06/06/2013

Resenha - Coisas Que Ninguém Sabe


Nome: Coisas Que Ninguém Sabe
No Original: Cose Che Nessuno Sa
Autor (a): Alessandro D'Avenia
Tradutor (a): Joana Angélica d'Avila Melo
Páginas: 378
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Margherita tem 14 anos e está prestes a transpor um limiar mágico e assustador: o início do liceu. Os corredores da nova escola são cheios de fascínio, mas também de ameaças. Sozinha em seu quarto, com o sol de verão ainda sobre a pele, Margherita se sente como qualquer adolescente: uma equilibrista na corda bamba. Somente o amor dos pais, da extraordinária avó, Teresa, e do irmãozinho lhe permite tentar crescer com suas próprias forças. No entanto, um dia, Margherita ouve uma mensagem na secretária eletrônica. É de seu pai, anunciando que não voltará mais para casa. O vazio se abre sob seus pés.

Quando solicitei o novo livro do autor italiano Alessandro D'Avenia não fazia ideia do que esperar. Já tinha ouvido muitas críticas positivas ao primeiro livro do autor e outros tantos comentários ansiosos pela nova história, mas jamais imaginei gostar tanto de um livro. Não pela história, que é até comum, mas pela escrita única e poética permeada por referências literárias e reflexões. Estou encantada com a capacidade de recriar, reimaginar e enxergar o cotidiano de forma tão única. Sentimentos e palavras de forma nunca vista antes.

Margherita está entrando no primeiro ano do liceu, algo como o começo do ensino médio, porém na Itália o liceu possui quatro anos, portanto um ano antes do daqui. Cheia de medos e temores, afinal um novo colégio, novos amigos, novos professores e novas experiências podem ser assustadoras na sua idade. Ela não se sente segura para enfrentar aquele mundo e tudo piora quando na véspera do começo das aulas seu pai deixa uma mensagem na secretária eletrônica avisando que não voltará para casa. Simplesmente partiu sem se despedir e sem explicações. Margherita se sente traída e abandonada por todos. E o começo das aulas não poderia ser mais incomodo, fora de hora e errado. No contra ponto temos a história do professor, que começa a dar aulas no colégio de Margherita. Apaixonado por livros ele acha mais fácil se entender com as páginas do que com Stella, a namorada que quer casar. Entende o amor nos livros, mas não consegue transpor os próprios medos na realidade e permitir-se amar. Fechando a ponta tem Giulio, três anos mais velho que Margherita e acostumado a solidão. Fechou-se para o mundo quando a mãe morreu, observador e solitário encontra-se fascinado pela dor tão transparente no rosto e nos gestos de Margherita.

Um trio de protagonistas improváveis e um desenrolar simples em belas palavras. Esse é o ponto de partida da história contada por D'Avenia. De uma maneira sensível e desconcertante o autor nos leva a uma imersão completa nos dramas dos personagens de sua história. Toda a narrativa é permeada de sentimentos, por pensamentos sutis e metáforas profundas sobre tudo, sobre as tantas perguntas da vida que são sem respostas. A vida através dos olhos de três pessoas singulares em momentos únicos de suas vidas. A sensação é de estar presenciando o momento que antecede a descoberta. Aliada a belas descrições e um ambiente vívido a trama segue um ritmo linear, subjetivo e cheio de clareza, que entrelaça leitor e personagens numa linha de pensamento e análise. A beleza da dor, do amor, de enxergar o mundo com outro olhar, mais claro e sincero. E essa capacidade do autor de ligar ambos é fascinante.

Os personagens são marcantes e impressionam pela complexidade tímida. Gostei bastante da forma despreocupada com que o autor fala dos assuntos. Uma narrativa tão poética, repleta de referências literárias e ligada de forma tão afetuosa a Odisseia, mas que conquista o leitor. É tocante, chegando a um nível de profundidade pouco visto, mas que fica com o leitor de forma tão simples. O autor consegue captar o momento de forma tão única, algo que poderia ser descrito como o momento em que nos damos conta que certas perguntas só terão respostas se vivermos. Três personagens interligados não pelo caminho, mas pelos erros, medos e acertos do momento à parte em que vivem

Leitura agradável e gratificante, com um final ótimo, uma narrativa inesquecível e reveladora. Fiquei surpresa com Alessandro D'Avenia já nas primeiras páginas. Um autor que merece sua atenção e que recria vidas comuns e cotidianas de forma singular. A edição da Bertrand está ótima, fonte agradável, capa mantida e tradução muito boa. Recomendado a todos que procuram algo diferente e único. Uma história de uma simplicidade enriquecedora, poética e filosófica. Um romance diferente de tudo o que já li e que ficará marcado. Leiam e se encantem! Até mais!

