancients
5- Cave Of Wonders
6- Behind Enemy Lines
7- Son Of Zeus

20 comentários:

  1. Livro diferente de todos que eu já li, pela resenha parece ser muito interessante, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando lançarem o terceiro para eu ler, adoro livros com viagem no tempo também e quero muito conhecer porque também tem o lance dos autores diferentes. Adorei a resenha e fiquei curiosa com a época, não conheço quase nada desse período! Preciso descobrir mais livros com viagem no tempo, ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa série me pareceu bem interessante (são tantos livros a série, ai meu Deus O.o), acho que vou começar a ler (comprá-los) só depois que TODOS estiverem lançados aqui no Brasil (por enquanto vou deixá-los na lista de espera :D)
    Adorei a resenha *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante a ideia desses livro, parece que ficou legal esse novo também. Queria conferir, vale a pena e [e leitura boa, gostosa ao menos pra passar um bom tempo.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro dessa série e pretendo ler. Gostei demais da resenha e já anotei na minha listinha.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh eu não conheço nada sobre a invasão dos vikings em Paris,O motim do tempo está na minha lista de leitura e este entrou na minha lista de compra XD.
    Espero que os próximos continuam assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh eu não conheço nada sobre a invasão dos vikings em Paris,O motim do tempo está na minha lista de leitura e este entrou na minha lista de compra XD.
    Espero que os próximos continuam assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ja tinha me interessado pela série desde a resenha do primeiro livro, agora fiquei ainda mais curiosa.
    Mas como ainda tenho várias séries na minha lista, vou esperar os outros volumes serem lançados por aqui..de qq forma mais uma série pra minha lista ;)
    Adorei a resenha!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler a série porque gosto do tema e de alguns autores que a escrevem. Gosto da ideia de vários autores, mas fiquei pensando no que disse sobre mudança nos personagens, agora nem sei, gostei muito da resenha e estou ansiosa para ler a série. Abs!

    ResponderExcluir
  10. Já havia lido algumas resenha do primeiro livro, e não me cativou. Talvez eu que não esteja na ´vibe´ de ler livros assim ou por que não me cativou mesmo. rs E deve ser estranho cada livro ser contado por um autor diferente. Não curti muito isso. Não é um livro, aliás uma série que tenho vontade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. O que mais me interessou foi a série ser escrita por autores diferentes. Que ideia legal!
    Ainda não li o primeiro livro, mas pretendo começar a ler essa série logo :) Parece ser muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Já tinha me interessado pela série e fiquei com o mesmo 'pé atrás' por serem autores diferentes. Consegui ganhar o primeiro livro numa promoção e ele chegou hoje, pretendo começar logo!!! Vi na contracapa sobre o tal jogo, até pensei em dar uma olhada depois, mas agora vou olhar com certeza! Não sabia que 'fazia parte' dos livros, da ligação para o próximo...
    Gostei da trama deste livro, não li nada sobre os vikings e nem sobre Paris dessa época!
    Não sei porque resolveram escrever a série a várias mãos. Talvez porque cada um fosse mais entendido de um período da história ou pra dividir a pesquisa... pelo menos eles podiam acordar sobre o tom e o destino dos personagens. Ou fazer vários grupos de jovens, cada grupo consertando uma parte da história...

    ResponderExcluir
  13. Oie,Yasmin.já conhecia essa série,mas ainda não tive a oportunidade de lê-la.Adorei o enredo da história,pois trata da invasão dos vikings em Paris e tenho mta curiosidade sobre os mesmo,até pq não sei nada sobre.
    O que me desanimou um pouco foi saber que escrevem a série a varias mãos...com vários autores.Fiquei meio com um pé atrás...mas vou dar uma chance ao livro.Bjos :)

    ResponderExcluir
  14. Como é uma série, estarei acompanhando por resenha, mas pelo informado em sua resenha mostra que o livro foi bem construído em história e eventos.

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia esse livro muito menos o primeiro e já achei super interessante sou louca por viagens no tempo, adorei conhecer a série e espero ter a oportunidade de ler ela, pois eu amo séries.

    ResponderExcluir
  16. Eu já "conhecia" sobre esse livro, mas não tinha tanta informação sobre ele como tenho agora depois de ler a sua resenha. Achei todo esse universo fascinante, a forma como nós viajamos pela história parece ser muito legal. Não sabia do jogo e nem que cada autor iria escrever um livro, deve ser uma sensação um pouco estranha no começo a forma como a escrita entre cada livro muda, mas não deve ser algo tão gritante.

    ;**

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nenhum livro dessa serie...mas esse me interessou!

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum livro dessa série e nem do autor, parece interessante. Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bem interessante. Louco pra ler e fazer a minha própria resenha no skoob.

    ResponderExcluir
  20. Eu achei a história interessante, mas acho que para eu ler este , terei que ler o primeiro volume.Isso de viagem no tempo é super legal. Gosto de filmes e livros que falam sobre este tema.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.