24/07/2013

Resenha - Kate Somente


Nome: Kate Somente
No Original: Plain Kate
Autor (a): Erin Bow
Tradutor (a): Waldéa Barcellos
Páginas: 344
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma jovem órfã com poderes mágicos é perseguida pelos moradores do vilarejo onde vive desde que uma misteriosa névoa encobriu os campos, arruinando as colheitas e espalhando medo, fome e doenças. Tendo seu gato como único companheiro, Kate não pensa duas vezes quando recebe uma inusitada proposta: em troca de sua sombra, o misterioso Linay oferece à menina a chance de fugir dali e encontrar um novo lar e uma nova família. Mas será que Kate será capaz de viver sem sua sombra para sempre? Romance de estreia da canadense Erin Bow, Kate somente é uma adorável história de magia e amadurecimento.

Quando descobri esse livro entre os lançamentos da editora fiquei surpresa e curiosa ao mesmo. Parecia uma fantasia comum e que me deixou curiosa principalmente por ser avulso, sem série, continuação e nada disso. Porém para minha surpresa a história criada por Erin Bow é intrinsecamente ligada ao folclore, a cultura russa, o que a torna não só criativa, mas única. Uma história que resgata o tom tradicional do conto de fadas.

A história começa nos apresentando Kate, filha de um exímio entalhador que desde cedo demonstrou uma habilidade com o formão, entalhando ainda melhor que o pai. Kate e o pai viviam na pequena cidade de Samilae e naqueles tempos tudo o que era bom demais era motivo de desconfiança. A habilidade extraordinária de Kate de entalhar a deixava diante dos habitantes da cidade a meia do caminho de ser bruxa. E naquela época bastava um boato para que queimassem uma pessoa viva. Kate sonhava no dia que se tornaria aprendiz de seu pai e entraria para a Guilda, mas então veio a febre da bruxa, uma doença que arrasou a cidade e levou seu pai. Sozinha no mundo Kate tem que largar a casa de conhece quando um novo entalhador é enviado. Partindo com quase nada para viver Kate começa a morar na antiga banca do pai na feira da cidade e vive de vender seus talismãs de madeira, que o povo acredita afastar coisas ruins. Lá encontra uma ninhada de gatos conseguindo trocá-los por comida e ficando com Braque. Sua vida seguia entre a bondade de uns poucos comerciantes e a maldade da maioria das pessoas que a olhavam feio e praguejavam, acreditando que era uma bruxa. Quando Linay chega a cidade sua vida muda para sempre, sem pensar direito troca sua sombra por vários itens de sobrevivência e para sua surpresa ainda ganha um gato falante. Braque agora era mais que um gato, era seu companheiro e pelas estradas Kate aprenderá que se a vida já era ruim ficará pior sem sua sombra. Conhecerá pessoas e viverá confusões para descobrir o que Linay quer com sua sombra e tentar reavê-la.

Esse é o ponto de partido do enredo que desenvolve de forma tão rica a história de Kate, uma órfã que apesar de todos os percalços consegue sobreviver. Lidando com o pior que existe no ser humano Kate vive em um mundo duro, de poucas esperanças e pouco amor. A narrativa de Erin Bow é ao mesmo tempo fluida e rica em detalhes, uma escrita forte e poética, que constrói um ambiente sombrio e permeado de incerteza, que remete fortemente aos contos de fadas originais, com um tom carregado de escuridão num desenrolar de acontecimentos tristes, fortes e por vezes injustos. A autora consegue de forma harmoniosa mesclar o medo de Kate com a força de sobreviver em meio a tantas adversidades sendo a protagonista o maior destaque da história.

Kate é uma das melhores personagens que conheci nos últimos tempos e sua reação diante da vida é uma das coisas que mais me cativou no livro. Forte, inteligente e destemida ao mesmo tempo que jovem demais para tantas desventuras, solitária e receosa. A história da vida de Kate não é comum e é impossível não se ver cativado e comovido com cada reviravolta em sua vida. Braque, o gato que ganhou o poder de falar é um companheiro inusitado, mas brilhante e ao longo de todo o livro é mais do que um amigo para Kate. Fonte de alívio e amor para a menina. Os diálogos entre os dois e algumas passagens são de tirar lágrimas nos olhos. Toda a trama que envolve a sombra de Kate e Linay é uma surpresa, intrincada e instigante que forma um verdadeiro quebra-cabeça ligando todos os acontecimentos da história de forma incrível que culminam em um final emocionante, triste e belo como todo o restante da história.

