20/05/2013

Resenha - Dizem Por Aí


Nome: Dizem Por Aí
No Original: Rumour Has It
Autor (a): Ali Cronin
Tradutor (a): Rita Sussekind
Páginas: 282
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Ashley sempre foi a mais descolada da turma. Aquela garota que sabe o quer - festas e mais festas - e que, diferente das amigas, nunca gastou seu tempo sonhando com príncipes encantados. Mas tudo muda quando, um dia qualquer, ela vai ao cinema com sua melhor amiga e conhece Dylan: um garoto lindo, um pouco quieto, de olhos verdes e cabelos incríveis que acaba grudando na cabeça dela. Ashley só consegue pensar naqueles jeans justos, no ar meio desinteressado, nas pernas finas... O efeito é devastador. Mas cada vez que eles se encontram, Dylan tem uma reação diferente: quando estão sozinhos, se dão bem e conversam como amigos; quando se veem nas festas, o garoto a evita. Será que isso é só timidez? Ou na verdade ele tem vergonha de ficar ao lado de uma menina como ela? Será que, no fim das contas, ela é vista como uma garota fútil? Com esse vaivém, e sem saber como agir, Ash fica cada vez mais insegura e confusa, começa a tomar decisões erradas - quem já não saiu com um pensando em esquecer o outro? - e depois, como nunca tinha acontecido antes, se sente totalmente arrependida. Gostar de alguém de verdade estava sendo mais difícil do que parecia...

Quando conheci a série nos lançamentos da Seguinte não sabia se queria ler, afinal não é um gênero que leio muito e principalmente porque romance jovem geralmente é sempre a mesma coisa. O que despertou minha atenção foram os comentários que descreviam o livro. Um retrato mais crível do final da adolescência com sexo, bebedeiras e festas, sem os limites que observamos na literatura. Um grupo de amigos e as experiências do último ano antes da universidade.

No primeiro livro tivemos Sarah, neste segundo volume a história é contada por Ashley, a mais festeira do grupo e a mais liberal em relação ao amor, a namoros e a ficantes. Ashley sempre fez o que deu vontade, seja beber até causar ou dormir com quem quiser. Mas desde que conheceu Dylan a situação mudou. Foi apenas um filme com Donna e os amigos do primo dela. Dylan mal falou três palavras e Ashley sabe que garotos como ele nunca andam e muito menos namoram com garotas como ela. Mas Donna insiste que Dylan gostou dela e só é tímido demais. Ashley não consegue parar de pensar em Dylan, mas na primeira festa que eles se encontram ela faz burrada tentando esquecer de vez o assunto e acaba piorando a situação. A escola inteira está falando pelas costas dela e propagando a piadinha maldosa que alguém escreveu no banheiro. Dos mais novos aos mais velhos todo mundo está comentando da forma mais maldosa possível o assunto. Ashley tenta parecer indiferente, mas já não consegue agir dessa forma. O natal e o fim das aulas estão chegando e Ashley ainda não conseguiu entender Dylan. Além disso tem que lidar com sua irmã mais velha "perfeita" e sua mãe que não para de soltar frases feitas. Se não fosse por Donna e seus outros amigos Ashley já teria explodido com tudo.

Essa é a premissa da história. O final das aulas antes do Natal e o clima de final de ano permeia a história que na voz de Ashley ganha ritmo e principalmente uma história mais acentuada, mais interessante. Ao invés do simples conflito amoroso com Ashley temos um retrato mais complexo do final de uma fase. Ali Cronin mergulha nas dúvidas e nos medos da personagem de forma mais acertada nos mostrando uma garota extremamente forte, mas muito frágil. Misturado com um pouco de humor negro Ashley nos conquista por sua simplicidade e pela premissa de que todos nós erramos, e todos nós merecemos novas chances.

