13/07/2013

Resenha - Você Tem Sete Mensagens


Nome: Você Tem Sete Mensagens
No Original: You Have Seven Messages
Autor (a): Stewart Lewis
Tradutor (a): Claudio Blanc
Páginas: 256
Editora: Gutenberg
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Luna é uma adolescente que perdeu a mãe em um acidente há cerca de um ano, atropelada por um táxi nas ruas de Nova York. Ela, o pai e o irmão ainda estão vivendo a dor e tentando superar o luto. Quando Luna vai ao estúdio em que sua mãe trabalhava para recolher seus pertences, surpreende-se ao encontrar o celular dela com sete mensagens de voz não ouvidas. A jovem começa a ouvir as mensagens uma a uma. Depois de escutar a primeira, fica intrigada e decide investigar. Com a ajuda de seu vizinho Oliver – por quem sempre nutriu uma paixão secreta –, vai ouvindo as outras mensagens e descobre segredos chocantes e fatos inesperados, reconstruindo, assim, um quebra-cabeça que revelará algo que ela nunca sonhou existir. Seu coração, porém, experimenta um turbilhão de sentimentos. Pode a dor de uma perda tão importante conviver com o nascimento do primeiro amor? As descobertas sobre seu passado, que mudam o que ela sabia em relação a si mesma, devem ser um obstáculo para a intensa paixão que ela ousa sentir?

Quando vi o livro dentre os lançamentos da Gutenberg fiquei curiosa. Não conhecia o livro, mas a sinopse era bem interessante. Por isso quando recebi a prova da editora corri para ler. Afinal não é sempre que encontramos um jovem adulto com traços de investigação e romance. Sete mensagens no celular da mãe que morreu um ano antes. Interessante e um tanto angustiante. É com essa premissa que Stewart Lewis desenvolve uma história de amadurecimento e descobertas.

Luna vive em um mundo privilegiado, seu pai é diretor de cinema em Hollywood e sua mãe era uma modelo famosa. Ela vivia uma vida perfeita quando a trágica notícia se abateu sobre sua família. A mãe tinha sido atropelada por um táxi nas caóticas ruas de Nova York. O ano foi difícil. Seu pai se fechou para o mundo, seu irmão mais novo passou meses com a avó e ela permaneceu em suspensão como se a morte da mãe fosse algo impossível de acontecer. Porém após um ano a vida parece estar retornando. O pai tem um novo projeto e seu irmão Tile é uma criança única, que lida de um jeito estranho com a perda e Luna fará de tudo para protegê-lo. Ela não sabe o porquê foi ao estúdio, mas com o tempo parecia algo natural a se fazer. O lugar estava intocado desde a morte da mãe. Depois de arrumar o lugar ela se depara com o celular da mãe carregando na tomada com sete mensagens não ouvidas e uma abotoadora solitária embaixo da cama. De quem será a abotoadura? Seu pai não usaria algo parecido com aquilo. Luna precisa descobrir mais sobre a noite que sua mãe morreu, mas receia em ouvir as mensagens de uma vez só. Ouvindo uma por vez Luna acaba descobrindo uma nova versão de sua mãe que ela não sabia existir. Quem estava com a mãe na noite do atropelamento? A mãe era feliz no casamento ou Luna passou a vida inteira entendendo errado os olhares dos pais?

É a partir daí que acompanhamos a busca de Luna não só pelas respostas, mas por um encerramento que permitirá dar fim do luto e a tristeza que permeia sua vida desde que a mãe morreu. Sua busca levará a conhecer novas pessoas, um mundo novo e principalmente uma pessoa melhor em si mesmo. Luna é uma protagonista interessante, ela tem quinze anos, mas é madura e sensível ao mundo ao seu redor. O que transformou sua voz narrativa em algo agradável de se ler. A trama é instigante não só pela curiosidade acerca das mensagens que aliada aos mistérios que cada uma esconde prendem o leitor até o final, mas pelo despertar de Luna, o modo que ela supera o luto e a forma que se abre para novas amizades, para um mundo novo foi gostoso de acompanhar.

