10/01/2013

Resenha - Tinta Perigosa


Nome: Tinta Perigosa
No Original: Ink Exchange
Autor (a): Melissa Marr
Tradutor (a): Maria Beatriz Branquinho da Costa
Páginas: 328
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Apesar de parecer uma adolescente normal, como tantas outras da decadente cidade de Huntsdale, nos Estados Unidos, Leslie leva uma vida dura: depois da morte da mãe, ela viu o pai decair a ponto de virar um alcoólatra, é obrigada a conviver com o irmão traficante de drogas e trabalha árduas horas como garçonete para poder pagar as contas da casa. E carrega ainda um terrível segredo, uma violenta tragédia em seu passado recente que a enche de culpa, vergonha, medo e raiva, sentimentos que fazem de Leslie uma candidata perfeita a Garota Sombria...  Mas a cada novo traço da tatuagem, gravada em sua pele com muito mais que tinta, Leslie se vê mais e mais atraída por Irial e pelas criaturas da Corte Sombria, seres agressivos e belicosos. Nem mesmo o desejo que o Rei Sombrio sente pela jovem é capaz de evitar o destino ao qual ela parece fadada: servir de canal para a energia de que Irial precisa para manter o equilíbrio em sua corte. Ele tem uma obrigação com seus súditos e fará de tudo para assegurar sua sobrevivência em meio às disputas com aos outros reinos do mundo das fadas: a Corte de Verão, a Corte de Inverno e a Alta Corte.

Segundo livro da série que estava guardando ansiosamente para ler em uma data próxima ao lançamento do terceiro. Finalmente essa data chegou agora que a Rocco confirmou o lançamento do terceiro para as próximas semanas. A série dá continuação ao universo de cortes e seres fantásticos do volume anterior, mas com uma história própria que funciona como uma peça do quebra-cabeça final que vai se formando a cada novo livro.

Dessa vez temos a história de Leslie, uma garota que desde que a mãe abandonou a casa passou por drásticas mudanças. Ela tenta manter as aparências, mas o recente acontecimento envolvendo os traficantes e seu irmão a atormenta dia e noite. Tudo que ela quer é uma forma de ser livre, uma maneira de sentir livre, independente e protegida novamente. Para isso vem juntando pouco a pouco o dinheiro para a tão sonhada tatuagem. O dinheiro é curto, mas ela não abrirá mão de ter algo só seu. Quando Leslie colocou os olhos na tatuagem mostrada por Rabbit sabia que seria aquela. Os olhos e das asas evocavam tudo aquilo que Leslie tanto ansiava. Aislinn está preocupada com a amiga e com a súbita atenção que todos os membros da corte Sombria parecem demonstrar por Leslie. Ela fica ainda mais desconfiada quando vê Irial, o rei da corte Sombria cortejando a amiga no restaurante que ela trabalha. À medida que sua tatuagem vai ganhando contorno Leslie luta para manter a percepção do mundo e não entende a preocupação cheia de segredos que Aislinn, Seth e Keenan demonstram com ela. Leslie está irritada, afinal onde estavam todos quando ela realmente precisou de proteção? Em uma maré de sentimentos atordoados Leslie pouco a pouco se vê envolvida em um mundo extraordinário, de êxtase e perigosos inimagináveis. Deverá lutar por algo diferente ou deixar-se levar pelas estranhas emoções dos últimos acontecimentos?

A narrativa de Melissa Marr continua direta e entrelaçando em um ritmo forte a história central da série com a do livro. Eu particularmente acho muito bom quando uma série se propõe a contar histórias independentes que se entrelaçam no caminho. Acho que muitas vezes a sequência e a linearidade impedem outros personagens e até o próprio universo de crescer. Melissa investe em uma personagem totalmente diferente da protagonista anterior. Leslie é frágil e forte. Ela não vê os seres fantásticos que vivem a sua volta e durante grande parte da história esteve alheia ao que estava acontecendo. O que poderia ter dado terrivelmente errado acabou de provando uma ótima maneira de instigar o leitor a seguir em frente. Afinal quando Leslie perceberia o que todos ao seu redor já sabiam?

