18/08/2013

Resenha - Alma?


Nome: Alma?
No Original: Soulless
Autor (a): Gail Carriger
Tradutor (a): Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 308
Editora: Valentina
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas, embora compridíssimas, em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Conheci a série da autora Gail Carriger um tempo considerável antes de saber que ela seria lançada aqui no Brasil e desde então sempre imaginei que seria uma daquelas que nunca sairia aqui no país. Contudo para a minha felicidade e surpresa a Valentina entrou no mercado trazendo consigo a série com uma dos principais lançamentos do ano. Gail Carriger nos apresenta uma história inovadora e inteligente com um toque único de charme e bom humor.

O cenário é o Reino Unido vitoriano, a cidade Londres e em meio a bailes da alta sociedade, caça por pretendes, fofocas e muitas saias justas está Alexia Tarabotti. Filha do primeiro casamento da mãe com um italiano Alexia é considerada uma solteirona pela sociedade. Já está com vinte cinco anos e se não bastasse a tez mais morena do que está na moda, a língua afiada que afasta qualquer pretendente Alexia é uma preternatural. Uma pessoa que nasceu sem alma, capaz de anular com o toque os sobrenaturais. Por isso quando um vampiro a ataque na biblioteca no meio de uma festa Alexia fica horrorizada. Não são muitos os que sabem se sua condição, mas todos os sobrenaturais devem ser avisados pelos chefes de sua espécie. O vampiro estava faminto e parecia não ter a mínima noção das regras de etiqueta. Alexia acaba matando o coitado sem querer e para sua consternação o DAS, departamento de cuida, investiga e mantêm os sobrenaturais na linha se envolve trazendo consigo a inconfundível presença de Lorde Maccon e seu auxiliar professor Lyall. Alexia vive às turras com o chefe do DAS desde um incidente trágico e quando ele vê que Alexia está envolvida não acredita no dom da garota de se envolver em confusões, mas com sua personalidade forte e língua afiada ele não deixa de se sentir admirado com a audácia da moça. Em meio a desencontros e situações impossíveis Alexia se verá cada vez mais envolvida nos estranhos sumiços e aparições de vampiros e lobisomens. Alguém parece estar interessado na sua condição preternatural e não medirá esforços para capturá-la e por outro lado o Alfa líder dos DAS não parece nem um pouco inclinado a deixar isso acontecer.

Essa é a premissa da história de Alexia Tarabotti e bastante básica visto que se fosse resumir todos os pontos fascinantes que envolvem a história criada por Carriger gastaria bem mais de uma resenha. Com uma narrativa rica e com personagens fascinantes a autora nos leva a um mundo criativo e único. Descrições pontuais compõem o cenário de forma vívida e nos vemos presos desde o começo a cada detalhe dessa história impossível. Alexia é o melhor tipo de heroína, desde sua inteligência aguçada e sua língua sem freios. O Reino Unido vitoriano por si já é um período repleto de boas histórias, mas ao unir sobrenatural e história a autora conseguiu uma trama única, que se desenrola com facilidade, cativa e instiga o leitor.

Com diálogos bem-humorados, exaltados e cheios de tensão a autora aliou o desenvolvimento da trama central ao romance deixando o leitor sempre em suspensão. E ela merece todo o mérito por um desenrolar imprevisível, que passa do sombrio ao cômico em poucos minutos sempre mantendo o ritmo forte e o clima adequado. Todos os elementos que Carriger usou para construir seu universo são interessantes, os conceitos de alma e a intrincada cadeia de regras e organização é bem inteligente. Com harmonia ela dosou uma trama de ação, mistérios, romance e apresentação resultando em um livro criativo, com um lado sensual delicioso e personagens marcantes. Alexia é uma das melhores heroínas que já conheci e seu romance com Lorde Maccon é maravilhoso, impossível não rir e torcer pelo romance dos dois. Os personagens secundários também são um deleite, com histórias próprias e ótimos momentos. Desde professor Lyall, passando pela amiga de Alexia Srta. Hisselpenny e o desvairado Lorde Akeldama. O final abre novas possibilidades e conclui a história com um clímax perfeito com as melhores qualidades da história.

