19/03/2013

Resenha - Um Motim No Tempo


Nome: Um Motim No Tempo
No Original: A Mutiny in Time
Autor (a): James Dashner
Tradutor (a): Alexandre Boide
Páginas: 256
Editora: Seguinte
Comprar: Martins Fontes - Travessa - Cultura
Sinopse: Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo - um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito -, eles acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e decidirá o futuro da humanidade. Recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta que existe desde Aristóteles, as crianças descobrem que a história havia saído desastrosamente de seu curso natural. Agora, Dak, Sera e Riq, o jovem guardião em treinamento, devem voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas - e, no caminho, ainda salvar os pais de Dak. A primeira parada é na Espanha de 1492, quando um navegador chamado Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, durante um motim terrível.

Quando a Seguinte anunciou o lançamento da série "Infinity Ring" fiquei muito feliz porque o tema da série era fabuloso e estava torcendo para que fosse tudo tão perfeito quando o tema prometia. Só estava um pouco cética porque é uma série infantojuvenil, mas felizmente o universo apresentado por Dashner nesse primeiro volume consegue superar as expectativas e conquistar com uma mitologia inovadora e rica.

Dak e Sera vivem em um mundo controlado pela SQ, uma grande corporação que age em diversas áreas e funciona como uma grande mantenedora para a sociedade. O preço é alto, e a falta de liberdade, os abusos e o clima tenso em que todos vivem são sumariamente ignorados. Os pais de Dak mantêm um laboratório trancado a sete chaves, mas para satisfazer a curiosidade de sua melhor amiga Sera, que é viciada em física ele consegue a chave que leva ao laboratório. Ele mesmo não tem o menor interesse no assunto. Sua área é a história e ele vive fazendo discursos constrangedores em lugares impróprios sobre pessoas que há muito já morreram. Sera e Dak acabam descobrindo muito mais do que gostariam no laboratório. A garota que é apaixonada por física acaba por enxergar a resolução para o trabalho dos pais de Dak e agora eles possuem o Anel do Infinito, um dispositivo capaz de levá-los a qualquer parte da história. Sera e Dak descobrem a verdade inimaginável por trás do poder da SQ. E se Colombo não tivesse descoberto a América? E se Hitler tivesse ganho a segunda guerra mundial? E se Alexandre, o Grande nunca tivesse sido imperador de Roma? No mundo dos dois isso tudo aconteceu. Dak e Sera são arrastados para a triste realidade que a história está toda errada. A partir daí eles precisam partir para corrigir essas mudanças, chamadas fraturas, antes que seja tarde demais...

A premissa é essa e fiquei absolutamente encantada com a ideia, além de ter ficado imaginando como seria ver uma premissa dessa em uma série mais adulta. A narrativa de Dashner é rápida e fluida, desenvolvendo a história em um ritmo único, sem quebras e que leva o leitor de uma vez só as cenas de ações finais. Isso incomodou um pouco, esse fôlego único, mas como eu disse a série é infantojuvenil mesmo, sem pretensões nenhuma de ganhar outro público. Toda a parte de Sera e Dak na Espanha teria rendido muito mais se o autor, se a série tivesse essa pretensão. A forma como o autor apresentou as fraturas no tempo e a nova versão da história mundial é fantástica. Espero que essa seja uma daquelas séries que amadureçam com os protagonistas e que venhamos a ter fraturas mais complexas e explicadas...

É engraçado você pensar que Dak é apaixonado por história já que naquela versão de mundo tudo saiu completamente diferente. Como boa amante da história eu vivo sonhando acordada com outras versões. O que mais os autores da série vão trazer? Hitler é claro, mas o que mais? E se os Tudors não tivessem ganho o poder na Inglaterra? E se a Revolução Francesa não tivesse acontecido? São tantas possibilidades que estou ansiosa demais para ler os próximos volumes. E o autor não capricha apenas nessa parte, Sera com sua paixão por física também é bem desenvolvida e o conteúdo, digamos científico é bastante crível. E para fechar o autor ainda traz um personagem que é expert em idiomas.

Vi muitas pessoas reclamando de crianças de 12 anos sabichonas demais, mas eu não acho isso um problema. Conhecem o termo QI acima da média? Fico claro que é exatamente isso e nada mais. Dak e principalmente Sera se enquadram no termo. Conheço histórias reais de crianças menores que fizeram coisas que nem adultos sonharam. Por isso não vi problema em Sera finalizar o Anel do Infinito. Física quântica para crianças com QI alto não é nada. Quando a Dak gostar da história, qualquer um com boa memória pode despejar centenas de dados históricos em um minuto.

Leitura rápida, até demais, instigante e com um universo rico, que prende a atenção e desperta a curiosidade. James Dashner acertou em cheio ao construir a mitologia da série. Lembrando que ela é multi-plataforma, contando uma um site interativo com jogos, cardes e outras coisas. A Seguinte trouxe apenas uma parte do primeiro episódio do jogo, mas vale a pena conferir, pois a história continua logo após o final do livro. Bem interessante. Seria bom ver a série no cinema. Recomendado a todos que buscam uma história diferente, com premissa uma premissa interessante e rica. Leiam! Até mais!

Infinity Ring - Vários Autores
1- Um Motim No Tempo
2- Dividir e Conquistar
3- The Trap Door
4- Curse Of The Ancients
5- Cave Of Wonders
6- Behind Enemy Lines
7- Sem Título Ainda

26 comentários:

  1. Estou super ansiosa pra ler esse livro! A história parece incrível e diferente do que estou acostumada.
    Eu adoro um bom infanto juvenil.

