25/06/2013

Resenha - O Destino do Tigre


Nome: O Destino do Tigre
No Original: Tiger's Destiny
Autor (a): Collen Houck
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Honra. Sacrifício. Amor. Poderia o fim de tudo levar a um novo começo? Kelsey, Ren e Kishan sobreviveram a três aventuras dramáticas e muitas provações. Mas, antes que possam partir na busca pelo último presente da deusa Durga, têm que enfrentar o feiticeiro Lokesh em seu próprio território. O vilão sequestrou Kelsey e já detém o poder de três amuletos. Ela precisa escapar de suas garras para quebrar a maldição do tigre, libertando seus amados príncipes. Esse, porém, é apenas o início da história em que escolhas difíceis e decisivas devem ser feitas por todos. O elemento principal agora é o fogo, e em meio a lava, demônios, animais fantásticos e zumbis, o trio enfrenta seu derradeiro desafio. O caminho é arriscado e cheio de reviravoltas potencialmente fatais. Só uma coisa é certa: ninguém pode fugir de seu destino. Nunca antes Kelsey, Ren e Kishan sofreram tanto, estiveram tão unidos e precisaram lutar contra inimigos com tamanho poder.

Quando soube que a Arqueiro lançaria o quarto livro da série tão pouco tempo depois do terceiro ficara feliz porque acompanho a série de Colleen Houck já faz um tempo e apesar dos defeitos da protagonista gosta muito do universo criado pela autora. Dizer que a série é ruim apenas por Kelsey seria injusto e nesse quarto volume a autora encerra de forma maravilhosa a história dos tigres enriquecendo ainda mais o fascinante universo desenvolvido ao longo da história.

Kelsey não sabe quanto tempo passou desde que foi capturada por Lokesh. O jogo para mantê-lo afastado é perigoso e exaustivo. Sua mente não tem um minuto de descanso e os delírios de Lokesh são repulsivos e sombrios. Quando Ren e Kishan aparecem para salvá-la Kelsey mal consegue agradecer, eles precisam partir em busca da quarta e última relíquia de Durga. Desde que Kadaam voltou da última missão ele anda estranho, reflexivo e fechado. Kelsey sabe que tem algo errado, mas é só quando Lokesh surge de repente que os três entendem o que está para acontecer. Devastados pelos acontecimentos os três precisam seguir a profecia desvendada por Kadaam se quiser derrotar Lokesh. Para isso precisarão enfrentar perigos terríveis e fazer sacrifícios inimagináveis em meio ao fogo traiçoeiro das Ilhas Andaman na Baía de Bengala se quiserem conquistar a quarta relíquia. E no meio dessa batalha Kelsey precisará ainda decidir a qual dos tigres seu coração pertence. Cinco sacrifícios serão feitos antes que a batalha termine, enfrentando medos e adversidades Kelsey e os tigres precisam descobrir uma forma de solucionar a profecia antes que seja tarde demais para salvar não só o passado como o futuro.

A premissa é basicamente essa e o ritmo é forte. Colleen Houck nos traz um final repleto de ação e sacrifícios. Uma narrativa fluida com desenrolar forte e instigante que prende o leitor até o final. A ambientação assim como os elementos que a autora introduz nessa quarta jornada são fascinantes. A forma como a Colleen consegue unir mitologias e intrincar as tramas é impressionante. Com belas descrições e cenários exóticos a história é bastante vívida e rica. A autora utilizou bem as características do fogo e mais uma vez surpreende com mistérios interessantes não só durante o desvendar da profecia como na segunda e derradeira parte da jornada dos tigres.

O único porém continua sendo Kelsey e sua decisão amorosa. É tão injusto e sem caráter o que ela faz com Kishan e Ren que não vale nem a pena comentar. A decisão dela estava clara desde o começo e mesmo assim ela ainda arrasta o outro para uma situação constrangedora, de falsa esperança e desconfortável. Não se faz isso com ninguém, muito menos com irmãos. Ainda mais que tanto Ren quanto Kishan são ótimos. Homens bons, fortes, de caráter e mereciam alguém com mais bom senso. Tirando essa parte toda o desenvolvimento das cenas finais foram ótimos. Vi-me surpresa e feliz com o uso das quatro relíquias de Durga. Colleen se aprofundou bastante na cultura indiana e foi fascinante poder conhecer um pouco mais desse universo. O final teve trechos constrangedores por causa da chata da Kelsey, mas tirando esse enlace foi ótimo, no tom certo e com desdobramentos coerentes.

