26/08/2013

Séries #04 - All Souls

Olá! Hoje eu trago para vocês mais um post da coluna "Séries". A coluna apareceu aqui pela primeira vez na semana Rocco e como os leitores gostaram muito resolvi continuar com a coluna trazendo duas vezes na semana séries e trilogias de várias editora, sendo que sempre que possível trarei a coluna junto com as resenhas. O que acham? E para começar resolvi trazer uma trilogia que li nos últimos meses que me surpreendeu bastante. Estou falando da trilogia All Souls da autora e também historiadora Deborah Harkness. Conheçam a trilogia e algumas curiosidades sobre a história:

A respeitada pesquisadora Diana Bishop passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Quando descobre acidentalmente um misterioso manuscrito escondido há séculos, Diana traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas. O manuscrito, redigido pelo alquimista Elias Ashmole, é encontrado por Diana na biblioteca em que pesquisa. Ao tocar o livro, ela sente uma atração irresistível por ele, algo poderosamente mágico, que a faz levá-lo para casa. O que ela não imagina é que o manuscrito é procurado há anos, e cobiçado por seres que ultrapassam a esfera humana, como demônios e vampiros. Um dos interessados na obra do alquimista é Matthew Clairmont, um geneticista com paixão por Darwin. Charmoso e misterioso, apesar da aparência jovem, Matthew vaga pela Terra há mais de 1.500 anos. O vampiro se aproxima de Diana, despertando nela uma forte desconfiança de que, por trás de todo o seu galanteio, se esconda apenas o interesse em obter o livro. Os motivos de sua busca pelo exemplar não são revelados, mas o afeto dele pela poderosa bruxa não demora muito a ficar claro. Diana, relutante em assumir sua natureza de bruxa, também resiste a admitir seus sentimentos pelo vampiro. O casal, no entanto, não demora a se formar.  A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando.


A Rocco quando lançou o livro aqui no Brasil criou um hotsite para o primeiro livro onde é possível encontrar informações sobre os cenários e temas do livro. É bastante interessante para quem tem vontade de ler o livro, mas ainda está na dúvida. Quem quiser conferir o conteúdo bastante seguir esse link. O site oferece acesso ao site do Reino Unido que contém ainda mais extras sobre a trilogia. A maior curiosidade da trilogia é o fato do manuscrito Ashmole 782 ser real e estar mesmo desaparecido desde que os manuscritos que pertenceram a Elias Ashmole foram catalogados em 1858. Interessante não?

Universidade de Oxford
Mais antiga universidade do mundo anglo-saxão, Oxford é uma instituição única e histórica. Não se sabe a data exata de sua fundação, mas a prática do ensino existiu de alguma forma por ali desde 1096, e se desenvolveu especialmente a partir de 1167, quando o rei Henry II proibiu os estudantes ingleses de frequentar a Universidade de Paris. No século XIV, Oxford já havia alcançado eminência sobre outras instituições de ensino, recebendo elogios de papas, reis e filósofos por sua tradição, currículo, disciplina e privilégios. Em 1355, Edward III destacou a imensurável contribuição da entidade ao ensino e reconheceu os serviços prestados ao Estado por ilustres graduados da casa. Desde seus primeiros anos, Oxford foi centro de controvérsias, com seus estudantes e professores envolvidos em disputas políticas e religiosas. Em 1878, os corredores da tradicional universidade foram abertos pela primeira vez para as mulheres e, a partir do século XX, Oxford adicionou à sua essência humanística as ciências naturais e aplicadas, incluindo a medicina. Desta forma, reforçou ainda mais seu papel como importante polo de ensino e centro de debate intelectual. Hoje, a Universidade de Oxford abriga 20 mil estudantes, entre graduandos e pós-graduandos de várias partes do mundo.

Biblioteca Bodleiana
A Biblioteca Bodleiana da Universidade de Oxford é um dos grandes tesouros da humanidade. Pouco depois da abertura da biblioteca, em 1602, o mecenas Sir Thomas Bodley passou a receber um exemplar de todos os livros impressos na Inglaterra. Os livros eram mantidos em segurança na biblioteca, e não podiam ser retirados para empréstimo. Nem mesmo o rei Charles I da Inglaterra poderia convencer os bibliotecários a quebrar esta regra. Hoje, a biblioteca possui um acervo com mais de 11 milhões de títulos, incluindo manuscritos raros e exemplares únicos de edições raras. Desde os seus primórdios, a Biblioteca recebeu doações e presentes que fizeram seu acervo crescer e deram brilho à reputação internacional do local como centro de pesquisa. Um dos primeiros doadores da Biblioteca foi Elias Ashmole (1617-1692).

