09/08/2013

Resenha - O Portal de Glasruhen


Nome: O Portal de Glasruhen
No Original: Glasruhen Gate
Autor (a): Catherine Cooper
Tradutor (a): Maria de Fátima Oliva do Couto
Páginas: 238
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinospe: Os personagens, assim como a própria história, amadureceram neste segundo volume e, aliado ao suspense presente até a última página, compõem um romance que marcará gerações. Toda a beleza da mitologia celta em uma aventura para leitores de todas as idades. Com a noz, sua varinha e novas habilidades, Jack Brenin está de volta e precisa completar sua missão: salvar Arrana, a Hamadríade - a árvore de vida - e todas as outras árvores. Durante essa jornada, o leitor conhecerá mitos nunca abordados por livros de fantasia.

Quando terminei o primeiro livro não imaginei que começaria o segundo poucos minutos depois. A ideia era ler o primeiro capítulo e quando percebi já estava chegando ao final. Catherine Cooper dá sequência a história de Jack Brenin abrindo um novo mundo que traz consigo uma trama central forte e revelações que surpreendem ao mesmo tempo em que enriquecem a história. Conheçam Annwn, o outro reino e os problemas que ele traz para a vida de Jack.

A história continua pouco tempo depois do fim do primeiro livro. Nora e Elan se preparam para abrir o portal da floresta que as levará direto para Annwn. Unindo finalmente as treze partes do caldeirão elas estão prontas para preparar o feitiço. O tempo é curto e elas precisam correr se quiserem salvar Arrana, a Hamadríade da floresta de Glasruhen que já está desaparecendo. Por causa do curto prazo Nora terá que ir sozinha com Elan já que só é permitido a entrada de humanos em Annwn no Samahain, ou seja no dia 31 de outubro. Jack promete que não irá desobedecer, mas Camelim está eufórico por terem conseguido abrir o portal. Ele não resiste em dar uma olhada através do portal e Jack vai atrás implorando para Camelim voltar, mas as coisas saem do controle quando os dois são presos e jogados nas masmorras. Em Annwn desde que os portais foram fechados e a rainha sumiu os corvos estavam banidos a mando de Velindur. O conselheiro que deu o golpe e assumiu o trono depois da ausência misteriosa da rainha. Acusados Jack e Camelim, que se transformara em menino dentro das masmorras os dois conseguem um tempo extra quando Gwillam, o druida que fugiu para Annwn séculos antes. Gwillam é irmão de Nora e Camelim já foi seu aprendiz quando era menino, antes de ser salvo por Nora e transformado em corvo. Camelim consegue assumir sua antiga forma em Annwn sendo acusado de espião. Nesse meio tempo Elan revelará algo capaz de salvá-los e capaz de derrubar Velindur o falso rei. Contando com ajudas inesperadas os dois descobrirão mais do que vieram buscar e mudarão o reino de Annwn para sempre.

Esse é o ponto de partida da segunda história de Jack Brenin. Expandindo seu universo a autora mergulha na criação de um mundo único para além dos portais, enriquecendo ainda mais sua história. Annwn é mais do que um mundo de criaturas mágicas, castelos e druidas. Nessa nova narrativa a autora constrói uma trama mais complicada, com reviravoltas inesperadas e revelações que surpreendem e encantam o leitor. Ainda se valendo de elementos da mitologia céltica a autora entrelaça suas próprias criações em uma história rica que valoriza o ambiente, sendo este ricamente detalhado e vívido. Aliando o desenrolar da trama a construção do mundo Catherine Cooper cria uma história repleta de ação, mistérios e segredos revelados.

Foi interessante e muito estranho ver Camelim como menino e mais ainda o modo que ele reage a tudo isso se junta ao seu mau humor típico e rende ótimas cenas. Os diálogos entre ele e Jack estão ainda melhores. Adorei os dois corvos fêmeas brancas da rainha e seus sorrisinhos para Camelim e Jack. Todos os personagens secundários que foram adicionados são ótimos e fizeram a história crescer. Ainda acho que Gwillam sabe mais sobre Jack do que ele está contando e pelo final mal posso esperar para saber o que vem por ai. O final amarrou todas as pontas da história deixando ainda perguntas interessantes no ar. Tudo o que a autora apresentou tanto em relação ao mundo como aos personagens abre novas possibilidades deixando o mistério em torno da origem de Jack mais complicado. Seria Jack algo mais do que alguém nascido na hora certa e no dia certo?

