11/08/2013

Resenha - Will & Will


Nome: Will & Will
No Original: Will Grayson, Will Grayson
Autor (a): John Green, David Levithan
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 352
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Amor, intriga, raiva, sofrimento e amizade. Tudo isso temperado com doses maciças de comédia.  Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

Desde que os livros de John Green começaram a sair aqui no Brasil que estou na balança com as histórias dele. Não são perfeitas, mas conseguem ser ótimas, com seus temas e curiosidades atuais. Por isso quando vi que a Galera lançaria o livro do autor em parceria com David Levithan fiquei muito curiosa. Levithan é conhecido por seus temas e linguagem forte, por isso mesmo fiquei curiosa para ver o resultado dessa união. Will & Will é uma história diferente, construída de uma forma peculiar e dissonante.

A história começa nos apresentando o Will Grayson do John Green. Um garoto reservado, meio nerd que vive da forma mais quieta e sem confusões possíveis. O que excluí novas amizades e namoros. Sua única exceção tem sido Tiny Cooper. Um garoto muito alto, enorme, meio gordo e espalhafatoso que Will define como o gay mais gay do país. A vida de Will se resumia a estudar, acompanhar os dramas amorosos que Tiny que vivia apaixonado e de coração partido e mais recentemente acompanhar Tiny nas reuniões que iriam trazer para o palco do colégio a peça Tiny Dance, sobre a vida e as dores de Tiny Cooper. Além de observar Jane tentando descobrir se ela era lésbica. Logo em seguida conhecemos o Will Grayson de David Levithan. Um garoto depressivo, que cujo pai foi embora há muito tempo, que mantém menos amizades possíveis e acha a vida uma droga não assumindo para ninguém que é gay. Atualmente divide sua atenção as semi conversas com sua colega de colégio Maura e longos bate-papos com Isaac. A amizade virtual com Isaac é a única coisa boa em sua vida segundo suas definições. Quando em uma noite o Will Grayson de Levithan descobre a verdade sobre Isaac e o Will Grayson fica de fora de um show por erro na sua identidade falsa os dois se encontram no lugar mais improvável da cidade de Chicago. Por causa do nome em comum acabam conversando e enquanto o Will de Levithan sofre e xinga o Will de Green tem a ideia estranha de apresentar o outro Will Grayson a Tiny, afinal ninguém levanta mais o humor do que Tiny. E a partir daí apesar do improvável os acontecimentos daquela noite mudam tudo.

Essa é a premissa da história estranhamente construída por dois dos maiores escritores do público jovem adulto. Unindo a familiaridade realista dos personagens de John Green com o retrato nu e cru de David Levithan a história é uma narrativa de ritmo alternado, que forma um conjunto que funciona na maior parte do tempo, mas soa estranho, como o encontro de duas histórias a parte com um pequeno denominador comum e não é o nome dos personagens. Na verdade os autores usaram o nome dos Wills para contar uma história de aceitação e foi através da peculiar personalidade de Tiny Cooper que tudo aconteceu.

A história de se desenrola de uma jeito muito diferente, com ambos os Wills em torno de Tiny e em um certo ponto a história se desconstrói. O Will de John Green chateado com as mudanças de Tiny, e com a forma que ele se torna o centro de tudo diminuindo a amizade dos dois e o complicado interesse por Jane, a garota das músicas e o Will de David Levithan não aceitando tudo o que Tiny imaginou para os dois. Imaginando que não seria real se ele apenas fosse algo idealizado e não o que ele realmente é, um cara quebrado de várias formas e que não se aceita. No meio disso tudo tem Tiny, um personagem interessante e rico, que com seu estereótipo grandalhão e bom humor rendeu ótimas conversas e um desfecho não só bem amarrado que consegue passar a mensagem do livro.

Leitura rápida, que instiga a curiosidade e surpreende pelo foco diferente do sugerido pela sinopse. Uma história que respira música e que numa espécie de trilha sonora apresenta a história de três jovens e a forma como mudaram a vida um do outro. A história de um cara grandalhão, de bom coração, que só de olhar todos considerariam o homem que mais parece hétero, incompreendido e julgado erroneamente, mas que de um jeito ou de outro leva a vida da melhor forma possível e ainda consegue mudar a vida dos dois Wills. Tiny já tinha se aceitado, ele só precisava saber que todos os valorizavam.

A edição da Galera está ótima, fonte boa e boa tradução. O único problema é capa, que demorei a aceitar, mas que surpreende ao vivo pela textura cintilante. A história renderia um belo filme, denso na medida e com uma bela mensagem. Recomendado a todos que procuram uma história diferente. Com personagens marcantes e um tom forte, que fala sobre aceitação e a importância de falar ao outro o quanto ele importa. Leia e se surpreenda com a escrita marcante de Levithan e a perspicácia de John Green. Até mais!

