26/07/2013

Resenha - A Gramática do Amor


Nome: A Gramática do Amor
No Original: La Gramática del Amor
Autor (a): Rocío Carmona
Tradutor (a): Janaína Senna
Páginas: 264
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Romance de estreia da editora Rocío Carmona, que é também vocalista de uma banda indie de Barcelona, A gramática do amor é um convite à intertextualidade. O livro, que conquistou público e crítica na Espanha, vem ganhando traduções em diversos países ao contar a história de Irene, uma menina que vive sua primeira desilusão amorosa e que encontra em clássicos como García Márquez, Tolstói, Jane Austen e Murakami o entendimento para as suas emoções e a força para escrever a sua própria gramática do amor. Um comovente romance juvenil sobre a descoberta do amor, relacionamentos e o poder da literatura.

Outro que quando apareceu na lista de lançamentos da Rocco fiquei surpresa e curiosa. Era o segundo espanhol que a editora lançava naquele mês e além do título ser sugestivo, a capa contar com uma ilustração legal, a sinopse deixava no ar um livro repleto de referências ao amor na literatura. E nada melhor para um leitor assíduo encontrar um livro que alia história própria a outros livros. Rocío Carmona nos presenteia com uma história singular que no meio ainda extraí o melhor do amor em diversos clássicos da literatura.

Desde que os pais se divorciaram Irene está estudando em um internato no sul da Inglaterra. Seus pais queriam a poupar dos dramas do divórcio. Lá ele divide o quarto com Martha, uma inglesa animada e festeira. Irene tinha conhecido Liam no segundo dia de aula e de lá para cá achou que os dois estavam se envolvendo, mas foi uma decepção quando soube que era apenas mais uma na lista de "princesas" do rapaz. A raiva foi tanta por ele ridicularizar seu amor que não resistiu em sair correndo no meio da aula para o espanto de todos e de si mesma. Correu em disparada fora da escola e através do bosque só parando quando estava na beirada no penhasco. Para sua surpresa ouviu passos atrás de si, o professor Hugues estava atrás dela. Não ia puni-la apenas se assustou achando que Irene se jogaria lá de cima. Por causa desse rompante Hugues a convidara a fazer um trabalho fora das aulas. Ela seguiria um roteiro de livros e faria um trabalho sobre cada um além de começar a correr. E foi assim que começou a mudança na vida de Irene, seguindo os livros indicados e correndo toda manhã. Na pista conheceu Marcelo, se tonaram amigos e corriam juntos. A medida que passou por livros de Murakami, Tolstói, Austen e muitos outros a vida de Irene ia mudando. Numa profusão de sentimentos se vê mergulhada nas histórias dos personagens e com o passar do trimestre descobre lições preciosas com os mais variados tipos de amor.

A premissa básica é essa, mas é fabuloso a forma como a autora desenvolveu não só a história como sua personagem. A história no primeiro capítulo é uma, mas com o passar dos capítulos foi maravilhoso a progressão de Irene assim como também foi ótimo o crescimento na escrita da autora que nos envolve cada vez mais com um tom poético e reflexivo. Uma história a primeira vista simples, mas que Rocío desenvolveu com sensibilidade e que encanta com diversas citações de livros conhecidos. Fiquei deliciada com as reflexões e análises que a autora nos trouxe através de Irene e principalmente com a maneira simples e inteligente que ligou tais romances e seus diferentes amores com a evolução da história de Irene. Com descrições, referências e citações pontuadas acompanhamos as descobertas de Irene.

O amor é um tema muito usado na literatura, mas pouco discutido e pela primeira vez me vi pensando horas depois em cada passagem onde a autora refletiu o amor em livros de Murakami, Austen, Tolstói, Goethe. E ao contrário da evolução comum de romances, Irene não se envolve propriamente dito com ninguém. Ela está com as aulas extras do professor em um momento de descobrir a si mesmo. A amizade dela com Marcelo é diferente assim como é com Martha, mas não de um jeito artificial. Todos os personagens são ótimos, acrescentando a história e ajudando no amadurecimento de Irene. Que é uma personagem diferente e acredito eu reflete bastante da autora. O ambiente no colégio, com o penhasco, o bosque e todo o resto coroou a história com o clima perfeito. O final foi de certa maneira uma surpresa esperada, se é que isso é possível.

