05/06/2013

Dez Livros Que... #01

Olá! Como vai o dia? O dia da Toalha passou e a postagem especial que preparei ficou para trás. O dia foi tão cheio que não consegui postar, pensando nisso e nos acontecimentos recentes tive a ideia de criar um Top diferente. Muitos tops são com temas fixos e por isso limitados, mas deixando o nome em aberto seria possível criar diversas listas, seja com temas, com dicas, engraçadas, sérias, sobre livros bons, ruins, com curiosidades, etc, isto é, possibilidades infinitas. E o tema dessa primeira edição nasceu do post que ficou para o ano que vem: o dia da toalha. Portanto hoje trago para vocês "Dez Livros Que... Todo Aspirante a Nerd Deve Ler":

10. O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card
Primeiro livro da série Ender's Saga o livro é um clássico máximo da ficção científica, vencedor do Hugo e do Nebula, os dois maiores prêmios do gênero. Lançado em 1985 o livro chega aos cinemas esse ano. Hoje em dia, quase 30 anos depois da publicação o livro ainda é bestseller do gênero e já foi publicado em mais de quarenta países. Figurando na lista de clássicos indispensáveis sendo analisado em diversos cursos superiores, militares e escolas. Inclusive em cursos de filosofia. A história de Ender Wiggin e do que ele sofre para sobreviver ao processo de brutalização psicológica imposto às crianças na Escola de Combate. Com apenas seis foi recrutado pela escola. Os comandantes militares colocam todas as suas esperanças no garoto, que passará anos estudando até estar em batalha.

9. Eu, Robô, de Isaac Asimov
O livro reúne nove contos de um dos autores mais notáveis da ficção-científica. Asimov tem em seu currículo mais de quinhentas obras, mas o livro ficou na história ao trazer as três leis da robótica que são um marco, um padrão que rege até os dias atuais novas obras do gênero, tanto no cinema como na literatura. O livro narra a evolução dos robôs desde os primórdios até o dia em que eles controlaram a terra e tornaram os seres humanos secundários e obsoletos, de uma babá a um ditador sob suspeita de ser um robô. Asimov era não apenas um prolífico escritor de ficção científica como Ph.D em bioquimíca. O livro empresta o nome a adaptação com Will Smith, mas tirando isso e as leis robóticas não há muita relação entre os dois.

8. Duna, de Frank Herbet
A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos? Ao lado das trilogias ‘Fundação’, de Isaac Asimov, e ‘O Senhor dos Anéis’, de J. R. R. Tolkien, ‘Duna’ é considerada uma das maiores obras de fantasia e ficção científica de todos os tempos. Um premiado best-seller já levado às telas de cinema pelas mãos do consagrado diretor David Lynch.

7. V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd
A HQ ficou conhecida recentemente pela adaptação, mas é um sucesso de crítica e público que deveria ser lido não só pelos nerds. Uma história que chama atenção desde a introdução dos autores e que mudou a forma de escrever distopias. Uma poderosa e aterradora história sobre perda de liberdade e cidadania, em um mundo bem possível, V de Vingança permanece como uma das maiores obras dos quadrinhos e o trabalho que revelou ao mundo seus criadores. Encenada em uma Inglaterra de um futuro imaginário que se entregou ao fascismo, esta arrebatadora história captura a natureza sufocante da vida em um estado policial autoritário e a força redentora do espírito humano que se rebela contra essa situação. Obra de surpreendente clareza e inteligência, traz inigualável profundidade de caracterizações e verossimilhança a este audacioso conto de opressão e resistência.

6. Watchmen, Alan Moore e Dave Gibbons
Uma das graphics novel mais influente de todos os tempos e um eterno best seller, Watchmen só cresceu em estatura desde sua publicação original, como minissérie, em 1986.  O ano é 1985. Os Estados Unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. As presenças de arsenais nucleares e dos chamados super-heróis mantêm um certo equilíbrio entre as forças do planeta, até que o relógio do fim do mundo começa a marchar para a meia-noite, e a raça humana, para um abismo sem-fim. A história foi agraciada com diversos prêmios e é a única HQ presente na lista de cem melhores livros da revista Time. Um drama de crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados à filosofia, ética, moral, cultura popular e de massas, história, artes e ciência.