17 comentários:

  1. Eu já tava apaixonada com o livro antes da resenha agora então. Morri de curiosidade com tudo o que disse sobre os wills e sobre as músicas, e esse Tiny? Preciso desse livro para ontem. Adorei a resenha! bjo!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava super animada e curiosa para ler esse livro,porém havia muito mais resenhas o criticando que o exaltando que resolvi esperar mais um pouco pra saber se valia realmente a pena comprá-lo e lê-lo MESMO.
    Adorei a resenha e pude compreender melhor do que se trata a história e o que se esperar dela. Foi como vc mesmo falou,Yasmin; as histórias do John Green não são perfeitas,mas conseguem ser ótimas porque tem exatamente temas e curiosidades do presente.Vou tentar lê-lo com certeza :)

    ResponderExcluir
  3. Gente, é muito fofo! Ah como adorei esses dois juntos, ficou demais o livro. Eles combinaram muito, mas tendo aquela sutil diferença que nos faz identificar quem escreveu o que. Gostei de como o tema foi abordado, não ficou chato e valeu muito a pena. É engraçado, fofo, sarcástico e doido. Impossível não se apaixonar por esses personagens (Tiny seu besta! Te adoro *-*) e querer mais. Queria que tivesse mais desses dois autores, ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Conheci o livro pela primeira vez a pouco tempo, mas confesso que me interessei pela trama e por ter um dos autores que admiro envolvido, John Green, porém nunca quis tanto ao ponto de comprá-lo. Acho que a história, pelo que vi aqui e em outras resenhas, parece ser um tanto incrível.

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Estou neste momento as 22: 03 da noite, no cursinho Prestes Vestibulares, com dois colegas de classe. Usei está resenha e este blog como exemplo para mostrar o que é um blog bem feito e esforço, e claro uma resenha bem escrita, comparando seu trabalho com outro blog que existe a bastante tempo mas não tem a mesma qualidade. A critica ao seu blog foi extremamente positiva, você escreve bem, e demonstra uma preocupação com aquilo que faz, e da uma opinião bem formada sobre o que escreve.


    Bem, eu precisa te contar isso :)

    Não estou vindo muito aqui, estou sem tempo mas acompanho pelo email :)

    Super parabens

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que certamente vou ler, só não sei quando, pois os preços da Galera Record não são dos melhores, é uma pena que não foi a Intrínseca que publicou...
    Quero muitíssimo ler esse livro, pois adoro a escrita do John Green e a trama é interessante. Quanto ao David Levithan, nunca li nada dele, mas sei que muitos também são fãs dele. Então dessa união só pode sair coisa boa! Acho meio complicado quando um livro é escrito por mais de um autor, por que acho que não se deveria perceber quando é um ou outro que escreve. Mas nesse caso, por serem dois personagens de mundos diferentes que se encontram, imagino que não seja problema.
    A capa: quando a Galera divulgou eu achei horrorosa, mas fui me acostumando também, e quando li sobre o processo de criação passei a achar interessante. E realmente, pessoalmente ela é muito mais bonita, com o metalizado e tal...
    Agora que me dei conta do nome do personagem 'Tiny' (ou é apelido?) e ele ser grandalhão hehehe

    ResponderExcluir
  7. Este livro parece ser muito bom e com uma bela mensagem, adoro livros como este que nos fazem ver diversas realidades e pensar na vida. E adoro os livros do John Green, então vou ler com certeza. Só achei que podiam ter caprichado mais na capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é realmente lindo. No inicio não gostei tanto dos personagens principais, mas algumas páginas depois estava completamente envolvida na história.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já estou querendo ler este livro há bastante tempo, mas vi várias criticas negativas e deixei pra lá, mas acabei lendo sua resenha e a vontade de ler o livro voltou e espero que não passe ^^. A temática que o livro aborda me encanta, até como a naturalidade que dizem ser tratado o assunto, espero ter a chance de lê-lo, pois adoro o John Green.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito esse livro porque sempre fui curiosa sobre o David Levithan, acho ele melhor em alguns sentidos do que o John Green, e os dois juntos deve ter sido estranho no mínimo. Gostei da resenha e do jeito que expôs as diferenças entre os autores. Os personagens parecem interessantes e ao contrário de todo mundo adorei a capa. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  11. Começando sobre a capa, eu gosto mais da capa original, mas como você mesma comentou, a capa da Galera é mais bonita ao vivo do que por foto.
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro e achei ele bem divertido e tem várias partes bem irônicas, ambos só possuem o nome em comum, porque eles são bem diferentes. No final eu tive um mix de sentimentos, mas no bom sentido. Super recomendo o livro. Ambos os autores souberam juntos fazer um ótimo livro!

    ;**

    ResponderExcluir
  12. gay mais gay do país kkkk Quero muito ler este livro

    ResponderExcluir
  13. Não imaginava que a história seria assim, pensei que era mais romance do que aceitação, me surpreendi. bj

    ResponderExcluir
  14. Gosto da mistura de sentimentos com bastante humor e pelo que li em sua resenha é exatamente isso que acontece. Vou querer ler o livro é claro.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bem interessante e por enquanto todos que leram gostaram eu espero ter a oportunidade de ler ele, sem contar que eu nunca li um livro que tivesse alguém gay como protagonista, tenho certeza de que vou gostar do livro.

    ResponderExcluir
  16. Já tenho o livro e devo conferir em breve. O que me chamou a atenção oi a abordagem do tema homossexualidade de forma leve e sem clichês - pelo menos nas resenhas que li contaram isso -, exatamente como deve ser. Caminhamos para uma sociedade que busca justiça e igualdade, acho válida a proposta do livro para abrir cabecinhas mais desatentas e fechadas.
    Dois autores escrevendo dá um charme a mais, além da ideia de homônimos bem opostos em convicções. Achei criativo e instigante um Will escrever certinho e outro em minúsculas.

    ResponderExcluir
  17. Adoro o John e já ouvi maravilhas do Levithan, mas nunca tinha parada para ler a sinopse desse livro. Me pareceu muito interessante a história, bem diferente, e me pareceu ao mesmo tempo ter um enredo leve e intrigante. Já está na lista de compras!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.