05/08/2013

Resenha - Em Busca de Wondla


Nome: Em Busca de Wondla
No Original: The Search for Wondla
Autor (a): Tony Diterlizzi
Tradutor (a): Renata Pettengill
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Eva Nove tem doze anos e sempre morou com Mater, uma robô azul-clara extremamente amorosa e maternal, em um abrigo subterrâneo ultratecnológico no planeta Orbona. Quando um estranho invade e destrói o lar que as duas dividem, a menina é obrigada a fugir para a superfície - um mundo que ela só conhece por meio de holoprogramas. Apesar do perigo, é a primeira chance que tem de perseguir seu maior desejo: encontrar alguém como ela, outro humano. Eva sabe que eles existem porque guarda um item valioso: uma ilustração de uma garotinha, um adulto e um robô, junto de uma estranha palavra: “WondLa”. A busca vai levá-la a descobertas que vão muito além de suas maiores expectativas, em uma jornada surpreendente, divertida e emocionante, que vai tirar o fôlego e inspirar muitos sonhos.

Quando a Intrínseca anunciou o lançamento de WondLa o ano passado fiquei intrigada com a história. De acordo com a capa e a sinopse deduzi que seria uma fantasia que mesclava ficção-científica. A curiosidade acabou passando quando decidi esperar o lançamento do segundo para ler e voltou pouco tempo atrás quando a editora lançou o segundo. Pude ler os dois em sequência e para minha enorme surpresa a história criada por Tony DiTerlizzi não apenas é fascinante como também uma espécie de distopia totalmente inovadora e singular. De uma riqueza e criatividade fora do comum.

Eva Nove viveu a vida inteira em um Santuário sob a terra. Criada por Mater, uma robô inteligente programada com as mais variadas funções, o que a assemelha a uma mãe humana. Eva só conhece as paredes do Santuário, desde suas projeções aos programas infantis gravados, e desde pequena se recorda das aulas de sobrevivência da Mater. Ela prometeu que quando Eva fizesse dezesseis anos poderia sair para o mundo exterior. Conhecer a Terra e tudo o que já cansou de estudar. Porém próximo ao seu aniversário de 13 anos o Santuário é atacado. Um monstro desconhecido atravessa as paredes programadas e Mater para salvar Eva a manda para o exterior. Assustada e sozinha Eva se vê em um mundo absurdo, com árvores estranhas, animais desconhecidos e perigos inimagináveis. Tudo o que aprendeu sobre o planeta com a Mater está errado. Após uma noite no sereno Eva conhece Andrílio Kitt, um ser estranho de pele esverdeada. A princípio eles se estranham, mas acabam unidos quando o intruso da noite anterior captura os dois. Quando Eva consegue um meio de fugir da Feraptor e ainda ajuda Andrílio os dois começam a se entender. Com ajuda de um estranho dispositivo Eva consegue entender o que Andrílio fala e o que descobre muda tudo o que sempre imaginou. O planeta se chama Orbona e Andrílio nunca viu nenhum outro ser igual Eva. De volta ao Santuário destruído Eva encontra Mater e resolve partir em busca de outros seres humanos. Com a ajuda de Andrílio elas atravessarão florestas e desertos, em sua busca descobrirá mais do que sonhou e terá de sobreviver a caçada do Feraptor.

O ponto de partida é esse, mas o mais fascinante é perceber que a premissa central é o planeta Terra transformado. Já imaginou o fim de nossa civilização? O planeta vazio, destruído e arrasado. Quase sem vida natural e sem seres humanos. O que aconteceria? Para Tony DiTerlizzi o planeta entraria em hibernação, se renovando lentamente como já aconteceu há bilhões de anos. Isso até a chegada de outros seres, buscando um novo lar e capazes de redespertar o planeta. Enquanto pouco a pouco as florestas se expandem. Imagina Eva sair esperando uma coisa e encontrar outra?

Com uma narrativa rica e fascinante o autor nos leva para esse mundo incrível que a cada página passa sentimentos diferentes. De devastação a beleza, com descrições fascinantes e uma composição elegante, que cria seres e elementos únicos, mas sempre prestando atenção a plausibilidade. O autor foi perspicaz ao relacionar os animais e as espécies de Orbona com bichos e seres reais que conhecemos. Não os terrestres, mas os aquáticos, que em Orbona evoluíram para um próximo estágio. É uma das premissas mais brilhantes com que tive o prazer de encontrar nos últimos meses, ricamente desenvolvida. Aliando as descrições com as ilustrações de pontuam a cada capítulo o autor cria um mundo vívido e imersivo.

Eva é uma personagem cativante, que com seu jeito simples e ingênuo conquista o leitor e o mundo a sua volta. Uma garota que sonhou a vida inteira em encontrar outros iguais a ela, que tem intenções puras, gentis, mas sem soar clichê ou boba em momento algum. O jeito que Eva faz amizade com Andri e Otto é outro ponto bonito do livro. Andrílio é um personagem interessante, e que esconde muitas coisas. Curiosa demais para saber porque ele vaga pelo mundo. O final foi ótimo, com uma perda triste, mas que amarrou bem a história e encerrou deixando um novo começo no ar.

