10/08/2013

Resenha - A Montanha Prateada


Nome: A Montanha Prateada
No Original: Silver Hill
Autor (a): Catherine Cooper
Tradutor (a): Maria de Fátima Oliva do Couto
Páginas: 280
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Tentando equilibrar as exigências da sua vida “real” e as necessidades e obrigações que tem como O Eleito de um universo mágico, Jack Brenin precisará resgatar sozinho os dois últimos dragonetes restantes na Terra. Eles foram levados e serão assados em um banquete dos Spriggans. Nora está numa missão muito importante em Annwn. Usando seu Livro das Sombras como guia e com seus amigos Camelin, o corvo, e Timmery, o morcego, Jack parte para o ataque na montanha prateada sozinho. A vida de Jack Brenin muda no momento em que ele encontra um objeto encantado no chão. Neste terceiro volume, Jack terá que explorar o seu potencial ao máximo, tomar atitudes maduras e decisões importantes, além de enfrentar enormes desafios para ajudar seus amigos e, por fim, resolver os problemas em Annwn.

Quando a Bertrand lançou o terceiro livro não fazia ideia que leria os três primeiros de uma vez. Foi por um acaso que surgiu a oportunidade e a curiosidade que tive acerca da série veio à tona. Solicitei o livro a editora e emendei a leitura dos três primeiros volumes da série da britânica Catherine Cooper, que revela a cada nova história um mundo repleto de seres magníficos e tramas ricas, que instigam e surpreendem o leitor. Conheça a nova aventura de Jack e as revelações que ela traz.

Jack está de volta à terra e se recuperando de uma catapora que o deixou de cama por uma semana. Ele já não aguenta mais ficar deitado e mal pode esperar para voar com Camelim, praticar com sua varinha e visitar seus amigos na casa Ewell. Um dia antes de poder sair da cama Nora avisa a Jack que irá a Annwn ajudar Gwillam e Elan em um problema que surgiu pedindo a Jack que cuide dos bichos em sua casa e fique de olho em tudo até ela voltar. Já na casa Ewell Jack encontra um bilhete de Nora instruindo-o a preparar uma estranha poção. Nesse meio tempo ainda tem que lidar com Camelin e seus planos para recuperar sua varinha. Desde que cresceu um bolinho na cozinha explodindo doce para todos os lados Nora guardou sua varinha e ele a quer de volta pois precisa praticar. Depois de terminar a poção e encontrar uma chave que se ajusta de acordo com o lugar que tem de abrir Jack retorna para casa, mas encontra Timmery a sua espera. O morceguinho quer ajuda de Jack para animar Charkle. O dragonete está cada vez mais triste pela perda de sua família e Timmery quer que Jack procure no Livro das Sombras informações sobre dragonetes e onde vivem. Para surpresa de Jack o livro conta a história da Montanha Prateada e o dragão enorme que lá habita protegendo algo desconhecido. Jack e Camelin prometeram ajudar Charkle na procura pelos irmãos desaparecidos, mas acabam encontrando mais do que vieram buscar na Montanha Prateada.

A partir das idas e vindas a Montanha Prateada a trama central da história se desenvolve em paralelo as outras tramas secundárias o que torna o livro ainda mais interessante que seus antecessores. Com uma escrita suave e uma narrativa que flui com facilidade interligando personagens e tramas Catherine Cooper expande o universo da série deixando questões importantes para a história central da série. Enquanto Jack procurava salvar os irmãos do dragonete acaba levantando perguntas sobre si próprio. Os acontecimentos deixam até mesmo Nora surpresa. As descrições ganham uma parte importante nesse volume, todo o ambiente da montanha é vívido e sufocante, passando ao leitor cada situação de maneira única.