Elias Ashmole
Grande bibliógrafo e colecionador, Ashmole também foi um pesquisador aplicado da alquimia. Quando morreu, ele deixou um fundo para a Universidade criar um museu e uma biblioteca. Sua coleção de objetos naturais, moedas antigas e cerâmica e de centenas de livros e manuscritos compuseram o museu. Em 1858, os artigos de Ashmole foram oferecidos à biblioteca Bodleiana. Os livros foram catalogados e os manuscritos numerados, além de receberem a designação 'manuscritos de Ashmole'. Um manuscrito com a descrição 'Antropologia, ou um tratado contendo uma breve descrição do homem em duas partes: a primeira anatômica, a segunda psicológica' foi arquivado como Manuscrito Ashmole 782. Seu conteúdo e seu paradeiro são desconhecidos. Talvez ele tenha sido catalogado erroneamente. Talvez um bibliotecário tenha feito uma inspeção e concluído que o documento era, na verdade, um livro, e enviado o material para catalogação em outro setor da biblioteca. Enfim, o documento pode ter sido apenas mal-arquivado.

O direito de adaptação da trilogia foi comprado pela Warner Bross e as últimas notícias são de que o roteiro já está pronto e a pré-produção começará em breve com a contratação do elenco além de outros nomes para completar o projeto. Segundo os mais otimistas o filme sai no segundo semestre do ano que vem. O livro três ainda sem título está previsto para maio do ano que vem. É esperar para ver.

Eu altamente recomendo a trilogia e não deixe de conferir as resenhas dos livros (1 & 2). Para começar a semana com o pé direito teremos essa coluna, a resenha do dois e a capas pelo mundo com a trilogia. Espero que gostem. Por enquanto é isso! Até mais!

14 comentários:

  1. Ainda não li a trilogia, mas to cada vez mais curiosa para ler. Meu deus adorei a resenha e agora um post desse. Preciso ler e logo, acho um charme quem estuda História e o cenário, Oxford é um sonho. Muito curiosa. Vi no site as músicas que inspiraram vou ver se escuto. Será que sai mesmo o filme? Preciso ler antes de saia. Beijos para ti!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,mto interessante mesmo,até porque o manuscrito Ashmole 782 ser real e também pelo fato do personagem "vampirão" ter paixão por Darwin...as capas são lindas tbm, instigando o leitor a procurar saber mais sobre a história,aguçando a curiosidade e intrigando- o.Bjos

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler, desde que vi uma resenha do primeiro livro no Viagem Literária. Agora já lançou o segundo e ainda não consegui ler nenhum! Kkk espero mudar isso logo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mais uma trilogia entrando para minha wishlist *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia a trilogia, e ela não tinha me interessado tanto, mas depois de ver o hotsite, o livro entrou na minha lista de desejados *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Caramba, essa série parece ser ótima! Tô morrendo de vontade de ler, sério!

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais tu fala da trilogia com as resenhas e as colunas mais eu fico com vontade de ler. Gente preciso ler o quanto antes, parece ótimo e ainda por cima criativo depois de tanta série com bruxas meia boca, kkk, adorei saber mais sobre os lugares citados, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li o primeiro livro, e depois de ler sua resenha do segundo fiquei completamente louca por ele. Espero ler logo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Queria tanto conferir! Parece ser bom mesmo, vale a pena. Legal saber que essa parte do manuscrito é verdadeira, pelo menos se ler já vou ter essa referencia.

    ResponderExcluir
  10. Li sua resenha e estou querendo muito ler a série,mas não quero esperar muito pelo terceiro livro não XD. Espero que o filme não fuja da história, é triste ver filmes que são adaptações de filmes e eles fogem da história ou omitem partes cruciais que seriam continuação do próximo livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Li sua resenha e estou querendo muito ler a série,mas não quero esperar muito pelo terceiro livro não XD. Espero que o filme não fuja da história, é triste ver filmes que são adaptações de filmes e eles fogem da história ou omitem partes cruciais que seriam continuação do próximo livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da história, assim que eu terminei de ler esse seu resumo sobre os livros, eu já sai procurando saber um pouco mais sobre ele. Adorei esse site que a Rocco fez sobre o livro, muito lindo. Eu ainda não conheci nada sobre eles, mas agora eu quero descobrir tudo..rs.

    ;***

    ResponderExcluir
  13. Curiosa demais para conhecer a trilogia, li tudo e fui no site e amei! Deve muito boa msm porque a autora é historiadora então deve ser tudo bem real apesar do lado sobrenatural. Quero ler antes do filme, abs!

    ResponderExcluir
  14. To super curiosa para conhecer essa trilogia se tem livro que eu gosto são aqueles que contem bruxos ou vampiros, e esse é mais que perfeito tem os dois juntos imagina só, super anotado a sua dica.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.