07/08/2013

Resenha - A Noz de Ouro


Nome: A Noz de Ouro
No Original: The Golden Acorn
Autor (a): Catherine Cooper
Tradutor (a): Maria de Fátima Oliva do Couto
Páginas: 266
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A vida de Jack Brenin muda no momento em que ele encontra um objeto encantado no chão. Sem querer, acaba entrando numa aventura extraordinária por um mundo que pensava existir somente em sonhos. Nora, uma druidesa, e Elan, uma ninfa, são as novas vizinhas de Jack. Após ficarem amigos, elas lhe contam sobre a profecia do Eleito, que diz que o menino que for capaz de ver a noz de ouro poderá salvar hamadríade, a árvore de vida, que corre perigo. Na verdade, as florestas do mundo estão morrendo. Mas, se ele não é corajoso nem forte, como poderia ser o Eleito mencionado em uma antiga profecia?

Desde que vi o livro nos lançamentos da Bertrand Brasil ano passado sabia que a história seria o tipo exato de que gosto, por isso não demorei a comprar. Mas por um acaso ou outro o livro ficou na estante, comprei o segundo e só quando o terceiro foi lançado a vontade de ler superou a ordem de leitura. E assim a história criada por Catherine Cooper entra na lista das maiores surpresas do ano. Uma fantasia infantojuvenil mais fabulosa e criativa do que havia esperado.

A história começa nos apresentando Jack Brenin, um garoto normal e até meio fracote que acaba de se mudar para a pequena cidade na Inglaterra para morar com o avô no solar dos Brenin. Jack estava tendo problemas para se enturmar com os grandalhões da cidade e passava o maior parte do tempo com o avô esperando as aulas do último ano antes do ensino médio começarem. Ele estava se escondendo na cerca de espinhos fugindo dos garotos quando conheceu Nora, a proprietária da casa dos Ewell. Não imaginava que retornaria a bela casa tão cedo, mas sua vida muda quando ele encontra a pequena noz de ouro no bosque perto da casa do avô. O convite para visitar a casa de Nora vem de Elan e para sua surpresa o que elas lhe contam é mais atormentador do que assustador. Segundo uma profecia feita há muito tempo apenas um garoto nascido a meia-noite em ponto do dia 31 de outubro poderia resgatar as placas perdidas do caldeirão que seria usado para reabrir o portal para Annwn, uma terra mágica onde seria possível salvar as hamadríades que estão morrendo desde que os druidas morreram perseguidos pelos romanos ou foram embora para Annwn. As placas estão perdidas desde que Camelim quase foi morto a séculos atrás fechando o portal de Annwn impedindo a manutenção das hamadríades. Se Jack conseguir resgatá-las as florestas reviverão, mas ele não está tão certo se conseguirá ainda mais quando descobre que precisará se transformar em um menino-corvo, com capacidade de virar corvo...

Essa é a premissa da história de Jack Brenin, o garoto que nasceu no dia certo e na hora certa. A princípio a história criada por Catherine Cooper é simples, mas logo nas primeiras páginas quando os elementos que constroem a trama central vão sendo apresentados percebemos que o mundo apresentado pela autora resgata e recria bastante da mitologia celta. Da relação com as árvores a ordem dos druidas, além dos dias especiais e alguns costumes. Contudo as partes mais interessantes desse mundo foram criadas pela autora, como os meninos-corvos, os três tipos de dragão, o jeito que se faz magia, tudo muito bem elaborado e integrado através de uma narrativa leve, que flui com facilidade e envolve o leitor facilmente na história de Jack e de todos.

É incrível como a autora consegue cativar o leitor logo nas primeiras páginas, conquistando a curiosidade do leitor e nos levando a cada capítulo a surpresas fascinantes. Com belas e ricas descrições Cooper criou um ambiente vívido, inovador e que fascina. É harmonioso e instigante, a cada nova revelação da trama queremos saber mais e ver mais desse mundo. Os personagens são ótimos e cheios de surpresas. Jack é um garoto comum e que envolve o leitor justamente por saber e assumir que não tem nada de especial, e a medida que a história se desenrola vemos como toda pessoa normal tem algo de especial, todos nós temos. Camelim, o corvo é um dos melhores personagens que já conheci. O tom que a autora deu ao corvo e o modo que ele estabelece uma amizade com Jack é incrível, desconfiado, mas cheio de diálogos divertidos com sua carranquice. Assim como Nora, Elan e a impagável Guarda-Noturna composta por ratinhos para lá de inteligentes e espertos. O final consegue surpreender com suas mudanças e deixar no ar promessas de novas histórias maravilhosas já que as tramas secundárias renderam novas pontas que merecem ser exploradas.

