10/04/2013

Resenha - A Elite


Nome: A Elite
No Original: The Elite
Autor (a): Kiera Cass
Tradutor (a): Christian Clemente
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Desde que li o primeiro livro da trilogia fiquei curiosa para saber os rumos que a história tomaria. Afinal o primeiro foi bem-sucedido ao conquistar o leitor com um belo ambiente, um personagem encantador e um romance sutil, construído aos poucos. A pergunta que pairava sobre todos era se Kiera Cass seria capaz de dosar isso as tão esperadas informações de como o mundo como conhecemos chegou aquele formato. As origens de Illéa e todos seus conflitos. 360 páginas depois posso dizer que a autora não só conseguiu como o fez de forma brilhante.

America agora faz parte da Elite, e a cada dia que passa fica mais difícil negar que está gostando de Maxon. Querendo surpreendê-lo com uma pergunta inusitada America o pergunta sobre o Halloween. Ela sabe que era um dos feriados do antigo país e sabe que esse tipo de pergunta é proibido. Mas Maxon, querendo impressioná-la mostra a ela uma sala secreta, repleta de livros proibidos e até mesmo um computador. America fica maravilhada. Os dois não só descobrem o que era halloween como também encontram os diários do fundador de Illéa. E Maxon não resiste ao pedido de America para ler o diário, permitindo que ela retirasse o livro em segredo da sala. Além disso Maxon tem a ideia de dar uma festa de halloween, o momento propício para conhecer as famílias das garotas e dispensar mais uma. E America nunca esteve mais certa da sua decisão, e ela declara seus sentimentos a Maxon, mas as coisas começam a sair errado quando uma câmera filma o que não devia durante o baile e America não acredita que Maxon possa permitir que algo tão terrível aconteça. Fraquejando em sua decisão e mergulhada na leitura do diário de Gregory Illéa, America se frente a frente com suas raivas e desconfianças. Correndo o risco de jogar tudo fora ao não acreditar em Maxon.

A premissa é basicamente essa. America estragando tudo por sua falta de confiança na pessoa que Maxon é. Ela fraqueja em enxergá-lo como pessoa e por isso tudo sai do controle. Não podia estar falando isso, mas é isso ai. Preparem-se para momentos de pura incredulidade. Kiera Cass me surpreendeu com sua narrativa e com o ritmo que deu a história. A construção dos personagens e o amadurecimento da escrita da autora é nítido. Todo o momento que America vive foi muito bem montado. A autora merece todo o mérito por desconstruir com tamanha clareza a própria personagem. O lado ruim de cada característica de America, a autora humanizou seus personagens através de suas ações. O mesmo vale para Maxon que a partir da segunda metade do livro cresceu como personagem, mostrando várias facetas interessantes.

Não que eu concorde com America, claro, me irritei e muito com sua cegueira diante dos fatos, mas tentando colocar-me no lugar dela, já não tenho tanta certeza se teria enxergado de forma clara a situação. Vamos admitir que o ser humano é bem extremista e cego. Sabe aquele dia que você levanta da cama e tudo sai errado independente do que você é e do que você quer? E aquele único dia é capaz de destruir a impressão que as pessoas tinham de ti, mesmo você ainda sendo a mesma pessoa? America cai nesse erro. E pouco a pouco o desenrolar das situações contribuem para Maxon enxergar um lado de America, que igual em todos os seres humanos, não surge sempre.

Ao contrário da maioria não acho que aja disputa entre Aspen e Maxon. America já se decidiu e só continuou a se apoiar em Aspen por covardia. Acho improvável que termine de outra forma. Quanto a origem do país. Eu gostei bastante da explicação, das guerras que culminaram na ascensão de Gregory Illéa e no seu, ok, não posso falar. Mas foi ótimo descobrir através do diário, o formato permitiu uma descoberta mais pessoal, junto com a protagonista e suas impressões. Estou muito ansiosa pelo próximo livro e espero que ele tenha para lá de 450 páginas. Só assim Kiera Cass conseguira desenvolver plenamente sua história. Maxon ao assumir o trono irá mudar radicalmente o país? America vencerá os problemas que criou para si mesma?

