22/04/2013

Resenha - Fogo


Nome: Fogo
No Original: Fire
Autor (a): Kristin Cashore
Tradutor (a): Chico Lopes
Páginas: 512
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Depois de Graceling: o Dom Extraordinário, fantasia juvenil lançada pela Rocco em 2011 que alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times, a autora Kristin Cashore apresenta aos leitores Fogo – Como tudo começou. Com novos personagens, incluindo uma protagonista de beleza irresistível que tem o poder de controlar as mentes de todos a seu redor, Fogo é uma mistura perfeita de aventura, fantasia e romance que vai conquistar não só os fãs de Graceling, mas também novos leitores para a série, já que a trama pode ser lida independentemente do primeiro volume.

Desde que li Graceling fiquei morrendo de vontade de ler o segundo da série, mas primeiro fiquei um pouco frustrada por não ser continuação. A história de Fogo se passa trinta anos antes do primeiro livro, em outro reino e com personagens diferentes e a única ligação entre os dois acaba se provando uma surpresa. Kristin Cashore não só consegue manter o nível espetacular do livro anterior como apresentar uma trama interessante e nova. Tão fascinante e rico quando seu antecessor Fogo vai conquistar novos e antigos leitores.

Fogo não é uma garota comum. Ela é meio humana, meio monstro e tem poderes com a mente. É capaz de sentir as emoções, alterar o pensamento das pessoas e forçar a verdade. Ela enxerga a mente como uma coisa maleável, que pode ser usada de muitos modos. Ela é filha de Cansrel, conselheiro do antigo rei Nax e conhecido por sua maldade e crueldade. Enquanto o pai nunca hesitou em tirar o máximo de proveito das pessoas com seu poder Fogo tem medo da sua capacidade e tenta usar o menos possível algumas das suas terríveis e poderosas habilidades. Fogo viveu a vida inteira afastada da corte em uma propriedade ao norte dos Dells. Cresceu com Archer filho de Brocker, ex-comandante do exército do reino que teve as pernas cruelmente destruídas pelo rei Nax depois de alguma misteriosa ofensa. Após a morte do rei o reino caiu em pedaços. Nash, seu filho mais velho luta para evitar uma guerra, mas dois senhores rebeldes, um no norte e um ao sul ameaçam atacar em duas frentes. Em visita a mãe do rei Fogo descobre um intruso nos aposentos de Nash, mas não consegue detê-lo e não o encontra. A tensão entre ela e os dois príncipes, Nash, atual rei e Brigan, atual comandante do exército era insuportável. Para eles ela era um monstro e a figura de Cansrel, o cruel conselheiro que levou o pai deles a loucura desenfreada e o homem que vivia tentando assassiná-los. Mas tem algo sobre Fogo que os dois não sabem. E mesmo relutante parte para a Cidade do Rei para tentar ajudar e evitar a guerra. Mas eles querem mais, querem que Fogo use as habilidades que ela sempre repudiou e temeu.

A premissa é essa e se querem saber minha opinião sincera eu achei brilhante. Esse pedacinho na parte detrás dos Sete Reinos, separados por uma cordilheira de montanhas chamado Dells é simplesmente fascinante. Com seus monstros coloridos e poderes mentais e sua iminente guerra após um reinado trágico e conturbado. Repleto de pessoas fortes, com uma ciência avançada e um conceito bastante moderno de relacionamento, mas com ares medievais. Kristin Cashore se supera mais uma vez ao nos apresentar Fogo e mais uma legião de personagens bem construídos, sedutores e inesquecíveis. E a trama, que trama!

A forma como a autora entrelaçou os personagens e suas histórias pessoais já era o suficiente para manter todo o mistério em torno da trama, mas indo além Kristin nos trouxe a guerra, e uma guerra de espiões, rebeldes, grandes exércitos e batalhas. Junte as batalhas de O Senhor dos Anéis com o jogo político e militar cruel pelo trono em As Crônicas de Gelo e Fogo e ali no meio, na interseção entre essas grandes obras você encontrará Fogo e a guerra pelos Dells, e seus personagens ricos, com históricos pessoais misteriosos e intrigantes. As descrições são bem dosadas, passando o tom certo do ambiente sem falar no adicional sobre sentimentos e emoções já que Fogo percebe tudo. Essa combinação deixa a leitura irresistível.

