16/07/2013

Resenha - A Cidade Sombria


Nome: A Cidade Sombria
No Original: The Dark City
Autor (a): Catherine Fisher
Tradutor (a): Bruna Hartstein
Páginas: 336
Editora: Bertrand Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, reside em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma relíquia secreta com grande poder escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos, outros não — que também desejam o poder desta relíquia até consegui-la.

A maioria sabe que gosto muito de fantasia, mas pouco devem saber que adoro a autora, considerada uma das maiores escritoras do gênero. Por isso foi com muita felicidade que descobri que a Bertrand lançaria o primeiro livro de uma das suas elogiadas séries. Fiquei exultante quando recebi a prova do livro no fim de semana. Catherine Fisher nos presenteia com um mundo rico que liga dois gêneros em uma trama coroada de mistérios interessantes.

A história começa nos apresentando Raffi e Galen, os dois vivem viajando, sem parados e morada fixa. No mundo de Anara já faz mais de vinte anos que o Império caiu e a Ordem foi destruída. Quando a Ordem existia os guardiões eram sábios respeitados. Galen é um Mestre das Relíquias, uma das funções da Ordem era lidar com as relíquias, objetos estranhos, de materiais e formatos desconhecidos deixados no mundo pelos Criadores. Mas desde que o Império caiu Anara virou um lugar selvagem e perigoso. Os Vigias foram criados para caçar e prender, vivo ou morto todo Guardião que encontrar. Para os Vigiais os poderes da Ordem não passavam de engodos, truques e os guardiões de mercenários fanáticos que usavam religião e ilusões para enganar o povo. Raffi se tornou aprendiz de Galen depois da queda, mas ainda ficava fascinado com cada Relíquia que encontrava e com a dimensão do que estava aprendendo. Quando o estranho cavaleiro surgiu convidando-os ao vilarejo mais próximo Raffi sabia que podia ser uma armadilha. O que encontram lá os impele em direção a Tasceron. A capital do antigo Império é imensa, está parcialmente em ruínas, os prédios da Ordem todos abandonados, queimados, submersos e ainda por cima abriga a sede dos Vigiais. Raffi sabe que é suicídio, e que Galen tem ido em direção ao perigo de propósito desde que fora ferido quando encontraram uma relíquia dez meses atrás. Mas entende Galen e a necessidade de ir em busca do Corvo. Encontrá-lo significa dar uma chance a Ordem e ao mundo de Anara de se livrar do caos instalado após a queda do Império.

Esse é o ponto de partida da fascinante história criado por Catherine Fisher. Uma história audaciosa que mescla fantasia e ficção científica. Uma mistura perspicaz e criativa que instiga o leitor desde o começo, com descrições pontuais aliadas a uma narrativa rica e fluida Fisher constrói através do desenrolar da trama o mundo e seus mistérios nos envolvendo com uma rede de detalhes que ao final deixa o vislumbre um enredo fascinante. A primeira vista é mais um mundo de magia, mas foi incrível a forma como a autora surpreende o leitor com pistas sobre a verdade por trás dos Criadores e das Relíquias.

A narrativa alternada entre terceira com primeira permite conhecermos de forma única o mundo e a autora ainda desenvolveu na medida certa a história pessoal dos personagens centrais. Raffi, Galen e Carys são ótimos personagens, com personalidade distintas e com vozes narrativas que conseguiram retratar os dois lados desse mundo. As feridas causadas pela queda do Império, as mentiras e os mistérios envolvendo a Ordem, os Vigias e principalmente os Criadores.

Não posso esquecer de citar o clima sombrio, tenso e vívido que a autora conseguiu passar durante toda a trama coroando com o emaranhado da cidade de Tasceron. Um retrato vivo de toda a história desse mundo. O passado e o presente. Outro ponto que merece destaque são os Sekoi. Uma raça que habita o mundo de Anara desde antes da chegada dos Criadores e que são a primeira pista da história por trás das Relíquias. Não quero falar muito para não estragar a leitura, mas deixo para vocês pensarem: já imaginou encontrar em algum canto do universo um mundo onde magia é real?

Leitura rápida, instigante, criativa e com um final surpreendente que coroa os mistérios da trama. As perguntas que ficam no ar são infinitas. Será que Galen está certo? Será que eles sabem a verdade ou vão descobrir? Catherine Fisher com uma premissa original construiu uma história que conquistará tanto pela proposta como pelos personagens. A autora mais uma vez marca com um conjunto harmonioso, habilmente interligando desenvolvimento de trama, mundo e personagens. A edição da Bertrand que recebi é prova, mas já adianto que o livro é lindo. Com a separação de capítulos ilustrados e frases de livros do próprio mundo. Recomendado a todos que procuram algo original e marcante. Longe de ser juvenil o universo proposto pela autora é ricamente desenvolvido e encantará leitores de qualquer idade. Ágil, misterioso e inovador. Leiam e se surpreendam! Até mais!