Leitura rápida, de ritmo fluido e instigante. Kiera Cass amadureceu como escritora e o resultado é uma história bem amarrada, com personagens envolventes que cresceram e uma trama que ficou mais complexa. Agora, com os contornos que a história ganhou, podemos dizer que a trilogia é uma distopia única. A edição da Seguinte que eu li é de prova, portanto não posso avaliar muito, mas a tradução está muito boa e a capa mantida é um deslumbre. A trilogia ganhou adaptação para a TV e quero conferir. Espero que não mudem muito. Recomendado a todos que gostam de uma história inovadora, com personagens bem construídos, que mescla romance em um universo distópico diferente. Leiam e sem dúvida, se surpreendam! Até mais!

Trilogia Seleção - Kiera Cass
1- A Seleção
2- A Elite
3- A Escolha
Extra - Contos da Seleção

33 comentários:

  1. Estava mega ansiosa por sua resenha, estou participando da promoção e agora que vi sua resenha tive certeza que quero ler, porque no primeiro livro fiquei na dúvida se era bom mesmo e não li, mas se o dois melhora muito assim. É difícil um segundo livro melhor que o primeiro. Ótima resenha! bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Yasmin! Já li A Seleção e curti bastante, apesar de não ter gostado das atitudes do Aspen e do Maxon nesse livro. Porém, também li A Elite e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, foi a mais completa que eu vi até agora e agradeço por isso, só assim consegui entender algumas críticas que ando vendo do livro.
    Eu assim como você acredito que ela também já fez sua escolha por Maxon e só fica se apoiando em Aspen devido aos acontecimentos.
    Tenho certeza que Max fará muitas besteiras, como já andei lendo, mas acho que tudo isso é consequência das atitudes da America.
    Ansiosa demais para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha!
    Falou claramente o que a maioria coloca na entrelinha. Engraçado é que sempre vejo suas resenhas e você analisando todos as possibilidades sabe, não apenas critica o personagem. Estou morrendo de ansiedade de ler. Muito bom saber que a escrita e tudo melhorou. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Cada resenha que leio minha expectativa em relação ao livro cresce.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ai ainda não li o primeiro e já fiquei com medinho de me decepcionar no segundo com a América de acordo com sua resenha terei momentos de pura raiva e frustração com ela..então nem sei o que esperar..Tenho que começar a ler a série..
    Mais um show de capa diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  7. Não li o primeiro livro, mas tenho vontade. Não li direito a resenha por medo de spoiler. Mas vi muita gente que gostou e outras pessoas que não gostaram tanto assim desse segundo livro. Quero muito ler, tenho muita expectativa positivas a série.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro, mas eu já li algumas resenhas deste, nossa achei interessante e agora to curiosa para ler. Parabens pela resenha.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler essa série, gosto bastante do gênero. Não sabia que seria adaptado pra tv.

    ResponderExcluir
  10. Não li o primeiro ainda, mas gostaria. Ouço vários elogios a respeito da trilogia.
    Mesmo sem ter lido os livros tbm quero assistir a série de TV.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Eu amei A Seleção e estou louca para ler A Elite, e parece que vale mesmo a pena. Pena que a America é tão incredula! Afff... Mas adoro a história. Bom saber que nesse fala mais sobre o país. Senti falta disso no primeiro.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li o primeiro, mas também fiquei encantada com o segundo livro =D
    A sua resenha foi a mais completa que li até agora!
    Parabéns e continue assim, nos dando esses presentes!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Eu achei linda essa capa mas eu tenho que ler ele e o primeiro ainda

    ResponderExcluir
  14. Depois de "A Seleção" e esse capa totalmente maravilhosa (apesar de ter um leve preconceito contra capas com pessoas hehehe), "A Elite" era um dos livros pelo qual eu mais esperei esse ano! Super ansiosa para lê-lo (:

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li. A capa está realmente deslumbrante! Gosto de trilogias que continuem a história em cada livro, aos poucos. Não sabia que tinha sido adaptada para TV, quero assistir! :D

    ResponderExcluir
  16. Deus, eu estou louca para ler esse livro... *-*

    ResponderExcluir
  17. Sou louca para ler esta série, sempre vejo tantos comentários positivos sobre ela que só aumenta a minha curiosidade.
    Vou colocar A Seleção e A Elite na minha meta de férias.

