25/01/2013

Resenha - O Resgate do Tigre


Nome: O Resgate do Tigre
No Original: Tiger's Quest
Autor (a): Colleen Houck
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 432
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após abandonar seu grande amor na Índia, Kelsey Hayes volta para o Oregon e se esforça para juntar os pedaços de seu coração. Porém, por mais que tente levar uma vida normal ocupando seu tempo com a faculdade, novos amigos e pretendentes, seus pensamentos teimam em retornar para as selvas exuberantes, as cachoeiras cintilantes e os olhos azul cobalto de seu tigre. Enquanto sonha com o dia em que Ren atravessará o oceano atrás dela, Kelsey não imagina que é caçada pelo maior dos malfeitores, que está mais uma vez com sede de poder. Presa a um turbilhão de provações, ela é arrancada daquele que ama e lançada nos braços de outro. Forçada a partir imediatamente numa segunda busca, Kelsey encontra o paraíso no Tibete e vive seu pior pesadelo ao retornar para a Índia. Na aguardada sequência os três personagens dão mais um passo para quebrar a antiga profecia que os une.

Faz alguns meses que li o primeiro da série e aproveitando o lançamento do terceiro decidi emendar a leitura dos dois. Uma das minhas metas desse ano é acabar com o espaço entre a leitura de livros de séries. A história de Colleen Houck toma rumos um tanto inesperados nessa continuação, mas traz uma segunda profecia mais interessante que a primeira.

Kelsey está de volta aos Estados Unidos, decidida a esquecer de Ren. Cumpriria suas missões e libertaria os tigres, mas apenas isso. Tentava se convencer que estava feliz com o curso na universidade do Oregon. Até que Ren a surpreende com sua chegada inesperada, seguido logo depois por Kishan. Os dias passam rápidos e felizes quando eles são atacados de surpresa pelos homens de Lokesh. Kelsey quase é capturada e se não fosse por Ren os três teriam sido pegos. Kishan e Kelsey conseguem escapar, mas com o preço de deixar Ren nas mãos de Lokesh. De volta a Índia a única esperança de Kelsey é cumprir a segunda profecia a fim de encontrar uma maneira de salvar Ren. Partindo até o Tibete, os três precisam fazer mais uma oferenda à deusa Durga. Kelsey pede a deusa que proteja Ren, mas não imagina o preço que a deusa irá cobrar por essa proteção. Viajando pelas cordilheiras do Himalaia eles precisam encontrar os portões do paraíso, passar por quatro casas de testes e recolher mais um item que ajudará a quebrar a maldição dos tigres. Perigos, dúvidas, sofrimento e muita ação.

Essa é a premissa central do livro. Particularmente gostei mais dessa segunda profecia, mas por outro lado detestei os rumos que Colleen Houck decidiu dar a sua história. Sério que só eu percebi que não foi Lokesh que fez "aquilo" com Ren? Só eu percebi que esse era o preço da proteção de Durga? Ok posso estar errada, mas aposto todas as minhas fichas em Durga. Deusa safada isso sim. Enfim. A narrativa continua rica e com um ritmo pontuado, que divide ação, informação, descrições e bons diálogos. Gosto da forma como a autora entrelaça sua criação com elementos de diversas culturas.

À medida que novos elementos são inseridos nas quatro profecias o leque de mitologias e culturas que aparecem é bem interessante. Apesar de peculiar a forma com que ela usou a árvore do mundo e o paraíso, a junção funcionou bem e até surpreendeu. Nada se perde e todas as pontas estão sendo usadas. Existe algo maior do que quebrar a maldição de Kishan e Ren nessa história e estou curiosa para descobrir o que é. A mudança de cenário também foi bem pensada. Mostra que a história apesar de ser simplista no que diz ao romance tem força na parte da trama.

Os personagens, o que dizer deles? Kelsey teria evitado tudo isso se não fosse uma chorona excêntrica e egoísta. Se tivesse deixado de fazer doce Ren não teria sido capturado, afinal eles teriam ficado na mansão na Índia o tempo todo. Menina burra. Dois homens lindos, ricos, bem-educados, cultos, e mais uma porção de características louváveis sendo manipulados por uma fresca. A autora errou feio ao colocar dois personagens tão inteligentes em torno de Kelsey. Não compreendo como mudar para agradar o outro é amor, mas enfim. A trama central é o suficiente para me prender a história. O pior é saber que nem Ren e nem Kishan vão arrumar coisa melhor. Aliás, pelo que li de spoiler vão arrumar é outra estilo Kelsey, mas pior e mais malandra.