Leitura rápida, instigante e repleta de faces interessantes. Terra, ar, água e fogo, um elemento por livro, novos desdobramentos e mais aprofundamento não só na mitologia indiana como em diversas outras culturas, mitos e histórias. Uma série com um universo novo que surpreende e conquista o leitor, mas que pecou nas decisões amorosas da protagonista. A edição da Arqueiro está ótima, fonte boa e sem erros. A série ficaria ótima no cinema, tanto pelo cenário impressionante como pelo desenrolar da história central. Recomendado a toso que buscam um universo novo, rico e repleto de elementos interessantes a serem descobertos. Ação, mistérios e romance. Leiam! Até mais!

A Saga do Tigre - Colleen Houck
5- Tiger's Dream

10 comentários:

  1. Estou com o livro em casa,mas a Kelsey me passou tanta raiva no 3º livro que ainda não peguei para ler..sr

    Ela realmente é o único ponto fraco da série de Colleen, que compensa bem com suas descrições maravilhosas e a mitologia.

    Quero saber o que ela vai abordar no 5º volume, já que pelo que pesquisei o livro foi bem amarrado nesse.

    abraços
    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. rsrs..Eu sempre sinto vontade de sentar a Kelsey no colo e dar umas palmadas e nem sou a única. Achei esse livro tão conclusivo que não sei muito bem o que ela vai fazer com o quinto livro. Nesse livro consegui dividir a minha exasperação entre a Kelsey e Durga..rsrs
    Fiquei bem brava com ambas.
    Gosto bastante do trabalho de pesquisa da Coleen, ela consegue passar bastante coisa da cultura sem deixar a gente chateado com o ritmo ou a quantidade de detalhes, nesse ela também conseguiu fazer isso majestosamente.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você em relação à Kelsey! Eu gostava dela e compreendia seu jeito até o 2º livro, mas no 3º a forma como ela ficou dividida entre os dois tigres foi muito desnecessária. É tão óbvia a escolha certa, até ela mesma sabe, mas fica colocando os dois em situações constrangedoras que dá raiva mesmo! Mas como você disse, é o único ponto fraco e ainda assim dá pra superar, porque além da história incrível, eu gosto de algumas coisas na Kelsey, não a acho uma chata por completo, ela 'só' é imatura e egoísta, não quer perder nenhum dos dois e não sabe lidar como adulta em relação a isso, mas eu gosto do relacionamento dela com o sr. Kadaam, a inteligência dela pra sacar algumas coisas nas profecias e até mesmo o laço que foi criado entre ela e os tigres e alguns valores que ela possui que acho importantes. Mas, sim, ela precisa e muito decidir logo com quem vai ficar e pelo visto o 4º livro será a mesma coisa quanto a esse 'vai e não vai' entre os 3! Mas nem tudo é perfeito! Mesmo com isso eu adoro a saga! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu só li o primeiro ainda e concordo que o universo da história é fascinante. Se continuar assim e pelo que vi nas resenhas vou amar. Ainda não acho a Kelsey chata, até porque no um é só ela e Ren, mas vamos ver. Adorei sua resenha. O ar de enceramento está ótimo e gostei de tudo o que disse da trama. Não tinha pensado em terra, ar, água e fogo, mas faz sentido. Fiquei curiosa com os outros artefatos. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interessei pela história e não li nenhum livro então não tenho muita coisa a comentar, acho as capas lindíssimas e a história muito interessante, mas não consigo ficar com vontade de ler a série :/

    ResponderExcluir
  6. Faz anos que ouço falar dessa série. As capas são interessantes e parece tratar da Índia. Sem dúvidas chamativo, tenho curiosidade mas as decepçoes com as continuações da série me desanimam muito! Sua resenha me animou um pouco, série para se analisar se leio ou não!

    ResponderExcluir
  7. Parece que é um livro bem bom. A série vale mesmo a pena, só fica melhor a cada livro. Super ansiosa pra começar a ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a série mesmo com alguns defeitos da Kelsey e até consigo entender a personagem. Falta só esse para eu ler e a resenha me fez ficar ansiosa para ler. A mitologia é tão rica e pela resenha é um fim de tirar o chão. Amei vou ver se leio logo *=*

    ResponderExcluir
  9. Eu li os dois primeiros volumes da série. Como são 5 os volumes estou aguardando o quinto chegar ao Brasil para terminar de ler e ver se a Kelsey vai fazer alguma coisa em relação aos irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Comprei todos os 4 livros. Li o primeiro, o segundo, e quando comecei a ler o terceiro, parei. Resolvi dar uma lida online no terceiro e no quarto livro. Amo o REN, o KISHAN e o KADAM, e claro odeio a kelsey(cara, muito chata! E que amor sem vergonha tem essa mala) Odiei o final! Como o kishan pode virar o tigre damon e ser consorte da Durga, se a durga é esposa do deus shiva, segundo a religião indiana, maior derrapada na mitologia indiana. Final ridículo para facilitar a vida da mocinha fácil piriguete não ter que escolher com quem ela quer ficar. Que escolha díficil! TDB KISHAN OU TDB REN? Morra kelsey!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.