Leitura rápida, divertida e marcante, que envolve o leitor ao mesmo tempo a leveza bem-humorada e a trama de ares sombrios. Com uma protagonista no melhor estilo Jane Austen, um universo que mescla steampunk com o melhor do sobrenatural o resultado não poderia ter sido melhor. Gail Carriger excede as expectativas. Ansiosa pelo próximo volume. A edição da Valentina está ótima, fonte agradável, diagramação boa e com a adaptação da capa ficou mais bonita do que a original. Gostaria de ver a história nos cinemas, mas segundo a autora os direitos foram comprados para adaptação na TV e deve sair pela BBC em breve. Mal posso esperar. Recomendado a todos que procuram algo único, uma mescla de personagens fortes, tramas densas, pitadas de bom humor e uma escrita fluida, que mergulha o leitor em sentimentos e cenários vívidos. Leiam e se surpreendam! Até mais!

O Protetorado da Sombrinha - Gail Carriger
1- Alma?
2- Changeless
3- Blameless
4- Heartless
5- Timeless

24 comentários:

  1. Eu já tinha lido resenhas sobre esse livro e essa só aumentou a minha curiosidade. Espero ter a possibilidade de lê-lo

    Uma Borboleta Laranja

    ResponderExcluir
  2. Ah,amei a resenha,Yasmin.Já estou querendo ler esse livro há um tempinho...
    Achei a história mto legal,até pq se passa no Reino Unido vitoriano e só de saber que os personagens são cativantes e a leitura instiga o leitor e é marcante,isso bastou para mim querer e garantir meu exemplar de "Alma?!".Não preciso nem comentar que amo as obras da Jane Austen e só de ler,pela sua resenha,que a personagem principal lembra personagens da autora,já fiquei satisfeita.Vou ler com certeza absoluta.Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro e não gostei tanto assim. Adorei os personagens, mas pra mim a história foi 100% previsível e não andou durante as 300 páginas. Mas ainda tenho esperanças para o segundo livro.

    Beijo
    Fernando Reads

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante. De primeira quando bati o olho não gostei muito da capa, achei meio sombria, o título "alma?" parecia que era algo mais sombrio mesmo sabe?!Mas eu curti a resenha, parece ser muito bom, misturando outros gêneros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tem coisa mais gostosa que história assim? Adoro históricos, esses livros lindos descrevendo a Londres de antigamente, vestidos e bailes e festas e todo esse mundo. Juntou a isso uma personagem feminina um tanto inusitada para a época e mais toques de sobrenatural é pra matar de curiosidade! Adorei, é bom demais esse livro e não vejo a hora de ler o meu aqui.
    Tomara que lancem os outros rápido.

    ResponderExcluir
  6. Estou ansiosa para ler o livro, a sua é a terceira resenha que leio aprovando o livro, sempre fui doida para conhecer mais o gênero steampunk e ainda mais que falaram que a protagonista lembra a de OeP da Austen. Adorei a resenha e o jeito simples que falou de tudo o que me importa, me deixou muito curiosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tá na minha lista de desejados e tb sempre achei que não sairia aqui, quando vi nem acreditei tb porque steampunk quase não sai aqui sendo meu gênero favorito. Adorei a outra recomendação que deu aqui, e mal posso esperar para ler depois de tudo o que a resenha falou. Parece mais charmoso do que pensei, e concordo que a capa com o título adaptado ficou melhor. Ótima resenha, abs!

    ResponderExcluir
  8. Ansiosa pela Bienal porque poderei comprar vários livros que não acho nos sites que compro. Tenho vários da Valentina na lista e Alma é um deles. Primeira resenha que leio dele e gostei muito, não leio quase nada de steampunk porque não acho, mas pela resenha parece ser ótimo, adoro a Inglaterra então já sei que vou amar o cenário. Espero ler em breve. Adorei ver a resenha aqui! Vai resenhar Fale! deles também? Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Apaixonei pela estoria. *-*
    Além da capa ser linda. Gostei bastante da sinopse, nao é um livro como esses outros sobre lobisomem, é bem diferente.
    Super ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. Vi sua resenha no Skoob e achei o blog, primeiro dizer que adorei a resenha e que seu blog é muito bom. Vou tentar ler tudo com calma e comentar. Gostei das suas resenhas, bem explicadas e dá para ver que cuida do que falar e tudo. Quero muito ler Alma? e espero que a editora lance os outros rápidos, adoro Jane Austen e gostei da sua menção. :) Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  11. Ouvi falar muito bem desse livro e sempre tive aquela vontade de ler. Sério que tem continuação? Isso eu não sabia. Bom, melhor ainda. *-*