O final foi satisfatório pelo lado da profecia e um tanto esperado pelo lado do Ren. Leitura que flui rápido a partir da captura de Ren e desenvolve na maior parte de forma agradável. A edição da Arqueiro está ótima. Fonte boa e diagramação bonita. A Paramount já anunciou a adaptação do primeiro livro, ou seja, é esperar para ver se o filme se sai bem. Só então será possível pensar na série toda. Mas torço para funcionar. A data preliminar é 2015. Recomendado a todos que buscam uma série jovem com uma história diferente, uma cultura nova e uma ambientação incomum. Leiam! Até mais!

A Saga do Tigre - Colleen Houck
1- A Maldição do Tigre
2- O Resgate do Tigre
3- A Viagem do Tigre
4- Tiger's Destiny
5- Tiger's Dream

12 comentários:

  1. Fiquei interessada em ler o livro, mas um para a minha lista de compras...

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série, tenho curiosidade. Deve ser leve e gostosa de ler. Que bom que vc está gostando. Vou tentar ler antes do lançamento desse filme.

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o primeiro livro, mas pretendo ler. Achei a premissa da estória bem interessante e espero gostar. Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  4. Eu também tive certeza de que foi a Durga que fez "aquilo" com o Ren. Foi muita maldade pra alguém que ajudou ele. Na verdade, não acho que foi uma simples ajuda, pois quando se ajuda alguém não se pede nada em retorno. Aquilo foi uma troca. E muito injusta, na minha opinião.

    Uma coisa que me irrita demais nessa série (em todas, pra falar a verdade) é o triângulo amoroso. Por que não podem existir 3 personagens sem desenvolver um triângulo amoroso, hein? Pra mim esse é o maior dos clichês. Sem contar que a Kelsey é bem chatinha né, o que o Ren e o Kishan viram nela?

    Mas o restante da história é demais com todas aquelas histórias da cultura indiana e da segunda profecia, que também achei mais interessante do que a primeira.

    Mesmo me irritando com a parte de romance da série vou continuar lendo, porque a mitologia acaba compensando.

    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Resolvi ler a resenha só por cima mesmo, pelo fato de ainda não ter lido o primeiro livro ainda, e como vou lê-lo em breve, não quero ter muitos spoiler sobre a história. Mas essa trilogia (até agora), é uma das quais eu mais queria ler em 2013, e em breve lerei. Tenho certeza que vou amar, porque como você disse é uma história diferente, com outra cultura, e eu gosto bastante dessa coisa bem mítica, então tenho certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo essa série e adorei a resenha!
    Kelsey é mesmo um pouco chove e não molha, mas não ligo. Adoro a profecia e a forma que a autora colocou cada parte, as culturas, é bem como você disse. E concordo com a parte da Durga, sei lá não confio nela nem um pouco. Estou doida para ler o próximo, mas ainda não pude comprar! Aguardo sua resenha ansiosa, e pedindo muito: sorteio, kkk. Ótima resenha! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Confesso que o final do livro me surpreendeu. Tudo bem, eu esperava que houvesse nova separação, mas não dessa maneira. No capitulo 25 - O Resgate de Ren, Houck me pregou uma peça e tudo foi se esclarecer apenas um capitulo depois. A saga A Maldição do Tigre é simplesmente fantástica, não digo pelos clichês romancistas que Houck optou em usar, mas sim a forma como ela trabalha com tudo isso ao mesmo tempo, clichê e originalidade. Brilhante! Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Te indiquei para dois selos: http://resenhasdalau.blogspot.com.br/2013/01/o-blog-ganhou-mais-dois-selos.html

    ResponderExcluir
  9. Estou no terceiro volume e só digo uma coisa: A Kelsey não melhora, continua chatinha e indecisa da vida, fazendo doce..

    'A autora errou feio ao colocar dois personagens tão inteligentes em torno de Kelsey' - é uma pena mesmo!!

    Eu gostei muito desse livro porque prefiro o Kishan ao Ren. E a profecia também se desenrolou de uma forma muito interligada, tudo nos devidos lugares, eu amo essa série, mas mais pela parte da jornada do que do romance.

    Abraços
    GABI LOPES

    ResponderExcluir
  10. Eu comprei os dois primeiros livros da saga, mas na hora de enviar a saraiva se enrolou, e me mandou só o livro dois, agora estou no aguardo para receber o primeiro livro e começar a ler logo.

    ResponderExcluir
  11. eu já li o livro, aliás já li os três primeiros livros da série e estou tentando conseguir os outros para completar a história. sua resenha está muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Da saga do Tigre eu tenho, a maldição e o resgate, ai que emoção, só falta ter um tempo para ler e economizar dindim pra comprar o destino e a vigem...huuuuu muito show de bola sua resenha...
    :D

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.