03/08/2013

Resenha - Bruxos e Bruxas


Nome: Bruxos e Bruxas
No Original: Witch & Wizards
Autor (a): James Patterson, Gabrielle Charbonnet
Tradutor (a): Ana Paula Corradini
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Quando soube que a Novo Conceito lançaria a série do autor James Patterson fiquei surpresa e ao mesmo tempo curiosa visto que já conheço o trabalho do autor no gênero policial e não conseguia ver essa mudança de faixa etária claramente. Ao adentrar em um novo terreno misturando a velha conhecida ação com fantasia e um toque de distopia Patterson nos apresenta uma história com potencial incrível e que se evoluir de maneira correta pode render uma série ótima.

Era madrugada quando Witsy acordou abruptamente com sua casa sendo invadida por soldados armados da Nova Ordem. E Whit seu irmão só consegue pensar que é um engano ou uma brincadeira. Sua família nunca fez nada para chamar atenção do novo governo. A acusação é absurda, os dois são presos e tudo o que tem o direito de levar é uma baqueta velha e um livro em branco. Acusados e como todos na Nova Ordem trancafiados em uma cela após um julgamento absurdo. Os irmãos não acreditam no pesadelo que estão vivendo. Passam fome, dormem no chão, tem que aguentar pessoas absurdas enquanto estão presos e para a própria surpresas continuam a fazer coisas acidentais, feitiços com os quais terão que aprender a lidar. A Nova Ordem acredita que a cadeia é a prova de mágica, mas os irmãos provam o contrário. Porém nem tudo é o que parece e depois de estranhos sonhos com a namorada Celia, que foi levada meses antes pela Nova Ordem, Whit consegue conversas com Celia. Triste e surpreso com a situação de Celia ele e a irmã com a ajuda de Celia conseguem uma forma de fugir da prisão e escapar da morte. E depois de fugir os dois se verão sozinhos no mundo, com novos poderes desconhecidos e em meio a várias crianças e adolescentes. Todos foragidos, vivendo a margem do mundo e que querem a ajuda dos irmãos para libertar mais crianças e jovens das garras da Nova Ordem. Mas o Único que é o Único tem planos para os irmãos e eles não vão escapar tão fácil assim de suas artimanhas...

A premissa básica é essa e a despeito do conceito interessante, Patterson e Chabornnet optaram por um desenvolvimento mais ágil e conciso da trama e dos elementos que compõem aquele mundo. A narrativa é alternada entre Whit e Wisty, o que possibilita visões diferente do mundo ao redor dos protagonistas. Com descrições vívidas o autor nos apresenta um mundo onde a magia é real e proibida, onde os jovens não têm vez e o governo é cercado de segredos obscuros. Uma trama que se desenrola com facilidade e uma história que foca em nos apresentar os personagens e seus conflitos além de pequenas sutilezas e referências que diferem o mundo do que conhecemos.

Vi muitas pessoas comentando que o autor pecou ao quase não desenvolver os porquês daquele mundo. Como ele chegou ao atual estado e a organização por trás da história da Nova Ordem, mas sinceramente não acho que esse seja totalmente o caso visto que é uma fantasia e não uma distopia. Sim, tem ares de distopia, mas o mundo é outro. Contanto alguns detalhes poderiam sim faltar. Por outro lado desejei que os autores não tivessem usado alguns recursos, mas isso porque sou ansiosa demais e esperar para saber o que deixou o personagem naquela situação é difícil. Gostei da dinâmica de irmãos de Wisty e Whit, aliás gosto muito quando os personagens são irmãos e ambos têm ótimos momentos. Esperava mais soluções ao final apesar de por um lado a história ter concluído de forma bem amarrada.

Leitura rápida, que instiga o leitor pelo começo que já surpreende, mas que podia ter sido mais desenvolvida. Bons personagens, um ritmo forte e um mundo interessante. Espero o próximo volume ansiosa para as respostas as entrelinhas que ficaram. A edição da Novo Conceito está ótima, fonte boa e uma adaptação ótima da capa. A história renderia um bom filme infantojuvenil já que alia fantasia aos ares da distopia. Recomendado a todos que gostam de infantojuvenis. A premissa é diferente e inovadora, uma mistura que promete render bastante aliando fantasia com um mundo totalitarista. Leiam! Até mais!

Witch & Wizards - James Patterson & Gabrielle Charbonnet
1- Bruxos e Bruxas
2- The Gift
3- The Fire
4- The Kiss

20 comentários:

  1. Não sabia que era uma série, fiquei super curiosa. Já li algumas resenhas negativas desse livro, mas mesmo assim ainda quero ler.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Depois que a editora fez toda aquela campanha, confesso que fiquei curiosa com esse livro, apesar de ficar meio com pé atrás com a mistura bruxaria+distopia... já li várias resenhas e gostei muito do enredo, mas todos reclamaram dos capítulos serem curtos demais, e com isso, a história não ser bem desenvolvida.
    Ainda não li nada do James Patterson, já ouvi falar muito bem das série policiais, não imaginava uma série nesse estilo, mas estou com bastante vontade de ler!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa com o livro e tudo depois de tudo que a editora fez, o kit é lindo e quero muito ganhá-lo. Vendo sua resenha entendo que tem coisa boa e nem tanto no livro. E fiquei com vontade de ler também. Acho errado quem resenha só metendo a língua porque todo livro tem algo bom, um lado de vista e tudo entende? Adorei sua resenha porque expôs tudo ao contrário de outras por ai. Adorei! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Resenha ótima, ainda estou com receio porque vi gente falando que não é toda boa e nem podia com mais série, mas esse negócio de fantasia num mundo distópico chamou minha atenção. Concordo que livro com irmãos são ótimos. Ótima resenha, abs.

