26/04/2013

Resenha - Seraphina


Nome: Seraphina
No Original: Seraphina
Autor (a): Rachel Hartman
Tradutor (a): Denise Rocha Delela
Páginas: 384
Editora: Jangada
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões. O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Mal acreditei quando vi esse livro entre os lançamentos da editora Jangada. Sempre fui apaixonada por dragões, mas eles estão bastante escassos na literatura, principalmente aqui no Brasil. Por isso foi com mais felicidade ainda que consegui um exemplar com a editora e cá estou 384 páginas depois. Rachel Hartman nos presenteia com uma história singular que dá uma nova faceta a esses seres magníficos. Se você pensa que conhece os dragões é porque ainda não conheceu o universo de Seraphina e sua mitologia fascinante.

Seraphina não é uma moça comum. Nascida da relação ilegal entre um humano e um dragão a garota cresceu mantendo-se afastada da corte e das cidades, sempre com várias camadas de roupas para esconder os únicos traços externos de sua vergonha. Escamas prateadas no braço esquerdo e no abdômen. O pai é o advogado responsável pelo tratado de paz que já dura quarenta anos e não teria humilhação maior do que se a verdade viesse a tona. Criada com rigidez o único consentimento do pai foi a música e por isso hoje Seraphina é uma das melhores musicistas da capital de Goredd. Contratada recentemente pelo músico chefe da corte Seraphina surpreende a todos com sua canção no velório do príncipe Rufus. Ela não podia ter tocado, mas também não podia deixar o velório sem a canção final. Chamaria mais atenção sua recusa do que sua música. A cidade está envolta em medo. O tratado está prestes a completar 40 anos e os dias da visita do Ardmagar, chefe dos dragões está próximo. A morte do príncipe Rufus levantou medo e suspeita. Todos desconfiam que foi um dragão. E os estudiosos dragões que vivem em seus corpos humanos na cidade para estudar estão com medo de ataques. No meio disso tudo Seraphina descobre com seu tio dragão, Orma que o pai dele, seu avô planeja encerrar o acordo atacando no dia do tratado. Ao lado do príncipe Lucian Kiggs, chefe da guarda e dos espiões Seraphina partirá em busca de respostas, não apenas para evitar o ataque como também sobre seu passado, sobre sua mãe.

A premissa é essa. Seraphina, seu segredo sombrio e a tensão com a chegada do chefe de estado dos dragões. O ataque eminente e o desenrolar das duas tramas. A narrativa é em primeira pessoa sem um ritmo forte e a curiosa característica de ser muitas vezes dura, com comentários secos, nu e crus da protagonista, que por sua natureza enxerga o mundo mais preto e branco do que os humanos comuns. Seraphina é dura demais consigo mesmo, mas possui uma voz narrativa atraente e o modo como pouco a pouco nos apresenta dos detalhes desse mundo dividido entre dragões e humanos é irresistível, assim como a trama é instigante e intricada.

Com descrições belas e um ambiente ricamente imaginado a autora conseguiu aliar uma mitologia completa e nova de dragões a uma trama de mistério e traição. O resultado não poderia ter sido melhor. Intricando o passado de Seraphina e sua mãe dragão com os acontecimentos presente. Tudo desde os cavaleiros de dragão banidos depois do acordo até a ordem religiosa que é radicalmente contra os dragões, tudo foi bem encaixado e belamente construído. Uma história ao mesmo tempo fascinante e triste, poética e emocionante. Seraphina na sua condição de "monstro" é complexa, valente, inteligente e brilhante. Não fica se lamuriando como vemos em outros livros com personagens diferentes. E a amizade inesperada dela com Kiggs soa sincera e evolui de maneira tão real, e é de cortar o coração a história dos dois.

Orma é um personagem muito interessante e seu conflito entre seu eu dragão e as emoções humanas que tomam conta quando ele está nessa forma. Com sua personalidade cheia de contrastes a autora explicou a maior parte das informações sobre os dragões, seus modos e origens. Tudo muito interessante e criativo. Kiggs também é um ótimo personagem assim como sua prima Griselda. O ar medieval da cidade é acolhedor, todos seus traços e detalhes o tornam extremamente nítido para o leitor. O final surpreende pela virada nos fatos, encerra bem, mas deixa um ar que pede mais.

