08/02/2013

Resenha - Marés da Guerra


Nome: Marés da Guerra
No Original: Jaina Proudmoore: Tides of War
Autor (a): Christie Golden
Tradutor (a): Flávia Assis
Páginas: 350
Editora: Galera Record
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: As cinzas do Cataclismo se espalharam por todos os reinos de Azeroth. Enquanto o mundo se recupera do desastre, a renomada feiticeira Jaina Proudmore continua sua eterna luta para forjar a paz entre as forças da Horda e da Aliança. Mas seus esforços podem não ser suficientes... Os últimos acontecimentos e antigas tensões deixam as duas facções à beira da guerra. E ameaçam destruir a pouca estabilidade conquistada... Graves notícias chegam à cidade de Theramore. Um dos mais poderosos artefatos da Revoada Dragônica Azul - a Íris Focalizadora - foi roubado. Para descobrir seu paradeiro, Jaina se une ao antigo Aspecto Dragônico Azul, Kalecgos. Os dois heróis formam uma parceria inusitada durante a busca. Mas algo sinistro se avoluma no horizonte. Outra série de eventos promete abalar Azeroth de forma inexorável. Garrosh Grito Infernal está reunindo os exércitos da Horda para uma invasão fulminante a Theramore. Apesar dos conflitos entre seus homens, o destemido guerreiro sonha com uma nova fase, dominada pela Horda. As forças da Aliança se dirigem a Theramore para repelir o ataque da Horda. Mas os defensores estão despreparados para enfrentar a estratégia vil e astuta de Garrosh. O ataque irá transformar Jaina de modo irrevogável, engolfando a ardorosa pacifista nas caóticas e desesperadoras... marés da guerra.

Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Galera pensei duas coisas. Primeiro fiquei muito feliz, mas depois... Que diabos a editora estava pensando ao lançar o décimo primeiro livro? Pois é, vai saber. Já não é certo lançar um livro fora da ordem, mas em uma série como essa é pior do que errado.

O caso é que para quem joga World Of Warcraft o livro era, se não muito bem-vindo, um item de curiosidade obrigatória. Afinal queremos sempre mais. Superando a parte do "11º" comprei o livro logo após o lançamento e para minha surpresa Christie Golden consegue até que com muito mérito contar a história de Jaina Proudmore, de como a Horda destruiu Theramore trazendo a guerra de volta a Azeroth. Um pequeno epílogo para o Cataclysm e um prólogo de Mists of Pandaria.

A história começa com o roubo da Íris Focalizadora, um objeto de imenso poder arcano da revoada Dragônica Azul. Kalecgos, o antigo Aspecto parte no rastro do poderoso artefato e seus caminhos o levam a Theramore. Cidade, lar da Grã-Senhora Jaina Proudmore, feiticeira famosa por seus esforços pela paz entre a Horda e Aliança, Jaina não consegue acreditar nas notícias que chegam. Primeiro Kalec, com a assombrosa notícia do roubo. Um artefato como a Íris em mãos erradas poderia destruir Azeroth inteira. E depois o inesperado mensageiro. A Horda reuniu seus exércitos e marcha em direção a Theramore. Já invadiu Guardanorte e não vai parar por ai. Garrosh Grito Infernal quer expulsar a Aliança de vez de Kalimdor. Mas Jana não entende quando os exércitos de Garrosh não atacam. Ele simplesmente espera, mesmo vendo que a Aliança envia suas forças para defender Theramore. Kalec e Jana precisam descobrir onde está a Íris ao mesmo tempo em que tentam adivinhar a próxima jogada da Horda. Mas o tempo está correndo e acontecimentos inimagináveis vão balançar todas as crenças de Jana a transformando para sempre...

