09/07/2013

Resenha - O Futuro de Nós Dois


Nome: O Futuro de Nós Dois
No Original: The Future Of Us
Autor (a): Jay Asher, Carolyn Mackler
Tradutor (a): Ana Ban
Páginas: 384
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Desde que soube há pouco mais de um ano que a Galera lançaria o livro fiquei curiosa. Não apenas pela trama peculiar, mas pelo fato de ter sido escrito em conjunto com um autor que tem em seu currículo um livro fantástico. Jay Asher já tinha mostrado o quão surpreendente pode ser e estava ansiosa afinal quem não gostaria de topar com uma janela para daqui quinze anos no futuro? O único problema dessa ansiedade foi esperar uma coisa e encontrar outra.

O ano é 1996 e a America Online está aproveitando o auge dos computadores provendo acesso à internet para diversos lares americanos maravilhados com seu primeiro computador. A rede experimenta pouco a pouco um surto de acessos e Emma acaba de ganhar seu primeiro computador. Graças ao CD da America Online de Josh poderá acessar a internet pelo telefone. Logo após a instalação Emma vê a tela de entrada, com seu e-mail e a saudação alegre do provedor, mas algo na barra ao lado do e-mail chama sua atenção. Uma página com nome estranho, facebook. Emma fica espantada com a página, Cheia de fotos e as pessoas comentando toda sua vida, desde o que comem até seus problemas, contudo o susto maior é ver uma foto sua, quinze anos mais velha. Seria uma brincadeira? Ao ir clicando na foto das pessoas e conhecendo o detalhe de sua vida daqui quinze anos Emma constata que é verdade. Mas seu futuro não parece tão brilhante quanto ela esperava e ao ver o Josh do futuro Emma sente uma pontada de ciúme por sua vida. Será que é possível mudar o futuro? Junto os dois embarcam em situações estranhas, Emma tentando consertar um futuro que ainda nem aconteceu e Josh sonhando em começar tudo o que viu no estranho site. Mas será mesmo essa a atitude mais sensata?

Esse é o ponto de partida da história de Emma e Josh. Alternando a narrativa entre os dois personagens acompanhamos o dia a dia dos dois após descobrirem o que o futuro lhes reserva. A premissa é fantástica, não posso negar. Jay Asher e Carolyn Mackler são dois escritores que merecem todo o mérito por conceber uma trama baseada em um CD com o Facebook quase dezessete anos atrás. A narrativa é fluida e com uma ambientação que leva o leitor de volta ao passado, mas tem um porém nisso tudo. Sim a base da história é boa, mas não sei se a forma com que foi desenvolvida foi a melhor alternativa. Os personagens, tanto Emma quanto Josh ficam devendo para a trama.

Imagina descobrir que daqui a 15 anos sua vida não vai estar boa? Imagina descobrir que sua melhor amiga ficou grávida pouco antes de se formar no ensino médio e jamais realizou seus sonhos? Imagina descobrir que casou com a garota mais popular da escola e que tem uma vida dos sonhos? Isso tudo afeta as pessoas. Claro, mas daí a transformar dois amigos em pessoas egoístas já é bem radical. Emma na sua empreitada em busca de mudar o futuro acaba ficando cega para com os sentimentos não só de Josh, como de várias pessoas a sua volta. Josh depois que descobriu seu futuro começou a agir de forma, digamos quase patética. Faltou um pouco de sinceridade para ambos. Aliás, vale lembrar ressaltar que essas podem ter sido mudanças propositais. O problema que propositais ou não podem não agradar a todo mundo. O mundo é assim, cheio de pessoas diferentes e nem sempre perfeitas, mas eu preferiria que pelo menos um deles não tivesse ficado tão afetado depois de descobrir onde estariam daqui a quinze anos.

A leitura é rápida e instigante, a curiosidade no desenlace envolve o leitor e nos prende até as páginas finais. A escrita fluida contribui bastante para esse ritmo leve e cadenciado. Talvez a mensagem que fica seja muito mais do que com o futuro não se brinca ou que a vida foi feita para ser descoberta. Talvez com as atitudes de Emma e Josh podemos aprender que saber o futuro pode nos mudar como pessoa, afetando tudo de forma nem sempre agradável. Um exemplo simples seria a pessoa descobrir que vai ter um câncer raro. Uma pessoa pode se desesperar e se matar por causa disso, mas outra pode viver com intensidade para aproveitar o máximo possível. Por isso mesmo não gostando das atitudes de Emma e Josh enquanto personagens recomendo o livro. A edição da Galera está ótima, diagramação boa e capa legal. Recomendo a todos que procuram um jovem adulto de premissa diferente. Leiam! Até mais!