A ambientação é muito boa, as descrições ganharam um tom a mais por causa do lado fotógrafa de Luna e o resultado foi uma Nova York belíssima. Os personagens secundários também chamam atenção. Tile o irmão de Luna é um ponto refrescante na história. A única coisa que me incomodou um pouco foi a divisão que a trama ganhou naturalmente a medida que os mistérios em torno das sete mensagens foram se resolvendo. A última parte do livro é um pós descoberta, o que é raro em qualquer livro e que em muitos sentidos funcionou bem, mas teria sido melhor se o autor tivesse prolongado mais a premissa central. O romance foi legal, apesar de achar que Luna não deveria ter perdoado algumas coisas.

Em resumo uma leitura rápida, um tanto diferente e agradável. Uma história sobre luto, encerramento, memória e aceitação. A edição que recebi é prova, mas já sem erros. Gostei da capa, apesar de preferir a original ou ainda essa mesma, porém mais sem frases. A história daria um ótimo filme. Recomendado a todos que gostam de uma leitura leve, um bom jovem adulto com romance, mistérios e um desenvolvimento diferente. Leiam! Até mais!

26 comentários:

  1. Quando olhei pra capa, achei que fosse um daqueles livros de suspense em que o cara começa a ameaçar a moça pelo celular e blablabla UHAHUAHUAHU Agora vi que é bem melhor do que eu pensava! Fiquei super curiosa para ler esse livro.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o título e a premissa do livro.
    Também achei que sua resenha me convenceu de verdade. Fiquei bem curiosa pela história.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Interessante! Achei a capa meio boba, e o fato de eu preferir mil vezes algum tipo de ficção mais... "ficção" este livro parece oferecer uma boa leitura, talvez entre pra minha lista! Depois das minhas prioridades mais fictícias é claro! auhsuahsuahs! Ótima resenha! Muito esclarecedora!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito animada com esta leitura. Com certeza vai para a minha lista de desejados! <3

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto nada sobre o livro até ler sua resenha e gostei muito do livro, parece ser muito bom mesmo, por ser um jovem adulto com romance e mistério, gosto muito de livro de mistério, já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha,quando vi o livro o que primeiro me chamou a atenção foi o titulo,achei bastante interessante,a história me parece ser bem legal,suspense é sempre bom às vezes,não muito que angustia,mas espero que seja um bom livro.Gostei!bjs

    ResponderExcluir
  7. Não sabia o que esperar do livro, parecia um mistério, mas a frase da capa me deixava confusa. Gostei muito da resenha porque além de esclarecer e falar sobre a trama fala também do que esperar de bom e não tão bom. Adoro NY de cenário e já está na lista, achei bem diferente. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa, adorei a história, gostei de tudo nesse livro. Achei muito interessante e a proposta incrivelmente sensível e original. Eu quero, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a sinopse! Fiquei super intrigada para ler!

    A capa é muito bonita também!

    E só de ter NY na história, já chama minha atenção!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha! Sempre gosto de encontrar novos livros do gênero sem ser os mesmos de sempre que demoram séculos a sair por aqui. A capa é linda e gostei dos pontos que falou na resenha sabe, NY, luto e as mensagens! Nem sei o que faria com as mensagens de alguém que eu amo que já morreu. Ainda por cima tem um romance. Adorei! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, também acho interessante a ideia de um livro mais teen com clima policial. E quanto a ser diferente, outro ponto a favor, afinal os lançamentos e livros de hoje estão particularmente muito repetitivos! Gostei! :)