Jack, Camelin e todos os outros continuam ótimos. Estou curiosa para saber o que vem por ai na história de Jack. A autora desenvolveu a trama deixando diversas questões sobre a origem de Jack no ar. Será que ela buscará na mitologia celta uma explicação para as recentes mudanças. Outro ponto que merece destaque é o amadurecimento de Jack e da amizade dele com Camelin. Os dois estão mais próximos ao mesmo tempo que Jack começa a levar mais a série tudo o que aprende. Espero que isso não mude a amizade dos dois. O final deixa questões no ar ao mesmo tempo que consegue ser mais sombrio, denso e sério do que nos demais livros. Um final que surpreende com reviravoltas que amarram a trama e mostram que todos ali mudaram, que as situações transformam as pessoas.

Leitura rápida, que instiga e cativa o leitor com os personagens e o universo rico. Catherine Cooper nos traz a cada novo livro uma história criativa, única, bem-humorada que nos mostra o valor das amizades através de personagens maravilhosos. Além de contar com uma trama rica e interessante que desvenda e recria uma das mitologias mais ricas que já conheci. A edição da Bertrand está ótima, fonte boa, capa mantida e diagramação ótima. Belas ilustrações e um guia engraçado de Camelin ao final do livro. Adoraria ver todos eles no cinema, seria um cenário maravilhoso sem falar na história cativante. Recomendado a todos que procuram uma série infantojuvenil diferente, criativa e com belos personagens que crescem a cada história. Leiam! Até mais!

As Aventuras de Jack Brenin - Catherine Cooper
1- A Noz de Ouro
2- O Portal de Glasruhen
3- A Montanha Prateada
4- The Lost Treasure Of Annwn
5- Sem Título Ainda

13 comentários:

  1. Magia não é um tipo que eu gosto e realmente me interesse a ler, mas esse livro, ou melhor essa série me instigou bastante!

    ResponderExcluir
  2. Essa série parece ser demais,agora não vou sossegar enquanto não ler.Só melhora, de acordo com as suas resenhas,Yasmin.
    Surtando pra ler mais a respeito da mitologia celta e querendo muito essa série :/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as resenhas da série na mesma semana, estou morrendo de curiosidade de ler os livros e gente a cada resenha fica mais curiosa em relação ao Camelim. Um corvo que fala e ainda por cima é mal humorado, deve ser demais. Adorei a resenha, me deixou curiosa ver as três juntas! bjo!

    ResponderExcluir
  4. Mais um muito bom. Essa série agrada heim? Gostando de ver, parece valer mesmo a pena.

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha da série fiquei mais curiosa ainda, gente mitologia celta em livros que só melhoram com o passar da série? O jeito que fala dos personagens me deixou bem curiosa. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  6. Entre as duas primeiras capas, essa é a mais bonita. Se eu tivesse que comprar o livro pela capa, eu iria começar por essa..rs. Ótima resenha, mais uma vez você resumiu o livro muito bem!

    ;***

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa série, adoro dragões! Vou ler a resenha de a Noz de ouro

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter mitologia e eu gostar muito delas, eu não me interessei muito por esta série, talvez eu compre e dê presente para os meus primos, mas aguardarei os próximos livros para saber se o fim irá satisfazê-la.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Já li os dois primeiros livros da série e agora preciso ler esse. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia a série, considerando a resenha desse livro ela parece ser muito interessante e eu fiquei curiosa para ler, pois eu amo séries, espero poder ler essa também, e minha lista só aumenta.

    ResponderExcluir
  11. É bom ver que essa série continuou boa desde o primeiro livro, e você já elogiou tanto todos os livros, que a cada resenha nova dessa série que eu vejo, eu fico com mais vontade de ler. Eu realmente gostei da resenha *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu só li o primeiro livro da série, e gostei muito, pela resenha esse livro parece melhor que os outros primeiros, mas ainda não li o segundo pra saber se também é bom assim como o primeiro. Quero muito ler esse livro, mas agora estou sem dinheiro pra comprar livro :(
    Mês que vem eu compro e já começo a ler.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro rico mesmo conforme você colocou na resenha, e é de magia, com varinha e tudo mais.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.