05/03/2013

Desafio de Clássicos - 2013

Olá! Como vai o dia? Hoje trago para vocês a edição 2013 do "Desafio de Clássicos". Um "revival" que pretendo concluir custo o que custar. Pensando em uma forma de sair da minha zona de conforto e expandir minhas leituras e também as dicas que dou aqui no blog decidi trazer de volta esse desafio. A ideia é reformular para tornar possível sua conclusão de forma adequada.

Portanto ao invés de seguir uma lista de tópicos especifícos vou organizar as leituras do desafio de duas formas. Primeiro os clássicos que tenho maior vontade e curiosidade de ler, reler e resenhar. Depois os clássicos que vocês leitores morrem de vontade de conhecer mais. Assim se a dica do leitor bater com a minha escolha já facilitamos o processo.

Uma das modificações é a postagem semanal onde indicarei o livro que estou lendo, falarei um pouco dele, sua importância, onde encontrar edições e sobre o autor. A outra mudança é a participação do leitor. Os leitores que tiverem interesse de participar poderão preencher um formulário, com nome, e-mail e livro lido.

Podendo ser o mesmo que eu li ou não. A ideia é divulgar em uma postagem mensal, estilo mural, os comentários que eu receber dos participantes. Onde colocarei o nome do particante, a crítica/comentário, e os dados dos livros. A participação é por prazer e muito provavelmente não valerá prêmios. Ainda estou acertando os detalhes quanto a isso já que o blog é parceiro do editoras que editam clássicos.

A maioria aqui deve ter lido "As Vantagens de Ser Invisível" e grande parte "O Lado Bom da Vida". Estou citando ambos os livros porque eles têm personagens que ao longo da história passam por uma "jornada literária". E essa jornada repleta de comentários despertou em mim a vontade de ler mais livros considerados "clássicos". Não apenas livros com cem anos, mas também contemporâneos. A questão é como se define que uma obra é clássica? 

Não é fácil responder a pergunta o que define uma obra como clássico. Como disse o escritor, filósofo e poeta francês Paul Valery, "existe uma infinidade de maneiras de definir o clássico". E ao longo dos anos temos diversos autores e especialistas que questionaram o que torna um livro um clássico, e por que livros clássicos devem ser lidos. Entre eles estão autores como Italo Calvino, Mark Twain, Charles Augustin Sainte-Beuve , Ezra Pound e Schopenhauer.

De tudo o que encontrei nas minhas pesquisas vou citar o que mais recorreu em todas as fontes de informação que encontrei:

O poder de influenciar não só uma, mas diversas gerações futuras de leitores, escritores e até mesmo fundar novas bases e estilos na litetaruta. Obras que atravessam o tempo, que por vezes consegue até prever o comportamento da sociedade no futuro. E definir epócas.

Cito como exemplo Shakespeare, que é lembrado como "Imortal". Além de diversos outros que viraram até adjetivos, registrados e tudo. Como Dickes e o termo "dickensiano" e o próprio Shakespeare e "shakesperiano". Autores que viraram escolas na literatura. Portanto segue a importância de conhecer tais obras e admirar tais autores que no auto de sua vida criou algo tão fabuloso. Porque afinal são poucos os seres humanos capazes de tal faceta.

Voltando ao desafio. Quem quiser participar do primeiro post coletivo do Desafio de Clássicos por favor preencham o primeiro formulário e quem quiser sugerir livros para o desafio preencha o segundo formulário. Ainda essa semana sai o post dica do desafio com o livro que eu escolhi para o primeiro mês. Vou ficando por aqui. Comentem ai o que achou dessa loucura toda. Até mais!

17 comentários:

  1. Também acho que vou participar. Estou com vários na estante, mas nunca consigo tempo e nem incentivo. Acho legal você trazer de volta porque ai mistura mais os tipos de resenha que sai.
    Para começar acho que deveria pegar um mais antigo e depois vir pela linha do tempo mesmo. Ótimo texto. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Adoro clássicos. Sempre que posso eu os leio, e tenho sempre um na minha estante.

    Vc esqueceu de Kafka e kafkaniano!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegada em clássico, portanto acho que não irei participar. Mas já sugeri um livro para o desafio :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da "conclusão" da sua pesquisa. Muito interessante. :) E achei legal colocar os livros que você quer ler antes dos livros que os leitores querem resenhas e tal...
    Se meu ritmo de leitura fosse mais rápido, participaria. Ou pode participar sem seguir uma "sequência" (todos os meses certinhos e tal)?
    Beijo.

    Anna Oliveira
    Primeiros Esboços

    ResponderExcluir
  5. Gostei das indicações mesmo não sendo chegado em clássicos. E o Kafka???

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria
    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Yasmin, que ideia incrível! Fico muito feliz em ver um desafio como esse no seu blog! Vou querer participar! Sobre a definição de clássico, gosto muito da de Italo Calvino: "Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer".

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Concordo que as vezes precisamos de um incentivo para largar os mesmos gêneros de sempre. Eu fiquei com uma impressão péssima dos clássicos por causa do colégio, mas vendo séries de TV, filmes e minisséries vejo o quanto eles podem ser bons. Vou tentar participar da maioria deles. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da ideia! Estou lendo o livro "1984" do George Orwell, parece ser um livro muito bom, tem poucos diálogos pelo o que pude perceber, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas mesmo assim não consigo largá-lo. Sucesso com o desafio!

    ResponderExcluir
  9. Legal, também estou tentando ler mais clássicos. Não vou participar diretamente, mas vou acompanhar as resenhas. Eu tenho bastante interesse em ler vários clássicos (às vezes só pra conhecer autores tão importantes, às vezes pela história mesmo) só que a linguagem mais antiga ou rebuscada, mesmo pros "clássicos modernos" a leitura meio que não anda, então intercalo entre vários atuais pra não cansar...

    ResponderExcluir
  10. Na minha epoca de vestibular, li muitos clássicos exigidos pelas faculdades o que me atraiu para esse tipo de livro. Foi um ano só lendo clássicos. Agora com esse desafio, me deu saudades. Vou tentar ler um clássico por mês também.

    ResponderExcluir
  11. Eu também li muitos clássicos quando passei para a faculdade e de clássico ainda leio bastante os que são importantes para minha área, muitos deles são um complemento importante. Mas preciso ler mais do que romance e os de filosofia política. Gostei da ideia, mas é complicado participar. Clássicos demandam mais tempo de leitura. Ótima ideia. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. A leitura de clássicos é essencial para a formação de novos leitores.
    Parabéns pelo post.
    Abs.

    www.almeidaemprosa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acho que todo mundo deveria ler ao menos um pouco livros clássicos..
    já li alguns e pretendo ler ainda +.

    ResponderExcluir
  14. Oba, acho muito legal essa iniciativa de ir atrás de clássicos,vamos influenciar mais pessoas!!!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não li nenhum clássico, e fico envergonhada disso. Sim, quero lero, mas não surgiu oportunidade... Não sei se eu poderia ajudar no desafio conhecendo pouco o assunto, vou acompanhar o andamento dele e quem sabe, com o tempo eu participo.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a inciativa, mas quase não leio clássicos >.<

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.