Esse é o ponto de partida da história. Christie Golden dividiu a narrativa em pontos de vistas misturados o que permitiu sempre a melhor visão dos acontecimentos. O ritmo é fluido e alterna as tramas de forma eficaz entrelaçando-as em um momento acertando. Apesar de desde o começo suspeitarmos de quem roubou a Íris o que seria feito dela foi uma surpresa e tanto. Golden também acertou em suas descrições, transportando com clareza o cenário. Bem diferente visualizar lugares como Ogrimmar em detalhes e características do olhar da autora. Assim como suas descrições das raças e dos exércitos.

O mais estranho e até interessante foi ver velhos conhecidos do jogo por outra perspectiva. Personagens que só tínhamos visto a personalidade e características de forma geral, superficial no jogo ganharam mais profundidade e até outro tom nas palavras de Christie Golden. Aliás vale lembrar que achei estranho o tom que ela deu a alguns deles, mas isso só vai influenciar aos que já jogaram. Para aqueles que não jogam e nem nunca ouviram falar o livro pode ser complicado de entrar no ritmo da história e se ambientar, visto que dos personagens ao cenário. Tudo é narrado de forma familiar, se não pelo jogo pelo fato do livro ser o décimo primeiro. Existe muitas referências, muitas ligações e bases que o leitor vai ter de deixar passar para continuar no ritmo. Mas após o pequeno período de estranheza a história será tão satisfatória quanto qualquer outra, podendo até despertar a vontade do leitor de jogar e conhecer o incrível e complexo universo de World of Warcraft.

De leitura instigante e curiosa a história de Golden cumpre bem seu propósito e conquistará não só os velhos fãs como novos. A edição da Galera está ótima. Fonte muito boa, a capa foi um pouco modificada, mas ficou melhor do que a original. Para aqueles que querem preencher o vão entre o Cataclysm e Pandaria a história é ideal. E para os fãs de fantasia e curiosos o livro pode ser uma boa forma de conhecer um pouco desse fascinante universo. Mas se você é sistemático demais quanto a imersão em histórias de universos já estabelecidos sugiro que passe longe. Leiam! Guerra, ação, fantasia e tensão. Até mais!

World of Warcraft - Vários Autores
1- Cycle of Hatred
2- Rise of The Horde
3- Tides of Darkness
4- Beyond the Dark Portal
5- Night of The Dragon
6- Arthas: Rise of The Lich King
7- Stormrage
8- The Shattering: Prelude to Cataclysm
9- Thrall: Twilight of The Aspects
10- Wolfheart
11- Marés da Guerra

7 comentários:

  1. Enfim a resenha dele! Estava torcendo para você postar logo porque eu estava muito na dúvida se comprava e lia ou não. Adoro Assassins, que por sinal decidi ler pela sua resenha e estou contando os dias para sua resenhas de livros baseados em games. Bom eu vi que era 11º e desanimei, mas fiquei morte de curiosidade porque sempre vejo algumas pessoas falarem com tanta reverência em World of warcraft que por isso queria ler.
    Sua resenha me convenceu. Queria jogar, mas duvido que me sairia bem. =x E não sabia que jogava! Nerd completa, haha. Ótima resenha! Espero ansiosa as outras de livros de games.

    ResponderExcluir
  2. Achei mais ou menos, muita fantasia e etc.

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão mais velho é viciado em WOW e eu adoooro ver ele jogando!
    Acho que eu até pegaria o jeito no jogo, mas ia demorar um tempinho...
    Ótima resenha, mas acho que deve ser bem mais legal de ler pra quem joga o game, né? Além do mais, são tantos livros...

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. A capa é linda, chama a atenção. Eu quero muito ler esse livro e ele é um dos desejados no Skoob. amei sua resenha que só me fez querer ler mais rápido ainda.

    ResponderExcluir
  5. Capa massa! Só consigo olha pra ela e pensar: É a Lady Gaga! kkkkkkkkkk
    Mas a série não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa capa está demais! E sua resenha também, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa! Gostei da resenha e quero muito le-lo!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.