Leitura rápida e deliciosa, com uma narrativa fluida e instigante que transporta o leitor para o mundo belo e com uma história que nos faz torcer e sonhar. Catherine Cooper mostra nesse volume que seus personagens são únicos e sua história um entrelaçado de elementos ricos. A edição da Bertrand está ótima, fonte agradável e bela diagramação, com marcações ilustradas que compõe um belo livro. Seria maravilhoso ver a série adaptada para o cinema. Recomendado a todos que procuram um infantojuvenil com personagens ótimos, um toque de humor, e com uma mitologia rica e interessante. Leiam e se surpreendam com as aventuras de Jack, Camelim e o belo mundo de Annwn. Até mais!

As Aventuras de Jack Brenin - Catherine Cooper
1- A Noz de Ouro
2- O Portal de Glasruhen
3- A Montanha Prateada
4- The Lost Treasure Of Annwn
5- Sem Título Ainda

15 comentários:

  1. Já li o primeiro e estou doida para ler o esse porque amei o livro, mas não acho para comprar. Adoro o Camelim e adorei o que falou, ansiosa para ler. Adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Mais um super interessante. É bom ler livros assim não é, continuando logo depois de acabar o primeiro. O clima permanece ali e você não dá um perdido na história por ter passado tempos antes do lançamento e etc e tal. Mais um boa trama, melhor desenvolvida e com muito mais para apreciar. Gostando de ver, dá vontade de ler também.

    ResponderExcluir
  3. Pois bem, me interessei no livro, bem do gênero que não costumo ler. Mas parece ser tão boa a série! *-*

    ResponderExcluir
  4. Que bom que a continuação manteve o ritmo e é boa,pois tem continuação que decepciona,estou até meio desanimada com isso,confesso :/
    Vou tentar comprar os livros e ler,sem dúvida, pois você,Yasmin, já demonstrou que esse livro é bom e não decepciona os fãs através de suas resenhas a respeito.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li A Noz de Ouro e já tinha achado a história interessante. Agora, em O Portal de Glasruhen a história parece mais madura, interessante, mais atrativa e cada vez melhor. Achei a capa linda.
    Quero bastante ler essa série.

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao li o primeiro volume dessa serie, mas estou ansiosa pra isso hahaha
    já faz tempo q li uma resenha do primeiro volume e fiquei apaixonada, acho q nas minhas próximas comprar vou incluir os dois livros de uma vez XD
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Depois que li a resenha do primeiro fiquei morta de curiosidade, mitologia celta e bons personagens é tudo, adoro séries infanto-juvenis e o jeito que fala na resenha me deixou mais curiosa ainda, esse parece ainda melhor. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  8. Ainda continuo não me interessando com o livro, e isso não tem nada a ver com você, todas as suas resenha são ótimas, é apenas a história do livro mesmo. O livro é pequeno, apenas 238 páginas, então deve ser mesmo uma leitura rápida.

    ;***

    ResponderExcluir
  9. Até que tem poucas páginas, me interessei pela série. É o tipo de livro que meu irmão iria adorar kkk

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com leve vontade de conhecer a série e lerei a resenha do terceiro livro para ver se vc desgrudou do livro ou o devorou-o XD

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com leve vontade de conhecer a série e lerei a resenha do terceiro livro para ver se vc desgrudou do livro ou o devorou-o XD
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Acabei de conhecer essa série e já estou super curiosa para ler ela, eu preciso urgentemente, pois adoro livros com magia, seres sobrenaturais tudo que não existe resumindo, e eu me interessei muito por essa série valeu a dica.

    ResponderExcluir
  13. Li esse e o primeiro livro da série. Gostei demais e estou esperando adquirir o restante da série para continuar a leitura. Gostei demais da sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Eu não li nem o primeiro livro da série, mas depois de ter lido a resenha de A Noz de Ouro fiquei bem curiosa, espero começar a ler essa série logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não comecei a série, mas parece ser boa e bastante envolvente, e se trata de magia, e amo livros de magia. Sei que gostaria muito desse livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.