23/05/2013

Resenha - Coelhoberto Pascoal e Os Ovos Guerreiros No Centro da Terra!


Nome: Coelhoberto Pascoal
No Original: E. Aster Bunnymund
Autor (a): William Joyce
Tradutor (a): Érico Assis
Páginas: 256
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de Nicolau São Norte, primeiro livro da série Os Guardiões, que deu origem ao filme, William Joyce dá vida, e que vida!, a mais um ícone da infância em Coelhoberto Pascoal e Os Ovos Guerreiros No Centro da Terra. Com sua imaginação sem limites, Joyce transforma o bom e velho coelho da Páscoa num Guardião muito especial dos sonhos das crianças. Afinal, além de fazer os mais deliciosos chocolates, Coelhoberto Pascoal é capaz de cruzar a galáxia num segundo e, com seus ovos guerreiros, ele pode finalmente pôr um fim na batalha contra o Rei dos Pesadelos.

Desde que li o primeiro da série e vi que a Rocco continuaria a lançar os livros de William Joyce fiquei animada. O primeiro conquista-nos de forma singular com um conto de fadas moderno, inesquecível, criativo e belíssimo. Quando saiu o segundo não me contive e mal esperei para adquirir o meu. A série dá sequência a guerra e Joyce expande seu universo de forma espetacular, novos lugares, novos personagens, uma trama ainda mais rica e irresistível.

Katherine, Norte e Ombric continuam a busca por Breu, o rei dos pesadelos. Ombric está fascinando com o mecanismo de viagem no tempo das Lhamas Lunares e acredita que pode encontrar assim o local das relíquias que vão auxiliar na guerra contra Breu. Enquanto ele se distraí com as viagens Katherine escreve para todos que ficaram em Papoff Noelen e Norte treina com a espada que ganhou dos Lhamas. A espada é a primeira das relíquias e ele luta para compreender o funcionamento engenhoso da espada. Noite Luz faz sua rota todas as noites, vigiando cada pedacinho do mundo em busca de Breu e sempre parando a noite na Troncuda para contar as notícias a Katherine. A tranquilidade dos quatro acaba quando o alerta vem de Papoff Noelen. Breu atacou o vilarejo usando um dos feitiços que roubou que Ombric. No ataque ele sequestrou todas as crianças e levou Noite Luz. O preço do resgate das crianças são todos os livros da biblioteca, se Ombric não cumprir todas pagarão caro. O mago está desesperado, precisa salvar as crianças, mas não pode entregar os livros. Primeiro porque são poderosos demais, segundo porque a biblioteca inteira desapareceu pouco antes de Breu invadir a Troncuda. Ele precisa achar os livros enquanto Norte e Katherine partem em busca da ajuda e da aliança de um ser nada comum. O último dos Pooka sobrevivente da era do Ouro, Coelhoberto Pascoal. Um ser curioso, inteligentíssimo, que auxiliou a raça humana criando artigos interessantes, mas que não costuma interferir nas lutas alheias...

A premissa é basicamente essa e partindo do ponto onde fomos deixados a trama segue com a mesma narrativa rica e encantadora. William Joyce expande o universo da série nos apresentando novos personagens fascinantes. A narração dividida entre o ponto de vista dos personagens centrais da história permitiu uma imersão mais completa e viva, de ritmo constante e que torna a história impossível de largar. É bem interessante notar que mesmo sendo uma série infantil o autor já nesse segundo volume investe em um crescimento gradual da trama, tornando-a mais complexa, com elementos variados, como peças de um quebra-cabeça, que instiga a curiosidade do leitor.

O novo cenário onde a história se desenrola também se destaca, tão belo quanto, mas ainda mais criativo. Coelhoberto é um personagem ainda mais curioso que Norte, mais sábio do que todos, mas com uma personalidade excêntrica, que rendeu ótimos momentos e ótimas surpresas. Adorei a forma como ele recria o mito do coelho da páscoa sem soar clichê ou comum. É uma nova roupagem encantadora que enche os olhos tanto pela ambientação quanto pela riqueza da história. O autor entrelaça a trama central da série com a história de Coelhoberto de forma bastante eficaz e harmoniosa, deixando ainda perguntas no ar ao envolver o pooka na história pessoal de Ombric. A possibilidade de viajar no tempo permitiu ao autor apresentar sem medo o passado desse universo tão fascinante e as ações que levaram todos àquele ponto, a nova guerra com Breu. Aliás fiquei surpresa com a história de Breu. Tão triste e que me deixou cheia de curiosidade. Será? O final foi cheio de surpresas, ação e até tensão. Estou ansiosíssima pelos próximos volumes...