Leitura rápida, envolvente, com drama denso e ação na medida. Erin Bow criou a partir do folclore russo uma história inesquecível com personagens complexos e ambíguos. Sombria, cheia de força e persistência, com uma atmosfera inovadora, com solidão, perda, dor e uma heroína única rodeada de personagens marcantes. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável e capa linda. A história ficaria linda no cinema, ao mesmo tempo um drama e um conto de magia e crescimento. Recomendado a todos que procuram uma fantasia com algo mais. Uma história que fica com o leitor pela força de sua protagonista e pela maestria da história. Cheia de sentimentos e descobertas num mundo rico e desolador. Leiam e se emocionem! Até mais!

14 comentários:

  1. Já tinha lido sobre esse livro em algum lugar e despertou minha curiosidade. Agora com essa resenha dando 5 estrelas pra ele aí que animei mesmo pra ler.
    A história parece ótima e não sei absolutamente nada sobre folclore russo, então acho que vai ser legal conhecer.

    Abraço!
    http://oblogdazoey.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia quase nada do livro, vi quando lançou mas não prestei atenção porque não posso comprar mais muitas séries, mas vendo sua resenha fiquei com muita vontade de ler. Não é série e ainda por cima parece com contos de fadas originais e sombrios, sem o tom feliz da Disney. Adorei tudo o que falou, personagem forte, cultura russa e uma história intricada. Parece muito bom. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro encontrar livros avulsos de fantasia, e esse ano vários foram lançados. Não conhecia a história do livro e pela resenha me pareceu muito legal e bem desenvolvida, a coisa que mais gosto é saber que tem uma personagem forte. Ótima resenha, bjo! *-*

    ResponderExcluir
  4. A história tem cara de ser ótima, gosto muito de conhecer a cultura antiga de outros países, mitos e essas coisas. Fiquei surpresa porque olhando só a sinopse nem parece que tem algo russo no livro. A história parece ótima também. Já vai para a lista de desejados. Ótima resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já estava na minha lista de compras, mas agora passei ele bem p/ frente pq? Folclore russo? Amo cultura russa, é td tão fofo e sombrio!
    É a primeira resenha que leio do livro, e ele de fato tem td p/ me conquistar fácil, agora é só as livrarias deixarem eu comprar ele barato hahaha.

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Quando li a Sinopse, eu tinha certeza que era uma série, e fiquei surpreso por não ser. Essa Capa é muito linda, e livros desse tipo, apesar de tristes, são ótimos, porque nos fazem refletir. Não conheço a mitologia russa, deve ser bem fascinante, já que é o plano de fundo da série, mesmo achando que não se aprofunde muito

    ResponderExcluir
  7. Fiquei querendo conferir esse livro, ele parece ser muito bom. Só com a sinopse já dá vontade de saber mais e pelo visto não é de decepcionar. Espero conseguir ler, vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando cada vez mais de fantasias, é a primeira resenha que vejo do livro e amei! Cultura russa? Fiquei curiosa e sem falar que adoro personagens fortes. Parece mais uma história de fazer a gente chorar. A capa é mesmo bonita e adorei a resenha! Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Genteeeee...o que ele quer com a sombra dela?rsrs
    Fiquei bem curiosa para ler esse livro. Adoro personagens interessantes e a Kate parece ótima. Acho trágico quando começo um livro em que a história é ótima mas o(a) protagonista dá vontade de bater. Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Acho que só um gato falante é suficiente para que eu compre tal livro. E, pela resenha, esse livro parece ser tão mágico! Com certeza vou ler. E nem é de série, outro ponto positivo!

    ResponderExcluir
  11. Eu peguei um marcador desse livro e fiquei interessada de cara com a história parece ser muito bom.
    Nunca li nada nesse estilo de folclore e estou colocando na lista de desejados por que falou que é bom, quero muito ler pena que é da Rocco que são livros muito caros rsrsrsr

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser bem interessante e eu adoraria ler ele, nunca o tinha visto é a primeira vez e gostei muito da sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de mistérios e esse livro parece-me ser assim. Espero poder ler em breve. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  14. Parece ser uma história bem diferente e muito boa! Vou ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.