31 comentários:

  1. Amo com todas as minhas forças livros assim: Uma história de uma simplicidade enriquecedora, poética e filosófica. Branca... o outro livro do autor está na minha lista de leitura a mais de um ano, sério, preciso ter tempo e grana pra comprar esses dois. Dizem que são lindos e profundos! :D

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa para ver a resenha desde que vi seu comentário no twitter. Estou quase apaixonada só pelo jeito que você falou da narrativa. Amo livros com belos pensamentos e análises fortes de coisas simples. Não gosto da capa, mas sempre fui doida para ler um livro italiano, quem sabe agora leio? Adorei a resenha, ótima como sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada com o outro livro do autor e mal podia esperar para saber mais sobre esse. Não gostei muito da capa e nem da sinopse, mas com D'Avenia sempre pode esperar coisa boa. Sua resenha expressa bem os sentimentos que tive ao ler o outro dele. Espero ler esse em breve. Adorei ver a resenha dele aqui no blog, muito benfeita. Bom ver livros diferentes por aqui. Abs =)

    ResponderExcluir
  4. Oieee
    Esse é um dos livros que está na minha lista!
    Acho a capa linda...
    Pela resenha acho que esse é um dos poucos livros que conseguem penetrar fundo em nosso consciente e deixar a sua marca irreversível. Acredito que não seja uma leitura fácil devido a narrativa um tanto poética, mas pelo jeito lindissima também.
    Quero muito ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Parece um ótimo livro. Simples, mas marcante.
    Nunca li nada do autor, nem o conhecia, mas pelo jeito vale a pena ler algo dele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É um autor danado de bom, não é?
    Li uma resenha sobre esse livro e tratei de comprar os dois livros do autor. Pena que eles ficam tão diferentes na estante. :(
    Li o outro livro dele: Branca como o leite, vermelha como o sangue e simplesmente eu estou apaixonada pela escrita desse cara. Ele é divino escrevendo. OMG! Como podem ter pessoas com um talento tão singular de criar personagens tão vivos?
    No caso de BcL,VcS (abreviatura), o livro é em primeira pessoa e com a voz de um adolescente também, o Leo. Muito bom!
    P.S. Quando o autor e os livros são bons, as resenhas ficam incríveis como a sua!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Linda capa quando li a resenha super interessante.......

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro e estou apaixonada. A autora ter uma habilidade indescritível em tornar um assunto tão comum em algo marcante, um livro que nos faz redescobrir emoções através dos personagens, tenho certeza que esse livro nos faz relembrar de quando passávamos por esse momento. Ótima resenha, você despertou a minha curiosidade, quero muito lê-lo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que capa linda essa... E considerando o que você falou, sobre a escrita de forma mais poética, o livro deve ser ótimo. Eu adoro quando o autor dum livro começa a escrever de forma mais "elegante", só pra poetizar o momento, e um livro inteiro assim deve ser maravilhoso. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  10. O livro me parece interessante, mas um tanto dramático, acho mesmo que a pessoa que vai ler de estar preparada para a carga de drama que esse livro me pareceu carregar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Yasmin!
    Nossa, deu pra perceber que você ficou mesmo animada e muito surpresa com esse livro, viu o_o' E você não é a primeira leitora que fica assim... Pelo que você comentou, imagino que um livro cheio de pensamentos profundos e poéticos, merece muito grifos, né? Imaginários, claro. haha
    Você me indiciou e agora eu fiquei mesmo muito curiosa, principalmente lendo isso: "No contra ponto temos a história do professor, que começa a dar aulas no colégio de Margherita. Apaixonado por livros ele acha mais fácil se entender com as páginas do que com Stella, a namorada que quer casar. Entende o amor nos livros, mas não consegue transpor os próprios medos na realidade e permitir-se amar." Deve ser muito interessante! O tipo de personagem que a gente se apega demais por querer entender. Comigo seria assim, com certeza. u.ú

    Já o tinha adicionado ao meu "vou ler", agora só falta a oportunidade ($$$$) de tê-lo em mãos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Quando vi o resumo na postagem do sorteio fiquei curiosa pra ler. Agora prestei bastante atenção aos detalhes, e muito provavelmente eu iria adorar ler! E o tipo de historia que eu gosto! A principio me identifiquei com um pouco em partes. A capa tambem e muito bonita.
    Enfim, ja esta na minha wishlist! rs
    Beijinhus,
    Jessica.