Leitura rápida, cativante, repleta de reflexões e passagens interessantes. Foi maravilhoso descobrir um pouco mais de outros livros na história e ver como Rocío Carmona casou com sua narrativa fluída e poética a história de Irene aos livros. Fiquei com muita vontade de que tivesse uma continuação, que Irene seguisse no próximo trimestre com novos livros e novos acontecimentos. A edição da Rocco está ótima, fonte boa, marcações bonitas e capa mantida. É mais uma história que ficaria única e bela no cinema. Recomendado a todos que procuram um romance absolutamente único, com amor nas mais variadas formas, perfeito para os amantes de livros assim como para quem ama descobrir e conhecer. Leiam! Até mais!

16 comentários:

  1. Estava esperando sua resenha desse livro porque o nome chamou minha atenção e quando vi os autores citados na sinopse fiquei mais ainda. Agora lendo a resenha vi que tinha certeza de querer o livro. Parece ótimo! Ainda reflete sobre amor através dos livros! Adoro livros na Inglaterra e com livros. Poderia me dizer que livros aparecem na história? Amei a resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Primeiro obrigada por comentar e segundo a lista de livros que aparece segue abaixo. Os livros aparecem nessa mesma ordem:

      A Sul da Froteira, a Oeste do Sol, de Haruki Murakami
      Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
      Carta de uma Desconhecida, de Stefan Zweig
      Ana Kariênina, de Liev Tolstói
      Os Sofrimentos de Jovem Werther, de Johann Wolfgang Von Goethe
      Jane Eyre, de Charlotte Brontë
      O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez

      Espero que ajude e leio o livro, é maravilhoso. Obrigada por comentar. Beijo!

      Excluir
  2. eu vi esse livro no lançamento, e nao poderia ter ficado mais encantada com a capa!
    quando li a sinopse então. foi amor a primeira vista!
    realmente, quase nao se é discutido o amor.. acho que foi uma sacada e tanto do autor rs adorei a resenha, so me deixou com mais vontade de ler =)

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  3. Yasmin! ;)

    Adorei a sua resenha. Se antes já queria ler o livro, imagina agora. Parece mesmo ser muito bom .

    Abraços,
    Igor Gouveia
    www.diariodebordodeumleitor.com
    (Espero seu comentário lá)

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Nossa fiquei com vontade de ler esse livro agora, amo obras que nos fazem refletir e olhar para além do que vimos hehe, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Vou colocar na minha lista então, porque o que tem de romances clichês é incrível D:

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que fofa essa trama não é? Gostei de ver, foi um lançamento que adorei e fiquei querendo ler, pelo jeito vale a pena. A história já chama atenção só com a sinopse e a resenha deu uma bela ideia de como é. Gostei mais ainda!

    ResponderExcluir
  7. O titulo do livro já me chamou a atenção, a capa também. E sua resenha mais ainda, você escreve super bem, eu gostei do enredo do livro, quero muito ler! Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tirando o Zafôn eu nunca li outro autor espanhol, e isso já é motivo suficiente p/ ler esse livro que parece ser uma graça! Amei a capa!

    Quero ler pq livros que promovem reflexões são meus favoritos!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito da capa desse livro e stou encantada com a escrita do autor não sabia que se tratava de um espanhol, quero muito ler, fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se eu gostaria do livro, por ser reflexivo demais.. Tá, me senti extremamente fútil agora, assumo. Achei a capa linda, o nome interessante e sugestivo, mas não sei se irei gostar.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei pulando essa resenha por dias achando que não me interessaria, mas a capa é simplesmente impossível de ignorar. E parece ótima a história. Realmente, um livro que cita outros livros tem de tudo pra ser incrível.

    ResponderExcluir
  12. Parece ótimo, não esperava muito do livro não, mas sua resenha me deixou muito curiosa! Nunca imaginei que o livro fosse assim, ainda mais com muita referência de livros. Adorei a resenha! Me deixou bem curiosa. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. O título me chamou atenção quando você divulgou os lançamentos, mas não sabia o que esperar e tal, mas amei a resenha. O ambiente, o jeito que falou da protagonista e da história. Parece lindo e ainda por cima criativo. Espero ler em breve. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, o título é bem chamativo... E essa capa linda, faz qualquer um prestar atenção, nem que seja por alguns instantes. A sinopse é interessante, e aparenta ser de fato uma ótima história. Espero ler esse livro logo! Sua resenha fisgou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  15. comecei gostando do título que me chamou a atenção. Li a sinopse e procurei por resenhas para saber mais. Fiquei muito interessada e agora depois de ler sua resenha, decididamente vou ler o livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.