    ResponderExcluir
  12. Estava bastante curiosa com essa série! Já tinha lido várias resenhas falando muito bem do livro, e fiquei com muita vontade de ler, mas confesso que estava com um pé atrás...
    Bom, adorei o livro e acho que sua resenha está perfeita, pois ia lendo e concordando! Adorei Alexia e as cenas dela e do Lorde Maccon. Também gostei muito da amiga dela, tomara que ela tenha alguma importância maior na trama. Lorde Akeldama é demais, muito divertido.
    Achei bem interessante que, diferentemente de outras histórias que li com seres sobrenaturais, em geral estes vivem na obscuridade, e nesse livro eles não só são 'aceitos' na sociedade como tem toda uma organização social e importância política.
    O final do livro é muito bom, me deixou bastante ansiosa pelo próximo!

    ResponderExcluir
  13. Já era para eu ter comprado esse livro há muito tempo, mas eu sempre fico adiando e toda vez que eu leio uma resenha positiva sobre ele eu fico com raiva de mim por ainda não ter comprado..rs. A história é super diferente e intrigante, tenho certeza que é uma ótima leitura.
    Eu também fiquei sabendo que vai virar uma série, se for produzida realmente pela BBC tenho certeza que vai ficar um arraso!

    ;***

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto há algum tempo..Gosto muito de histórias sobrenaturais!
    Adorei sua resenha e esse me parece ser um livro muito bom..
    Queria muito poder lê-lo!!
    Bjs'

    ResponderExcluir
  15. Sou uma das poucas pessoas que não tem interesse por esse livro :C

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha me interessado pelo livro, mas graças a sua resenha estou anotando para comprá-lo, nunca imaginei que há uma história assim no livro. Quero saber se o segundo sai logo.

    ResponderExcluir
  17. Amo o gênero sobrenatural e tô doida para começar a ler Alma?, ele já está na minha lista.
    Adoro livros com seres sobrenaturais, com um toque de comédia, mistério e claro um romance, e com certeza “Alma?” tem tudo isso e muito mais.
    Achei interessante é que todos sabem da existência de vampiros e lobisomens, e que todos convivem pacificamente (parece que nem todos né rs).
    O Livro realmente me chamou a atenção e instigou minha curiosidade e interesse.
    A capa é uma charme a parte, é belíssima.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto essa série através de blogs internacionais mais nunca tive interesse pela série..a capa apesar de linda não me ganhava porque ODEIO livros de época não consigo me conectar com essas histórias pois não consigo me enxergar nelas..Enfim.. Mais quando a Valentina trouxe para o Brasil e o pessoal começou a ler e AMAR a curiosidade me ganhou e acabei lendo algumas criticas e resenhas e me apaixonando antes mesmo de ler o livro pela Alexia e sua história.. Consegui recentemente minha cópia e está aqui sendo guardado esperando ansiosamente pela sua hora de leitura.. A Alexia parece ser o tipo de protagonista que eu ADORO. Forte, engraçada e sarcástica .

    ResponderExcluir
  19. Lendo a resenha parece que o livro é “divertidíssimo”.
    História de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas… tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. To doida com os livros da Valentina, mas não consigo achar onde compro e onde moro, sua resenha me deixou muito curiosa, acho diferente do que to acostumada a ler então deve ser muito bom, acho que vou gostar das coisas diferentes que falou, sabe do tom da autora e tudo, adorei a resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Essa história aparenta ser bem original e envolvente. Tenho lido resenhas muito boas a respeito do livro, e estou bem ansiosa pra lê-lo. (Além do mais, acho essa capa linda! Sim, eu acabo me deixando levar pelas capas, muitas vezes. Hehehehe). Beijocas.

    ResponderExcluir
  22. Que bom que você gostou do livro eu ainda não o li e confesso que não estou muito curiosa, mas essa resenha me fez pensar melhor e quem sabe eu venha a dar uma chance ao livro, pois só sabemos se gostamos de algum livro depois que o lemos.

    ResponderExcluir
  23. Estou com esse livro em minha relação de desejados já faz um bocado de tempo, mas ainda não consegui ler. A cada resenha que leio mais aumenta minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  24. Eu li esse livro recentemente e não achei tudo isso. Achei a história bem parada e o que salva mesmo é o dinamismo da Alexia com o Lorde Maccon. Eles juntos são hilários!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.