Leitura fácil, agradável e enriquecedora, que conquista e cativa o leitor além de cada página nos surpreender com um elemento novo e criativo. Catherine Cooper faz mais do que resgatar uma parte da mitologia celta, ela cria um mundo interessante e que fascina com seus seres fascinantes. Foi maravilhoso conhecer esse mundo e seus personagens. A edição da Bertrand está ótima, capa mantida, fonte agradável e diagramação bonita. Nem preciso dizer que adoraria ver Jack Brenin e todos os outros no cinema. Renderia um filme único, com humor, ação e uma bela mensagem. Recomendado a todos que gostam de um bom infantojuvenil e principalmente a todos que gostam de conhecer mundos novos, ricos e encantadores. Você vai se apaixonar por cada personagem e cada detalhe. Leiam e se encantem! Até mais!

As Aventuras de Jack Brenin - Catherine Cooper
1- A Noz de Ouro
2- O Portal de Glasruhen
3- A Montanha Prateada
4- The Lost Treasure Of Annwn
5- Sem Título Ainda

16 comentários:

  1. Oi! Quando lançou eu fiquei com vontade de ler e comprei esse primeiro mais acabou ficando na estante por falta de tempo e ai agora vendo sua resenha fiquei morrendo de curiosidade. Adoro mundos fantásticos criativos e ainda mais com personagens e seres que encantam. A história parece ótima e o jeito empolgado que falou do livro me deixou com vontade de ler logo. Adorei a resenha! Vou esperar as outras! *-* Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de séries infanto-juvenis que conseguem ser criativas e ter bons personagens sem se parecer com nenhuma outra, acho os títulos da série bem legais e as capas lindas, mas ainda não sabia o que ia achar na história e vendo sua resenha vejo que passei longe. Mitologia celta? Druidas, árvores e corvos? Nunca pensei, achei que era só magia e tal. Adorei conhecer os detalhes e o tom da resenha. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já li o primeiro e estou doida para ler os outros dois mas não acho onde eu compro. Concordo com tudo que disse a história é linda, e Jack é ótima, mas o melhor mesmo é Camelim, quis ser corvo por causa dele, muito divertido. Adorei a resenha. Legal que você leu tudo junto, quero faz isso mais!

    ResponderExcluir
  4. Acho esses livro muito bons, pelo que já vi de resenha. E vale mesmo a pena ler um depois do outro quando a gente sabe que vai agradar. O ruim de séries é essa demora de um pra outro, por isso estou preferindo ler quando lança a maioria...
    Muito bem feita pelo jeito e não deixa a desejar. Adorei o tema dele, já deixa vontade de ler só por ver isso.

    ResponderExcluir
  5. Ganhei o primeiro mas ainda não li. Sua resenha me deixou curiosa, já ouvi falar tão bem dos livros, mas ando desanimada com séries. Nem sabia que tinha mitologia nos livros... Adorei a resenha e o blog.

    ResponderExcluir
  6. Primeiro livro da série? Pretendo tê-lo em mãos logo. Me interessei pela série e mal posso esperar pelos próximos!

    ResponderExcluir
  7. A história parece ser linda,ainda mais porque envolve mitologia celta,o que despertou minha curiosidade. :)

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi esse livro fiquei muito curiosa,no que seria a história e gostei muito do que ela fala.
    Adoro fantasia,e essa me parece ser uma série muito fofa,espero lê-la algum dia.
    E a capa do livro é muitoo bunitinha.
    bjs'
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Hum, eu não achei a história muito interessante. Não sei o que foi, mas alguma coisa não despertou o meu interesse. A sua resenha ficou ótima, a gente percebe que você realmente gosta dessa Saga, mas pelo visto ela não é pra mim. =/

    ;***

    ResponderExcluir
  10. Amo infanto juvenis e vou dar uma olhada nesse livro :D

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não fui fisgada pela vontade de ler o livro, mas vi que tem a resenha dos próximos lerei-os e aí sim eu me decido se comprarei ou não, por enquanto ele está como sugestão para dar de presentes para os meus primos.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. O primeiro livro da série, e eu fiquei com vontade de ler quando vi o terceiro que foi o primeiro livro da série que eu conheci espero poder ler ela logo, pois fiquei muito interessada na historia.

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha como sempre, está simplesmente demais. Já li esse e o segundo livro da série. Gostei demais e estou esperando adquirir o restante da série para poder dar continuidade a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia essa série, mas pela sua resenha parece ser um livro muito bom. Sem contar que eu adoro livros do gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Depois de ler sua resenha de O Portal de Glasruhen, eu fiquei com vontade de ler essa série e comprei o primeiro livro, e amei, e estou mega ansiosa pelo segundo mas estou sem dinheiro pra comprar agora :P
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Amo infantojuvenil e esse parece ser ótimo.
    Tenho certeza de que vou amar esse livro!
    A capa parece ter tudo a ver com a história, e que bom que o livro é uma leitura fácil.
    Gostei da resenha. Abrçs!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.