06/02/2013

Resenha - Incarceron


Nome: Incarceron
No Original: Incarceron
Autor (a): Catherine Fisher
Tradutor (a): Paula Rotta
Páginas: 352
Editora: Novo Século
Comprar: Travessa - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Imagine uma prisão tão grande e tão vasta, a ponto de conter corredores e florestas, cidades e mares. Imagine um prisioneiro sem memória, que acredita firmemente ter nascido no Exterior, mesmo que a prisão esteja selada há séculos e que apenas um homem, em cuja história se misturam realidade e lenda, tenha dela conseguido escapar. Agora, imagine uma garota vivendo em um palácio do século XVII movido por computadores, onde o tempo parece ter sido esquecido. Filha do Guardião, está condenada a aceitar um casamento arranjado, cujos segredos a aprisionam em uma rede de conspirações e assassinatos, da qual ela deseja desesperadamente fugir. Um está dentro. A outra, fora. Entretanto, os dois estão aprisionados. Conseguirão enfim se encontrar?

Sou apaixonada por esse livro desde muito antes de ele ser lançado no Brasil. Sabe aquela coisa de olhar para um livro e saber que você vai amar? Não só pela beleza da capa, mas pela sinopse? Incarceron é um desses casos raros onde a paixão à primeira vista é correspondida em todos os sentidos. Você é conquistado pela capa, depois pelo título e pela sinopse. Para depois descobrir que a história em si está acima da expectativa que ele causa. Catherine Fisher acertou no ponto. Universo riquíssimo, instigante, curioso e belíssimo.

A história começa nos apresentando Finn vive em Incarceron. A prisão que é um mundo. Imenso, repleto de lugares desconhecidos. Feita de ferro, aço e metal, mas que abriga pessoas, animais, grandes florestas de cobre. Cheia de alas e passagens secretas. Finn acredita que nasceu no exterior, sua memória é falha e toda vez que ela ameaça a voltar, com fleches do que parecia uma festa de aniversário ele sente náuseas e dores terríveis. Finn sobreviveu graças a Keiro, seu irmão juramentado. Gildas, o velho Sapiente acredita em Finn e acredita que as visões o levarão para fora de Incarceron, mas ninguém jamais fugiu. Exceto Sapphique, que as pessoas consideram mais lenda do que verdade. Foi durante uma emboscada que Finn conhece a Mestra, uma mulher que reconheceu a estranha tatuagem no pulso de Finn e graças ao cristal, a chave encontrada com a Mestra, Finn, Keiro e Gildas terão a chance de escapar. Fugindo e lutando pelos corredores negros de Incarceron. O que eles não imaginam é que a prisão é muito mais do que um mundo, é um ser, com sentimentos terríveis e vis, surgido inesperadamente e agora incontrolável.

Do outro lado conhecemos Claudia, a filha do Guardião de Incarceron. Claudia luta para descobrir os segredos que o pai tanto esconde e sonha em fugir para Incarceron, o "paraíso" criado há tantos anos pelos Sapientes, para abrigar e reeducar os criminosos e bandidos do reino. Em sua busca Claudia descobrirá muito mais do que sonhou, algo que pode mudar não só o seu futuro, como o Reino inteiro.

A premissa é essa e a narrativa de Catherine Fisher nos envolve desde o primeiro momento, com suas descrições precisas e uma ambientação sombria, charmosa e incrivelmente nítida. O universo criado pela autora é fascinante. Um lugar onde baniram a tecnologia e obrigaram as pessoas a viverem como no século XVIII. A história flui tão bem que quase li o livro de uma vez só. A autora desenvolveu e entrelaçou as duas partes da trama com muita habilidade. Os capítulos alternando o ponto de vista de Finn com Claudia ficou perfeito e deu ritmo a trama, mantendo a história sempre em movimento.

Os elementos criados pela autora são todos interessantíssimos. Meu sonho viver em um mundo daquele. Os cenários são todos belos e fiquei curiosíssima com o restante do mundo. Afinal apenas aquele país tinha decidido viver assim ou todo o mundo? Os personagens são outro ponto forte da história. Claudia é ótima, inteligente, perspicaz e com seu raciocínio rápido a trama estava sempre se desenvolvendo. Finn é bastante curioso. O garoto ora aparenta vontade de lembrar ora não. Suas dúvidas são muitas, mas gostei dele. Mal posso esperar para ver ele e Claudia juntos no próximo volume. O final foi surpreendente e complexo, com reviravoltas impossíveis e um desfecho tenso, que deixou uma promessa no ar.