    Beijos, beijos
    =D

    ResponderExcluir
  18. Os livros chamam a atenção pela capa em si. São belíssimas, mas ñ sei se a história vale tanto a pena. Eu quero ler e tirar muinhas conclusões mas tou com medo. Já sei que me irritarei nesse livro, principalmente com América =S

    ResponderExcluir
  19. A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, A Seleção e A Elite esbanjam capas belíssimas, que faz com que você queira comprar só para deixar sua estante mais bonita. A história em si, apesar de parecer bastante interessante, não me chamou muito atenção, mas gostaria de ter a chance de ler em dia. Adorei sua resenha!

    Beijos

    Bia - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li o primeiro livro, então só li a resenha por cima pra não pegar muito spoiller, mas estou muito ansiosa pra ler logo A Seleção, com certeza ele será uma das minhas próximas comprinhas, ele já está na minha lista há algum tempo e estou cada vez com mais vontade de lê-lo. Ah, e só de ler algumas resenhas dele eu já estou ficando apaixonada pelo Maxon, imagina quando eu ler o livro, eu vou morrer de amores por ele!

    ResponderExcluir
  21. Não li o primeiro livro, mas quero ler. Desculpe, mal li sua resnha por medo de spoilers e tals, mas estou anciosissima pra ler um atrás do outro.

    ResponderExcluir
  22. Eu já li o primeiro livro e agora falta ler A elite.
    Esperando que o próximo seja bom.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li A seleção, isso que é o meu mais desejado.
    A elite parece tão bom, quanto. Não vejo a hora de ter os meus exemplares e conhecer mais a história de América. =D

    ResponderExcluir
  24. Gostei dos livros dessa autor(a) ..........emocionante

    ResponderExcluir
  25. Amei logo de cara essa serie lí A seleção e o e-book O príncipe e estou louca pra ler A elite super ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  26. Agora o terceiro já tem nome, é The One. Eu acho tão perfeito..rsrs
    aguardando ansiosamente para ver o desenrolar da história e com o perdão do spoiller, aquele babaca do pai do Maxon perder o poder.

    ResponderExcluir
  27. Eu já li A Escolha e agora quero muito ler esse livro e ver a continuação da história. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  28. Corrigindo o texto anterior, eu li a Seleção, mas também li a Escolha de Nicholas Sparks e misturei os títulos.Desculpe-me.

    ResponderExcluir
  29. Já terminei este livro já faz um tempo. Agora estou esperando a continuação, The One.
    Quero saber o que América decidi.

    ResponderExcluir
  30. Kiera é uma autora realmente muito malvada – não mais do que John Green –, ela quase me fez arrancar todos os meus cabelos durante este livro e cometer assassinatos. Sim, eu quase matei Maxon, America, Celeste; o que não é de espanto, pois todos sabem a cobra que ela é, e o Rei Clarkson; o que me deixou realmente surpresa, pois eu nunca imaginei que ele tivesse tal personalidade, sempre pensei que fosse um homem bom, afinal de contas fora essa a imagem que a Kiera nos passou dele no primeiro livro, porém em “A Elite” Clarkson coloca suas garras de fora e nos mostra que “A Seleção” não é mais que um jogo de poderes e aliados para ele.

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei muito dessa série!! Só achei que em A elite, esse triângulo amoroso...falta de decisão da America se gosta do Maxon ou do Aspen me irritou muito!

    ResponderExcluir
  32. Gostei mais do que o primeiro. Parece que, no final, finalmente a America se decidiu - espero. E que ódio do Rei, não acredito que ele faz aquilo! Enfim, ótimo livro.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.