Além dos poderes Fogo tem uma beleza desconcertante, seus cabelos são mais do que ruivos, e sua beleza desperta o que tem de melhor em algumas pessoas, mas também o que tem de mais vil e violento em outras. Sempre se resguardando e afastando mentalmente homens e mulheres que desejam atacá-la. Fogo vive um dilema sobre si mesma e o que a separa de seu terrível pai. Ela nunca teve tantas pessoas a sua volta e a amizade das pessoas a desconcerta. Merecem destaque a guarda pessoal de Fogo, secundários mais ótimos. Clara, a princesa e Garan também príncipe e chefe dos espiões. A pequena Hannah, e não poderia deixar de citar Archer, Brocker, Nash e Brigan. Sendo Brigan o mais brilhante deles. Sem dúvida o melhor (e mais apaixonante) personagem masculino dos últimos anos.

Leitura rápida, viciante e envolvente, com um final à altura, sem meio termos e que leva as ações até as consequências finais. A trama é ágil, complexa, com elementos cruelmente necessários, intricada, executada de forma perfeita com desenlaces que não poupa nada e ninguém, sem deixar pontas soltas. Se pensa que é juvenil está perdendo tempo, é uma fantasia de primeira, mais adulta e forte. Kristin entra para a lista de autores que excedem qualquer expectativa. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, tradução perfeita e capa lindamente mantida. Esse é um livro que daria um braço para ver adaptado para o cinema. Ele tem todos elementos de um épico de época, ação, batalhas, intrigas políticas e uma corte de segredos. Vou sonhar com esse dia. Recomendado a todos, sem a menor exceção. A história é fechada e você não precisa se preocupar com Graceling se não quiser. Mas deveria porque ele é tão ótimo quanto. Leiam! Leiam e se apaixonem. Até mais!

Sete Reinos - Kristin Cashore
1- Graceling
2- Fogo
3- Bitterblue

28 comentários:

  1. Owww, se empolgou mesmo com o livro e a história hein? Só o tom da sua resenha já me deixou morrendo de curiosidade. E a citação ali de interseção entre LOTR e ASOIF é de deixar qualquer um no mínimo morto de curiosidade. Preciso ler e logo, espero ganhar. Ótima resenha mesmo, uma das melhores, cumpre bem sua missão em todos os aspectos. Adorei. Sem falar que a capa é linda! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora, nem conheço o livro Graceling :S
    Olha, a capa eu não achei bonita, mas a história parece ótima, assim como a escrita. E o melhor é que não tem continuação, ando procurando por livros assim...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e quero muito conhecer os livros da autora agora que sei mais ou menos o que esperar. É tão difícil encontrar séries de histórias fechadas e únicas. Se for metade do que você diz na resenha deve ser ótimo. Nada melhor que personagens ótimos com tramas interessantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, é ruim porque temos que ler a trilogia completa ou podemos ler apenas uma aleartorio? A livro me pareceu bem bacana, aventura e gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Puts, estou tentando me livrar das séries por hora :/

    Beijos,
    Caroline do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bom?
      Mas você pode ler apenas Fogo sem problemas. É excelente ele sozinho, você não precisa de ler os outros se não quiser. Aliás o bom de trilogias independentes é isso, três livros com histórias únicas das quais você pode escolher qual quer ler e qual não quer. Abraços!

      Excluir
  6. Cadê o resultado da promoção Sangue? Já faz um tempão que terminou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu Sara! Publiquei no sábado-domingo logo após das promoções. Conferi hoje cedo e a data estava errada, não estava na página inicial. Confere lá se está correndo. Não mudei a postagem, fiz outra para o link ficar correto e pronto. Não sei se foi erro meu por mudar o horário e ou se foi erro do blogger, mas vou tentar descobrir. Outro dia quem acessou os posts antigos do blog se deparou com um ou dois rascunhos que não estavam como rascunho. Ai eu não sei, mas já está arrumadinho. Desculpe o transtorno. Abraços!

      Excluir
  7. Oi! Adorei a resenha. Gostei bastante de ter a guerra e as intrigas, tem autor que faz guerra dos livros de forma tão patética, é bom ter livros que trata o assunto de forma certa. Adoro personagens complexos e também adoro quando os segredos deles passados que se ligam. Quero muito conferir e não li Graceling, mas esse me interessou, quem sabe leio depois de ler esse. Na lista de desejados, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quem não leu não diria que Fogo é o nome de uma garota,rsrs.
    Gosto de livros com essa temática, reinos, poderes, bem e mal. Adorei a resenha e o livro deve ser muito bom :D

    ResponderExcluir
  9. Caramba, estou me torturando para não baixar esse livro, ai descobri da promo daqui e devo falar que minha vida teve sentido novamente.
    Sabe aquele livro que você quer pq quer ler? Fogo é justamente o que quero nesse momento e sendo sincera, não li a resenha por medo de spoilers. Ele me pegou tanto pela estória quanto pela capa, foi amor a primeira vista.
    Desculpa não ter lido a resenha, foi dificil, mas isso deixa o livro mais mágico para mim.