    ResponderExcluir
  5. Logo quando a Novo Conceito fez a divulgação eu já comecei a babar nesse livro. Toda aquela divulgação, o Patterson como autor, a capa maravilhosa e uma história deliciosa e ainda de fantasia, que eu amo. Eu entrei em desespero pelo livro. Depois de um tempo vi várias resenhas, a maioria negativa, e fiquei na dúvida. Comprei o livro, mas ainda não li. Espero que eu goste, sua resenha me animou um pouco mais.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente já nem sei o que esperar desse livro. Gostei porque mudou muito o tipo de livro que li dele e talvez isso faça com que goste mais, porque li outros e foi um horror, não me dei bem com esse autor. Com essa trama espero que mude...gostei da ideia e tomara que seja bem feita.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler Bruxos e Bruxas (o meu exemplar já está chegando), tanto pelo grande marketing que a NC fez, quanto pelas resenhas positivas que leio, mesmo que algumas tenham demonstrado um
    desapontamento com relação a alguns pontos na história.
    Eu gosto quando a narrativa é intercalada, assim conhecemos melhor os personagens, seus pontos de vista, sentimentos, medos....., e a história fica mais dinâmica.
    Tô bem curiosa pra saber mais sobre a Nova Ordem e como que os irmãos Allgood vão fazer para escapar das garras dela e de seu regime controlador e opressor.
    Percebo que o livro está cheio de ação, aventura, fugas, perseguições, mistérios, magia. E eu Adoro!
    Achei a capa lindíssima, com o B flamejante com os rostos do irmãos é genial.
    O único livro que li do Patterson foi Private e eu gostei.
    Estou doida para ler esse livro. rs
    Bjus!

    ResponderExcluir
  8. Estava muito curiosa porque a NC me deixou com todo o marketing que teve. Pareceu uma trama inteligente ao juntar os dois que fazem mais sucesso, fantasia e um mundo de distopia. Sua resenha como sempre falou de tudo e ainda me deixou curiosa. E também estou curiosa com as outras capas, será de que cor vão ser? Adorei, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou mega curiosa para ler este livro desde antes do lançamento.
    Foi tão bem divulgado que minha curiosidade só ia aumentando.
    Nunca li nada deste autor mas sempre vejo criticas positivas sobre os livros dele.
    Ótima resenha *-*

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar muito desse livro, alguns comentários bons e outros ruins. Fiquei super curiosa para saber do que trata realmente a história, dois bruxos, irmão e com muitas aventuras... hum, seria bom dar uma lida né?

    ResponderExcluir
  11. Yasmin, essa é uma das resenhas mais positivas que li nos últimos dias à respeito desse livro.Muita gente tem comentado que a história é fraca e etc.
    Confesso que fiquei um pouco alarmada, mas me deu vontade de lê-lo.Nunca li nenhum livro do James Patterson, mas parece ser bem bacana e criativo esse mundo que o autor criou em "Bruxos e bruxas" e o nome,confesso,me lembrou de Harry Potter <3. :)

    ResponderExcluir
  12. Quando começou a divulgação desse livro eu fiquei bem curiosa, ainda mais por ser do James Patterson, mas depois não sei o que aconteceu que perdi um pouco o interesse, e vi tantas resenhas dizendo que esperavam mais do livro. Agora nem sei se leio, eu estou com tanta expectativa pra esse livro e não queria me decepcionar :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu estava louca pelo livro quando vi aquela divulgação que fizeram no facebook, ai comprei o livro e gostei dele, mas esperava bem mais dele, mas vou aguardar os próximos livros da série pra ver se melhora mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu ganhei esse livro de presente de uma amiga, ainda não comecei a ler porque tenho alguns na frente. Adoro livros sobre bruxos, então esse me deixou bem empolgada e porque a Novo Conceito fez um trabalho de marketing nele bem legal! Eu já li vários tipos de resenhas sobre ele, algumas bem negativas, mas isso faz parte de qualquer livro. Espero começar ele logo para tirar as minhas próprias conclusões.

    ;**

    ResponderExcluir
  15. A editora fez um ótimo marketing dele, estou com a curiosidade do pq das caças as bruxas, e pq o nome o único que é o único... Ele está na minha lista de próximas leituras e não sei não se vou colocá-lo já na bolsa pra poder ler na primeira oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li ao livro e confesso que estou em certa duvida tem um monte de gente que disse que ele não é bom, mas também tem aqueles que gostaram muito eu tinha me interessado por ele de cara, pois amo livros com bruxos ai o titulo já me chamou a atenção, mas a primeira resenha que vi sobre ele não foi positiva então começou a minha duvida, mas creio que vou dar uma chance ao livro né.

    ResponderExcluir
  17. Na época do lançamento desse livro, vi que todos estavam muito empolgados com ele. Depois li alguns comentários nem todos elogiosos e isso atiçou minha curiosidade. perguntei-me: o que aconteceu com toda aquela empolgação. Só que infelizmente, ainda não pude ler e espero fazer isso até o final do ano, para ver o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dos livros do James, mas esse livro deixou um pouco a desejar na minha opinião. A ideia do livro é legal, a história é boa, mas o linguajar dos personagens é um tanto quanto infantil para quem tem 15 e 17 anos. Mas mesmo assim, gostei.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro me chamou atenção por ser sobre bruxos, e em meio a uma avalanche de histórias vampirescas ( das quais eu não gosto), foi como uma luz no fim do túnel hahaha. Está na lista de leitura!

    ResponderExcluir
  20. Eu amei esse livro! A estória me prendeu do começo ao fim e achei interessante "A Nova Ordem". De um modo indireto, fez críticas ao governo. É um livro que vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.