5. Fundação, Isaac Asimov
Um brilhante homem chamado Hari Seldon cria a ciência da psico-história, que consegue antecipar o comportamento de grandes concentrações de pessoas, como a população de um planeta, ou de toda a galáxia. Ele prevê a queda do poderoso Império Galáctico. Outro marco de Isaac Asimov a história da trilogia Fundação vem ultrapassando as gerações e segundo críticos é um relato da própria realidade do autor na época em que ele viveu e escreveu. Considerada por várias revistas e prêmios importantes a melhor série de ficção-científica e agraciada com os principais prêmios, Fundação é hoje referência e matéria de estudo nos campos da psicologia, sociologia, tendo influenciado o trabalho não só de autores como de profissionais de outras áreas. Tendo seu universo e temas explorados em outros livros, HQs, filmes e séries.

4. Sandman, de Neil Gaiman
Nem precisa falar muito precisa? Principal obra do genial Gaiman, Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó." Foi essa frase de T.S. Eliot que serviu para embalar o lançamento da série. Poucas HQs na história transcenderam o gênero e romperam barreiras como Sandman conseguiu. Mesclando mitologias modernas e fantasia sombria, além de acrescentar elementos modernos, históricos e míticos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. Quando concluída, em 1996, já tinha mudado a nona arte para sempre e se tornado um fenômeno, bem como um marco das HQs, tornando difusa a fronteira imaginária entre os quadrinhos de massa e o que consideramos como arte. A série conta a história de Morfeus, um dos Perpétuos - criaturas análogas aos deuses, mas ainda maiores - responsável pelo Mundo dos Sonhos. Ele controla e tem acesso a todos os sonhos da humanidade e de todas as criaturas capazes de sonhar, sendo o senhor do Mundo dos Sonhos.

3. O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
Esse dispensa comentários não é mesmo? Mais do que um clássico, Douglas Adams criou uma cultura e virou o ícone de uma forma de ser. Originalmente criada e transmitida via rádio a trilogia de cinco foi ao ar pela primeira vez em 1978. De lá para cá a H2G2, abreviação usada de uns anos para cá por fãs, virou filme, game, HQ e série de TV. E principalmente ganhando um dia especial, o dia da toalha, criado em 2001 após a morte do autor. Lembrando que o filme teve várias alterações na história, mas feitas pelo próprio Adams. As aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

2. As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin
Série que trouxe um novo renascimento para a fantasia e mudou a forma de escrever dramas. Indo além da concepção de um novo universo e uma nova mitologia Martin é um dos poucos autores capazes de dar voz a tantos personagens e a um jogo de tramas que se entrelaçam e se multiplicam ao longo da história. Uma rede intricada e fabulosa que desmancha e reconstrói personagens, intrigadas e jogso envolvendo política, guerras, traições e herança. Palavras para descrever a riqueza dessa história são insuficientes. Arrebatando críticas e fãs a série viu uma nova leva de fanáticos chegar com a adaptação para a Tv. Os livros da série foram premiados diversas vezes e hoje a série na TV tem uma das maiores audiências. Sendo ainda foco de estudos no lado político e cultural.

1. O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien
A maior obra já escrita em termos de complexidade e inovação alguns dizem, a mais fantástica e bela história de amizade. Concordo com ambas e digo mais. O mundo criado por Tolkien está acima de qualquer crítica. E deveria ser obrigatório em todos os colégios. Mas o que mais me fascina, indo além claro da complexidade dos elementos, como ter não só um idioma próprio, como três, é a amizade que o autor descreve. Que mesmo por caminhos tão duros sobrevive. Diversos povos, guerras, batalhas épicas e uma jornada loga permeada por acontecimentos diversos. História de ambição, medo, amizade, força e lealdade. Uma trilogia que você pode mergulhar não só na história, mas no mundo. Tolkien criou um mundo com história própria e infinitos detalhes.