    ResponderExcluir
  10. Acho que uma série de coisas torna este livro interessante, a começar da capa, as intrigas, guerras, enfim, parece ter um enredo muito bacana!!! Quero ler!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu não gostei do fato do livro não continuar a partir do final de Graceling, afinal o livro não acaba num mar de rosas, mas mesmo com isso, eu quero muito ler Fogo pq pelo jeito é tão bom quanto o anterior.

    ResponderExcluir
  12. Desde 2011 eu tenho vontade de ler Graceling e nunca consegui! :c Com sua resenha agora do segundo fiquei ainda mais curiosa! No mercado editorial hoje acho que falta originalidade e Graceling sempre me chamou a atenção por ser de certa forma original. O clima idade média, inovação no ramo da fantasia! Realmente quero ler!

    ResponderExcluir
  13. Ainda n li o primeiro e essa (não)continuação me atiça tanto quanto o primeiro livro.
    O primeiro elemento que me chamou a atenção foi o fato de Fogo ser um nome.
    E melhor ainda. O nome de um menina!
    Poderosa e bela.
    Adoro fantasia e esse livro parece ter todos os elementos p me encantar, ainda mais qdo vc cita SDA e GoT e diz ser uma mescla dos dois.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Frustração começa quando o segundo livro não é continuação do primeiro auhsuahsuahs (frustrada também :/) A fantasia do primeiro me envolveu muito, e espero que esse também. ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Gosto de séries e/ou trilogias em que não existe uma ordem cronológica, e podemos ler os volumes sem uma sequência estabelecida. Como gosto de fantasia, creio que irei gostar desse. Outro ponto forte são as personagens secundárias.
    Resumindo, se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa série, apesar de já ter visto Graceling por aqui... não tinha lido a resenha, por isso pensava que era infanto-juvenil. Não tem como não ter vontade de ler depois da sua resenha!! Fiquei encantada e curiosa pra conhecer esse mundo, os personagens, as intrigas e tal. As capas são lindas, mas nem imaginava que Fogo era o nome da persongem!! Vc acha que é melhor ler esse ou Graceling primeiro?

    ResponderExcluir
  17. Menina que livro legal, amei ler a resenha porque nem conhecia nada dessa série , Está anotado aqui como desejo ! Adoro essa temática !

    ResponderExcluir
  18. Ganhei o primeiro no meu aniversario do ano retrasado, li e gostei bastante, mas, já tinha até esquecido dele quando me deparei com essa resenha! O segundo parece ser muito interessante!!! to louca pra ler agora .----.

    ResponderExcluir
  19. Nossa! eu ganhei o primeiro um tempo atras, li e na epoca achei bem legal, mas já tinha até esquecido dele quando me deparei com essa resenha!! preciso ler o segundo logo! parece muito bom!!

    ResponderExcluir
  20. Que vontade de ler ele!
    Resenha ótima por sinal. A capa do livro é bastante bonita e me seduziu.





    Preciso ler ele! :p

    ResponderExcluir
  21. Amei sua resenha e apesar de não conhecer a série fiquei com muita vontade de ler, a capa é linda demais e espero que eu goste também :)

    ResponderExcluir
  22. meu deus!! ela ler mentes.......I WANT THIS BOOK!

    ResponderExcluir
  23. Nossa esse livro deve ser apaixonante, excepcional mesmo porque não vi nenhuma critica negativa sobre le em sua resenha, confesso que não esperava isso, não sabia que ele era uma "continuação" de outro livro, e me surpreendi e muito, a leitura dele parece ser daquelas que prende, que você não consegue fazer nada a não ser terminar o livro, amei. E mesmo sem ainda ter lido o livro, já concordo com você quando diz que daria um ótimo filme, daria mesmo. Eu mesmo sem ler o livro, já amei a resenha, ela tá enorme e mesmo assim me empolguei bastante só com ela e fiquei com muita vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia nem fogo nem Graceling e o que me motivou a ler a resenha de Fogo foi justamente a capa. As cores na realidade, o trabalho do design eu não gostei tanto assim. Fiquei satisfeita em saber que a história de fogo é fechadas. Com certeza esse vem pra minha estante.

    ResponderExcluir
  25. Eu estou doida para ler Fogo desde que li Graceling. O jeito que você falou me deixou muito curiosa. Resenha empolgante e que deixa várias coisas no ar, deve ser mesmo apaixonante. As capas são lindas e estou gostando cada vez mais de fantasia. Amei a resenha mesmo e os personagens parecem ótimos. *=*

    ResponderExcluir
  26. Li outras resenhas e comentários e me desanimei em ler o livro. A maioria das pessoas de quem li os comentários, não gostaram, acharam o livro bem maçante. Como ele pertence a uma série, vou decidir se leio ou não.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.