    Abraço,
    Sara

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin! Resenhei o livro esta semana também, e fiquei muito contente com a proposta da série. Não acho um problema a super inteligência das crianças, pelo contrário, acho que é parte do universo que Dashner criou. Torço que a série permaneça assim, com muitas aventuras e surpresas. Bjos! Cida

    ResponderExcluir
  3. Adorei o livro, por conta de viagem ao passado, sou muito fã desse tema.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Parece um ótimo livro infantojuvenil, cheio de aventura. Gostaria de ler, mas a série terá 7 livros? Ahn... isso dificulta as coisas um pouco né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adoro viagens no tempo e pelo visto essa história é o máximo, imagina mesma um mundo com uma história toda diferente. Quanto aos personagens concordo contigo. Quero muito ler. Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do enredo do livro. Muito inteligente a ideia e bem original. Fiquei bem interessada e com vontade de ler. Fantasia, história interessante e dinâmica... Quero demais!!!

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro viagem no tempo, e a capa é bem legal, agora com sua resenha é claro que quero ler mesmo tendo prometido não ler mais séries e só trilogias no máximo. Sera e Dak, que nomes diferentes. A ideia é mesmo original, não consigo imaginar o tanto diferente nosso mundo seria. Ótima resenha! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Só não gostei de ser uma série grande.. mas essa questão de viagem no tempo sempre chama minha atenção..
    é certeza ter nesse livro muita emoção,brigas,intrigas e aventura...

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha. Um genero pouco diferente que me agradou bastate.

    ResponderExcluir
  10. eu não curto muito esse livro, acho que não faz muito meu estilo, mas a capa é bem legal.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro e acho que vou gostar bastante dessa série. É bem grande!
    Vou aproveitar a dica e ler o livro, ele promete bastante. Sempre quis viajar no tempo, vai dar pra sonhar mais um pouquinho hehe

    ResponderExcluir
  12. Gosto demais do tema viagem temporal.
    É uma vertente da ficção científica que me encanta facilmente.
    Parece uma série promissora, pretendo dar uma chance.
    Belíssima recomendação.

    ResponderExcluir
  13. Histórias no tempo revivendo cenas do passado são muito boas de ler. A capa me fez lembrar o livro policial Cassino, mas a história é totalmente diferente. Gostei muito da capa e achei a resenha muito legal.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de histórias que mexem com viagem no tempo e provavelmente iria adorar esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Yasmin!
    Uma série com 7 livros deve ser muito boa, ainda mais sendo infanto juvenil, onde a criatividade pode tomar proporcões imesuráveis, como crianças super dotadas e inteligentes, achei fantástico! Bem curiosa em ler o livro ainda mais depois de sua resenha.
    Boa semana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Bacana esse livro. A parte ruim é que comecei a ter nojo de séries, só leio agora quando já tiver uns 4 livros pra ler direto. Esqueço fácil algumas coisas e odeio isso na leitura. Então vou mofar esperando uns próximos aí....

    ResponderExcluir
  17. Bem, eu adoro livros infantojuvenil, acho que vou comprar o livro tem tudo que eu gosto viagem do tempo e história, acho que vou adorar Dak.

    ResponderExcluir
  18. Que foda! Sério! Isso de envolver anel, misterio, nossa, eu quero ç.ç
    Muito boooom!
    Esse é o tipo de livro que eu preciso! i neeed

    ResponderExcluir
  19. Gente, amei sua resenha. Nós, parceiros da Cia temos uma sorte imensa da editora ser tão responsável com suas publicações, não é? A sua resenha passou bem o que você sentiu pelo livro e o que ele de fato é. Eu adorei o livro e já quero as continuações, tomara que a seguinte não demore.

    Robs - http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Yasmim estou super curiosa e louca por esse livro! Tudo que envolve história já me fascina e ainda mais um steampunk. Gosto bastante de infantojuvenis e nem ligo de crianças serem sábias demais para os padrões, não é uma ficção? ahahhahaha. Tomara que os outros livros e os outros autores façam tão bem quanto um Motim no tempo.
    bjs!

    ResponderExcluir
  21. amo livros no passado, de todo o coração! Esse ainda traz viagem no tempo, mistério e é da cia! Perfeito! :D

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece muito legal! Viagem no tempo pela história, aventuras e até um pouco distópico me pareceu (pelo fato da sociedade ser controlada). Fiquei bastante curiosa!
    Concordo com seus comentários sobre as crianças serem 'sabichonas' tão novas. Se as reclamações foram de brasileiros, é porque foge muito da nossa realidade, mas acredito que lá fora nem tanto. Pelo que vejo em livros e filmes, as matérias lá são muito mais adiantadas do que aqui. Outro dia vi um filme que a criança tinha uns 10 anos e a turma estava aprendendo como funcioanava a transmissão de rádio, isso que era num Dorf alemão... e em livros/filmes nas escolas americanas sempre aparece que tem turmas avançadas nas matérias pra gente da mesma série!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha!! Ele parece ser muito bom e diferente!!

    ResponderExcluir
  24. Essas histórias de viagem no tempo é legal, me lembra ao filme De Volta para o Passado.

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não conhecia essa serie, já o autor eu fiquei sabendo que ele é bem famoso lá nos EUA, eu ainda não vi tanto livros dele publicados aqui no Brasil não, mas eu acho bem legal essa onda de jogos começar a virar jogos, acho bem interessante. A historia de Dark e Sera parece ser bem legal, fiquei curiosa para saber do futuro dos dois, espero lê-lo futuramente, o único ponto negativo foi a capa que poderia ter sido algo bem melhor

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.