14/05/2013

Resenha - As 13 Maldições


Nome: As 13 Maldições
No Original: The Thirteen Curses
Autor (a): Michelle Harrison
Tradutor (a): Carolina Selvatici
Páginas: 434
Editora: Bertrand
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus, que tentam lançar-lhe feitiços. São essas criaturas que sequestram o irmão da amiga de Tanya, Red, a qual jura trazê-lo de volta. Contudo, por estar presa em um reino mágico, ela aceita um acordo: seu irmão será devolvido, mas apenas se ela encontrar os berloques do bracelete da amiga, que foram espalhados pelo mundo humano.

Sempre soube que essa trilogia prometia bastante por isso assim que vi o lançamento do segundo livro não resisti em solicitá-lo através da parceria. Principalmente porque o aumento no número de páginas me deixava intrigada. Pelo número aumentado supus uma evolução na história e não estava errada. Michelle Harrison excede as expectativas e prova o que estava claro desde o primeiro livro. Sua trilogia ganha força e se mostra mais forte, mais bela e mais engenhosa.

A história começa pouco tempo depois dos acontecimentos finais do livro anterior. Para Tanya, Fabian e todos no solar Elvesden pouco tempo passou, mas para Red que agora está no mundo das fadas as coisas estão estranhas. A garota se lembra de andar muito no meio de uma floresta e de procurar abrigo no interior de uma sorveira, mas não sabe quanto tempo passou adormecida dentro da árvore. Seus machucados estão cicatrizados, seu cabelo cresceu e a floresta está diferente. Essa sensação de que perdeu meses é assustadora, mas Red sempre soube que o tempo corria diferente no mundo das fadas. Já no solar as coisas andam tranquilas. Tanya tem aprendido muito com avó que agora se abriu para a neta e dividiu tudo o que sabe e todas as histórias sobre as fadas que conhece. Fabian continua usando o colírio que o ajuda a ver fadas. O problema começa quando a nova empregada Nell enche a casa de ratoeiras para pegar "ratos". Ela não aguenta mais os barulhos que vem de dentro das paredes, mas mal sabe ela que não são ratos e sim fadas. O caos se instala no momento que uma das fadas é pega pela ratoeira e na confusão o papagaio de Nell foge para a floresta. Sem pensar Nell vai atrás e Warwick sabendo dos perigos da floresta vai atrás, mas os dois acabam presos na armadilha de um grupo de fadas. E quando dá por si Warwick acorda no porão de um casa e junto com ele está Red. A garota foi presa pela velha bruxa que aterroriza a floresta na qual ela se encontrava. Juntos eles precisam escapar, no solar Elvesden Tanya e todo mundo se preocupa com o sumiço de Warwick. E as coisas só vão piorar quando os treze pingentes do bracelete se espalharem...

Esse é o ponto de partida do enredo e o que se segue é uma narrativa fluida, repleta de elementos novos e um ambiente belíssimo e criativo. Michelle Harrison mantem o ritmo e as características que fizeram do primeiro livro um excelente livro dando continuação ao desenvolvimento dos personagens da sua história. Dessa vez com o foco volta para Red e Warwick nos vemos surpresos pelas histórias de cada um deles. Principalmente a história de Red que está intrinsecamente ligada ao mundo das fadas e ao seu futuro. Com um ritmo cadenciado que evolui ao longo da história pouco a pouco mais peças do quebra-cabeça central vão sendo revelados. Uma história muito bela, mas triste que surpreende a todos com a reviravolta final. A ambientação ganha contornos interessantes, encantadoramente belo, mas que pouco a pouco se torna sombria e gélida. Captando com precisão e vivacidade os momentos em que a trama se encontra.