Leitura rápida, surpreendente e um mundo fascinante belamente descrito e ilustrado. A história de Tony DiTerlizzi é única, rica, com personagens marcantes e que surpreenderá o leitor. Uma bela mistura de bons personagens, escrita fluida e criatividade. A edição da Intrínseca está linda, fonte boa, cores lindíssimas dão o toque final as ilustrações do autor que por si só transformam a história. A trilogia já foi comprada e o filme não deve demorar a sair. Ansiosa demais para ver o resultado. O conjunto história, personagens e mundo é imperdível. Se bem adaptado pode render um filme muito bonito em todos os sentidos. Recomendado a todos que procuram um livro diferente. Criativo e emocionante, com uma mensagem bonita. Leiam e se encantem com o mundo de Eva Nove! Até mais!

WondLa - Tony DiTerlizzi
1- Em Busca de WondLa
2- Um Herói Para WondLa
3- The Battle For WondLa

15 comentários:

  1. Não fazia ideia do que o livro se tratava, sempre achei que era fantasia infanto-juvenil e agora vejo tua resenha falando em terra do futuro, planeta refeito, animais diferentes, uau, gente como eu não soube disso antes? Amei a resenha! Me deixou morrendo de curiosidade, pelo que diz o livro é lindo e ótimo. Amei! Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia lido sobre esse livro e pensava como você! Ainda bem que você se surpreendeu, é sempre bom quando isso acontece!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando saiu fiquei com vontade de ler, mas vai ver se li =/
    É um livro super interessante, gostei dessa trama dele e a vale mesmo a pena. Só vejo boas resenhas dele, então deve mesmo ser um livro e tanto.

    ResponderExcluir
  4. Quase comprei ele uma vez, mas acabou passando a chance e agora lendo a resenha me arrependo. Parece muito interessante a história e diferente, e muito criativa. Não fazia ideia de que era assim e ainda com uma protagonista ótima, preciso desse livro! Bom que posso comprar os dois juntos agora. Adorei a resenha, me deixou pasma saber que é assim o livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Sou doida para ler WondLa só pela curiosidade com o livro, que todo mundo diz que é lindo e para poder acessar o site e ver as imagens 3D que tem com o código do livro. A história parece muito criativa e melhor do que imaginei pela sinopse, é muito bom ver que o livro é diferente do que esperamos e adorei o jeito que fala empolgado e tal, a resenha fica grande mas melhor ainda. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Vi sua resenha no Skoob e gostei. Não sabia que o livro era sobre isso, e parece ótimo. Falou de tudo um pouco, gosto de livros ilustrados tb. Estava na dúvida sobre ler, mas agora acho que vou ler. Gostei da resenha e do blog.

    ResponderExcluir
  7. Como já disse, as pessoas falam muito bem desses livros, mas não costumo ler nesse gênero. Num futuro próximo gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  8. Já havia visto esse livro em alguns blogs,mas nunca tinha parado pra ler a sinopse e o que realmente se tratava.Só uma coisa a dizer: Que boba e errada que fui por julga-lo como mais um livro voltado para o público infantil :/
    Adorei a resenha e achei fantástico saber que o livro se trata de ficção científica com distopia. É tudo que eu queria,por amo e sou fã de ambos os gêneros. :)

    ResponderExcluir
  9. Eu posso dizer que eu AMO a capa desse livro? Adoro animação e o desenho dessa capa me lembra muito o filme O Castelo Animado. Eu estou muito interessada nesse livro, a forma que você descreveu o livro me deixou com os olhos brilhando. Eu não estou comprando nenhum livro até a Bienal, mas esse já encontrou na minha lista de livros para encontrar lá.
    Parabéns pela resenha!

    ;**

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sinopse e a sua resenha está ótima! Quero saber o que acontece, será que ela chega a Wondla?? Quero saber qual é a perda triste...
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Não vejo a hora de poder começar a ler essa trilogia ela parece incrível ainda mais com uma resenha desse jeito só para atiçar a curiosidade da gente.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro. Não li nenhum livro da série mas espero fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas Em Busca de Wondla já está na minha lista de desejados. Eu gostei da sua resenha e só fiquei mais curiosa pra ler logo esse livro, e pela resenha de Um Herói Para WondLa, a série manteve o nível. Espero começar a ler essa série logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ganhei os dois primeiros da série, e estou com muita ansiedade para ler os livros.
    Parecem ser cheios de aventura, amo S2!!!!
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  15. Uma história muito empolgante eu amei e indico!

    To vendendo o meu exemplar por R$ 20,00 e frete grátis para a cidade de São Paulo. Não faço a venda para outras cidades pelo fato de o frete não compensar. Um ótimo livro e está em bom estado.

    Link de compra: http://daylaassuky.loja2.com.br/3759150-Impresso-Em-busca-de-Wondla

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.