15/08/2013

Resenha - A Rainha Branca


Nome: A Rainha Branca
No Original: The White Queen
Autor (a): Philippa Gregory
Tradutor (a): Ana Luiza Borges
Páginas: 434
Editora: Record
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Philippa revisita a Guerra das Rosas, que opôs a Casa de York, simbolizada pela rosa branca, à Casa de Lancaster, da rosa vermelha. Um conflito que colocou irmão contra irmão, num jogo de assassinatos, traições e vilezas. Aqui, ela conta a história de Elizabeth Woodville. Filha de uma família nobre do campo, ela se vê desamparada quando o marido é morto no campo de batalha. Com dois filhos pequenos, ela decide recorrer ao jovem rei para reaver suas propriedades, usurpadas pela família do marido. Porém, após despertar a atenção do monarca, os dois apaixonam-se e casam-se em segredo, e Elizabeth ascende à realeza. E perigo, morte e perfídia passam a ser constantes em sua vida. Junto com os esforços da Rainha da Casa de York para proteger seus filhos mais novos, herdeiros do trono inglês. Mas após seu marido ser assassinado, nada evita que eles sejam sequestrados pelo tio, Ricardo III, e acabem trancados na Torre de Londres. E se transformem em um dos mistérios mais intrigantes da história: o sumiço dos príncipes permanece um acontecimento que confunde os pesquisadores há séculos.

Todos aqui sabem que sou apaixonada por história e as confusões da sucessão ao trono inglês sempre me interessaram principalmente os séculos após a ascensão dos Plantagenetas, que geraram duas das mais famosas guerras, a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas também conhecida como a Guerra dos Primos. No primeiro livro de sua nova série Philippa Gregory, que ficou mundialmente famosa por sua adaptação da era Tudor traz os turbulentos anos do reinado de Eduardo IV.

A história começa com uma viúva na beira da estrada com seus dois filhos ao lado. A viúva é Elizabeth Woodville e ela está à espera do novo rei. Tudo o que ela quer é pedir por suas terras que foram tomadas quando o marido morreu em batalha. Seu pai Conde de Rivers estava lutando pelos Lancaster assim como o marido, mas ela era filha de Jacquetta, tinha de ser corajosa por seus filhos e implorar ao novo rei, Eduardo pelas terras. Porém Elizabeth consegue mais do que espera pois o encantamento do rei por ela é mútuo. E os cinco anos de diferença entre eles e seus filhos não impedem de Eduardo casar com ela em segredo pouco antes de partir para a batalha decisiva. O tempo passa, Eduardo vence e Elizabeth espera aflita por notícias. Seu irmão Anthony que descobre o casamento secreto a chama de prostituta burra por ter acreditado no rei. Para ele o rei casou em segredo só para conseguir o que todo homem quer, mas surpreendendo a família, Eduardo a convoca na corte. Ele havia anunciado ao conselho seu casamento. Um escândalo para alguns e um choque para o Conde de Warwick que já tinha planejado o casamento de Eduardo com a filha do rei francês. Elizabeth sabe que conquistou muitos inimigos, mas com a força de sua mãe, o apoio de sua grande família e o amor do rei ela consegue casar suas irmãs, elevar seus familiares a altos cargos e principalmente firmar o trono de Eduardo ao lhe dar vários filhos, herdeiros e mulheres. Porém o Conde Warwick não aceita que perdeu o controle de seu pupilo. Se virando contra Eduardo fará de tudo para destroná-lo.

Entre batalhas e lutas conhecendo Elizabeth Woodville, a mulher que é ancestral de todos os monarcas ingleses através de sua filha Elizabeth, mãe de Henrique VIII, bisavó de Elizabeth I. A mãe dos príncipes da torre. A narrativa de Gregory mescla história e ficção com harmonia num desenrolar que atravessa a vida de seus personagens, ascensão, luta e queda. A autora consegue nos fazer torcer pelos personagens, mesmo conhecendo seus fins. Para aqueles que conhecem pouco de história é uma trama perfeita, que instiga e conquista o leitor, mas por outro lado alguns fatos podem incomodar os que conhecem mais profundamente a história real. Afinal Gregory toma algumas liberdades para bordar alguns pontos, romantizando ou dramatizando eventos, além de se valer de teorias não comprovadas para deixar um tom mais leve no final, que não é de longe feliz.

Particularmente eu não vi mal em algumas teorias que a autora desenvolveu, aliás bem que gostaria que ela estivesse certa e que algumas justiças foram feitas se fosse verdade alguns pontos que ela desenvolveu no final. Um dos pontos altos da história foi a forma que a autora desenvolveu a personalidade de Elizabeth Woodville. Uma mulher forte, corajosa, apaixonada e incisiva. Que sofreu e amou, pode até cometidos erros, mas que numa época onde mulheres eram vistas como nada além de enfeites usáveis transformou dos bastidores a corte inglesa e moldou o futuro da Inglaterra. Parte que de fato é verdade. Elizabeth muito certamente foi uma grande mulher. Mais velha do que Eduardo, viúva e com dois filhos, mas ainda assim se casou com o rei.

