15/04/2013

Resenha - Esperando Por Você


Nome: Esperando Por Você
No Original: Waiting For You
Autor (a): Susane Colasanti
Tradutor (a): Luiz Gonzaga Fragoso
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois de o popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, o amor da sua vida — Derek — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Quando vi o lançamento de mais um livro de Susane Colasanti fiquei bastante curiosa afinal o outro livro da autora me surpreendeu e realmente queria que os outros livros dela tivessem o mesmo tom e ritmo. Adoro quando posso sair da minha área de conforto, buscando gostar de livros de novos gênero. Porém o que aconteceu com "Esperando Por Você" é diferente. O livro é bom, repleto de itens que fazem da história e dos personagens algo mais crível e interessante, mas o livro também é simples, com pouca trama e acontecimentos.

Marisa não vê a hora das coisas começaram a acontecer para ela. Todo ano ela e sua amiga Sterling têm certeza de que as coisas acontecerão, mas nunca acontece. Ela quer deixar de se sentir uma espectadora da própria vida e da vida dos outros. E para isso precisa arrumar um namorado, viver um amor e fazer novas amizades. Marisa está decida a deixar a depressão que tomou conta de sua vida no último ano para trás. Por isso quando a escola começa trazendo Nash de volta para sua vida Marisa começa a achar que esse realmente é o ano. Ela sempre foi amiga de Nash, desde quando era pequena, mas já fazia uns anos que eles tinham se afastado. Com a dupla na aula de química ela sente que a amizade deles está de volta. Isso até um pequeno incidente desestabilizar algo que estava tão bom. Contudo ela não tem muito tempo para pensar. Derek começa de forma inesperada a paquerá-la e eles acabam saindo. Mas será mesmo que isso é ser feliz? Sua família está se desmanchando, Nash começa a sair com outra pessoa e ir a deixa com mais ciúmes do que gostaria de admitir, Sterling se afastou desde que ela começou a namorar e para piorar Derek anda cada vez mais esquisito. Sem coragem de admitir para si mesma a verdade Marisa começa a protelar o inevitável.

A premissa é basicamente essa. Uma garota em busca de algo mais, querendo começar a viver, ter suas próprias histórias. Deixar de viver no automático que crescemos. A narrativa de Susane Colasanti é bastante fluida e ela consegue construir uma protagonista distinta, bastante crível e com uma personalidade diferente. Coisa que nem todos os autores do gênero conseguem. A história é bastante simples, as ansiedades de uma adolescente que passou a vida pensando no futuro e os medos que a impedem de agir como ela mesma desde o princípio. Aliás, a autora merece todo o mérito por conseguir transportar com clareza essa fase da vida para o papel. Dividindo o foco, temos de forma secundária o divórcio dos pais e o choque que isso causa a garota que sempre achou que tinha a família perfeita.

Dos personagens o mais interessante é o Nash, que amadurece ao longo da trama. Gostaria que a história tivesse sido dividida entre os dois pontos de vista. Teria sido mais interessante. É bastante óbvio o rumo da história, mas dá para se entreter e até se divertir com a história, principalmente quando Marisa está com Nash ou Sterling. Outro ponto que merece destaque é que apesar de não ter muita trama os personagens são todos bem construídos e suas personalidades são o que prende o leitor a história.

Leitura rápida, leve e agradável que vai conquistar todos que procuram um juvenil mais leve, que lembra bastante um chick-lit versão juvenil. Susane Colasanti consegue provar que escrever histórias sobre e jovens para jovens pode ter algo mais do que protagonistas tudo parecidas. Temas como divórcio, ansiedade, depressão, e perdão são perfeitos para o público mais jovem. A edição da Novo Conceito está ótima. Fonte boa, diagramação idem e a capa mantida, apesar de a original ser bem mais limpa, sem frases e por consequência mais bonita. Leiam! Até mais!

