06/08/2013

Resenha - Um Herói Para WondLa


Nome: Um Herói Para WondLa
No Original: A Hero For WondLa
Autor (a): Tony DiTerlizzi
Tradutor (a): Renata Pettengill
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Eva Nove está a bordo de uma aeronave, cruzando o planeta Orbana rumo à cidade humana de Nova Ática. Ela tem certeza de que esse é o modo perfeito de começar uma nova vida ao lado de Andrílio, seu amigo caeruleano — em especial após a perda trágica de Mater, a robô que cuidava da menina desde seu nascimento. Contudo, como muitas outras coisas em Orbona,  as aparências enganam. No novo lar, Eva não apenas encontra pessoas — esse foi o sonho que guiou sua busca desde o início —, mas também descobre os segredos dos Santuários e o passado de seu mundo. E quando dúvidas vêm à tona, ela se pergunta se ter ido para Nova Ática foi uma decisão acertada.

Quando vi o livro dentre os lançamentos da Intrínseca fiquei muito feliz porque estava querendo ler a trilogia faz tempo e com o lançamento pude emendar a leitura dos dois livros. Diante a minha surpresa com a história do primeiro livro não podia ter sido melhor ler um logo após o outro. Tony DiTerlizzi dá sequência a sua fantástica e ousada história de forma magistral, com belas ilustrações, uma trama surpreendente e apaixonante.

Eva está a caminho de Nova Ática, uma cidade humana sob uma redoma com clima controlado e isolada pelo vasto deserto de areia ao redor. Ela estava radiante por finalmente conhecer outros seres humanos e queria dividir cada momento com Andrílio. Após uma breve parada no exterior da cidade na casa de Hailey o piloto da nave que a resgatou Eva segue rumo à cidade para o cadastro deixando Andrílio que tinha saído com o avô de Hailey para trás esperando que ele fosse atrás dela mais tarde. O choque de Eva começa ao ser apresentada a Cadmus, o líder da cidade de Nova Ática e continua ao ser apresentado a filha dele. Garotas estranhas, artificiais e que nunca ouviram falar dos alienígenas que redespertaram a terra. O que mais assusta Eva é a suposta visão de Cadmus propaga repetidamente na mente das pessoas. Uma terra reconquistada, livre dos "invasores" e o lago por onde ela passou em sua jornada completamente modificado, com os amigos e as tribos que encontrou pelo caminho todas destruídas. Eva sabe que seu lugar não é na cidade e no caminho para fuga descobrirá que Andrílio não a abandonou, e sim foi preso em um laboratório de pesquisa assim como vários outros antes dele. Com ajuda inesperada de uma irmã Eva conseguirá fugir de Nova Ática, abalada com o que viu no laboratório e temerosa com os planos de Cadmus para o planeta, atravessando todo o deserto Eva, Andrílio, Oito e os outros precisam chegar a Lacus e ao clã de Andrílio antes que seja tarde demais para prevenir todos. E Eva ainda se deparará com uma surpresa desagradável e inesperada no caminho...

Esse é o ponto de partida da segunda jornada de Eva Nove. Dando sequência a surpreendente e fascinante história de Orbona, Tony DiTerlizzi mais uma vez conquista o leitor com uma narrativa rica e fluida, pontuada de ação e belos diálogos. Revelando uma trama ainda mais rica e detalhada por trás da história de Eva Nove, a garota que sonhava em encontrar seu WondLa, um lugar onde pudesse viver em paz com todos. Com uma sensibilidade própria marcante e um amadurecimento gradual a história ganha contornos ainda mais interessantes com o debate acerca da cidade humana, seus padrões, certo e errado. Através de descrições vívidas e um mundo que a cada capítulo revela mais surpresas Tony DiTerlizzi mostra que é um contador de histórias de primeira, reinventando o planeta Terra nesse futuro fascinante.

Eva Nove é uma protagonista que excede as expectativas, sempre surpreende com suas ações e sua compaixão, sua ligação com tudo e todos a sua volta. O modo que ela amadureceu é diferente, mais sutil e realista. Adorei o jeito que o autor desenvolveu a reação de Eva diante da cidade de Nova Ática e de tudo o que ela presenciou lá. Outra trama que encerrou de forma maravilhosa foi a história por trás das andanças de Andrílio Kitt. Seu retorno para seu clã e tudo o que aconteceu foi maravilhoso. A amizade dele com Eva é uma das mais bonitas que já vi. O autor acerta em cada pequeno detalhe e através de tudo o que eles trocam, vivências, sabedoria, amizades é que o desenrolar da história se dá. O fim deixa no ar o prelúdio de uma guerra devastadora, mas que se evitada pode mudar mais uma vez o planeta antes chamado de Terra, Orbona e seus povos para sempre.