Leitura rápida, recheada de personagens históricos marcantes e com um desenvolvimento equilibrado entre o real e a ficção. Philippa Gregory mais uma vez se destaca pela capacidade de entremear esses dois de forma crível. Desenvolve com destreza e perspicácia teorias históricas não provadas, mas nem por isso descabidas. Ao final explica brevemente suas escolhas e a sensação é de que a autora meramente iluminou os pontos pouco claros. A edição da Record está ótima, fonte boa, tradução que mantém o ritmo ágil da história e capa que no princípio causa estranheza, mas que casa muito bem com a história. Os quatro primeiros livros foram comprados e a adaptação já está no ar pela BBC. E até o momento está bastante fiel. Os livros estão sendo lançados aqui na ordem em que foram lançados lá fora, mas a ordem cronológica dos fatos é a que coloquei abaixo. A única diferença é que o primeiro pela ordem dos acontecimentos foi lançado como terceiro.

Recomendo não só a série televisiva como os livros. História com romance, ação, tramoias e traições. Um retrato crível de um período conturbado, mas rico. Vale a pena como um meio romantizado de conhecer um pouco de História e vale a pena também apenas como um romance. Leiam e conheçam a surpreendente Elizabeth Woodville! Até mais!

A Guerra dos Primos - Philippa Gregory
1- A Senhora das Águas
2- A Rainha Branca
3- A Rainha Vermelha
4- The Kingmaker's Daughters
5- The White Princess
6- The Last Rose

28 comentários:

  1. Ahhh,Yasminnn,vc leu esse livro???Ameiii a resenha,nossa,eu to doida pra ler esse livro e não acho em lugar nenhum,nenhum msmo.Assisto a série e acho simplesmente fantástica,recomendadíssima.:)

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a gostar de históricos iguais aos da Gregory. Sempre gostei de diversas partes da história, mas nunca tinha lido até ler A Imã de Ana Bolena e amei o livro e o jeito que a autora tratou de tudo. Estou vendo a série e quero muito ler os livros. Adorei a resenha, me deixou com vontade de ler. Adoro a personalidade da protagonista e li bastante sobre ela na net depois de ver a série, ela era mesmo extraordinária. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os livros da Philippa Gregory, são sempre fiéis e o que muda é com cuidado e teorias que foram citadas em algum momento. Eu terminei a primeira série dos Tudors faz pouco tempo e agora lendo sua resenha quero muito conferir essa também. Quero ler ele ai posso ver o seriado. Ótima resenha e adorei tudo o que disse, abs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal que tem a série televisiva também! É uma opção, já que ela é bem fiel!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia de livro! Geeente, demais! Quem aí viu aquela série que saiu com o mesmo nome? Acabou faz pouco tempo e é a mesma coisa que esse livro. Adorei ver que tem um livro, sabia que tinha mas nem sabia de quem era pra poder ver se lia. É bom demais não é? Também adoro história da Inglaterra, essa confusão com os trones é fascinante.
    PS: dó desse povo. É guerra demais, confusão demais e tudo pra virar rei...melhor ser plebeu heim...

    ResponderExcluir
  6. Não é muito meu estilo de leitura, mas parece ser bom. Gostei do enredo, a resenha disse muito sobre a obra e como já escrevi antes, o livro parece ser bom. Não seria ruim tentar um novo estilo né?

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada dela, mas parece bem interessante. Espero poder ler em breve. A capa é linda!!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro história com a realeza..Nunca tinha visto esse livro!
    As história da corte inglesa e europeia num todo são ótimas;intrigas,traições,busca pelo poder,são realmente ótimas.Adorei sua resenha me deu vontade de ler esse livro,que me parece ser muito bom!
    bjs'

    ResponderExcluir
  9. Adoro a Inglaterra e to muito curiosa para ler os livro e ver a série, mas ando sem tempo. Amei a resenha e o jeito que falou de tudo, me deixou curiosa, queria muito ter vivido na Inglaterra nessas épocas, a personagem parece ótima e como não conheço bem história então vou adorar ler sem saber ao certo o que acontece. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Não leio quase nada histórico, mas gostei do que disse da personagem. É o ponto que mais gosto, personagens mulheres fortes ainda mais sabendo que é base na historial real. Gostei da resenha e fiquei com vontade de ler os livros da autora, quem sabe gosto. Beijo para ti :)

    ResponderExcluir
  11. Sou nova e ainda nem aprendi sobre alguns desses fatos como a Guerra das duas rosas, não sei se eu lesse se iria entender :Z Mas a história é interessante