    ResponderExcluir
  13. Me interessei muito pelo livro logo que vi a capa e quando li a resenha – apesar de desanimar no início por ter personagens adolescentes e eu já pensar que teria aquela temática batida de bullying na escola e crise de existência – eu em interessei ainda mais, pelo fato de ser uma leitura mais profunda, já que eu não gosto tanto desses romances populares que tem por aí, enfim, esse parece ser muito bom e diferente, quero muito ler. =D

    ResponderExcluir
  14. O livro me pareceu super interessante , espero poder tê-lo , mas minha lista tá tão grande :(

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li ,mais posso ver que este livro é inspirador e pelo que li sabe envolver o leitor e cativá-lo.Muito bom.Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Então...eu gosto de livros nesse estilo. Sabe que eu morro de medo de resenha, porque morro de Spoiler, mas encarei legal kk

    Interessada em ter na minha estante.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. eu ainda não li nenhum livro desse autor mas tenho lido coisas muito boas sobre os livros e confirmei isso em sua resenha e nos comentários. Já marquei como desejado e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Adoro um drama e um bom romance!
    A escrita poética deve ser da naturalidade do autor, até porque Federico Moccia tbm é italiano e tem uma belíssima escrita! :)
    Muito bom quando esperamos um clichê e nos surpreendemos... fiquei curiosa com a história que, até então, era desconhecida para mim.

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia esse livro, mas a forma que você explicou ele me deixou super curiosa para poder comprar e ler logo. Com certeza entrou para a lista de livros que eu vou comprar.

    ;***

    ResponderExcluir
  20. Linda capa, que combina muito com o livro ser marcante. Achei a história muito interessante e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria muito de poder ler esse livro; visto que a capa nao me chama a atençao, porém, lendo toda a resenha, pude ver que eu poderia gostar desse livro, nao custa nada le-lo :)). A autora é bem poética na narrativa e eu quer mt ler isso, esse tipo de narrativa *-*

    ResponderExcluir
  22. A proposta do livro é muito interessante, fiquei curiosa. ótima resenha!

    ResponderExcluir
  23. Cada resenha que leio de D'Avenia só aumenta minha vontade em ler suas obras! O que mais me atrai é a linguagem poética e a capacidade de usar metáforas para passar seus pensamentos e sentimentos. Adoro esse lirismo da narrativa e a sensibilidade das personagens. Especialmente tímidos, me atraem ainda mais, nesse universo fechado de suas vidas, seus conflitos e dramas. Adoro essa riqueza de possibilidades desse livro, em particular!
    Quero demais!

    ResponderExcluir
  24. Nossa, adorei a história desse livro. Achei interessante e sensível.
    Achei extremamente sensível e bem formulado. Situações pelas quais nós todos podemos passar são descritas de forma interessante e nos fazem refletir e nos deliciar. Fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  25. Uau. Amei sua resenha. Confesso que nunca nem sequer havia escutado falar desse autor, mas diante de suas palavras sobre a obra dele, fiquei muito mais que curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  26. No começo não achei que me interessaria pelo livro, considerando o conteúdo da sinopse, mas o fato de o autor ter uma escrita poética e realista chamou a minha atenção. Só tenho visto críticas positivas e estou muito ansiosa para ler e também me apaixonar pela história.
    Ótima resenha, parabéns!
    Beijinhos.

    http://missthay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Bem interessante esse livro não? Até que é bem melhor do que imaginei que iria ser. Tinha visto falar do lançamentos, mas quando vi nem dei muita bola. Agora resolvi ver umas resenhas dele e a maioria está assim, super bem falado! Deve ser bom mesmo.

    ResponderExcluir
  28. Já tinha ouvido falar nesse autor, mas ainda não li nada dele. Gosto muito de livros em que o autor mostra todo o seu talento transformando uma história simples, em algo sensível e poético.
    Muito curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Eu sou doida para ler os livros do autor mas nunca tive chance, acho as capas lindas e sua resenha ficou maravilhosa, o jeito que fala de tudo me deixou muito curiosa, parece super sensível e poético, é difícil achar livros assim espero ler em breve os livros dele. Ótima resena, bjo!

    ResponderExcluir
  30. É a segunda resenha que vejo do livro e mais uma que me deixou muito curiosa para ler, adorei tudo o que disse e só reforça o que todo mundo diz, que o autor é maravilhoso em contar histórias simples e belas. Muito curiosa para conhecer os livros do autor, ainda mais que fala de livros de literatura no meio. Adorei tudo na resenha. Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.