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quando vi o livro, achei a capa bonita mas nem me dei ao trabalho de ler a sinopse, foi um daqueles livros que raramente me passam despercebidos... Bem, pelo titulo já dava para imaginar que envolveria mistério e investigação, mas eu não fazia ideia da trama, me parece bem interessante, apesar de preferir fantasia e aventura e distopias, gosto bastante deste tipo de livro, que afinal sempre é instigante.
    Apesar, gosto bastante da sua escrita, ela é envolvente na descrição do livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me deixou intrigada,até mesmo pela capa e o título.Bom saber que envolve mistério e investigação,pois o enredo parece ser daqueles bem interessantes,na qual instiga o leitor até o seu desfecho.Bjo

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro em algumas livrarias online, e fiquei super curiosa desde o primeiro momento. A capa é atrativa, o título instiga, e a sinopse só complementa para que você deseje ter o livro em mãos. Depois dessa resenha, a vontade só aumentou! Quero logo esse título na minha coleção.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro deve ser um suspense sutil, com um drama da protagonista em descobrir sobre a sua mãe, ou uma mãe que ela não conhecia. Um livro que fala de crescimento.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sinopse e da sua resenha e logicamente já anotei o nome para ler posteriormente. Não conhecia o livro mas estou interessada.

    ResponderExcluir
  17. Logo de primeira o livro não me chamou a atenção, pois não gostei dessa capa, meio que não tem nada a ver com a história, tirando o telefone ali no canto rs. Achei o título legal e bem chamativo, talvez por isso eu quis saber mais sobre o livro, e depois da resenha fiquei curiosa, quando o livro envolve mistério eu já me interesso, apesar de achar que esse mistério da mãe dela "talvez" seja meio óbvio, ou não.
    Quero mesmo poder ler esse livro e matar a minha curiosidade, e saber como que a história vai se desenrolar através daquelas 7 mensagens.
    Parabéns pela resenha, nos mostrou o que esperar do livro sem revelar muito ou dar spoiler. Adorei!!
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  18. Resenha bem trabalhada, abordando o conteúdo de forma inteligente, destacando pontos importantes do livro, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  19. Pela temática do livro que trata de paixão, perda, saudade..já vi que se ler vou chorar! Amo esses temas pois são universais. Deve ser um livro lindo de se ler, fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  20. Já de cara me interessei pela premissa do livro!
    Acredito que o livro vai muito mais além de abordar apenas as indecisões características da adolescência.
    A personagem é uma garota muito peculiar e o autor escolheu abordar a sua vida como um todo.
    Acredito que o livro é trata da busca de Luna pela personalidade de sua mãe e em "reviver"seus passos nos últimos dias de vida.
    Quero muito ler
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse livro na Bienal e fiquei super interessada nele, mas o dinheiro foi curto e não pude comprá-lo. Espero pode comprar ou ganhar esse livro em breve.
    Bjss :*

    ResponderExcluir
  22. Independente se é Jovem Adulto, ou qualquer outro gênero, só em ter investigações e mistérios, já vale a lida. Achei o enredo super instigante. O que me agradou também é que essa protagonista, apesar de ser adolescente, não é uma personagem chatinha e frescurenta, e isso ganha pontos comigo. Enfim, fiquei bem interessado pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha visto esse livro e ele parece ser muito legal, só que acho que ainda esta faltando algo no livro eu não o li, mas já vi resenhas, e creio que deve ser legal, eu gostaria de ler, espero que eu venha a gostar do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da resenha, fiquei muito ansiosa para lê o livro. Parece ser bem interessante e história em si.

    E-mail: Jenifer_aparecida2009@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Amo uma boa trama, uma coisa de lógica, livros me nos faz pensar e ficar mais ansioso a cada página que passa. Livros assim vai criando uma bola de neve durante toda a narrativa, fazendo o leitor ficar mais mais curioso e querer desvendar todo o mistério. Amei sua resenha e estou super ansiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Já fiquei ligada só com sua resenha.
    Realmente um thriller romântico, cheio de aventura e suspense é interessantíssimo.
    Vale a pena a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.