    ResponderExcluir
  12. Eu não gostei da capa, achei ela feia! :x Gostei do que foi dito do livro na resenha, fiquei bem curiosa mesmo. Mas, mas, mas, são muitos volumes. E estou me esquivando de todas as formas ler livros que tenham continuações. Peguei birra com isso. :s Sem falar no preço, 40 reais na Saraiva mais uns 20 reais de frete pra cá. Tá louco!? kkkkkkkk Acho que não é pra ser hein :x

    ResponderExcluir
  13. Eu comecei a assistir a série há pouco tempo e estou adorando. Ainda não tive oportunidade de ler os livros, mas assim que a minha lista de livros para comprar diminuir, eu compro esse. Ótima resenha, Yasmin, você realmente parece entender muito bem do assunto. Parabéns!

    ;***

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da autora, mas já li várias recomendações. Como adoro ficção histórica fiquei muito interessada e já adicionei a minha lista de leitura. Eu só não entendo porque publicam fora de ordem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Terminei de assistir a série de TV convencida de que preciso ler o livro. Com um pouco de boa vontade vou ter paciência com as licenças da Philippa Gregory. Preciso economizar para comprar HAHAHA Mas só achei A Rainha Vermelha na loja física da Saraiva.

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia que tem uma série de tv e o livro conheci agora também, adoro livros que mesclem a realidade com a ficção, nos dá uma outra perspectiva. Quem sabe um dia eu possa lê-los ne.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Não, a resenha já começa perfeita com as 5 estrelinhas lá em cima né....
    Série televisiva??? Como assim?? Não sabia disso não O.o
    Nossa como pode sua resenha deixar uma pessoa com ainda mais vontade de ler um livro hein??? Pois é, ele estava na minha lista e agora passou na frente de muuuitos livros hahahaha
    Obrigada pela dica, e parabéns pela resenha *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia essa série e gostei muito do que li aqui agora. Mas pelo que li acima, a série é grande e apenas dois títulos já foram traduzidos.

    ResponderExcluir
  19. Ah esse livro já estava na minha lista de desejados tenho certeza de que ele é muito bom mesmo, eu não vejo a hora de poder ler ao livro e é claro os outros da série também.

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de livros com fundo histórico e achei a história desse muito interessante, então já entrou pra minha lista de desejados. Só me desanimou um pouco o fato de fazer parte de uma série, porque todos sabemos que com tantas séries legais sendo lançadas, fica meio difícil acompanhar todas. Mas como eu me interesso muito por livros desse gênero, acho que vou encarar mais uma série, certamente valerá a pena e sua resenha super positiva me empolgou ainda mais, deve ser um ótimo livro. ;D

    ResponderExcluir
  21. Meu deus, to loca pra ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro deve ser fascinante, eu vi a série que trata sobre o mesmo assunto me apaixonei pela estória, confesso que peguei uma leve antipatia pela Elizabeth e por sede de poder mas queria muito ler o livro pra ver uma nova perspectiva da personagem.

    ResponderExcluir
  23. Uau! Eu simplesmente PRECISO DESSE LIVRO!!!
    Sou absolutamente apaixonada por histórias e conflitos da realeza inglesa!
    A Guerra das Duas Rosas é uma das histórias mais misteriosas e fascinantes que já aconteceram... e este livro parece captar os principais elementos da guerra: o mistério, segredos, paixão e principalmente a força de uma mulher...
    Mal posso esperar para ler!
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro quando os autores misturam fatos e/ou personagens históricos com ficção. E quando esses fatos tem uma áurea de verdade/fofoca no meio, melhor ainda. Não conhecia nem a autora, nem o livro, e achei bastante interessante. Me parece que a narrativa da Philippa Gregory é ótima. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Adoro histórias em meio a guerras, conspirações, lutas pelo poder, etc. Não conhecia esse livro até pouco tempo, vi um comentário sobre ele no face e me chamou a atenção.
    Gostaria de saber porque não publicaram o 1ª da serie e já começaram pelo 2º. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  26. Livros de época eu adoooooro! Se você diz que o livro é bom, eu acredito que o livro seja bom. Sua resenha é ótima e, por ela, eu fiquei super curiosa com o livro. Nunca tinha visto ou ouvido falar dele antes e agora estou muito interessada nele. A capa não nos deixa muito apar da história, mas lendo essa resenha, me deu, basicamente, a noção do que se trata tudo.

    ResponderExcluir
  27. Não conheço muito de História, mas agora me deu interesse. Se eu ler esse livro, os conhecimentos que eu terei estarão muito longe da verdade? Eu vi um vídeo recomendando este livro, e quando vi que você tinha resenhado, não pude perder. E ainda tem uma série? Ok, mas primeiro eu quero ler os livros, rs.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.