22/07/2013

Resenha - Quantic Love


Nome: Quantic Love
No Original: Quantic Love
Autor (a): Sonia Fernández-Vidal
Tradutor (a): Luís Carlos Cabral
Páginas: 256
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Laila terminou o ensino médio e, enquanto decide que carreira seguir, consegue um emprego como garçonete no CERN, um dos centros de pesquisa nucelar mais avançados do mundo. Cercada de “nerds” por todos os lados, a protagonista de Quantic Love – O romance que resolve a equação do amor vai descobrir que a ciência pode ser sexy e que o amor é a energia mais poderosa do universo. Uma das mais importantes escritoras de divulgação da ciência em língua espanhola e bestseller em seu país, Sonia Fernández-Vidal constrói uma deliciosa história de amor para jovens que mostra o lado humano da ciência.

Desde que o título entre os lançamentos recentes da Rocco fiquei morta de curiosidade. Dizer que tenho uma queda pelo assunto seria pouco, dizer que sempre gostei muito de física também, mas o título e o cenário prometido na sinopse me deixou com muita vontade de ler sem contar o fato de ser de uma autora espanhola. Por isso não tardei em comprar o livro. Sonia Fernández-Vidal criou uma história deliciosa, repleta de informações curiosas sobre o mundo da física em um cenário maravilhoso.

A história começa com Laila embarcando para passar três meses na Suíça. Passar o verão trabalhando de garçonete em uma das lanchonetes do CERN foi a melhor oportunidade que encontrou enquanto não chega a hora de começar na universidade. É ao mesmo tempo um sonho e muito ruim está no coração das pesquisas mais interessantes da ciência como garçonete. No alojamento conhece Angie, uma garota quase da mesma idade e brilhante, filha de um físico famoso que está no curso de verão do CERN, também conhece vários outros gênios. Na lanchonete seu primeiro dia teria sido uma tragédia se não tivesse contado com a ajuda inesperada de Alessio, um jornalista italiano que está trabalhando na revista do centro de pesquisa. Porém é na sua primeira folga ao participar das visitas guiadas que Laila tem sua primeira surpresa. Brian, o guia é um cientista do CERN e Laila não deixou de reparar no jeito apaixonado que ele conduziu a vista guiada e a empolgação em sua voz a cada história que compartilhava. E assim no meio das conversas quase impossíveis de entender de seus amigos, diversos cappuccinos servidos e o encantamento com a paixão de Brian pela física que Laila descobrirá o que realmente é amar e o quer da vida.

Esse é o ponto de partida de uma das histórias mais adoráveis que li nos últimos tempos. A ideia da autora de ambientar um romance no CERN foi brilhante e a forma como desenvolveu a história recheada de curiosidades, fatos e anedotas sobre físicos famosos foi muito legal de acompanhar. Com uma narrativa fluida e rica conhecemos Laila, uma jovem inteligente, curiosa que se vê dividida e fascinada no meio de pessoas tão diferentes. A autora construiu um cenário vívido com descrições pontuadas que conferem um ar ainda mais único a história. O mais interessante ainda foi descobrir que a autora é doutorada em física e a beleza de sua ambientação se deve ao fato dela conhecer bem cada cenário onde se desenrolou a trama.

Adorei a forma gradual que a autora desenvolveu a amizade e a atração entre Laila e Brian. Um dos casais mais adoráveis que já conheci e confesso que sofri com as reviravoltas inesperadas da história. Laila muitas vezes se deixou levar pela aparência de uma situação e muitas vezes fiquei perplexa por ela não enxergar tudo como realmente era. Estava tão claro, mas fazer o que se quando estamos naquele começo de amor ficamos cegos para tudo o mais a nossa volta? Esse é um dos pontos que merecem destaque, a forma como a autora conseguiu transparecer com clareza cada sentimento, cada emoção de quando uma pessoa começa a gostar de outra. E olha que não sou muito chegada a puramente romances, mas é impossível resistir ao cenário inovador e a riqueza da trama de Quantic Love, que conquista e cativa logo nas primeiras páginas.