O enredo ganha em complexidade e a autora nos mostra uma trama intricada e inteligente que prende o leitor tanto pelo universo rico como pelos mistérios envolvendo os personagens e o mundo das fadas. É fascinante a maneira como Harrison dividiu a história entre os personagens e bastante engenhoso a forma como ela pouco a pouco constrói uma protagonista diferente da que imaginamos quando começamos a ler a trilogia. Red é um mistério, e a cada novo capítulo segredos vão sendo revelados aumentando as perguntas. Ela é forte, inteligente e bastante singular assim como a história por trás do mundo das fadas. O final me deixou muito curiosa a respeito que vem por ai. Uma daquelas surpresas que nem em mil anos eu teria imaginado.

Leitura rápida, envolvente e fluida. Uma trama muito bem executada que aliada aos personagens cativantes nos trouxe uma história deliciosa e criativa. O mundo das fadas de Michelle Harrison é ainda mais interessante do que imaginei e com uma história forte por trás a trilogia conquista leitores novos e adultos. A edição da Bertrand está ótima, fonte boa e capa muito bela. Adoraria ver a história da trilogia nos cinemas. Um universo e uma história muito belos. Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia, que vai conquistar ambas as idades, pelo universo, pelos mistérios e segredos, e principalmente pela história. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Trilogia 13 Tesouros - Michelle Harrison
1- Os 13 Tesouros
2- As 13 Maldições
3- Os 13 Segredos

13 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa faz um tempão que quero ler essa série mais nunca sabia se eu comprasse iria me arrepender ou não, agora com a sua resenha tenho certeza de que vou gostar :D beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Muito bom poder ler as duas resenhas juntas, já gostava das capas, muito bonitas mesmo, mas agora vendo as resenhas e o modo como fala da história e do mundo onde ele se passa fiquei bem interessada. Gosto de fantasias e de trilogias portanto já está na lista. Achei os elementos que você descreveu interessantes e fiquei curiosa sobre os personagens. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Já estava interessado pela série, sua resenha fez com que eu ficasse com mais vontade rsrs

    Parabéns pelo blog

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Yasmin, gosto de histórias desse tipo. Com certeza vai para a minha lista de desejados do Skoob! <3

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  5. Depois da primeira resenha já quis ler, já agora... ainda quero! Parece ser uma série realmente ótima!

    ResponderExcluir
  6. " Leitura rápida, envolvente e fluida. Uma trama muito bem executada que aliada aos personagens cativantes nos trouxe uma história deliciosa e criativa. " Quer livros melhores que os assim? Além disso mistérios e segredos me fazem ficar vidrada na trama! Pena que séries fazem mal pro meu coração ansioso e pro meu bolso kk

    ResponderExcluir
  7. Eu sou fã de contos de fadas, sempre gostei e sempre gostei mais ainda de quando eles não são exatamente "leves" quando mostram o lado sombrio das histórias :) ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Interessantíssimo a premissa desse livro e nunca tinha ouvido falar acredita?!
    Essa capa é lindíssima ela por si só já vale a pena comprar o livro e de quebra leva uma história super fascinante! ;)

    ResponderExcluir
  9. Omg! Adorei as resenhas da trilogia e a desse parece melhor ainda, amo histórias com faerie e pelo que diz o livro é fascinante. As capas são lindas e os personagens parece adoráveis. Mistério e sombrio com uma mitolgia toda nova, adorei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Li a resenha do primeiro e adorei, acho as capas da série ótima e gente é ótimo ver resenhas juntas, mas deixa com mais vontade de ler. A história parece adorável e bem diferente. Ótima resenha e espero a próxima ansiosa, bjo!

    ResponderExcluir
  11. Ei! Quando li a resenha do primeiro e comentei disse que queria ler muito e volto para comentar porque comprei o primeiro livro e já estou lendo. A história é mesmo maravilhosa e agora vendo a do segundo mal posso esperar para comprar a continuação, adorei a resenha, abraços e obrigada pela dica boa!

    ResponderExcluir
  12. Achei essa capa menos bonita que a do livro anterior. Ainda não li os dois livros e estou aguardando o terceiro. Espero que não demore.

    ResponderExcluir
  13. Eu li os dois livros e são muito bons.
    Michelle Harrison se tornou uma das minhas autoras preferidas!
    Morrendo de ansiedade pelo terceiro!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.