13/04/2013

Resenha - A Costureira


Nome: A Costureira
No Original: The Dressmaker
Autor (a): Kate Alcott
Tradutor (a): Ana Carolina Mesquita
Páginas: 376
Editora: Geração
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista Lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e Lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto Lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Quando vi o livro entre os lançamentos da Geração fiquei bastante curiosa com o fato de a trama girar em torno do naufrágio do Titanic, mas o que me levou a querer ler foi a sorte que tenho sempre que leio algo que se passa no fim do século XIX e começo do XX. São sempre livros bons. E com o romance de Kate Alcott não foi diferente. Uma protagonista forte, um sonho e a triste história que abalou o mundo em 1912. Uma bela reconstrução do que veio após o naufrágio.

A história começa com Tess Collins decida a deixar sua vida de empregada doméstica. Sonhando em se tornar estilista de alta-costura a garota larga o emprego, junto o pouco que tem e parte para o porto em busca de empregos no famoso maior navio do mundo que partirá no mesmo dia para a América. Tess não acredita em sua sorte e ousadia quando consegue emprego com Lady Duff Gordon, a famosa estilista. Embarcando no suntuoso navio e deslumbrada com tudo o que a madame faz Tess consegue se distrair nos poucos momentos que tem para si. É quando conhece Jim, um simpático marinheiro que a ajudou em uma situação embaraçosa no dia anterior e também o milionário americano Jack Bremerton, que a fascina pelo universo em que vive. Mas Tess não tem tempo de ficar em dúvida entre eles e nem aprender nada com a patroa. O navio colide com um iceberg e o inferno se instala. Lady Duff que não tem a menor intenção de morrer suborna o capitão para descer seu bote com apenas doze pessoas. Tess segue no bote final já que ficou ajudando a embarcar crianças e mulheres. Ao chegar em Nova York com os jornais famintos em busca de notícias uma verdade incomoda começa a vir à tona quando os boatos do que aconteceu no bote de Lady Duff surgem. Eles poderiam ter salvado muito mais pessoas, mas não o fizeram. Por que?

A premissa é essa e é a partir daí que a história se desenvolve. Tess se vê em meio a um conflito, sem saber em quem acreditar e com medo de prejudicar seu início nesse mundo fabuloso de luxos. As perguntas, de Pinky, repórter do Times continuam ecoando em sua mente. A narrativa segue dividida em três pontos, construindo pouco a pouco o mistério acerca do bote de lady Duff. Com descrições belas e precisas do início do século Kate Alcott imprime um ritmo agradável mesclando com habilidade o romance e o fundo histórico. Ela conseguiu descrever sem exageros o momento em que o inafundável Titanic naufragou e viver aquilo tudo através dos olhos de Tess foi angustiante. Aliás, o tema sempre é. E é por isso que a trama funciona bem.

Ao recontar a história do bote dos milionários, como ficou conhecido o bote da estilista Duff Gordon a autora traz de volta as sensações que o acidente causa até os dias atuais. Do outro lado da trama temos a história de Tess. Uma personagem bem construída, que soa crível e conquista o leitor com seu jeito deslumbrado, mas quase falha ao não conseguir distinguir amor e encanto. Sua amizade com o marinheiro Jim deu um tom ótimo a toda a trama triste do Titanic, assim como as outras personagens secundárias, Sra. Brown, Pinky e até mesmo Eleanor e lady Duff. O final satisfaz em partes, mas eu gostaria de ter visto um final romântico mais claro, com menos entrelinhas ou então um epílogo.

Leitura rápida, fluida e que transporta o leitor a uma época de grandes contrastes e tumultos. A edição da Geração está ótima, fonte boa e capa diferente da original, mas muito bonita. Só notei uma coisa fora do lugar, um zero no meio de uma palavra. A história ficaria perfeita no cinema, se não fosse o tabu de trazer o Titanic as telonas depois do outro filme. Recomendado a todos que procuram um bom romance que mescla fatos históricos com ficção. Bons personagens, a busca de um sonho e um retrato de uma época rica. Leiam! Até mais!

11 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAIN
    Eu estava bem querendo saber se esse livro era bom. Vi muita gente divulgando esse livro e queria muito ver uma resenha. Adorei mesmo, vou correndo procurar.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa dica, fiquei curiosa, e com certeza eu leria. Histórias passadas nessa época sempre são interessantes. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Linda a capa! E ótima resenha, me deixou bastante curiosa, eu adoro tudo relacionado a Nova York e concordo contigo quando diz que aquele período era bem charmoso, imagina viver na cidade logo após o acidente do Titanic? E eu também adorei o filme, apesar de triste e acho que deve ter ficado bem legal, na medida do possível e triste também o tema no livro. Já gostei da personagem, ou seja entrou para a lista. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Creio que só de ter relação com o Titanic já chama a atenção, mas no meu caso foi mesmo o título do livro que me ativou a curiosidade, já que estou começando a costurar :)

    ResponderExcluir
  5. Adoro o filme Titanic, e adoro alta costura e tudo relacionado, adorei sua resenha! Ou seja preciso ler esse livro, sem falar que pelo que descreveu da personagem e da época tenho certeza que vou adorar. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adoro temáticas históricas não tem como eu não me envolver com livros assim. Legal pegarem o acidente do Titanic e trabalharem com isso junto com o desejo da Tess de ser uma estilista. Claro que tinha que ter um romance, que adoooro *.*, mas a autora não deixa tão claro o desenrolar do casal? Ah pelo menos podemos criar hipóteses ahahahahaha
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Um zero no meio de uma palavra, kkkkkk.

    Assim, a capa é muito original mesmo, e a estória me chamou muita atenção pelo fator de ter envolvido o Titanic *---*

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler um livro sobre Titanic, Amor sem igual e ainda estou apaixonada por ele. Meu gênero favorito sem dúvida são ficções históricas e tenho dificuldade em achar, logo estou muito ansiosa por esse livro, ainda mais tratando no mundo da moda lá no século XX como vc disse é uma pena que tenham receios de levar outras histórias sobre o titanic para as telonas, adoro o tema, filmes no passado! :(

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro só porque mencionou Titanic. Dá vontade de saber mais não é? Gostei de ver, parece ser uma história muito boa e ainda tem esse contexto de verdade, por falar sobre o Titanic. É uma boa leitura pelo visto.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido várias resenhas e comentários sobre esse livro mas ainda não o li. Mais uma resenha estou lendo agora e também os comentários acima e vejo que o livro continua despertando vontades de ler o que acho bom. gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Me interessei por esse livro por causa do Titanic (amo o filme, não me canso de assistir), e o livro parece abordar toda uma trama ótima a partir do acidente.
    A capa é até bonitinha! E concordo com vc, deviam fazer outros filmes do Titanic, porque não podem ser bons???
    Ótima resenha! Bjs e abrçs!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.