Leitura rápida, deliciosa com ritmo cativante que prenderá o leitor até o final, não só pela cenário e pelas curiosidades interessantes da trama, mas pelos personagens apaixonantes e pelos sentimentos que a história desperta. Uma escrita rica e poética que conquistará a todos. A edição da Rocco está linda, fonte ótima, marcações diferentes e capa adorável. A história renderia um filme perfeito. Recomendado a todos que gostam de um bom e criativo romance jovem adulto de crescimento, descobertas permeado por amizades e amores. Leiam e se encantem com a história de Laila e seu amor quântico. Entrou para minha lista de favoritos. Até mais!

13 comentários:

  1. Eu adoro romances! E faz tempo que não leio um livro que é puramente romance, então, Quantic Love já entrou pra minha lista.
    Não posso dizer que sou uma nerd da ciência, das o assunto sempre me fascina. Espero poder ler logo.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já estava morrendo de vontade de ler porque a capa, linda demais e a sinopse é um amor, e agora acho sua resenha me dizendo tudo o que estava imaginando do livro, adoro romances, ainda mais nessa faixa etária e sou um tanto nerd, é brilhante mesmo a ideia de um romance no CERN, afinal hoje em dia todo mundo quer viver nesse mundo, adorei, mesmo. Ótima resenha! Estou ainda mais curiosa para ler o livro. *=*

    ResponderExcluir
  3. Só de sinopse já dá vontade de conferir, vendo resenha então? Muito fofa essa trama! Adorei o tema, gostei de ver que é bem feito e tem um jeitinho de ser daquelas leituras leves e gostosas. Queria que virasse filme também, iria ser muito bom de ver!

    ResponderExcluir
  4. Oie ;)

    Primeiramente parabéns pela leveza e simplicidade da resenha, estou morrendo de vontade de ler logo esse livro porque tenho certeza de que ele vai me agradar, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Resenha ótima, me deixou curiosa com a história. Adoro romances desse tipo e adoro a série TBBT que por acaso a história me lembrou bastante o jeito. Os personagens tem cara de serem adoráveis pelo que vi. Já vai para a lista de desejados, adorei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Estava doida com ele e com o outro da Rocco porque eram espanhóis e adoro quando encontro livros de outros países. É bastante diferente, mas agora vendo que o livro tem curiosidade e informações interessantes sobre o mundo da física fiquei com mais vontade ainda de conferir. Acho tudo tão fantástico e adorei o jeito que falou de tudo na resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Me Lembrou muito o Teorema Katherine, só que agora com Física. Gosto de livros com referências, e como Gostei de o Teorema Katherine, tenho certez que vou gostar desse também, e eu achei a capa muito legal.

    ResponderExcluir
  8. Fofo...PArece o tipo de romance que eu gosto de ler. Descobri que gosto de romances, quando são fofos e divertidos, sem aquela coisa melada demais. Parece muito bonitinho, tenho quase certeza que irei gostar.

    ResponderExcluir
  9. O cenário que a história se desenvolve é bem inusitado, e eu curiosa que sou já quero ler só por isso. O fato de ser na Suiça tb é outro fator que ajuda mto, amo livros que se passam na Europa, nos mais diferentes lugares.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    P.s adorei essa capa nerd =]

    ResponderExcluir
  10. Olá Yasmin,

    Eu sou fã dos livros da Rocco, sempre lançando ótimos livros! Esse está em minha lista de desejados, e só de saber que ele é diferente, (eu tbm amo física) e a autora ter conhecimento do assunto, ter um casal que conquista do leitor, me da ainda mais vontade de ler! Com certeza agora ele ocupa o topo da minha lista de desejados.
    Gosto de histórias que trazem boas reviravoltas e que a sua maneira surpreende o leitor.
    Parabéns pela resenha. está ótima!
    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  11. Que amor de livro, parece o tipo certo de livro que ando lendo muito. Adoro livros curtos de romance jovem adulto, com personagens já mais adultos, ainda mais num ambiente tão diferente. Física e amor num livro? Nunca pensei, adoro a série The Big Bang Theory e depois da sua resenha ficou impossível não lembrar dela e querer ler o livro. Ótima resenha! Já está nos tops desejados. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler romances leves e de leitura rápida e esse parece-me ser o caso. Não conhecia o livro mas estou super curiosa agora que li a resenha. Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de romances, mas esse me interessou bastante, não parece ser um daqueles livros melosos. Já está na lista de futuras aquisições!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.