Leitura rápida, instigante e com uma mitologia interessante, rica e criativa. Rachel Hartman criou uma nova forma para os dragões, inteligente, complexa e riquíssima. Merece ser mais explorada. O livro era para ser único, mas parece que vai ter outro para fechar a história central desse mundo. Estou morrendo de ansiedade. A edição da Jangada está ótima, fonte boa, diagramação e tradução ótima. Preferia a outra versão da capa, mas depois me acostumei a gostar dessa. A história ficaria linda nos cinemas, não só pelo visual, mas pela história tocante e emocionante. Recomendado a todos que gostam de uma boa fantasia, e também para os que querem uma história rica, com um mundo todo próprio. Leiam! Até mais!

Seraphina - Rachel Hartman
2- Dracomachia

14 comentários:

  1. Amei a resenha! Eu adoro dragões, mais ainda do que elfos e estou muito interessada nesse livro. Não conhecia os detalhes e fiquei mais fascinada ainda. Dragões são lindos e espero ler em breve. Ótima resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dragões <3 Faz um tempão que não leio livros sobre dragões, me interessei por esse e sua resenha ajudou muito nisso. Estou curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a série Eragon e seus dragões. Desde que li tive vontade de conhecer outros mundos e outras mitologias envolvendo os dragões, mas nunca pensei que teria. Gostei de conhecer Seraphina e depois da sua resenha fiquei mais animada a ler. Além de dragões uma heroína forte e sincera? Já me conquistou. A capa podia ter menos frases que teria ficado melhor. Adorei a resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Adoro dragões!
    Nem sei quantos filmes já assisti sobre eles, já desenhei um, vejo meu irmão mais velho jogar alguns jogos que tem dragões.. enfim. hahaha
    Acho que iria gostar muito desse livro. Ainda mais por você ter dito que a Seraphina não é dessas protagonistas chatas que ficam se lamentando por tudo... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente hoje em dia não se vê mais estórias de dragões como antigamente, agora só tem vampiro pra lá vampiro pra cá! Gosto muito de dragões e principalmente de tramas instigantes. A capa é linda e é um chamativo a mais para eu ler.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber que a história é de dragões (em forma de humanos) e homens. Você resenhou muito bem o livro e deixa a gente com vontade de ler já. Só nunca li livros com esses seres fantasticos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, me aprece bem legal. Não costumo ler muito sobre dragões. Bom pelo não interagindo tanto com os humanos a ponto de poderem ter filhos com eles.
    Eu gosto bastante da série do Christopher Paolini, no entanto, a trilogia de 4 livros de A herança. Dizem que os livros da série da Naomi Novik também são bem legais pra quem gosta do tema, a série Temeraire.

    ResponderExcluir
  8. Bom, temos umA protagonista, dragões e idade média. Promete.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, quase não tem literatura com dragões, e gostei muito dessa premissa. Eu leria o livro, parece bem feito mesmo nos detalhes. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Estou tão animada com as resenhas desse livro, super adoro livros de fantasia, principalmente de dragões. Imagino que o livro vá me surpreender bastante.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Nunca li na da sobre dragões, talvez esse livro seja uma boa oportunidade para começar a ler o gênero! No geral não sou tão fã de sobrenatural, mas nada contra dragões, quem sabe?

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada com dragões, então estou bastante curiosa para saber mais sobre essa mitologia. Achei bem interessante os dragões terem a habilidade de se transformar em humanos e viverem lado a lado deles.
    Pensava que era um livro único, mas se forem apenas dois volumes e não uma série enorme, não tem problema.
    Gostei bastante da capa!

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha. Adoro livro de histórias com dragões e muito suspense e magia. Espero ter a oportunidade de ler esse livro, pois gostei muito mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Amo histórias de dragões. E esse livro parece ser muito bom mesmo!!!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.