-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

E ai? Gostaram da primeira edição da coluna? Espero que sim! E vocês podem sugerir temas também. Claro que nessa lista falta muito gente. Como 1984, Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451, O Olho do Mundo, Discworld, Deuses Americanos, Jogador Numero 1 e muitos outros. Enfim. Postagem atrasou umas seis horas por causa da internet. Por enquanto é isso! Até mais!

10 comentários:

  1. Faltou uma menção Honrosa para as HQ"s de TWD. Ótimo post

    ResponderExcluir
  2. Haha acho que eu nao seria uma boa nerd... Só li Senhor dos Aneis e As cronicas de gelo e fogo! Maravilhosos, por sinal!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sandman *-*
    Sou loucooo para ler, essa obra prima do Mr Neil.
    Só o preço que não ajuda né?

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei o post sensacional, não teria escolhido um top melhor! Apesar de ser considerada nerd, estou apenas começando a leitura de Asimov, mas bem falou H.P. Lovecraft, hein? A mitologia do cara é arrebatadora, bem como o medo que causa.

    ResponderExcluir
  5. Uaua, quanto livro bom! Sou doida para ler história em quadrinhos, mas as que quero são sempre cara. E as outras estão muito na frente com a história para eu começar. Desses ai fiquei com vontade de Eu, Robô, Sandman, V de Vingança e O Jogo do Exterminador. E claro que já li os três primeiros. Ótimo post e adorei a ideia da coluna. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Acho que não sou tão nerd assim! Confesso que dessa lista só li os dois primeiros e um livro da saga do Mochileiro, mas pretendo ler os outros em breve. Também tenho vontade de ler V de Vingança depois que vi o filme e Sandman porque todo mundo fala tão bem de Gaiman que não dá para não ter vontade de ler. Coluna legal essa nova, porque não faz uma com tema do dia dos namorados? Está chegando mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Olhando essa lista percebi o quão nerd eu sou. Só tem um que não li. E olhando a sua listinha dos que ficaram de fora eu também conheço a maioria. Mas desses o que eu tenha uma imensa paixão mesmo é pela saga de Tolkien. Eu simplesmente sou apaixonada pela Terra Média, mas também não podia ser diferente sendo uma Hobbit rsrsrsrsrsrsrs Tenho que dizer que sou tão fã que sei falar Élfico, não fluentemente, mas estou melhorando. Gostei da sua coluna. Continue falando de nerds que eu vou estar sempre aqui.

    Nai anar caluva tielyanna (Que o sol brilhe sobre seu caminho)
    Namárië (Adeus)

    Uma Borboleta Laranja

    ResponderExcluir
  8. Só nunca ouvi falar de Duna e Fundação e do resto, tirando Watchmen, eu já li/gostaria de ler. ASOIAF e LOTR são incríveis, O Guia é muito bom, mas os últimos livros deixam a desejar, Sandma eu tenho que ler, tipo, ontem (é do GAIMAAAAAN), e Eu, Robô deve ser fantástico. Duna, V de Vingança e O Jogo do Exterminador parecem ser bons também.

    E dos que ficaram de fora eu já li Admirável Mundo Novo (e eu adorei, apesar de não ter entendido 100%), e queria muito ler 1984 (minha irmã já leu e amou), Fahrenheit 451 (acho que minha mãe tem), Deuses Americanos e Jogador N° 1. Estou pesquisando sobre O Olho do Mundo e Discworld porque estão na lista, então devem ser bons também.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, essas capas são lindas e instigantes! Adorei! Tenho a coleção Guia dos mochileiros da galáxia e ainda não li :( e a série Sandman me deixou MUITO curiosa! Neil é seu ídolo né! kkk Muito bom!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a lista! Já li alguns e senti falta de The Walking Dead, mas fora isso está ótima! Tenho Guia dos Mochileiros da Galáxia e infelizmente ainda não li, mas está na minha lista!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.