Gostei da forma gradual como a autora desenvolveu a personagem e o entendimento que ela chega ao final da história. Um acerto muito diferente de livros jovens comuns. Outro ponto que achei interessante é a visão de Ashley tem do grupo de amigos. Bem diferente de Sarah, mais sincera e despreocupada, ao mesmo tempo que mais descomprometida. A relação de Ashley com a irmã mais nova e seus comentários sobre a fase da irmã também foi outro ponto refrescante do livro. Ashley é mais do que aparenta e conquista o leitor de forma única. Tem algo mais nela, algo sincero que envolve o leitor. O final não me surpreendeu, mas gostei da forma que aconteceu. Espero ter mais notícias do casal nos outros livros.

Leitura rápida, bem-humorada, gostosa ao mesmo tempo em que desenvolve bem temas sérios, com uma boa reflexiva para jovens que se encontram em situações bastante similares. Ali Cronin evoluiu nesse segundo volume e nos trouxe uma história bem amarrada que vai conquistar de vez os leitores. A edição da Seguinte está ótima, fonte boa, diagramação seguindo o padrão e ótima tradução. Recomendado a todos que procuram algo realmente novo no gênero de romances juvenis. Ousada, sincera e refrescante, a série vai conquistar todos os tipos de leitores. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Garota < 3 Garoto - Ali Cronin
1- Nada É Para Sempre
2- Dizem Por Aí
3- Três É Demais
4- Lições de Amor
5- She's The One
6- You And Me Always

24 comentários:

  1. Oie :)

    Estou com vontade de ler essa série justamente pro tratar de vários assuntos da adolescência que querendo ou não nos envolve, credo 6 livros kkkkkkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler a série desde que você falou que lembra Skins. Acho as capas o máximo e gostei muito do material da Seguinte. Sua resenha dos dois primeiros só me deixou ansiosa para ler, mas quero deixar para quando tiver pelo menos três lançados... Ashley parece mesmo melhor do que você falou de Sarah na resenha um. Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa parece ser uma série jovem diferente, porque YAs muitas vezes me irritam, muito superficiais, batidos, adoro um livro original entãaaaao vou acabar lendo outras resenhas e decidindo se ponho na pilha!

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Nada é para é sempre e gostei bastante, li por indicação de uma amiga.
    Sem contar que no primeiro livro a personagem principal tem meu nome! kkkk
    Estou louca para ler esse livro, só falta juntar um pouco de dinheiro.
    A escrita me cativou já que a escrita dela é simples e gostosa (Li vários ao livros ao mesmo tempo bem grandes e complexos, e sei lá me deu uma ressaca literária sabe?)
    Beijos, amei a resenha...

    ResponderExcluir
  5. A temática é bem adolescente, para pessoas da idade ele parece bom. Se caísse nas minhas mãos eu leria mas não seria uma das minhas prioridades.

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao li nenhum livro dessa autora,mais pelo que eu li a resenha,fala sobre os envolvimento de adolescente e jovens envolvido em drogas,sexos e etc..Achei legal o que autora quis mostrar como é a vida desses jovens no meio de festas e farras...gostei

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler a série porque adoro Skins e todo mundo tá falando que a série é jovem, mas diferente, mas próximo da realidade. Adoro quando as editoras lançam rápido e pelo que você falou cada livro é um personagem, ou seja mais chance de eu gostar de vários da série sem problema de história e tal. Adorei a resenha e adoro as artes das capas. ABS!

    ResponderExcluir
  8. eu quero muito ler a série mas estou esperando um pouco para ver se os outros livros vão ser traduzidos em breve, pois gosto de ler os livros em seguida e detesto esperar muito tempo para ler o livro seguinte da série. Ai eu esqueço o que li, e tenho que reler, para lembrar-me da história. Se as histórias forem independentes entre si, ai tudo bem.