O Mestre das Relíquias - Catherine Fisher
1- A Cidade Sombria
2- A Herdeira Perdida
3- A Coroa Oculta
4- O Margrave

14 comentários:

  1. Eu gosto muito da autora desde que li Incarceron e fiquei sabendo do lançamento desse pelo seu blog, mas não imaginava resenha já! Adorei a resenha e será que é o que eu estou pensando? Ai, magia, outro mundo. Gente deve ser maravilhoso, sua resenha me deixou morta de curiosidade! Espero ler em breve. Amei a resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Morro de curiosidade de ler os livros da Fisher, ainda mais que você fala tão bem da dela na resenha. Achei a capa desse livro linda quando vi e sua resenha me deixou muito curiosa com o que falou de tudo. Nunca li livro que misturasse fantasia tipo com outros mundos e ficção científica. Mais um na lista de desejados. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei Incarceron e nem sabia desse lançamento, já está na lista de comprar, por essa escritora é fantastica.
    Nossa a história é muito boa, não gostei muito dessa capa mas em fim o que importa é o conteudo, obrigado por postar essa resenha.

    ResponderExcluir
  4. Também adoro tudo que envolve magia,achei a história do livro muito interessante,e com certeza não é dos lovris que vc se arrepende de ler,parece-me uma maravilhosa dica de leiturabjs

    ResponderExcluir
  5. Sou doida para ler os outros da autora e com a resenha desse ficou claro que ele deve ser melhor ainda do que os outros. Adorei tudo o que falou da mitologia, magia com outros mundos e scifi? Nem consigo imaginar deve ser ótimo. Adorei só pela resenha imagina lendo. *-* E a editora deve lançar rápido pois divulgou os títulos tudo...

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse e além de gostar da história sua resenha me deixou bem animada. É o tipo de livro que eu gosto, com muita aventura, magia e com direito a preciso da continuação no final. A única coisa que eu não gostei foi a capa, mas isso com certeza não me impedirá de ler.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem interessante, com uma boa história. Gostei dele e acho que iria adorar ler.

    ResponderExcluir
  8. Parece ótimo, gosto bastante de fantasias quando essas são diferentes e se misturam com coisas mais interessas, pelo que disse a história é fantástica, não acredito que tem um livro com a menção que você fez, sério, quer mais criativo que unir um mundo lá fora como se ele fosse esses de fantasias, é isso mesmo no livro? Adorei! Quero muito ler =D

    ResponderExcluir
  9. A história parece bem interessante e apesar de ser série fiquei bem animada com a resenha, ouvi falar bem da autora e agora você recomenda, adorei, vou ver se leio.

    ResponderExcluir
  10. Não li nada dessa autora ainda, mas queria muito ler a série Incarceron! Por sinal, reparei que o nome da cidade é semelhante: Tasceron... Essa série também tinha me chamado a atenção, mas não sabia muito bem sobre o que se tratava.
    Adoro histórias com magia e relíquias!! Gostei bastante da trama e achei interessante ser narrado ora em primeira ora em terceira pessoa. Bons personagens também são essenciais pra bons livros.

    ResponderExcluir
  11. Se fosse comprar o livro apenas pela capa eu nunca ue o iria adquirir. Por isso acho ótimo ler as resenhas e comentários e o que li aqui me deixou bastante cruiosa.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa autora, mas gostei tanto da sua resenha e da sua empolgação falando do quão contente ficou por ter um livro dela lançado que não resisti, já entrou na minha listinha de comprinhas futuras.,rs. Vi que é uma série, talvez eu me aventure primeiro lendo a série em inglês e depois parta para as edições brasileiras... é que não aguento esperar depois de ler o primeiro volume, preciso ter o volume seguinte nas mãos, senão minha ansiedade vai à loucura,rs.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da autora, mas se você diz que ela é uma das melhores no gênero fantasia, então eu preciso conhecer porque adoro fantasia e ainda mais as bem escritas. Pela sua resenha, o livro vale muito a pena e esse toque de ficção científica e todo o lado sombrio me deixou muito curiosa para ver como essa história se desenrola.

    ResponderExcluir
  14. Essa é a primeira resenha que leio em relação a esse livro, e posso dizer que já me cativou. Gosto de histórias com muita magia, ficção científica, mistérios, aventuras e tudo o mais. E quando uma autora consegue criar um mundo totalmente novo e inserir personagens interessantes nele, não tem como não se interessar. Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.