Leitura rápida, deliciosa e encantadora. Uma série única que veio para ficar entre os grandes clássicos infantojuvenis. A escrita de Joyce é imaginativa e audaz, seus personagens despertam a imaginação e sua história é uma aventura única. A edição da Rocco está linda, fonte ótima, tradução excelente e diagramação muito bonita. Ainda não assisti ao filme, mas torço para que seja o mais fiel possível aos livros. Recomendado a todos que gostam de uma história rica, inovadora, com uma trama inteligente. Perfeito para todas as idades. Vai despertar a imaginação das crianças e resgatá-la nos adultos. Leiam! Até mais!

Os Guardiões - William Joyce
1- Nicolau São Norte e A Batalha Contra O Rei dos Pesadelos
2- Coelhoberto Pascoal e Os Ovos Guerreiros No Centro da Terra!
3- Toothiana: Queen of the Tooth Fairy Armies
4- The Sandman and the War of Drams
5- Sem Título Ainda
6- Sem Título Ainda

11 comentários:

  1. Eu acho que faz tanto tempo que não lio algo do gênero, mas me parece uma boa para crianças e adolescentes também.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava querendo muito ler depois que vi o filme, mas acabei deixando passar. Sua resenha me lembrou do filme e da vontade de ler. As capas são lindas e o jeito que você fala do livro me deixa super curiosa. O "Coelhoberto" do filme é o máximo, espero ler em breve. Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de infanto juvenis, já vi o filme, e adorei sua primeira resenha, mas ainda estou esperando para comprar porque gosto de ter os 3 primeiros livros juntos. Dos três estava mais curiosa com o coelho e pela resenha estava certa, achei a capa linda e o personagem parece ótimo. O autor só tem elogio e só confirma minha ansiedade. Sabe quando a editora vai lançar o 3º? Adorei a resenha. Aguardo a do terceiro, Abs.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me passa uma vibe meio Alice no país das maravilhas! Gosto de livros assim, com mundos fascinantes, um jeitinho de conto de fadas! Tem o filme? Qual o nome? O mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Livros distópicos! aamo demais, lembra Alice no pais das maravilhas, super recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que o filme Os Guardiões tinha sido inspirado em um livro!
    Nossa, estou louca para ler tanto o primeiro quanto esse livro.
    Amo o filme e tenho certeza que vou amar mais ainda o segundo!
    Beijos e muito obrigada por ter me apresentado esse maravilhosos livros! Beijos

    ResponderExcluir
  7. JESUS! Como que eu não sabia dessa série? O_O
    Estou me sentindo muito ignorante! Eu amei o filme! E agora vejo esses livros! Do mesmo autor de "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo" ainda! Preciso! D:

    ResponderExcluir
  8. Mais uma série que estou anotando para futuras leituras.Já tinha ouvido falar e acho mesmo que li alguma coisa sobre o primeiro livro. Esse parece-me ser bem legal.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro bons infantojuvenis e desde que vi sua resenha anterior fiquei com vontade de ler. Tudo que remete a infância, sonhos e mundos diferentes me interessa. Acho ótimo quando descubro novos autores e novos mundos, mitologias ricas e bonitas. Os personagens parecem cativantes e adoro as ilustrações da capa. Quem sabe leio quando lançarem o próximo. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Geeeennnteee eu necessito essa série. Puro amor <3

    ResponderExcluir
  11. Amei o filme e não sabia que já tinha os livros no Brasil. Sua resenha me deixou morta de vontade de ler. Se for melhor do filme como sempre é deve ser lindo e ótimos. Adorei a resenha! *=*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.