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler a série e ver se agora com o terceiro consigo comprar os três de uma vez ou achar um sorteio dos três juntos. Pela sua resenha essa personagem é melhor do que a do anterior. Adoro as capas da série e vou tentar ler logo. Adorei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o Livro "Dizem por aí... ( mas quando olhei a pagina das resenhas eu pensei ai meu Deus como assim a minha capa é diferente hahaha) Ta não era dessa autora e a sinopse também não!
    Quando é série fica complicado ler a resenha, você sempre leva , mesmo que a intenção não seja essa, um spoilerzinho de presente :( Adoro série.)
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei conhecer, li as outras resenhas e a desse parece melhor ainda, história bem realista pelo que tu fala, amei a resenha e as personagens sabe, até me lembro de amigas minhas e as capas da série são super fofas, adorei as cores e adorei saber que é mais adulta e rea, ótima resenha, bjo!

    ResponderExcluir
  12. Amo essas histórias sobre adolescentes e a forma de interação e desenvolvimento. Leio muitos deles, amo por demais. Esse livro amei a resenha pelo fato da protagonista se deparar com algo que deseja, mas sabe que o seu jeito de ser difere bastante. Deve ser muito bom ver o desenvolvimento da personagem em busca disso.

    ResponderExcluir
  13. Me apaixonei por esse livro, preciso lê-lo, assim como os outros livros da série

    ResponderExcluir
  14. a série realmente é ótima, e como eu AMO séries KK, fiquei doidinha para lê-lo... amei sua resenha..

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sinopse desse livro, a história parece ser muito envolvente. Livros com a temática voltado ao público adolescente são bons, eu gosto. Com certeza vou lê-los.

    ResponderExcluir
  16. A autora fez varios livros, com um grupo de amigos e histórias diferentes, achei legal, mas as histórias são simples e o cotidiano de qualquer jovem, acho que falou algo mais forte! Esse livro eu me interessei mais que o primeiro pelo menos rs

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de ler e ainda não deu.
    De resenha gostei muito do que já vi, esse é bem fofo. Tem uma trama jovem tão gostosa, achei bom. E se der pra se desligar do mundo assim então a coisa é boa mesmo. Queria ler!

    ResponderExcluir
  18. Tenho que confessar que sou fã de literatura juvenil!
    Nesse livro a autora conta a história de uma garota queno fundo só quer atenção e carinho, mas que não sabe colocar isso pra fora e se mostra o oposto. Acredito que neste volume a autora desenvolveu a trama bem melhor do que no primeiro volume. As coisas não aconteceram tão rápido e as personagens principais foram melhor exploradas.
    O livro me pareceu ter uma narrativa leve e ágil, trama bem moderna, linguagem jovem, com ótimas tiradas de sarcasmo e uma boa dose de reflexão para os jovens.
    Gostei da resenha!

    bjus

    ResponderExcluir
  19. Gosto dessas série em que os volumes são independentes, pois só assim, não ficamos completamente presos à ela. Outro ponto forte é que a autora conseguiu uma evolução em sua narrativa já nesse segundo volume. Tenho uma queda por personagens mais livres, leves e soltas, e pelo jeito, Asheley é uma delas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Vamos lá! Gosto de livros com continuações, apesar de os volumes serem independentes ;) Esse parece bem interessante!

    ResponderExcluir
  21. não gosto de livros que sejam independentes. Prefiro livros que tem continuação e que voce fique preso mesmo a eles heheh

    ResponderExcluir
  22. Fiquei curiosa em conhecer mais a Ashley desde sua resenha do primeiro livro. Ela realmente pareceu interessante e é, porém não me surpreendi muito com Dylan, não entendi qual a intenção dele e acredito que só lendo para saber mesmo. Livros como esse tendem a ser leves e rápido de se ler, e as vezes é tudo o que precisamos, uma história que nos deixe levar.

    ResponderExcluir
  23. Esse séria parece ser ótima estou bastante interessada em ler todos os livros!

    ResponderExcluir
  24. A escrita parece ser bastante envolvente e me identifiquei mais com a Ashley do que com a Sarah, protagonista do primeiro livro. Por mais que tenha um final previsível e um enredo bem clichê, conseguiu despertar meu interesse em ler.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.