Leitura rápida, instigante, tensa e emocionante. Seja pela triste história de Finn, seja pela fascinante Incarceron. Tantas perguntas e tantas possibilidades. O futuro de Finn não será fácil. Catherine Fisher criou uma história única e extremamente criativa, inovadora. Incarceron sem dúvidas é um cenário que renderia um filme ou uma série perfeita, não só pelo visual, mas pela história poderosa. A edição da Novo Século está ótima, fonte muito boa, marcações bonitas e tradução perfeita. Recomendado a todos. Muito mais do que uma fantasia, muito mais do que juvenil. Um conto rico, sobre sonhar, lutar, e mudar mesmo que tudo pareça impossível e imutável. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Incarceron - Catherine Fisher
1- Incarceron
2- Sapphique

20 comentários:

  1. Sei exatamente o que é amar antes de ler o próprio livro, e já tinha amado antes de ler sua resenha, agora então, estou apaixonada! haha

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom, estou bem curiosa para ler. Ótima a sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro devo dizer que o título é bem interessante por si só. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas o tema proposto é realmente de chamar a atenção. É muito bom quando um livro atende as suas expectativas logo no começo, ou quando você dê de cara com ele :)

    Bjos!

    www.silentmyworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. A historia é bem maluca, mas vamos ver depois né. Aposto que ela se apaixona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ai que está o ponto alto. Não tem romancezinho, nem paixão a primeira vista. É a história da Claudia, e a história do Finn, e como elas se encontram no final. Mas o caminho deles se cruzam por outro motivo. E é incrível. O tempo todo. Tanto que nem sentimentos falta de amor, namoro e nada disso. :D

      Excluir
  5. Eu me apaixonei por esse livro quando ganhei um marcador portugues dele e ai comprei o livro e não consigo sair das primeiras páginas apesar de todo mundo dizer que é otimo, não gosto nada disso mas vou continuar com a leitura até engrenar

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parece que você gostou mesmo. Também quero ler desde que lançou, mas porque a capa é muito bonita, e a história parecia interessante. Agora que tenho certeza vou ver se leio logo. Bonito e com história boa é mesmo raro hoje em dia. Ótima resenha como sempre! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muito ler Incarceron, você é a segunda pessoa que conheço que fala dele dessa forma, sobre a história, sobre o universo a mitologia e tudo mais.
    Adorei sua resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Que capa é essa? haha Linda!
    Eu tbm já tive uma paixão à primeira vista por alguns livros, e eles conseguiram ser ainda melhores do que imaginava. É tão bom quando isso acontece, né?

    Adorei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  9. sabe dizer se ele vai ser uma série, ou trilogia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois livros mesmo e o segundo já foi lançado aqui no Brasil também. Já perguntaram a autora se ela tinha intenção de fechar com mais uma história, mas ela disse que a história que ela tinha para contar naquele universo já está fechada. É uma dulogia mesmo. ^^

      Excluir
  10. Quando eu vi esse livro eu já me apaixonei, com a resenha então, nem se fala! hahaha
    Adorei a resenha! (:

    Beijos
    Rafa-E+L

    ResponderExcluir
  11. Ok, eu já tinha visto esse livro antes, mas não tinha me interessado muito nem em ler a sinopse, mas quando eu vi a sua resenha aqui com 5 estrelas resolvi dar uma chance e ler e tudo que posso dizer é que depois dessa resenha e dessa sinopse eu N-E-C-E-S-S-I-T-O ler esse livro!

    ResponderExcluir
  12. Tive a mesma sensação quando lançaram esse livro! É a primeira resenha que leio, mas já tinha a impressão que o livro fosse bom mesmo, agora estou com mais vontade de ler!
    Não sabia que seria só dois livros, achei que era trilogia! Mas é bom, já que os livros não são tão baratos. A Novo Século está de parabéns, trouxe os dois praticamente ao mesmo tempo, pelo que vi...

    ResponderExcluir
  13. Amo ler esse tipo de história, principalmente se ela te prende e você praticamente devora o livro em pouco tempo. Gostei da capa e amei sua resenha. Ela deixou-me curiosíssima para saber toda a história.

    ResponderExcluir
  14. Parece mesmo incrível, deu uma vontade de ler agora. Resenha muito boa e deu pra ver o quanto você gostou. Não tenho dúvida que é muito bom.

    ResponderExcluir
  15. Desde a primeira vez que o vi na livraria me apaixonei! Estou louca por ele!

    ResponderExcluir
  16. Livro interessante , parece ser cheio de aventura, o que é sempre legal.

    ResponderExcluir
  17. Também me interessei só pela sinopse, vou ler o livro com certeza!

    ResponderExcluir
  18. Uau!! Estou impressionadíssima com livro estou sem palavras para dizer o quanto essa capa é perfeita! O título então nem se fala, gostei muito da sua resenha, não conhecia o livro ainda e agora estou meio que desesperada para comprá-lo logo pois preciso lê-lo urgentemente rsrsrssr, gentee que mundo é esse que a Catherine Fisher criou, totalmente inovador, os personagens já me conquistaram de cara, estou curiosa pra saber mais sobre o que acontece nos corredores de Incarceron.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.