Com descrições precisas e inserção de um novo ambiente o desenvolvimento da trama tem um ritmo acertado. A corte Sombria, seus súditos e seus hábitos são bastante interessantes. Afinal são seres malignos ou apenas de natureza cruel? Irial é um personagem interessante e bastante ambíguo. As insinuações sobre o passado dele com Niall me deixaram bastante curiosa e temerosa. Tudo aponta para um conflito entre as cortes e com a ambiguidade de personalidade dos seres da corte de Irial fica difícil prever algo. Aliás, foi muito bom conhecer mais Niall e seu passado. Ele nunca combinou muito ao lado de Keenan e mal posso esperar para ver como ele reage diante das imensas mudanças finais.

Leitura rápida, instigante e com uma expansão de informações e ambientes que deixou tudo mais interessante. Adoro o clima sombrio e até mesmo sensual que Melissa Marr dá a história e as nuances diversas de seus personagens. Ninguém é inteiramente bom ou ruim. Ansiosa para conhecer mais as outras cortes. A edição da Rocco está ótima, fonte agradável, capa mantida e diagramação muito boa. A série ficaria perfeita adaptada como série de TV. Por ter um universo rico e grande combinaria mais com o formato seriado. Recomendado a todos. Se procura uma boa fantasia, com história e seres variados Wicked Lovely é a escolha certa. De personagens a tramas instigantes e intricadas. Leiam! Até mais!

Wicked Lovely - Melissa Marr
3- Frágil Eternidade
4- Radiant Shadows
5- Darkest Mercy

12 comentários:

  1. Gostei da resenha, ainda não li o primeiro livro, mas ele está na minha listinha de compras a tempos. Espero comprar em breve e acompanhar a série!

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é linda *.* Estou bem ansiosa para ler esse livro, eu adoro literatura fantástica.
    beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro a série também e estava ansiosa por sua resenha. Assim como você estava esperando o lançamento do próximo, mas ainda não li. Agora que vi que vão lançar vou correr e ler. Timing perfeito para sua resenha. Adorei a parte que falou da corte Sombria e de Leslie, depois de Aislinn achei que ficaria difícil gostar de outras protagonistas, aliás tenho esse problema com séries de livros com vários personagens de protagonistas, mas amei a resenha e devo amar o livro. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parece ótimo, também gosto de universos sombrios e uma coisa que gostei nele desde que vi foi a tatuagem. Adoro tatuagens e acho linda a da capa. Quero muito ler a série, já tenho o primeiro e agora leio. Não consigo guardar livros então é ótimo saber que já tem dois mais um sendo lançado. Adorei a resenha. Aguardo a do terceiro ansiosa. :) Abs.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, mas, não gostei muito do livro...

    ResponderExcluir
  6. Amo as cpas dessa série mas ainda não li nenhum deles e quero muito começar, mas com tanto coisa pra ler algumas vão ficando pra trás.
    Não gosto muito de séries com tantos personagens, mas esse vou querer ler como você disse ser de leitura rápida.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Vim parar aqui através de uma busca no google sobre o livro O alquimista de Michael Scott, gostei do blog e estou seguindo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Tenho os livros mas ainda não li. Comprei porque o preço estava bom e a história pareceu bem interessante.
    Depois de ler essa resenha fico mais animada ainda.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler essa série. Ainda não li nenhum dos três volumes lançados no Brasil, mas já tenho eles anotados na minha lista de livros para ler em 2013. Sua resenha está muito boa e só faz a gente sentir uma vontade enorme de ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece ser bem legal esta série. Estava procurando uma série de fadas legal pra ler, e me interessei por esta justamente porque fala de tatuagens, e quero muito fazer uma...

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler a série. Gostei da sua resenha e já adicionei o novo na lista de desejos. Essa parte de quatro cortes de fadas e outros seres encantados é interessante. Adoro a ideia de cortes, reis, e tal. Espero ansiosa a próxima resenha. Abs.

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita pra falar porque sou fã da Melissa Marr. Eu gostei de Tinta Perigosa, mas amei Terrível Encanto! Não sei o que esperar de Frágil Eternidade, mas tenho certeza que será surpreendente.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.