Leitura rápida, intrincada e deliciosa que desenvolve uma trama ainda mais rica e que segue a história de forma única, harmonizando personagens e ambiente como nunca. Tony DiTerlizzi não é só um narrador de mão cheia como um contador de histórias exímio, e essas duas características se unem em WondLa aliada a belas ilustrações presenteando o leitor com uma história criativa, emocionante e fascinante. A edição da Intrínseca está ótima, fonte boa e tom de azul bonito nas ilustrações e detalhes. Na resenha passada comentei o quanto queria ver a trilogia adaptada e repito que renderia um filme maravilhoso. Recomendado a todos que procuram uma história única, com belos personagens, ação, aventura, descobertas e crescimento. Leiam e se surpreendam com a história de Eva Nove! Até mais!

WondLa - Tony DiTerlizzi
1- Em Busca de WondLa
2- Um Herói Para WondLa
3- The Battle For WondLa

15 comentários:

  1. Pelo menos dá pra ver que continua sendo bom. Queria conferir, ver resenhas assim dá um animo e tanto. A personagem parece ser tão boa. Forte, bem...criada? Gostei dela. A trama segue sendo boa e pelo visto esse 3º vai ser um livro e tanto. Tomara que seja bom, gostaria de conferir se desse. Tá aí um livro que merecia mesmo virar filme, iria ficar demais nas telonas.

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando posta as resenhas uma atrás da outra! Me deixa com muita vontade de ler o livro, mas também me mostra melhor a história sabe? Adorei a resenha e a história deve ser mesmo maravilhosa, fiquei com vontade de ler lendo a primeira resenha e essa só reforça isso, a personagem parece muito boa. Ansiosa para ler. A Intrínseca podia lançar um box da trilogia, a caixa seria linda com as ilustrações. Adorei a resenha e concordo com a menina que daria um filme lindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a resenha do primeiro e amei a resenha desse. Já disse que é ótimo ler elas juntas? Eva parece um amor de protagonista e to morrendo de curiosidade sobre o mundo. As capas são lindas também! Amei conhecer mais! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Achei o blog no skoob pela resenha do primeiro livro e gostei muito da resenha. Que bom que tem a do 2. Decidindo a ler os livros e parece ótimo. O jeito que fala nas resenhas da eva me deixou com vontade de conferir.

    ResponderExcluir
  5. Não é meu tipo de leitura, mas ouvi comentários muito bons a respeito do livro. Num futuro, quem sabe eu leia! *-*

    ResponderExcluir
  6. Cada vez que me informo mais a respeito dessa trilogia fico mais curiosa.Pena que ainda não tem nas livrarias de onde eu moro. :/

    ResponderExcluir
  7. Eu não vou ler a resenha toda porque eu com certeza vou comprar esse livro, mas tenho certeza que você falou tão bem como no outro.

    ;**

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha do livro um e fiquei super pasma com a história, quase comprei o livro e nunca imaginei que seria distópico ainda por cima tão criativo, fiquei muito curiosa para ver os detalhes e adorei o que disse dos personagens, imaginar nosso mundo renovado e a humanidade no passado? Muito inovador, amei, abs!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei triste que a Mater morreu =/, mas fiquei contente pq ela encontrou com a irmã. Nunca imaginei que havia uma história dessas com aquela capa, pensei até que era história em quadrinhos, como eu me enganei kkkk
    Espero que o terceiro saia logo!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de conhecer a trilogia e to super curiosa para ler ela, as capas são muito lindas e a historia parece ser envolvente daquelas que você começa e não querer parar de ler né.

    ResponderExcluir
  11. Acho que vou ler a trilogia. gostei da sua resenha e me sinto muito inclinada a ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li o primeiro livro da serie, mas pelo o que eu li agora da resenha eu devo confessar que não gostei muito não, pode ser até que depois eu dei uma olhadinha no primeiro, mas eu achei a capa bem bonita, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Em busca de WondLa parece ser um livro bem legal, já tá na minha lista de desejos. Esse mistério sobre o que é WondLa e as aventuras de Eva neste lugar novo (para ela) devem dar um ritmo gostoso para a leitura.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Terminei o primeiro livro, li rápido até demais!
    Não tem como não se apaixonar por essa história. Vim ver sua resenha e ainda bem que a história continua boa e melhorando.
    Ele tá me esperando ali na estante esperando para ser devorado rapidamente. :D
    BjKas!

    ResponderExcluir
  15. Quando vai lançar o terceiro livro no Brasil?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.