18 comentários:

  1. Sou bem viciada em jovem adultos avulsos e os que a Galera tem lançado tá tudo na minha lista de desejados. Concordo que a premissa é bem legal, mas já é a terceira resenha que não ama totalmente. Ainda quero ler, mas estou esperando menos. Adorei o que falou sobre o futuro e saber do futuro *=*

    ResponderExcluir
  2. Li outro dia outra resenha desse livro e fiquei morrendo de curiosidade. Adorei ouvir a sua opinião, que só me deixou com mais vontade de ler. Sinceramente, não faço a menor ideia de como eu reagiria se descobrisse algo da minha vida daqui a quinze anos. Prefiro não saber.

    Ah, também gamei na capa do livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este livro vai ficar para as minhas compras do m~es de agosto. Achei ele super interessante, ainda mais por ter um propósito diferente!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Eu quero muito ler esse livro mais não é uma coisa super urgente, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Adorei a trama desse livro! Bem legal, meio diferente e a ideia foi ótima! Querendo demais ler, parece ser bem legal *-*

    ResponderExcluir
  6. Já vi várias resenhas desse livro, e a maioria delas não foi muito bom... Eu queria ler o livro, mas perdi a vontade.

    www.fernandoreads.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não consigo nem imaginar o que faria se soubesse o meu futuro..rs
    Sem contar que os cds da AOL com 100 horas de internet grátis me trazem um clima de nostalgia incrível..rs
    Mesmo assim eu dúvido que isso seja o suficiente para me fazer gostar desse livro. Se tiver a oportunidade lerei, mas não me sinto ansiosa.

    ResponderExcluir
  8. Olá,já li algumas resenhas sobre esse livro,ele me parece ter uma história legal,não sei se ótima,quero lê-lo,não sei se agora,mas quero tirar a curiosidade de ler um livro que conta com viajar através do tempo,deve ser muito legal!bjos

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo esse livro nesse momento e por isso essa resenha só me deu mais vontade de virar as páginas e ler!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser os mais desejados do momento por que acho que todo mundo queria poder vivenciar os fatos da história, eu queria a poder saber um pouco meu futuro.
    Nessa época eu odiava tudo que se referia a computador e hoje nem consigo ficar sem rsrsrsr
    A capa é muito lindinha.

    ResponderExcluir
  11. Que história interessante. E capa linda. Me chamou a atenção mas, sei lá...

    ResponderExcluir
  12. São exatamente esses 15 anos a frente, que podem mudar completamente a amizade de dois grandes amigos. Talvez essa mensagem proposital de insegurança de comportamento de Emma e Josh que fazem o leitor pensar se é válido viver somente o hoje, ou pensar no amanhã. E preciso comentar os últimos acertos da Galera Record nas capas de livros e O Futuro de Nós Dois é um deles.

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro, achei a ideia do mesmo super legal, embora tenha achado que em matéria de romance ele foi fraquinho, deixando a desejar, contudo entendo que não foi o propósito do livro. A capa dele é perfeita, tem tudo a ver com a ambientação, a narrativa e a época que ela aborda. Sua resenha ficou show! Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse comprar seria só pela capa mesmo, que achei "fofinha" achei a proposta do livro um diferente clichê demais, pessoas mudando após descobrirem coisas que não sabem sobre si mesmos? Clichê... acontece nos filmes, nos livros e na vida também, é um tema bom para ser tratado num livro, mas deve ser muito mais trabalhado, não basta apenas prender o leitor em suas páginas, deve faze-lo sentir, transmitir as emoções destas "descobertas", deve transformar esse clichê em um diferencial importante, não deixa-lo do jeito que ele é.
    Parabéns pela resenha! Não só por essa, todas as suas resenhas que leio me ajudam a decidir se leio ou não um livro ou outro! suhauhsauh

    ResponderExcluir
  15. Nem sei por onde começo, eu estou com muita vontade de ler o livro, mas li duas resenhas, a sua e mais uma e todas as duas falam no fim das contas que o livro não é tudo o que todo mundo está esperando. Parabéns pela resenha porque os dois últimos parágrafos foram muito sinceros e me tirou as dúvidas. Adorei a capa e fiquei com curiosidade de ler mesmo assim. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Tenho lido alguns bons comentários sobre esse livro, mas pela resenha não parece ser tão empolgante assim.

    ResponderExcluir
  17. estou super curiosa sobre esse livro. O que tenho lido até agora são resenhas e comentários e que só servem para aumentar minha curiosidade. sua resenha está ótima, como sempre.

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi esse livro pela primeira vez na livraria me apaixonei pela capa. Ainda não tive oportunidade de ler, mas parece ser uma leitura bem agradável. Realmente foi uma ideia muito interessante que as autoras tiveram, nunca vi nada igual! Nossa é interessante acompanhar a "viagem" de Emma e Josh nessa página do futuro,principalmente porque Emma não quer ser infeliz e decide faze mudanças mas, com certeza vai gerar muita briga ,diferente a divisão dos capítulos e a narração feita pelos dois personagens.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.