20 comentários:

  1. Ah achei que você ia gostar mais já que você gostou do outro da autora. Olha eu gosto quando livros do gênero trazem personagens diferentes e mais reais, mas essa falta de trama me incomoda, será que é muito vago assim? Eu adorei o outro da autora, quero muito conferir esse ai, mas agora vou com mais calma. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ganhei o livro, nem acredito! Eu adoro juvenis desse tipo, mesmo os com menos trama e pela resenha vou adorar pois adoro romances desse tipo. Susane Colasanti é um autora que queria muito ler e nem acredito que ganhei.
    Adorei a resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi umas resenhas bem legais desse livro, isso me deixa com bastante vontade de ler. Eu ganhei ele em um top comentarista. Então estou louca para ele chegar.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parece bem um daqueles livro que vc lê só para passar o tempo mesmo, sem esperar que algo muito inovador aconteça. Gosto de ler história assim de vez em quando. Uma pena não ter ganho ele no top comentarista do mês passado.. :(( hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. O livro me pareceu se bem leve, pelo seu relato...
    O bom do livro juvenil é que os temas são bem agradáveis, pelo que li até agora!
    A história parece ser bem leve!
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nossa adoro quando um livro tem um misreriozinho no ar

    ResponderExcluir
  7. Já li várias resenhas desse livro, e todas as resenhas são positivas e criativas, o que mais faz ter interesse de ler. Esperando por você é um romance com um toque de uma paixão de adolescente-jovem.
    :)

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro de ter lido Bem mais Perto e ter gostado bastante, apesar de previsível. Tomara que esse me surpreeenda igual.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li o livro, mas já li diversas resenhas sobre ele.
    Olhando os personagens da capa, nem parece ser estória de adolescentes, depois que descobrimos pelo que está escrito.

    ResponderExcluir
  10. INfelizmente não gosto muito de livros juvenis leves, sempre me passam a idéia de serem dispensáveis, nas minhas leituras sou bem exigente, sempre um livro marcante! E você ainda deu 3 estrelas, o título parece clichê assim como a capa, é, realmente não é do meu tipo!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece ser ótimo esse livro!
    Nunca li, mas pretendo!
    Beijos.

    Capricornizando

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha......lindas historia que essa autor escreve.........

    ResponderExcluir
  13. Esse livro deve ser perfeito para ler depois de um livro mais denso.
    Acredito que por ser uma leitura mais leve será ótimo como diversão de uma tarde. Eu adoro esses romances mais juvenis! haha
    Gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da narrativa da autora desde que li "Bem Mais Perto". Realmente a Susana sabe escrever sobre e para jovens. Gosto dessas tramas mais leves, principalmente entre as leituras mais tensas, nos faz dar uma respirada legal. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Esse me parece ser um livro bem leve e gostoso. Me identifiquei muito com a personagem, assim como eu, sempre acho que todo ano será o meu ano, o que não acaba acontecendo. Adoro esses livros juvenis que tratam da realidade, apesar da pouca trama tenho certeza que deve ser muito envolvente. Cada personagem tem um papel fundamental na história. QUero muito lê-lo. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tá na minha lista a muito tempo, preciso comprar. A resenha está ótima. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sinopse e a resenha.Estou doida pra ler esse livro há um bom tempo,mas nunca o leio realmente. Adoro histórias desse tipo,achei a capa linda e tenho mta curiosidade em ler algo da autora,Susane Colasanti.:)

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li mas parece-me ser bem ao estilo do livro Bem mais perto, que por sinal é da mesma autora. O enredo me agradou e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei a ler o livro, mas ainda não posso falar muito dele. Apenas, achei legal, já que me pareceu leve.

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante do livro, não é nada excepcional, nada de tirar o fôlego, mas é um livro leve e gostoso de ler, curti bastante e me identifiquei muitas vezes com a Marisa.
    É o tipo de livro pra ler depois de algo mais tenso, mais pesado, enfim.. leitura bastante agradável.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.